Corydoras Paleatus


norby

Recommended Posts

Boas amigos,

 

Venho partilhar um pouco da minha experiencia da reproduçao natural (nao planeada) das minhas Corydas.

 

Tenho um comunitário, um aquaterrário de 500l, cuja fauna é composta por uma tartaruga, 2 orandas, uns 17 neons chineses, e até ontem 6 corydas Paleatus. ;)

 

Deparei-me ontem enquanto observava o aquaterrário, e para minha surpresa, com 2 novas Corydas, já com 1.5cm (!!!). Acredito que até existam mais, mas pela sua "timides" apenas consegui visualizar estas 2.

 

Á muito tempo que venho sendo brindando com ovos nos troncos, que sempre atribui aos Orandas, pelo que fiquei radiante ao ver estas corydas.

 

Curiosamente reestruturei o setup do meu aquterrario talvez á 2 ou 3 meses atras (adicionando mais 2 troncos e inumeras plantas artificias) e constatei que logo 1 ou 2 dias depois já tinha os novos troncos carregados de ovos.

 

Nao tenho aquecimento e agua tem oscilado entre os 18.5 e os 20.5 (so estes ultimos dias subiu um pouco estando ontem nos 21,5).

 

Qual é o feedback que voces me dao? Como sao as vossas experiencias na reproduçao destes bonitos peixinhos?

 

Esta é sem duvida a melhor recompensa para compensar os Tpa´s quinzenais de cento e muitos litros de agua e as limpezas mensais do filtro externo, bem como o melhor indicador dos parametros da agua e do equilibrio do ecossistema (!!??) apesar de no topo da piramide do ecossistema estar uma tartaruga. :Fade-color

 

hpim8593jg1.jpg

 

Nesta foto Lateral podem ver os ovos na base do tronco (mas nao sao caso unico, eles estão por todo o lado!). Estas fotos tem talvez 2 meses. Serão realmente todos das corydas?

hpim8596vn5.jpg

Editado por norby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Norby e parabéns pela postura! :) Sim,são todos ovos de Coridora,dentro em breve eclodirão. Porém tens ai um problema entre mãos...a tartaruga. Ela nesse aquário representa um predador para qualquer peixe,e por certo as novas Cory's serão um petisco para ela...

 

Penso que devia arranjar uma casa nova para a tartaruga,tipo um lago,onde ela podesse apanhar sol,também porque se elas não apanham sol a casca fica mole. Outra opção é uma lâmpada UV própria para tartarugas.

 

Uma dica: experimenta retirar o poster que está atrás do aqua e colocar um azul,branco ou preto, ou mesmo verde.Ficaria diferente,conseguiria-se ver melhor o que está dentro do aqua.

 

Força com isso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli!

 

Á que tempos que a gente nao se cruzava... cheers

 

Olá Norby e parabéns pela postura! :bad-words: Sim,são todos ovos de Coridora,dentro em breve eclodirão.

 

Zogli fiquei com uma duvida será que ainda vao eclodir? Tive aqui a pesquisar no subforum e deparei-me com um tópico, muito interessante e completo, que referia que os ovos eclodem 2 ou 3 dias após a postura. Acontece que muitos deles, se nao a maior parte, já tem 2 ou 3 meses, será que ainda vao eclodir?

 

Sei tambem que as posturas dao-se normalmente após os Tpa´s, que simulam as chuvas, que provocam uma descida de temperatura associada á melhoria da qualidade da agua, e estimulam a postura. Existe alguma temperatura tida como de referencia? Á minha admiraçao prende-se em as temperaturas do meu aquario, este ano, apenas timidamente, e muito ocasionalmente, terem passado os 21º...

 

 

Porém tens ai um problema entre mãos...a tartaruga. Ela nesse aquário representa um predador para qualquer peixe,e por certo as novas Cory's serão um petisco para ela...

Sabes curiosamente, e por estranho que possa parecer o comentario, ás vezes todas as especies que mantenho parecem que funcionam como um unico cardume...

Já assisti a trincas (ou tentativas) ocasionais, mas nunca a um comportamento verdadeiramente predatorio (estilo preseguiçoes).

 

Sem querer correr o risco de parecer arrogante, considero estes nascimentos, como uma especie de premio da forma como dispus o lay-out, e pela qualidade dos parametros da agua, e até equilibrio na escolha da fauna.

 

Penso que devia arranjar uma casa nova para a tartaruga,tipo um lago,onde ela podesse apanhar sol,também porque se elas não apanham sol a casca fica mole. Outra opção é uma lâmpada UV própria para tartarugas.

Hehehe... 8)

Sabes a genese de tudo isto tem a ver com a tartaruga... e o aquario foi construido de raiz a pensar no tamanho de uma tartaruga adulta, e a pensar numa parte de terrário.

Se reparares na foto, está lá a lampada Uvb, e neste momento tambem uma lampada de aquecimento para termoregulaçao, e ajuda na digestao. ;) (Estou tambem a forrar uma placa de roofmate com uma especie de relva artificial, para alterar o actua terrário)

Mas concordo que o lugar dela seria num lago, ou melhor ainda (e contra mim falo) no seu habitat natural.

 

Uma dica: experimenta retirar o poster que está atrás do aqua e colocar um azul,branco ou preto, ou mesmo verde.Ficaria diferente,conseguiria-se ver melhor o que está dentro do aqua.

 

Força com isso!

Penso substituir o poster de fundo, por um poster de fundo, alusivo a vegetaçao de rio, e nao marinha como a que tenho actualmente, mas dado que o aquario esta apenas a cerca de 10cm da parede, e pela dificuldade em o mover, ainda nao me aventurei a essa alteraçao.

 

Agradeço os teus comentarios, bem como se puderes acrescentar algo ás questoes que coloquei no inicio.

Prazer em rever-te.

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edit:

 

A ver se hoje á noite descubro mais algum... :bad-words:

 

Os malandros passam o tempo escondidos entre as plantas, pedras e troncos... Dai só dar com eles já com 1.5cm... cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, "vizinho"!

 

só agora vim aqui ao fórum e vi o teu post!

 

Parabéns! Isso anda a correr muito bem! Peixes a reproduzirem-se são sempre boas notícias e sinal de que as coisas estão bem controladinhas no aquário!

 

Desde o início que tinha medo da relação entre a tartaruga e os outros moradores mas pelos vistos essa é mesmo pacífica! E ainda bem!

 

Por aqui só os ramirezis é que têm posto ovos mas ainda não se safou nenhum... E pelos vistos devo ter um cacatuoides gay porque não liga nada à menina!

 

De resto estou a recuperar o aquário depois de uma séries de meses em que não tive tempo de lhe prestar grandes cuidados!

 

Quando isto estiver melhor faço um post com fotos!

 

Parabéns novamente e grande abraço!

 

PS: Grande vitória na Champions!!!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli fiquei com uma duvida será que ainda vao eclodir? Tive aqui a pesquisar no subforum e deparei-me com um tópico, muito interessante e completo, que referia que os ovos eclodem 2 ou 3 dias após a postura. Acontece que muitos deles, se nao a maior parte, já tem 2 ou 3 meses, será que ainda vao eclodir?

Pois, sendo assim terás de esperar por uma nova postura, esses já não vão eclodir.

 

As Corydoras quando nascem são muito pequenas,têm milimetros. Deves colocar uma esponja de modo a que os pequenos alevins não sejam sugados para o filtro e morram. Outro problema são os peixes de água fria que precisam de uma temperatura e as Corydoras de outra. Para as Corys o ideal é uns 25º,no Inverno convém que coloques termostato.

 

Porém a água mais quente aumenta o metabolismo dos peixes de água fria,o que os faz comer mais,crescer mais depressa e sujar a água,o que em conjunto com a tartaruga requer uma filtragem eficiente no aquário.

 

O ideal se queres ter sucesso na reprodução das Cory's é arranjares um aqua pequeno,com um pequeno filtro,retirares água do aqua grande para lá, removeres os futuros ovos e colocá-los lá. Pois numa próxima postura pode acontecer que os alevins acabem por ser engolidos ou pelo tartaruga ou pelos peixes vermelhos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé Pedro um dia destes tens mesmo que ir beber uma cervejinha lá casa para ver o aquaterrário in loko.

 

Zogli obrigado pelas dicas e informaçoes. A sua reprodução não é uma prioridade, e acabou por acontecer naturalmente pelo que nao irei fazer alteraçoes.

 

Considero no entanto importante estar informado, pelo que agradeço as sugestões. :wink:

 

 

 

Ps: Ze Pedro estava a precisar de fazer uma encomendazinha pela net, nao precisas de nada?

(manda-me P.M.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cá vao umas macros dos petizes...

 

Eles tem cerca de 1, 1.5cm (nao se deixem iludir pelas fotos) e colaboraram e mantiveram-se estaticos para as fotos, se nao concerteza nao os conseguiria apanhar nestas poses. Acreditem que se eles quiserem sao bem dificeis de descobrir... e continuo a nao ter a certeza se sao 2 ou 3...

As fotos sao 2 + 2.

Reparem tambem no tronco carregado de ovos...

 

hpim9068xc0.jpg

 

hpim9069qa5.jpg

 

hpim9070oj8.jpg

 

hpim9074bx2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais