Uma história em troca de um conselho ^_^


Isabel

Recommended Posts

Olá

 

Bem, venho partilhar uma hitória curiosa

 

No outro dia fui até uma loja comprar uns peixes para o meu aquário e fiz a vontade ao meu pai trazendo um casal de espadas. Quando cheguei a casa e pus o saco dentro do aqua para fazer a ambientação vi que o macho não estava nada bem e que o mais certo era morrer dentro de pouco tempo, liguei para a loja e contei o que se passou, o senhor foi extremamente simpático e disse para eu lá ir trocar o peixe. Bem, isto passou-se e sem tirar o macho do saco começei a fazer a ambientação... passadas umas 3 ou 4 vezes de pôr água, quando ía retirar a fêmea para o aqua vi que o macho já tinha morrido no entanto começei a notar algo de estranho dentro do saco, umas coisinhas alaranjadas que andavam de um lado para o outro e a fêmea que estava super agitada. Quando olhei melhor vi que a fêmea tiha tido os pequenitos mesmo ali ainda dentro do saco plástico. Nunca tinha tido alevins excepto de uma guppy á bastante tempo e que acabaram por morrer (mãe e alevins), fiquei sem saber o que fazer mas pensei um pouco e fui buscar uma maternidade e coloquei uma daquelas meias de senhora em volta (já que da outra vez os alevins tinham morrido porque sairam pelos buracos da materidade), em seguida fui a uma loja comprar comida para alevins (deram-me uma da JBL em 3 fases), ora isto foi na sexta feira ao final da tarde e tirando uns 4 que ou nasceram mortos ou morreram logo no inicio tenho uns 30 ou 40 alevins vivinhos da silva ás voltas na maternidade do meu aqua comunitário! :lol:

 

A mãe está bem de saúde e já tenho um novo companheiro para ela. Quando estava a ter os pequenitos mudei-os para a maternidade e deixei-a continuar no saco, ela teve outros tantos e só depois me lembrei de dividir a maternidade e de a por lá dentro também... para primeira vez que isto me acontece acho que as coisas até nem correram muito mal, o problema é que me disseram que após uns 3 dias é que eles podem começar a morrer pois antes disso alimentam-se do saco vitelino...

 

Neste momento estão na maternidade e hoje á noite completam 3 dias de vida :roll: mas apesar de me parecer que se alimentam bastante bem quando lhes ponho a comida durante as 3 ou 4 vezes ao dia, estou com receio que comecem a morrer. Será que alguém me pode aconselhar sobre o que hei-de fazer? :wink::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns pelos alevins ISabel, trouxeste uma femea já cheia da loja e tiveste sorte. Eu acho que eles se aguentam bem com flocos moidos ou até um pó que se vende propositadamente para alevins. De qq das formas artemia recem eclodida seria certamente um prato bem vindo a que eles nao diriam que não.

 

Mas julgo que com os flocos em pó, eles safam-se....

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

A propósito da história da Isabel: quando eu tinha os peixes no aquário pequeno (60 lt) nasciam muitas vezes crias. Todos os meus espadas, com excepção do macho mais velho que é um veterano com 1 ano e já sobreviveu a muita coisa, nasceram cá. Eu nem dava comida especial e nem os punha na maternidade, eles cresciam num instante. Com os black molly a mesma coisa. Geralmente quando os descobria-mos já uns tantos tinham sido comidos, mas enfim.

Agora, desde que tenho os 2 escalares...nunca mais vi nada! O aquário tem +- 170 lt e as plantas estão óptimas, os peixes também, mas nada de peixinhos. Acham que são comidos pelos escalares (que cresceram imenso) ou os tetra-pinguim, ou será algo errado com a água? Dou larvas de mosquito vivas, verduras, etc. e eles tem muito bom aspecto.

A fêmea b.molly e as espadas e uma platty parecem grávidas mas depois não aparece nada. A maternidade que eu tenho parece-me pequena. Já pensei colocar as fêmas grávidas no aquário velho que tem 2 cory, 2 limpa vidros e dois silver dollar grandes. Eles são tão sossegados, será que são perigosos para os alevins?

Outra dúvida: a corrente de água do filtro parece-me muito forte, será que faz mal aos peixes? O filtro é um Eheim Professionel II.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ana,

 

na realidade tens contribuido para uma excelente alimentação para os teus escalares, podes estar certa que eles agradecem, tu própria tens verificado o bom crescimento deles.

 

em relação a corrente de agua, não tem qualquer influencia, mas se não quizeres tão forte o teu filtro permite reduzir o caudal da água.

 

espero ter ajudado.

 

pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Bem, tenho a felicidade de dizer que os alevins continuam todos vivinhos. Será que é normal ser assim ou vão morrendo mais tarde? ;) Por enquanto estão todos muito bem e muito espevitados e espero conseguir aguentá-los todos o máximo tempo possível.

 

Só há uma coisa que me preocupa, eles até agora tem-se dado bem na maternidade, mas são alguns 30 e tal ou algo assim e já estão um pouco maiores... acho que o melhor será arranjar um aqua pequeno para os mudar pois se os ponho no comunitário adeus peixinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá isabel,

 

pois na realidade a melhor opção é arranjar um aqua só para eles, mas se entretanto os colocares numa rede criadeira conseguirás mais espaço, enquanto não montas o outro aqua.

 

espero ter ajudado.

 

pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Isabel parabens pelos espadas,quanto a tua preocupação com as mortes não tem fundamento, só mesmo se a qualidade da agua for má e que eles vão morrer, quanto ao problema do espaço uma criadeira de rede pode resolver esse problema mas tem atenção ao diametro dos buracos da malha porque certo tipo de peixes chupam-nos e xau.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais