Morte De "peixes Voadores"


Recommended Posts

Durante estas ultimas semanas tive varias mortes, por "voo" dos peixes para fora do aquario.

Já li que é normal isso acontecer quando a qualidade da água não e a melhor, mas tenho o aquario montado a 4 meses, e ultimamente tenho andado a fazer tpa frequentes ( 25% 2X semana).

 

O aquario que tenho é um AVG 100, da aquatlantis, com travessas. Normalmente tenho o aquario cheio ate as travessas.

Duas vezes os peixes escolheram o facto de me ter esquecido de colocar uma tampa, para "voarem". Isso aconteceu com dois peixes vidro de cauda vermelha. Ultimamente um neon chines, e um SAE, "voaram" pelo canto cortado da tampa.

 

É normal que isto aconteça com estas especies?!

Que acham que deva fazer?!

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

TPAs frequentes não significam forçosamente água com bons parâmetros. Era melhor conhecermos os valores da água que usas nas TPAs, do aquário, frequência de limpeza do fundo, outros sintomas visíveis (comportamentais ou outros) nos teus peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que uso, é a agua da rede pública de Coimbra, que tem um pH de 7,4. Adiciono condicionador aquando das tpa.

O meu aquário embora tenha troncos e CO2 caseiro, normalmente encontra-se com valores de 7,2. O areão é neutro, não reage a ácidos.

 

Quando faço tpa, normalmente faço cinfonagem do fundo, mas como o aquario esta muito plantado, normalmente nao o faço na totalidade do aquario.

Os testes de nitratos, estao em valores baixos (2 ou 3 valor do teste da jbl)

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

uma coisa que me ocorreu visto teres falado que tens o aquario densamente plantado.

 

nao estaras a fazer algo de errado nas concentraçoes das fertelizaçoes ???

qual é o teu metodo de fertelizaçao ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento so fertilizo com ferrotabs, e ocasionalmente com soluçao de cloreto de potassio, mas de momento interrompi esta fertilizaçao porque tive que la colocar uns reds, e eles nao se dao mto bem com o cloreto.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tira os ferrotabs e espera.

Sevires que os gajos não saltam faz fertilização com ferropol que é menos agressivo. Aconselho o uso de nutron flora da prodac (tammbém t~em nutrom ferro) que para além de fazer uma fertilizaçã em condições não te altera a toxicidade da água significativamente

 

Eduardo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

talvez tenhas metido demasiadas pastilhas de fundo para a litragem do teu aquario !!! nao sei é apenas um bitaite é que é complicado estar assim a adevinhar.

 

se paraste com o clorecto de potassio e as mortes acontecerao muito depois nao deve de ter sido ele.

se as mortes começarao nessa altura ou logo a seguir, a concentraçao pode nao ter sido bem calculada e estar muito forte para essa litragem.

 

alguma coisa hade ser :)

 

nao colaste nada com nenhum tipo de silicone recentemente no aquario ?? como falas em travessas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as ferrotabs, desde sempre que as uso, e ao contrario do que e aconselhado, que seria 4 pastilhas de 2 em 2 semanas, acabo por colocar apenas 3 pastilhas, de 3 em 3 semanas a 4 em 4 semanas.

 

Poderá existir alguma reacção "nervosa" dos peixes, que os façam vir demasiadas vezes a superficie?! E que tenha sido saltos acidentais?!

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sendo assim entao as ferrotabs estao de parte o recomendado por eles é 1 pastilha por 25l agua a cada duas semanas.

 

notas os peixes muito a superficie de agua ???

como é que isso está de oxigenio ???

 

vir demasiadas veses a superficie que me ocorra sera falta de oxigenio ou entao amonia, nitratos, nitritos ou fosfatos em demasiadas concentraçoes altas.

 

usas co2 ?? ja fizeste o teste ???

 

epá alguma coisa hade ser das que ja forao todas por ai ditas terás que as ir iliminando uma a uma e testando.

 

só assim vais lá chegar.

 

boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

TPAs frequentes não significam forçosamente água com bons parâmetros. Era melhor conhecermos os valores da água que usas nas TPAs, do aquário, frequência de limpeza do fundo, outros sintomas visíveis (comportamentais ou outros) nos teus peixes.

Cumps.

Desculpa lá insistir: amónia e nitritos podem ser a chave.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá insistir: amónia e nitritos podem ser a chave.

Cumps.

Ou uma tampa...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

Quanto aos nitrogenados, os testes que tenho sao recentes, e indicam-me valores baixos.

Os fosfatos nao tenho como medir.

 

Quanto a tampa, tenho duas tampas de vidro, mas eles ate ja me saltaram pelo canto que tenho cortado para colocar a comida.

 

Uma questao que se me colocou, e se estaria a ter algum problema por ter andado a fertilizar com cloreto de potassio. Sera que a reacção seria problemas com cloreto? Mas se era como e que os red´s sao sensiveis a ele, e nao me morreram?!

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.