37l - Invertebrados


Se7eN

Recommended Posts

Setup:

 

Aquário: Arcadia Arctank 39x28x34 – 37L

 

Iluminação: 1x11w PLL

 

Filtragem: Arcadia interno 200L/H

 

Aquecimento: Termostato Aquael 50w (Não recomendo)

 

Substrato: ADA Aquasoil Amazonia 2

 

Decoração: Alguns troncos

 

Flora: Bolbitis Heudelotii, Cryptocoryne Wendtii “green”, Eleocharis Parvula, Juncus Repens

 

Fauna: Pomacea Bridgesii “purple” e “pink”

Clithon Sp. (Diadema) Souleyetana

 

 

Pois bem… depois de ter vindo estudar para o Reino Unido, o vício acalmou um pouquinho, continuo a manter aquários em Portugal mas por aqui não tinha nada. Depois de algumas conversas com a minha namorada decidimos que se fosse uma coisinha pequenina não deveria haver problema. Comecei então a ponderar a coisa, a imaginar alguns layouts e a pensar o que poderia manter. Como não queria ter muito trabalho nem despender muito dinheiro, optei por uma coisa mais lowtech para invertebrados. Passado umas duas semanas o aquário foi comprado. Depois de uma encomenda on-line (já que as lojas aqui da zona são miseráveis), as coisas começaram-se a compor:

 

SSL11917.jpg

ADA Aquasoil Amazónia 2 - Segundo a ADA esta nova versão do Aquasoil previne o efeito chá-preto por vezes comum quando se utilizam substratos fertilizados. Nunca tive a outra versão mas posso assegurar que pelo menos o meu não me pôs a água mais escura.

 

SSL11918.jpg

Azoo super bio-bacteria para ajudar a ciclar.

 

SSL11984.jpg

O termostato da Aquael. Tal como disse não aconselho, isto porque no dia seguinte a o ter introduzido, cheguei a casa e estava completamente partido dentro do aqua bigsmile Espero ter removido todos os pedaços. Depois foi ir à loja para trocar e a ver se não volta a acontecer...

 

SSL11919.jpg

As plantas: Bolbitis Heudelotii, Cryptocoryne Wendtii “green”, Eleocharis Parvula e Juncus Repens.

 

SSL12005.jpg

Este foi o resultado final. Está muito simples é verdade mas como já disse não queria ter grandes trabalhos, pois o tempo também não é assim tanto e para grandes layouts temos o André ou o Filipe :silly:

A primeiro pensei em meter uns quantos calhaus mas... e encontrar calhaus por estes lados?!?! Que jeito que me dava ter a Serra de Sintra aqui ao lado... Depois de procurar e ver que ia ser quase impossivel encontrar, optei pelos troncos. Foi aqui que senti falta da desorganização do nosso pais, quando entrei numa mata à procura dos troncos, que é deles?!?! Tudo limpinho por causa dos esquilos... biggrin troncos no chão eram raros e os que havia não estavam bem secos. Consegui arranjar estes que são demasiado direitos para o meu gosto mas foi o melhor que se arranjou. Não estavam bem secos ainda e por isso tive se os trabalhar um pouquinho, descascar etc etc. Mesmo assim esta semana ainda começaram a largar um pouquinho da casca. De qualquer maneira não acho que o resultado tenha sido tão mau.

 

SSL12006.jpg

O layout surgiu deppois de mais uma vez ter visto uma série de tópicos e ter acabado no do Marc. Ele fala da proporção 1,618 para 1 e do layout triangular. O primeiro achei que com o tamanho do meu aqua e com o material que tinha não ia conseguir fazer, mas o layout triangular ainda tentei...

 

Quanto à fauna, estava inclinado para os "tiger", mas ainda vamos ver. Por enquanto tem umas Pomaceas Bridgesii "pink" e "purple" (que eu espero sinceramente não serem cores injectadas ou qualquer coisa desse genero...) e Clithon Sp. (Diadema) Souleyetana. Podem encontrar mais informação sobre estes engraçados seres aqui.

 

SSL11976.jpg

 

SSL12009.jpg

Dois Clithon com colorações diferentes. Este segundo mais escuro chegou como é possivel ver umas manchas na concha de um verde esbranquiçado que não faço a minima do que será. Falta de cálcio talvez?!

 

SSL11978.jpg

 

SSL11973.jpg

 

SSL11987.jpg

Pomaceas "purple" e "pink"

 

SSL11994.jpg

E mais uma de um Clithon.

 

Peço desculpa pela falta de qualidade das fotos, mas com a máquina que tenho é oo melhor que se consegue arranjar

 

Abraço,

tiaGo Sá

Editado por Se7eN

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Se7eN,

 

O Aquario está simples, mas com os Tigers e mais um mês, vai ficar mais composto de certeza.

A sequência de Fibonacci aplica-se a tudo na natureza e fica sempre bem.

Pelas plantas que metes-te, tambem estás a pensar em não fertilizar?

Em relação ás fotos não estam más!

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Esta a ficar muito fixe, pelo menos parece

Vai actualizando . ..

Ja agora quanto deste pelos caramujos ?

 

Antes de mais obrigado :mrgreen: Se não estu em erro, os Souleyetana foram à volta de 6€ e as pomáceas cerca de metade, penso que tenha sido isto.

 

Pelas plantas que metes-te, tambem estás a pensar em não fertilizar?

 

Correcto António. O que tenho em mente é mesmo isso, um aqua lowtech que não me dê muito trabalho e onde não tenha que investir muito. Dai a escolha destas plantas, pois penso que o Aquasoil só pr si será suficiente e não terei de andar a fertilizar nem adicionar Co2. Como sou estudante e estou no estrangeiro não tenho muito dinheiro para gastar além de aqui na GB as coisas são carissimas.

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

E eis que temos novidades. Na Quinta-feira passada chegaram seis Caridina cf. cantonensis "tiger", infelizmente são é muito pequeninos mesmo cerca de 1,2cm o maior deles. Deste que estão no aqua que por e simplesmente deixei de os ver. Escondem-se bastante na zona dos troncos e é muito raro aparecerem onde a luz incide directamente, o melhor que consegui foi ver 5 duma vez, hoje só consegui ver 3. Espero que ainda não tenha morrido nenhum, mas como disse não os consigo contar a todos. A nivel de alimentação também me parece que sejam algos esquisitos, pois tenho-os tentado alimentar quer com JBL Novo Prawn, quer com Hikari Algae Wafers e eles não ligam muito a isso, preferem andar de volta dos troncos e a revirar o aquasoil. Mas passemos às fotos, algo de extremamente complicado devido ao seu tamanho reduzido e à m*&%a de camera digital que eu tenho :mrgreen:

 

SSL12014.jpg

SSL12016.jpg

Aqui ainda dentro de um recipiente a iniciar a aclimatização, acabadinhos de chegar... Como se pode ver, em pelo menos dois deles vi um tom azulado na zona da cabeça, não sei até que ponto normal.

 

SSL12101.jpg

SSL12113.jpg

Aqui já no aqua. Como se pode ver deixam muito a desejar mas com uma ferramenta daquelas não consigo fazer muito melhor :smile2:

É possivel também ver-se que algumas plantas não estão muito famosas, nomeadamente bolbitis e a crypto. Nota-se que as folhas estão escuras e algo sujas, penso que devido à camada que os troncos libertaram, pois as folhas que já nasceram desde que foram introduzidas no aqua estão impecáveis. Devo ter que comprar uma Natalensis para ver se me ajuda #musica

 

SSL12027.jpg

SSL12029.jpg

Mais umas macros do resto dos habitantes. Noto um grande crescimento nas Pomaceas, especialmente nesta que está quase com o dobro do tamanho com que chegou aqui a mostrar as suas cores.

 

SSL12047.jpg

SSL12096.jpg

Os dois Souleyetana. Aqui é possivel ver as tais manchas verdes-esbranquiçadas que falava e que não sei o que são. No entanto nota-se que estão a ficar mais pequenas...

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Isso tá com bom aspecto... :D

E uma vez que também tenho o erasmus no horizonte aproveito para tirar umas notas de como anda a aquariofilia la fora cheers

É normal os 'tigers' andarem escondidos, estão em fase de adaptação ao aquario. As especies de camarões que ja mantive demoraram a volta de 2 semanas a começarem a explorar todo o aquario, antes nem se viam, inclusive pensei que teriam morrido cheers

A ampularia que está a querer saltar ca para fora tem a linha de crescimento bem definida, cresceu mesmo para o dobro :);)

 

Continua a dar noticias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Isso tá com bom aspecto... ;)

E uma vez que também tenho o erasmus no horizonte aproveito para tirar umas notas de como anda a aquariofilia la fora :rainbowafro:

É normal os 'tigers' andarem escondidos, estão em fase de adaptação ao aquario. As especies de camarões que ja mantive demoraram a volta de 2 semanas a começarem a explorar todo o aquario, antes nem se viam, inclusive pensei que teriam morrido :smile2:

A ampularia que está a querer saltar ca para fora tem a linha de crescimento bem definida, cresceu mesmo para o dobro :crazyeyes::crazyeyes:

 

Continua a dar noticias

 

Boas Diogo

 

Pois... aquariofilia por estes lados não está muito bem, pelo menos aqui a norte. Quanto ao erasmus, quem me dera... cabecadura Depois de passar para o 4ºano de curso ai em Lisboa, eis que no principio deste ano lectivo recebo uma bolsa com proposta para vir para cá. Não são 6meses de erasmus mas sim pelo menos 3anos de algum sofrimento, muitos sacrificias e uma enorme saudade, não só das pessoas mas de tudo. Pois nós costumamos dizer que o nosso pais é muito mau nisto e naquilo, mas quando estamos cá fora é que damos valor e queremos é voltar. Infelizmente não é possivel e só tenho de pensar que estou aqui é por mim e pelo meu futuro. Mas aproveita o erasmus, mais não seja pela experi~encia de experimentares o estrangeiro. É sempre enriquecedor ;)

 

Quanto ao bom aspecto, muito obrigado mas penso que pudesse estar melhor :dry: Tenho uma certa camada de "pó" por cima das plantas que gostaria de remover, é só nas folhas mais antigas mas mesmo assim não gosto muito do aspecto. Tenho que arranjar um filtro melhorzinho pois aquele preciso de o limpar de 2 em dias, aquilo é minusculo e não tem capacidade para nada. Estive a ver uns externos da boyu de 200l/h a cerca de 30€, deve ser o mais em conta que arranjo.

 

Pois, assim como dizes, as gambas ainda se estavam a ambientar. Ontem e principalmente hoje ja se mostraram muito mais, sendo que hoje pela primeira vez desde que chegaram (faz amanhã uma semana) os consegui ver a todos. Estão maiorzinhos e já vi que 3 ou 4 mudaram de casca, até bati mal quando à primeira vista pensei que estavam mortos :twisted: Reparei também foi que os tons azulados continuam em pelo menos dois deles,o que penso não ser muito normal.

 

É verdade. A Ampulária está com o dobro do tamanho, deve ser do pepino que costuma comer de vez em quando :lol: :lol: Cada vez se notam melhor as suas cores e gosto particularmente do padrão do seu corpo.

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago.

 

Parabéns pela montagem! Tem tudo para ser um bom retiro para os Tigers.

 

Parece-me que pensaste em tudo. Tem apenas atenção à Eleocharis e à maneira como se desenvolve pelo substracto. Convém teres sempre uma zona aberta onde podes observar e alimentar os camarões. Não é obrigatório e não se trata de uma regra para o bem-estar dos camarões mas antes para o teu próprio prazer.

 

O filtro, já sabes. Também convém ser substituído por algo melhor.

 

De resto, nada a acrescentar. Boa sorte e vai actualizando!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago.

 

Parabéns pela montagem! Tem tudo para ser um bom retiro para os Tigers.

 

Parece-me que pensaste em tudo. Tem apenas atenção à Eleocharis e à maneira como se desenvolve pelo substracto. Convém teres sempre uma zona aberta onde podes observar e alimentar os camarões. Não é obrigatório e não se trata de uma regra para o bem-estar dos camarões mas antes para o teu próprio prazer.

 

O filtro, já sabes. Também convém ser substituído por algo melhor.

 

De resto, nada a acrescentar. Boa sorte e vai actualizando!

 

Boas André

 

Antes de mais obrigado e espero bem que os Tigers tenham a mesma opinião que tu ehehe ;)

 

Não posso dizer que pensei em tudo, mas tentei reflectir um pouco, pois não queria fazer uma coisa às três pancadas. Queria algo agradável à vista, mas essencialmente algo onde os camarões se fossem sentir minimamente bem. Sim sim eu sei, e foi exactamente a pensar nisso que não meti qualquer planta à frente na zona dos troncos, senão aí é que os deixava de ver por completo. A eleocharis vai ficar somente atras do tronco do lado esquerdo e caso ela tente passar para o lado de cá vou ter de a tentar meter na linha :shock::lol:

 

Quanto às tais manchas verdes-esbranquiçadas num dos Clithon tens alguma ideia do que poderá ser??

 

Novidades são poucas ou nenhumas, mas aqui ficam umas fotos

 

SSL12147.jpg

SSL12216.jpg

Aqui é possivel ver que alguns já apresentam um pouquinho mais de cor, noto em alguns uma tonalidade laranja na cauda e nas antenas

 

SSL12226.jpg

SSL12254.jpg

Aqui na hora do jantar, enquanto uns preferem o pepino, outros entretêm-se com JBL Novo Prawn

 

SSL12163.jpg

SSL12174.jpg

E enquanto uns jantam, outros preferem fazer as suas necessidades fisiológicas :) Foi um momento engraçado, o gajo primeiro apoiou a cauda no tronco e levantou por completo o resto do corpo, ficando apenas apoiado nos paraeopodes e na cauda. E eu a vê-lo e a pensar :dry: "mas querem ver que arranjei um contorcionista?!?! LOL qual quê nem passado dois segundos vejo o gajo a largar o "presente", dar uns passinhos à frente e depois muito descarado apoiu-se só nos paraeopodes e começou a dar aos pleopodes, como se tivesse a dizer "eiah pahh que cheiro!!!!! Deixa-me mas é fazer corrente de ar para ver se se vai embora" :blush::lol::lol:

 

Entretanto olho para o lado e vejo outros dois na pouca vergonha :!:

SSL12180.jpg

 

E arrastou-se...o mais escuro não desgrudava de forma nenhuma :)

 

SSL12213.jpg

SSL12196.jpg

 

E por fim uma do aqua, só para se ter noção de como está. As diferenças são poucas ou nenhumas. A Eleocharis desenvolve-se bem penso eu para quem não fertiliza de maneira nenhuma. As cryptos estão a dar variadissimas folhas novas assim como a bolbitis. Só não gosto muito das folhas antigas que graças à camada que saiu dos troncos ficaram muito mais escuras. Já tive a pensar se as poderia podar mas como não tinha a certeza... o Juncus é a única planta que penso precise de mais nutrientes do que aqueles que forneço, ou isso ou mais luz pois está a ficar meio amarelada...

SSL12156.jpg

 

E pronto fiquemos por aqui que isto já são poucas-vergonhas a mais ehehehe

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas...

 

Obrigado Diogo e Jatbas ;)

 

Musgo nos troncos eram sem dúvida algo que queria meter, mas não queria uma espécie assim muito vulgar, vamos ver o que se arranja.

 

Sim Jatbas também já me dei conta disso. O juncus para manter neste aqua é mais do que complicado e penso que já não vá durar muito mais tempo. Tens alguma sugestão para uma futura substituição?!?

 

Ontem encontrei a Pomacea "purple" a cerca de 2metros do aqua. Não faço ideia de quato tempo esteve fora de água, uma vez que só a encontrei à 16h quando cheguei a casa. Não cheirava mal e por isso pensei que não estivesse morta e assim meti-a no aqua. Agarrou-se a um vidro e ficou quieta durante horas, pensei que não durasse muito, mas no dia seguinte já andava á vontade. De resto tá porreira, só partiu um pouco da concha pois ou deve feito bunjing jumping mas sem corda :lol::lol::lol:

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Então, que tal uma actualização? já passou tanto tempo desde o ultimo post, deve estar muito diferente.

 

Abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais