Escalar Sobrevive A Passagem De 4 Meses No Filtro De Caixa Lateral Do Aqua


Ruy81

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Como estava de passagem, resolvi partilhar esta magnifica história de sobrevivência dum dos meus escalares. Não que a historia tenha factos de maior interesse para vós, mas sim pela capacidade de sobrevivência desde peixe magnifico, que muitos o rotulam como uma das espécies difíceis de manter.

 

Então cá vai a longa historia que vou tentar resumir ao máximo, para que isto não fique muito extenso.

 

Por volta de mês de Novembro de 2007 comprei 4 escalares, dos quais dois morreram ao fim de uma semana, um terceiro desapareceu misteriosamente passados alguns dias e um outro que se adaptou muito bem e cresceu saudável.

 

O desaparecimento do terceiro escalar não me deixou-me muito preocupado, pois sempre julguei que tinha morrido e que as molies e platys e o restante staff o tinham comido sem eu ter tido tempo de o retirar do aquário.

 

O tempo passou, e vários meses correram, até que me esqueci por completo do escalar.

 

No mês de Março dia 6, ao fazer uma TPA á pressa por ter os meus pais a espera para irmos para o aniversario da minha tia, esqueci-me de desligar o Termóstato da corrente e, ao voltar a encher o aqua com agua, ele estoirou....Como o termóstato estava numa divisão própria do filtro não me preocupei com os cacos que lá ficaram no fundo e deixei para limpar uns dias depois.

 

Certo é que a divisão tem cerca de 3X3 cm de base e a altura do filtro que deve ser cerca de 25cm, o que forma uma coluna de água onde o termóstato mergulha, ficando pouco espaço de sobra à sua volta.

 

Foi ao limpar essa coluna de água, no Domingo de Páscoa (23de Março), depois de muito fossar na tentativa de tirar os cacos que apontei uma lanterna lá para dentro e vi o escalar lá... Já nem me lembrava que peixe era…mas depois de varias tentativas a espreitar recordei-me do tal escalar desaparecido. Nunca o julguei vivo, dado os longos meses que tinha passado nestas condições, sem espaço para nadar, preso entre o termóstato e as paredes do filtro, sem comida, sem luz, a levar banho de agua fria a cada tpa, pois é ali que despejo a agua directamente do garrafão...e ainda por cima depois de ter levado com os cacos do termóstato em cima e os demais instrumentos que usei para catar os vidros.

 

Depois de o ver vivo no fundo da coluna, tentei tira-lo de todas as maneiras, mas nenhuma delas com sucesso, as quais, também, teriam do suficientes para esmagar o pobre escalar.

 

Mas foi o meu cunhado, ao chegar cá a casa que com uma colher de galão, dobrada na ponta, conseguiu engendrar um instrumento que o trouxe para fora.

 

Ao início estava muito tímido e assustado (estado psicológico mais do que natural de quem passa cerca de 4 meses numa situação semelhante, a sorte dele é a memoria não ser mais de 3 segundos…”ah estou fechado, com fome e não consigo mexer-me”…1…2…3… ”olha estou fechado, com fome e não consigo mexer-me”…1…2…3… e assim por adiante durante os 4 meses), também tinha alguns rasgões nas barbatanas e apresentava-se muito magrinho, definhado e com metade do tamanho do “irmão” que vivera em liberdade.

 

Hoje, passados quase 3 meses, cresceu a um rimo magnifico e quase fora do normal, está do tamanho do irmão, recuperou a confiança, deixando de ser tímido. Por vezes domina as situações de posse no aquário enfrentando outros escalares.

 

Aqui fica um testemunho da capacidade de sobrevivência dos escalares.

Gostava que comentassem.

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que dizer..

 

Azar o dele de lá ter ido parar..

Sorte a dele de ter sobrevivido, Parabéns pela força de vontade de se manter vivo.

 

Sorte a tua que tens um peixe resistente

Se tinhas escalares capazes de serem chupados para o filtro deverias ter tido mais cuidado.. :mellow:

 

Bem, uma bela história para contar aos netos um dia.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meio de tanta descrição esqueci-me de referir que o escalar tinha o tamanho um pouco maior do que uma moeda de 2eur e que a unica maneira dele ter ido parar dentro do filtro foi saltando acima do nível da água e caindo desastrosamente na cavidade do termostado...

 

Qto aos netos...certamente que quando chegar a altura deles, os aquas deverão ser ditais e os peixes ilusões luminosas...esperemos que não. :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganda bicho! Mas olha que a memória deles não é só 3 segundos...provavelmente ele terá ficado afectado psicologicamente...se um dia encontrares um rastro de destruição no aqua já sabes,foi homicidio colectivo por parte do Escalar,fruto do trauma do encarceramento prolongado. :mellow:

 

Falando a sério,por acaso a mim aconteceu-me o mesmo com uma Cory albina.Esteve também largas semanas no filtro e sobreviveu. Mas a essa fi-la esquecer a privação porque passou,recorri à hipnose. Portanto é um peixe mentalmente saudável.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando a sério,por acaso a mim aconteceu-me o mesmo com uma Cory albina.Esteve também largas semanas no filtro e sobreviveu. Mas a essa fi-la esquecer a privação porque passou,recorri à hipnose. Portanto é um peixe mentalmente saudável.

 

Hipnose... Estou sempre a aprender... :D

PaJaBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes, com tantos cuidados que temos com a água, mesmo assim morrem peixes, sem ao certo a malta saber o porquê.

Depois, há estas histórias impressionantes de sobrevivência...Esse Escalar é prova viva de que tudo é possivel...

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Pah... 1º os meus parabéns por tão magnifico animal que tens ai em casa, em 2º espero que tenhas aprendido com o erro e não voltes a deixar andar quando te desaparece um peixe, resumindo é melhor esgotar mesmo todas as hipoteses para não voltar a acontecer o mesmo, estou a dizer isto não só para ti mas para todos nós no geral, quanto á memória dos peixes ser só de 3 segundos é um assunto muito discutivel e no qual não consigo aceitar tal facto porque só quem tem aquas como nós compreende o que quero dizer, por exemplo porque razão quando te chegas ao aquário para lhes dar de comer eles te vêm buscar quase a comida á mão isto quando não vêm mesmo, ou então quando mostras a lata da comida ficam malucos a querer furar o vidro, entre outras tantas coisas não entendo essa teoria, mas isto é apenas e só a minha opinião.

 

 

Fiquem bem :D

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, desde ja grato por estarem a aderir e a comentar este post!

 

A memória dos peixes não deve ser tão curta assim. Os meus escalares, sobretudo eles, assim que me vêem aproximar do aquario ficam loucos e mal levo a mão à prateleira que fica por baixo do aqua, para tirar a caixa de comida, parece que vão saltar de lá de dentro, mesmo sem verem a caixa de um dia para o outro. Não acredito que tenham memoria de elefante, mas pelo menos as coisas mais básicas e essenciais á sua sobrevivencia devem de reter.

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo belíssimo animal que aí tens!

 

Eu também tinha montada uma caixa de decantação num dos aquas - biobox - e por diversas vezes foram lá parar peixes adultos que somente poderiam aceder ao seu interior saltando...Tá visto que os bichos têm uma atracção (fatal!) pela caixinha preta :wink:

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, dado que o post está a ter alguma aderencia da vossa parte, deixo-vos aqui algumas fotos do "Sobrevivente"!

 

Espero que as fotos fiquem bem, pois como só coloco fotos nos foruns de ano a ano, esqueço-me sempre como se faz... (hehehe)

 

Hei-lo em grande pose...a barbatana dorsal quebrada deve ser defeito da ninhada, pois o irmão também tem.

p6140023fe4.jpg

p6140023fe4.b37c499769.jpg

 

E nesta foto é o marmore da esquerda, ao centro o irmão que serve de padrão e a direita um que comprei uns tempos mais tarde.

 

p6140024ds0.jpg

p6140024ds0.c4179a3d2a.jpg

 

Nota: O vidro estava a pedir uma limpeza, a qual já foi levada a cabo...acontece :wink:

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o escalar é um peixe magnifico !! fico de vez em quando a admirar os meus largos minutos.

A a tua "aventura" é digna ...Parabéns

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resumo: :):laugh:biggrin

 

Bem que grande história! Fiquei completamente pasmado!

 

Acho que a partir de agora vou ter mais atenção quando me desaparecer um peixe e vou passar a limpar a biobox mais vezes, não vá o diabo tecê-las...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez Parabens, mas tens de admitir a sorte que tives-te o peixe ter sobrevivido tanto tempo...

 

Pelo que li neste forum isto deve ficar de aviso a todos o que possuem biobox pois também eu ja tive um belo macho guppy uns dias na biobox não sei como estes fazem ou o que os levam a dar este tipo de saltos suicidas mas que acontece, acontece.... e para tira-lo só com muita paciência e o camaroeiro a espera que este vie-se a tona para poder apanha-lo...

 

Postem aqui mais acontecimentos deste... peixes e as suas aventuras na biobox.... quase que dava filme.... :puppydogeyes:

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tambem tenho uma historia parecida com essa!!!!!

Tenho o meu casal de Escalares separado num daqueles "Kits" da aquatlantis 60X30X30 e como costumo retirar sempre os alvins aos pais nunca tive problema!!!

Até que certo dia!!!!

Como não aproveito todas as posturas do meu casal, deixo de vez em quanto os pais cuidarem da postura!!! E como tenho uma Biobox sei apriori que os alvins mal começam a nadar são automaticamente sugados!!!

Quando para meu espanto fui no outro dia limpar a biobox encontrei lá 5 escalares bébes com cerca de 1 cm!!!!

Agora não me perguntem quanto tempo lá tiveram nem como sobreviveram!!!

Mas que lá estavam, Estavam!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas historias sao muito interessantes.

Pena eu ter deitado fora a minha Biobox nova e colocado um exterior: so aproveitei o termostato. Se nao ja la andava a procura de uns peixitos extra!

 

Em 3 meses quantos cm +- cresceu o marmore libertado?

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas historias sao muito interessantes.

Pena eu ter deitado fora a minha Biobox nova e colocado um exterior: so aproveitei o termostato. Se nao ja la andava a procura de uns peixitos extra!

 

Em 3 meses quantos cm +- cresceu o marmore libertado?

 

 

Boas, ao certo não sei dizer uma medida exacta! E também não gostava de cair num valor exagerado! Mas ele saiu muito definhado e magrinho...e com cerca de metade do tamanho do irmão...agora, passados os 3 meses...recuperou o "tempo perdido" e não se nota diferenças entre ele e o irmão!

 

Esqueci-me tb de dizer....actualmente arranjei um rectangulo de rede plástica para tampar o topo aberto da biobox...assim com umas solução simples e barata resolvi o problema.

 

Também não vos disse que uma fêmea marroni, viveu 3 a 4dias na cavodade oposta onde esta a bomba que puxa a agua da biobox...tb ela desaparecida misteriosamente e recuperada nesse mesmo dia de Páscoa...(cuinicidencia).

 

Estas caixinhas de filto são uma verdadeira ameaça aos peixes...tenho falado com alguns aligos aquariofilistas e a maioria deles têm histórias identicas com diversos autores encarcerados, como por exemplo as coridoas e platys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais