Nano Eclipse 10l


Jerboa

Recommended Posts

ah, e ja agr, cm es de lisboa, sabes onde posso arranjar uma roda biologica cm a tua? isso parece ser do filtro, ou da tampa... ou uma coisa do genero... mas pareceme interessante arranjar uma coisita dessas que n pertenka a mais lado nenhum... era pa um aqua d 50L--- mais que n seja, so pela piada que a roda tem... hehe ;)

 

Sim, sou de Lisboa.

Neste nano-projecto para um Betta feliz o meu alvo eram 7-12L. Este modelo foi importado dos EUA porque foi a unica coisa que encontrei com sisetma luz/filtro integrados na tampa.

 

O preco e baixo para um sistema integrado, cerca de 50 euros, mas tive de pagar os custos de alfandega superiores a 20 euros, portanto fica caro.

Uma coisa que e muito importante para plantados e que as fichas do filtro e da lampada - atencao e mesmo uma lampada fluorescente - sao separados, o que permite um temporizador para a iluminacao.

Como o material e USA, sigifica que tive de comparar dois conversores 220-110V, um para cada ficha (ainda estou a espera do segundo) o que aumenta muito os custos reais.

Por outro lado isto e um acrilico, com todos os cuidados especiais que isso acarreta.

Poranto nao aconselho a compra destes modelos Eclipse a quem nao tenha objectivos muito definidos de nano-litragem.

 

Ja encontrei outras marcas com bio-roda, embora essas rodas sejam apenas de espuma normal, como a dos outros filtros, listados a seguir. Todos sistemas integrados na tampa, todos com provisao para termostato.

 

Aquapor +-30L

Sistema de luz tipo economizadora com tampa pouco estetica e ficha unica para o filtro e luz (ha nas lojas, ver patrocinadores).

Vantagens: bom vidro, se bem me lembro.

 

Chineses (SunSun?)

Ha volta de 40L

Vidro temperado de grande qualidade arredondado nos cantos em vez de colado. Vi numa loja de Almada, barato.

Fichas: nao sei.

 

Sicce (Moby Dick 25)

Tenho este, encontrei numa pequena loja de bairro.

Vidro bom colagem normal, apenas 39cm de frente, excelente altura para plantados ou mesmo um pequeno escalar, pode meter-se substrato a vontade.

Bom sistema de filtro, de facil manutencao: cortei metade das espumas e coloquei ceramicas e turfa activa. Tampa estetica e mto pratica.

Inconvenientes: ficha unica na lampada e filtro, lampada basica. Local de colocacao apenas previsto para termostato Scubba, outros termostatos vao exigir abrir o furo de passagem.

 

Divirtam-se!

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sou de Lisboa.

Neste nano-projecto para um Betta feliz o meu alvo eram 7-12L. Este modelo foi importado dos EUA porque foi a unica coisa que encontrei com sisetma luz/filtro integrados na tampa.

 

O preco e baixo para um sistema integrado, cerca de 50 euros, mas tive de pagar os custos de alfandega superiores a 20 euros, portanto fica caro.

Uma coisa que e muito importante para plantados e que as fichas do filtro e da lampada - atencao e mesmo uma lampada fluorescente - sao separados, o que permite um temporizador para a iluminacao.

Como o material e USA, sigifica que tive de comparar dois conversores 220-110V, um para cada ficha (ainda estou a espera do segundo) o que aumenta muito os custos reais.

Por outro lado isto e um acrilico, com todos os cuidados especiais que isso acarreta.

Poranto nao aconselho a compra destes modelos Eclipse a quem nao tenha objectivos muito definidos be nano-litragem.

 

Ja encontrei outras marcas com bio-roda, embora essas rodas sejam apenas de espuma normal, como a dos outros filtros, listados a seguir. Todos sistemas integrados na tampa, todos com provisao para termostato.

 

Aquapor +-30L

Sistema de luz tipo economizadora com tampa pouco estetica e ficha unica para o filtro e luz (ha nas lojas, ver patrocinadores).

Vantagens: bom vidro, se bem me lembro.

 

Chineses (SunSun?)

Ha volta de 40L

Vidro temperado de grande qualidade arredondado nos cantos em vez de colado. Vi numa loja de Almada, barato.

Fichas: nao sei.

 

Sicce (Moby Dick 25)

Tenho este, encontrei numa pequena loja de bairro.

Vidro bom colagem normal, apenas 39cm de frente, excelente altura para plantados ou mesmo um pequeno escalar, pode meter-se substrato a vontade.

Bom sistema de filtro, de facil manutencao: cortei metade das espumas e coloquei ceramicas e turfa activa. Tampa estetica e mto pratica.

Inconvenientes: ficha unica na lampada e filtro, lampada basica. Local de colocacao apenas previsto para termostato Scubba, outros termostatos vao exigir abrir o furo de passagem.

 

Divirtam-se!

 

Mas n se pode comprar a roda biologica em separado?

e que eu ja tenho aqua c tampa e td... ta montado a acabar a ciclagem... e pa substituir um que tenho... neste momento tenho 3 aquas montados... so q acho mta piada a roda biologica... entao queria uma para o meu aqua d 54l... n sabes s da pa comprar isso algures por oeiras ou carcavelos? mas mm so a roda... n tou interessado num 4o aquario (por acaso ate estava num de 400l, mas os meus pais n m deixam!! :cry: ), entao queria mesmo so a roda...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas n se pode comprar a roda biologica em separado?

e que eu ja tenho aqua c tampa e td... ta montado a acabar a ciclagem... e pa substituir um que tenho... neste momento tenho 3 aquas montados... so q acho mta piada a roda biologica... entao queria uma para o meu aqua d 54l... n sabes s da pa comprar isso algures por oeiras ou carcavelos? mas mm so a roda... n tou interessado num 4o aquario (por acaso ate estava num de 400l, mas os meus pais n m deixam!! :cry: ), entao queria mesmo so a roda...

 

Bom, podes comprar em separado quaisquer componetes e ha rodas e respectivos apoios de varios tamanhos, mas destas so nos EUA (para aquas de 11L, 24L, 40L, etc).

 

Sei que a Aquapor vende kits para substituicao das rodas nos aquas deles, e o que esta escrito nos folhetos. E so perguntares nas lojas que tenham aquas da marca, acho.

Mas teras de adaptar a roda para funcionar, o que pode nao ser facil (a parte de baixo na agua corrente, a parte de cima ao ar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, podes comprar em separado quaisquer componetes e ha rodas e respectivos apoios de varios tamanhos, mas destas so nos EUA (para aquas de 11L, 24L, 40L, etc).

 

Sei que a Aquapor vende kits para substituicao das rodas nos aquas deles, e o que esta escrito nos folhetos. E so perguntares nas lojas que tenham aquas da marca, acho.

Mas teras de adaptar a roda para funcionar, o que pode nao ser facil (a parte de baixo na agua corrente, a parte de cima ao ar).

 

na boa... a parte de passar horas afim a montar ou a preparar um aquario n e grande problema... ainda na sexta passei mais de 2 horas para montar um aquario d 5l!

olha, ja que es de lisboa deves conhecer alguma loja que venda isso... preferencialmente por oeiras ou carcavelos... se conheceres podes dizerme?

e ja agr conheces a ruimar? achas q o senhor rui tem la algo desse genero? eu sei q n e em carcavelos nem oeiras, mas o pai da nha namorada e cliente assiduo daquela loja, e esta a incutirme o vicio... por isso costumo ir la regularmente..

obrigada pela ajuda

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Setup 3

 

gallery_23127_589_74859.jpg

 

No terceiro arranjo usei xistos creme que combinam muito bem com o areao tom classico (nas fotos fica mais claro do que e na verdade).

 

Depois disto juntei um segundo feto maior sobre a esquerda e meia duzia de uma especie de lentilhas gigantes que nao sei o que sao. Mas sofri um ataque de algas castanhas, provavelmente por excesso de nutrientes com origem nas bolas: usei 1 e 3/4 quando acho que devia so ter colocado 1/2.

Tenho algum receio de juntar um Oto dado o comportamento imprevisivel do Betta.

 

No sistema de filtro tirei os cilindros ceramicos e coloquei pequenas pastilhas de ceramica porosa, para aumentar a capacidade de filtracao biologica.

Quanto a bio-roda, esta e a unica que me convenceu ate agora: tenho outra num Sicce que ja retirei por ser ineficiente. Mais vale colocar la outros filtrantes.

 

Ainda continuo a espera do termostato nano.

 

Para Betteira o espaco parece um pouco demais, para quem queira uma coleccao de peixes, mas esta bem para quem queira so um Betta. Ou seja, penso que este tipo de aqua e uma Betteira de luxo. Parece-me ser possivel manter aqui 3 ou 4 peixes pequenos nao Betta em boas condicoes.

So e pena nao haver este modelo para o mercado Europeu: ainda tenho esperanca de ver um nano-aqua deste tipo entre os 7,5 e 10L, com o mesmo nivel estetico e de equipamentos.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
se fosse a ti arranjava umas especies pequenas compativeis entre si e tirava o betta....

 

tipo neons...

 

Bom esta e definitivamente a minha beteira.

10-11L e um pequeno luxo so para um peixe, mas eu quero o meu Betta bem tratado: menos de 2 anos sera um insucesso para mim.

 

Quanto a Neons, tenho alguns num aqua maior, neste aqui ate dava para por uns 5, dada a boa filtragem, mas para um pequeno aqua de Neons recomendaria 20-30L, ideal 50.

 

Entretanto as algas castanhas abrandaram o seu crescimento e lentamente a Crypto vai recuperando.

Ainda nao arranjei as Valisnerias anas, os fetos estao parados e so o musgo vai crescendo a fazer a parede de fundo. Isto de plantas e de facto muito dificil para quem tem pouco tempo, ainda por cima sem hipoteses de colocar comedores de algas no aqua (este Betta ja me matou dosi ancistrus bebes e provavelmente um Oto).

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.