Mais Uma Duvida No Que Toca A Juntar Camarões.


Dário Santos

Recommended Posts

Ola pessoal!

 

Acabei de montar um áqua só para camarões, onde vou introduzir Crystal Red..

Estou a pensar introduzir também whithe pearl ou blue pearl, mas ainda estou indeciso.. Qual escolheriam?

Não quero ficar apenas com duas espécies de camarões, pelo que tenciono introduzir um casal de CPO´s. Será má ideia?

 

Mas para além disso, não queria ficar por aqui (espero não ser mistura a mais), pela tabela não consegui ficar esclarecido qual destas duas espécies posso juntar aos Crystal Red, se os Caridina cf. breviata " New Bee" ou os Crystal Black Shrimp ou Black&White Bee ou Diamond ( Caridina cf. cantonensis 'Bee').

Pela tabela já percebi que uma das espécies cruza com os Crysta red, agora a que Bee's se referem? Também já estive a ler este tópico, e pelo que eu percebi o membro Francisco Ramalho tem Crystal red com Caridina cf. breviata " New Bee", certo? Então nesse caso os "Bee" que estão na tabela são os CBS..

 

Estou correcto?

 

Desde já obrigado.

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dário,

 

Acabei de montar um áqua só para camarões, onde vou introduzir Crystal Red..

Estou a pensar introduzir também whithe pearl ou blue pearl, mas ainda estou indeciso.. Qual escolheriam?

Não quero ficar apenas com duas espécies de camarões, pelo que tenciono introduzir um casal de CPO´s. Será má ideia?

No meu aquário de invertebrados de 63 lts, tenho Crystal Red, White Pearl e um trio de CPO's e posso dizer-te que não tenho tido qualquer problema de convivência entre eles.

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal!

 

Acabei de montar um áqua só para camarões, onde vou introduzir Crystal Red..

Estou a pensar introduzir também whithe pearl ou blue pearl, mas ainda estou indeciso.. Qual escolheriam?

Não quero ficar apenas com duas espécies de camarões, pelo que tenciono introduzir um casal de CPO´s. Será má ideia?

 

Eu tenho os meus CPO's juntos com bumblebee e white pearl, posso dizer que bumblebee não vejo nenhum e já vi comerem um ou dois white pearl, e não chega dizerem que desde que os CPO's estejam alimentados que não atacam os camarões, pq isso não será bem assim, os meus atacam e no seu habitat natural camarões fazem parte da alimentação dos CPO's.

 

O melhor é teres a ideia que podem começar a desaparecer camarões.

 

Mas para além disso, não queria ficar por aqui (espero não ser mistura a mais), pela tabela não consegui ficar esclarecido qual destas duas espécies posso juntar aos Crystal Red, se os Caridina cf. breviata " New Bee" ou os Crystal Black Shrimp ou Black&White Bee ou Diamond ( Caridina cf. cantonensis 'Bee').

Pela tabela já percebi que uma das espécies cruza com os Crysta red, agora a que Bee's se referem? Também já estive a ler este tópico, e pelo que eu percebi o membro Francisco Ramalho tem Crystal red com Caridina cf. breviata " New Bee", certo? Então nesse caso os "Bee" que estão na tabela são os CBS..

 

Estou correcto?

 

Eu não juntava Crystal Red com Crystal Black ou Diamond, são os que cruzam.

 

Sim estás correcto que os bee da tabela são os CVB (Caridina var. Bee) os new bee nem aparecem na tabela.

 

Desde já obrigado.

Cumps.

 

 

De nada surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge e Trocado.

 

Assim sendo não sei o que fazer no que toca aos CPO´s.. Posso ter sorte e posso ter azar, axo que assim não vou arriscar, mas até ao fecho da encomenda que está a decorrer ainda vou fazer os possiveis para arranjar uma solução.

 

Eu não juntava Crystal Red com Crystal Black ou Diamond, são os que cruzam.

 

Sim estás correcto que os bee da tabela são os CVB (Caridina var. Bee) os new bee nem aparecem na tabela.

 

Ok, então o aquário vai ficar com Crystal Red + Caridina cf. breviata " New Bee" + Blue pearl ou Whithe pearl.. Continuo indeciso entre as duas ultimas qual escolher.. Mas devo escolher os Blue pearl, pois já tenho aqui por casa uns que o Trocado me vendeu, e até já reproduziram, mas estão num aquário pequeno, talvez seja melhor dar umas novas condições a estes que tenho do que estar a comprar os Withe pearl..

 

Não estou a ver que outra espécie de camarão possa introduzir no aquário e se reproduza.. Alguém conhece mais alguma?

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o meu casal de CPO´s com 8 camaroes e nao acontece nada, o aqua ate é pequeno, tem 20L, a CPO esta ovada e tudo, penso que depende muito de CPO para CPO

 

quanto aos cruzamentos, os crystal red e os Black and white, cruzam, mas nao é mau, pelo contrario, servem de base para apuramentos, pois os black anda white sao apuramentos da especie selvagem que deu origem aos crystal red.

 

espero nao ter dito nenhuma bacorada....lolol...vou esperar pelo Andre silvestre para confirmar ou desmentir o que eu disse

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente não vou arriscar comprar os CPO's para os colocar neste aquário.

Como não tenho a possibilidade de montar mais nenhum áqua, vou ter de adiar a compra dos CPO's.

 

Agora esclareçam-me uma coisa, os Caridina sp. cf. breviata "Hummel" que estão á venda na Jardim submerso são os Caridina cf. breviata " New Bee"?

É que não encontro Caridina cf. breviata " New Bee" á venda..

 

Caso não sejam os mesmos, os Hummel cruzam com os Crystal Red?

 

Obrigado

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Agora esclareçam-me uma coisa, os Caridina sp. cf. breviata "Hummel" que estão á venda na Jardim submerso são os Caridina cf. breviata " New Bee"?

É que não encontro Caridina cf. breviata " New Bee" á venda..

 

Caso não sejam os mesmos, os Hummel cruzam com os Crystal Red?

 

Não tenho a certeza mas penso que sim, que serão a mesma coisa sendo que pelo menos quando se vê em sites estranjeiros nuunca se vê a denominação "new bee" mas sim "hummel". Mas posso estra enganado...

 

Quanto a cruzarem podes estar descansados. Uma vez que não são cantonensis como os CRS não vão cruzar banana rock

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

 

 

Não tenho a certeza mas penso que sim, que serão a mesma coisa sendo que pelo menos quando se vê em sites estranjeiros nuunca se vê a denominação "new bee" mas sim "hummel". Mas posso estra enganado...

 

Quanto a cruzarem podes estar descansados. Uma vez que não são cantonensis como os CRS não vão cruzar bigsmile

 

Abraço,

tiaGo

 

Pois..

mas ao ver este site - Atlas Dr. Pez, vejo que os Hummel são conhecidos também por “Bumblebee shrimp”, o que me faz pensar que são mesmo Caridina cf. breviata " New Bee"

 

No fim da página está o seguinte:

Se cree que especie se puede hibridar con Caridina serrata, así como con Caridina sp. “Red Crystal”, por lo que se debe procurar no mantenerlas juntas para evitar posibles hibridaciones. También puede cruzarse con otras variedades de color de Caridina cf breviata.

Será que podem mesmo cruzar com os CRS?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já aqui me contradizi..

 

Algures no inicio do tópico estava na duvida qual era a espécies denominada por Bee que estava na tabela, chegámos á conclusão que era a espécie Caridina cf. cantonensis 'Bee' e que a espécie Caridina cf. breviata " New Bee" não estavam na tebela.

 

Mas pelo que eu disse no ultimo post, penso que os Caridina cf. breviata " New Bee" são a mesma espécie que os "Hummel".. Se forem a mesma espécie, e como um dos nomes comum dos "hummel" é "Bumblebee Shrimp", de facto estes estão presentes na tabela, e segundo a mesma não cruzam nem com CRS, nem com os Tiger, contráriamente ao que está no site que dei á pouco..

 

Sendo assim, quer sejam ou não a mesma espécie, vou basear-me na tabela e adquirir uma pequena colónia de Hummel para juntar com os CRS..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que new bee é diferente de bumblebee e os hummel tenho ideia que são bumblebee

 

Não vi a tua resposta antes do meu ultimo post.

Então significa que são três espécies diferentes:

- Caridina cf. breviata " New Bee"

- Caridina cf. cantonensis 'Bee'

- Caridina sp. cf. breviata "Hummel"

 

A meu ver todas visualmente identicas..

Resumindo:

Que grande confusão! bigsmile

 

Afinal os Caridina cf. breviata "Bumblebee Shrimp" que estão na tabela são que espécie destas as três?

Alguém sabe? É que como não cruzam com CRS vai ser esta que vou comprar, se encontrar á venda..

 

Será que alguém tem os Hummel juntos com CRS?

 

Obrigado a todos!

CUmps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi a tua resposta antes do meu ultimo post.

Então significa que são três espécies diferentes:

- Caridina cf. breviata " New Bee" = NEW BEE

- Caridina cf. cantonensis 'Bee' = diamond, ou a variante back dos CRS

- Caridina sp. cf. breviata "Hummel" = bumblebee

 

A meu ver todas visualmente identicas..

Resumindo:

Que grande confusão! bigsmile

 

Afinal os Caridina cf. breviata "Bumblebee Shrimp" que estão na tabela são que espécie destas as três?

Alguém sabe? É que como não cruzam com CRS vai ser esta que vou comprar, se encontrar á venda..

 

Será que alguém tem os Hummel juntos com CRS?

 

Obrigado a todos!

CUmps.

 

Se escrevi alguma burrice peço desde já desculpas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se assim fôr seria exelente, pois significaria que os hummel não cruzam com os Crystal Red.

Alguém capaz de confirmar isto?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é capaz de te tirar as duvidas... ou então aumentá-las :twisted:

 

Link

 

Acho que esclarec alguma coisa.. Pelo menos jão são dois sites a dizer que bumblebee e hummel são a mesma espécie, assim como o trocado também o diz..

Acho que posso encomendar a minha colónia então :smile2:

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

quanto aos cruzamentos, os crystal red e os Black and white, cruzam, mas nao é mau, pelo contrario, servem de base para apuramentos, pois os black anda white sao apuramentos da especie selvagem que deu origem aos crystal red.

 

Carlos, isso é discutível, embora haja alguma verdade nessa afirmação. Os Crystal Red e os B&W são a mesma espécie. Apenas foram apurados/isolados geneticamente para apresentarem cores/padrões diferentes. Logo, não há problema em misturar as duas variedades, se a finalidade não for apurar crystal reds isoladamente. O que acontece quando se juntam estas duas variedades ( variedades geneticamente puras ou seja, VV para os CRS e PP para os B&W) é que, na geração resultante desse cruzamento, haverão 50% de camarões vermelhos e brancos e 50% de camarões pretos e brancos. Só há estas duas hipóteses quando se cruzam CRs com B&Ws. O que muda com os sucessivos cruzamentos a partir daí é a percentagem de camarões vermelhos e brancos/pretos e brancos que saem em cada geração. Com as Leis de Mendel é possível predizer qual a percentagem de camarões de cada cor que saem em cada geração se soubermos, anteriormente, quais os genes que os camarões em estudo carregam.

 

Assim, se a finalidade for apurar apenas CRs em cor e padrão, devem isolá-los dos B&W para não vos atrasar o apuramento, já que o tempo e a selecção dos melhores exemplares são a chave para apuramentos de sucesso. Se a finalidade não for o apuramento, não há qualquer problema em tê-los juntos. Se a finalidade for apurar os B&Ws em cor e padrão, devem juntá-los com CRs ou B&Ws de apuramento superior aos que têm, sendo o apuramento mais eficiente se juntarem apenas B&Ws com B&Ws. Agora, tudo depende daquilo que querem obter em termos de apuramento.

 

 

Agora esclareçam-me uma coisa, os Caridina sp. cf. breviata "Hummel" que estão á venda na Jardim submerso são os Caridina cf. breviata " New Bee"?

É que não encontro Caridina cf. breviata " New Bee" á venda..

 

Dário, Bumblebee e hummel são ambas designações para o mesmo camarão. Hummel é a designação alemã e Bumblebee é a mais usada noutros países. Os New Bee não se encontram à venda em lojas com a designação de " New Bee"porque é uma espécie catalogada recentemente, porque os exportadores os catalogam como Bumblebee e porque as lojas, como não estão informadas e não os sabem distinguir, usam a informação que o exportador lhes deu colocando-os à venda como Caridina sp. " bumblebee" ou qualquer outro nome que lhes apeteça chamar ( salvo raras excepções, felizmente). Mesmo dentro dos New Bee há variações de cor/padrão e foi por esse motivo que se demorou a dar conta deles, pois eles já existem há algum tempo ( há os New Bee type I, type II). É, portanto, muito comum, os New Bee virem misturados com os Bumblebee ( ou Hummel, como lhes quiseres chamar), quando chegam às lojas. Eu próprio andei a escolher os mesmo num lote de Bumblebee quando os comprei na loja. É tudo catalogado de Bumblebee e derivados e por isso convém saberes distingui-los para levares realmente aquilo que queres.

 

 

Se assim fôr seria exelente, pois significaria que os hummel não cruzam com os Crystal Red.

Alguém capaz de confirmar isto?

 

Exactamente. Não há, de facto, cruzamentos entre eles.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais