Qual A Melhor Planta Para Fazer Tapete


Jamal

Recommended Posts

Boas.

Queria fazer 1 pequeno tapete na frente do meu aquario,mas queria 1 tapete baixo e que se desse bem num plantado com discus.

Se alguem me puder ajudar e souber qual a melhor planta para fazer este tapete agradecia.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jamal! É importante que indiques o setup do aqua, a quantidade de luz,o facto de haver um sistema de CO2 e um substrato fértil influenciam a escolha da planta.

 

Caso tenhas boa luz,sistema de CO2 e substrato fértil poderás colocar Glossostigma Elatinoides ou Hemianthus C. ''Cuba''. Caso contrário também há algumas que poderás colocar,apesar de que estas crescerem lentamente sem CO2 e com pouca luz: Lilaeopsis Brasiliensis e as Marsileia Hirsuta e Drummondii.

 

Também é importante saber se tens...Corydoras,é que elas são um inimigo no que toca a plantar H.C.''Cuba'' e outras plantas de tapete...arrancam tudo! :smile2:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Zogli.

Tenho 1 sistema de co2 da Sera(valvula externa).

A luz tenho 4 fluorescentes T8(sun-glo,flora-glo,aqua-glo,power-glo)

Quanto ao substrato,tenho substrato fertil da Tropica e por cima o Aqua soil da ADA.

Sim tenho coridoras,estava a pensar fazer tapete da da HC "cuba" mas ja estou a ver que com as coridoras não vai ser possivel.

A HC cuba que altura atinge?

Obrigado abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tens tudo para ter qualquer planta de tapete perfeitamente.Embora não indiques a litragem e essas lâmpadas que potência têm? Deve ser de 18W cada certo?

 

A H.C.''Cuba'' com o tempo vai se sobrepondo por camadas,tens de podá-la.O problema é fazeres com que ela pegue...as Cory's são danadas... Já a Glosso é um pouco mais simples de plantar com Cory's,pelo menos eu consegui.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aqua tem á volta de 250l e as lampadas são de 30w cada.

Eu estava a pensar arriscar na HC cuba que achas?

Quando dizes que se vai sobrepondo que altura pode atingir?

Agradeço desde ja as tuas dicas.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba fica +/- com 1cm de altura, cada camada.. Se se for sobrepondo vai +/- multiplicando a altura, mas as camadas de baixo ficam sem luz e apodrecem. Por isso tens de ir podando..

 

Se tiveres a possibilidade de retirar as corys durante umas 4 semanas penso que seria o ideal.

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ok,vou arriscar na cuba quanto as corys vamos ver como se portam é que não tenho nenhum sitio para as por.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter um trabalhinho danado! Eu desisti às tantas,resolvi colocar Glosso e já fiz um tapete. Mas não há nada como tentar!

 

Fertilizas na coluna de água? A H.C.''Cuba'' gosta de nutrientes,devias fertilizar com Potassio,Micros e Ferro. Apesar de que deves ter em conta que o teu substrato é bem rico.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quando falas em glsso estas a falar na glossostigma elatinoides certo?

Que altura atinge esta planta?

Tambem estive a ver no jardim submerso a Eleocharis Parvula e pelo que li é das plantas mais faceis para fazer tapete e não precisa de podas cresce no maximo 5cm,e ate faz um tapete bem bonito se calhar vou apostar nesta,é que fiquei um bocado desanimado com o que tu disseste e acho que vou apostar neste tapete que pelo que li é o mais facil em tudo desde de plantar ate á manutenção.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aproveitando este post, pergunto se a Riccia não fara tambem um bom tapete e se tem problemas de manutenção ?! Por exemplo, pelo que tenho lido a Riccia deve ser presa com rede (como esta no Jardim Submerso), e assim tambem não há problemas com os Corydoras...

 

o meu aqua tem os vidros de traz, com um painel preto que não dá para tirar, e gostava de fazer uma "parede verde"... estava a pensar na riccia...

 

obrigado pelas sugstões, desde já.

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sportcv o ideal para ti seria fazeres uma parede de musgo. É simples e fica muito bonito. Só tens de arranjar rede com a malha de 1cm, cortar o dobro do tamanho da parede que queres plantar e depois é só colocar o musgo, dobrar a rede e ficas com uma 'sanduiche' de musgo.Colocas umas ventosas a agarrar a rede e depois é só esperar que o musgo ocupe toda a parede.

 

E Jamal a Eleocharis é uma planta lindissima,e deve ser mais simples de manter plantada que a Cuba,por causa das Corys. Mas a Cuba não é impossivel,o mais dificil é ela agarrar sem a interferência das Cory's,porque depois de enraizada já não há problema.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a Cuba não é impossivel,o mais dificil é ela agarrar sem a interferência das Cory's,porque depois de enraizada já não há problema.

 

Se optares por plantar bocados grandes de Cuba, o que vai acontecer é que alguma parte da planta que enterras vai apodrecer, mas assim, o bocado que fica´desenterrado vai agarrar-se facilmente.. Precisas é de mais vasos para o efeito que queres, ou então usas menos vasos e espalhas pela zona que queres fazer tapete, fica um grande espaço entre eles, mas com o tempo acaba por crescer..

 

Tu é que tens de ver qual gostas mais..

(eu pessoalmente não gosto muito de glosso)

Em relação á Eleocharis, é sem duvida muito bonita, mas olha que pelo menos aqui em minha casa cresce além dos 5cm.. os pés "mãe" já chegaram aos 8/10cm..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAbricio vai à secção "DIY" tens lá tudo.

Existem receitas com químicos (pouco aconselhadas para gente inexperiente como nós) e receitas com fermento de padeiro. No caso do fermento há 2 versões : uma simples que dura cerca de 1 mês se bem entendi, e outra onde também se usa gelatina e que dura perto de 2 meses (pessoalmente vou tentar essa). Seja como for usa sempre o sistema com 2 garrafas é muito mais seguro.

 

Voltando ao assunto do tapete, se quiser Eleocharis baixa, pode-se "cortar a relva" de longe a longe ou ela pode não apreciar????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quanto á Eleocharis acho que se pode podar,eu é que li que como so crecia ate 5 cm no maximo não havia necessidade de podas.

Mas o dfilp diz por experiencia propria que pode atingir 8 a 10cm mas pode-se podar acho que não há nenhum problema.

Para mim o que me interessa mesmo é que seja 1 tapete baixinho,por isso dfilp quando dizes que crescem ate 10cm os pes mãe,sao so esses que crescem ou o tapete todo?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So mais 1 pergunta,a eleocharis para plantar tb se divide a planta e expalha-se pela zona que queremos fazer o tapete?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quanto á Eleocharis acho que se pode podar,eu é que li que como so crecia ate 5 cm no maximo não havia necessidade de podas.

Mas o dfilp diz por experiencia propria que pode atingir 8 a 10cm mas pode-se podar acho que não há nenhum problema.

Para mim o que me interessa mesmo é que seja 1 tapete baixinho,por isso dfilp quando dizes que crescem ate 10cm os pes mãe,sao so esses que crescem ou o tapete todo?

Abraço.

 

 

Quando me referi a planta mãe, falo dos pés mais velhos, os que dão origem aos 1ºs runner's.. Com o passar do tempo, todos os pés vão chegar a essa altura. Mas não sou a pessoa indicada para responder a isto, visto que a minha experiência com esta planta foi muito curta, por que coloquei no mesmo aquário que tinha a Cuba, e começou a crescer no meio da Cuba e eu não gostei, então retirei-a para um aquário que não tem muita luz.. Lá a planta não se multiplica, apenas cresce para cima..

Por isso é melhor alguém mais experiente se prenunciar.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a acicularis cresce a rondar os 8 a 10 cm como o membro dflip referiu, existe a eleocharis parvula "minima", essa sim cresçe entre os 3 a 5cm..

 

Atenção que as eleocharis também são exigentes, não tanto como a "cuba", mas com essa iluminação pode ser dificil de formar tapetes...

 

As podas das eleocharis podem ser de 2 maneiras, ou enfias a tesoura no areao e vai cortando os runners, para estes se multiplicarem, ou entao aparar a eleocharis como se fosse relva, mas atenção que este ultimo tipo de poda é melhor para promover os runners mas tb faz com que a planta fique mais sensivel nas pontas às algas.

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as Eleocharis também devemos sempre esperar que a planta enraize bem para depois a podermos aparar,por causa das algas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que não exista nenhum problema, mas não sou muito entendido em lagos..

É muito facil encontrares musgo em LX, vai á secção de Procura aqui do fórum e pergunta lá. Depressa vais arranjar musgo bem perto de ti, é só detalhares onde tens possibilidade de ir buscar.

Com um bocadinho de sorte ainda te sai de borla :wink:

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais