Red Moor Land (31/05/2008)


Recommended Posts

Na sequência do tópico Porque Morrem Os Camarões? no sábado retirei os camarões para um aquário emprestado e meti mãos à obra e alterei completamente o aquário, retirei a faixa de substrato mais claro meti um tronco e sem muitas plantas.

 

Aproveitei as cerâmicas, mais de 50% do areão e 50 % da agua, finalizei o enchimento com agua de outro aquário já ciclado.

 

Segunda-feira chegou o filtro externo, ontem (quarta-feira) meti os camarões.

Até agora não houve nenhuma baixa (desde que meti o outro tópico).

 

Nome: "Red Moor Land"

Aquário: 60*30*30 - Remodelado em 31/05/2008

Filtragem: JBLCristalProfi e700

Iluminação: 2 X 24W (T5) 10000K e 18000K - 7 horas

Aquecimento: Jaeger 75W

Substrato: ADA - Aquasoil Amazonia

Decoração: Xisto e Red Moor Wood

 

Temp: 23ºC

 

Flora:

Taxiphyllum barbier

Microsorum pteropus 'Windelov'

Cryptocoryne wendtii 'green'

Marsilea hirsuta

Hydrocotyle verticillata

 

Invertebrados:

Caridina japonica

Caridina cf. Cantonensis “Tiger”

Neocaridina heteropoda var. red

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue

 

Vista geral

gallery_18583_578_9376.jpg

Pormenor lado direito

gallery_18583_578_158273.jpg

Pormenor lado esquerdo

gallery_18583_578_44670.jpg

1º habitante (veio com o musgo) :(

gallery_18583_578_66487.jpg

Tiger

gallery_18583_578_121793.jpg

 

Espero que gostem e irei meter fotos dos habitantes assim que conseguir melhores fotos.

È claro que este aquario ainda pode sofrer alterações, sugestões são bem vindas.

 

Agradeço a todos os que me ajudaram e um especial obrigado ao André Silvestre.

 

Cump.

António Soares

Editado por Jorge Gonçalves
Remoção do sub-título a pedido do autor. JG

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um pouco despido para o meu gosto, mas tá fixe, gosto muito do tronco.

 

Só um reparo, não deverias ter isto junto:

 

Neocaridina heteropoda var. red

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue

 

Podem original cruzamento entre si, gerando híbridos e ficando tu sem saber muito bem o que poderás vir a ter em termos de crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do layout, mas acho que ainda precisa de mais algumas plantas e talvez pedras para ficar mais composto.

 

Para além da questão levantada pelo Trocado (red's/blue pearl), chamou-me à atenção a iluminação: 48w para um aquário de 54 lts brutos parece-me excessivo, tendo em conta que vai ser low-tech, sem fertilização... acho que as algas vão aparecer para chatear. Além disso, também acho os kelvins das lâmpadas inadequados para este tipo de aquários.

 

Estamos à espera que cumpras a promessa... fotos!!! :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Trocado, também acho que está com pouca flora mas, ainda não sei até que ponto este aquário “aguenta” mais plantas sem fertilizar, gostava de acrescentar a Bolbitis heudelotii.

Eu estou ciente da possibilidade de cruzamentos, mas como os blue foram oferta… não queira por os reds no aquário comunitário, pois nunca mais os via e entravam em stress por causa dos peixes, tenho que decidir o que fazer.

 

Jorge Gonçalves, a calha que estou a usar neste aquário, manteve-se da montagem anterior, e em 7 semanas não apareceram algas, pelo contrário as plantas que tinha, foram colocadas com algas e passadas 3 ou 4 semanas, desapareceram completamente. Talvez a diferença de Kelvins atenue a intensidade das lâmpadas.

As lâmpadas para já vou manter, é que estou literalmente proibido de gastar mais € em aquários este ano. :)

As plantas agora são outras, e é bem possível que venha a ter um boom de algas.

 

Obrigado aos dois, fotos vêm já a seguir (não estam muito boas mas é o que se arranja).

 

Um blue

gallery_18583_578_64089.jpg

 

Um tiger que deve ter tomado spides

gallery_18583_578_29604.jpg

 

2 tigers diferentes, o mais escuro foi um dos sobreviventes, o mais claro azulado eram do André

gallery_18583_578_20167.jpg

 

A foto não está muito boa, mas é um jantar a 4 (diferentes especimes)

gallery_18583_578_124753.jpg

 

Um jovem red

gallery_18583_578_53370.jpg

 

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fotos.

 

Existe alguma controvérsia sobre a hibridação, no meu ponto de vista, desde que não vendas/dês camarões sem dizeres que podem ser híbridos, ou seja, se forem para teu consumo, não terá grande problema, (eu evito e por isso é que me desfiz dos meus greens).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António.

 

Parabéns! Muito melhor, sem dúvida!

Agora tens tudo para teres um aquário bonito apenas de camarões e com boas condições para eles proliferarem.

 

As plantas são as mais indicadas, o tronco é muito bonito e continuas a ter muito espaço para os poderes observar e alimentar em condições.

 

Se começares a ter problemas de algas devido a excesso de nutrientes na coluna de água, algumas trocas de água e colocação de valisnerias ( por ex.) rapidamente equilibram o sistema.

 

Em relação aos possíveis cruzamentos, fica atento a isso e é como o Trocado diz; se for para consumo, tudo bem. Deve-se evitar dar/vender possíveis híbridos por razões óbvias. Eu próprio estou a iniciar uma experiência com heteropodas " Yellow" e Zhangjiajiensis Var. " Blue", de modo a testar se é possível estas duas espécies cruzarem-se, já que são ambos Neocaridinas.

 

Vai actualizando o tópico.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários,

 

Já estou a arranjar uma solução para separar os Red/Blue.

Quando houver actualizações eu meto aqui.

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António

 

Também acho que o aqua está bastante engraçado e como diz o André, tens tudo para que eles proliferem.

 

Só não gosto duma coisa: o tronco, ou melhor, a sua posição. A parte que nas fotos aparece virada para a flauta do filtro não dá para assentar no substrato?! Penso que ficaria melhor, mas é só uma opinião...

 

Abraço

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Se7eN

 

Na realidade o tronco não dá para meter noutra posição, entrou mesmo á junta no aquário e só precisei de meter uma pedra em cima para ele não flutuar no 1º dia, porque inchou um pouco e está bastante justo, como também não o quero cortar...

De qualquer maneira gosto de ver os camarões que ficam por baixo dos arcos, faz um pouco de sombra e eles gostam.

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma actualização deste aquario, acrescentei 2 novas plantas.

 

Bolbitis heudelotii

Vallisneria spiralis 'Tiger'

Mudei o musgo de sitio, passou para o lado esquerdo.

 

Nova vista geral

gallery_18583_578_64263.jpg

 

Entretanto, já chegou o aquario que mandei fazer á medida, para poder separar os cherry e os Blue.

O filtro que tinha comprado para este aquario (Liberty 2041) fazia tanto barulho que tinha de aumentar o som da televisão para não o ouvir, foi enviado para o representante para verificar, é um atrazo na mudança dos camarões, devo entretanto meter mais umas plantinhas.

 

gallery_18583_578_99756.jpg

O setup:

Aquário: 40*30*30

Filtragem: Vai ser o Liberty 2041

Iluminação: 1 x 11W

Aquecimento: 75W

Substrato: ADA - Aquasoil Africana

Temp: 23ºC

 

O substrato, supreende-me primeiro pela potitiva e segundo pela negativa, pela positiva não turvou a agua, pela negativa estava à espera de um tom avermelhado, mas muito mais escuro, paciencia.

 

Obs: já tenho uma femea tiger com ovos, ainda não consegui fotos dela.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Nova actualização.

O aquario mais pequeno já está operacional, trocaram-me o filtro, afinal não era normal o ruido/vibração.

 

gallery_18583_578_123709.jpg

 

No maior as novidades

gallery_18583_578_59640.jpg

gallery_18583_578_24708.jpg

 

Acham a cor deste Tiger "normal"?

gallery_18583_578_94217.jpg

 

Para quem nunca teve nascimentos de camarões (a aventura com camarões ainda é recente) ter 5 gravidas ;)

 

Espero que gostem, sugestões/criticas são bem vindas.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António

 

Olha para te ser sincero gosto mais do aqua pequeno que do grande, só dois reparos: penso que os dois troncos, se fossem da mesma madeira ia ficar mais bonito e chegava a crypto mais para tras. Isto porque ela depois vai crescer e é capaz de ficar "escarrapaxada" no vidro, por isso penso que se tivesse mais perto do tronco ficaria melhor, mas isso são opiniões :!:

 

Outra coisa: essa última foto é de uma tiger?! É que tem cá umas riscas vai lá vai ehehehe

 

By the way... parabéns pelas grávidas :)

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro esse aquário, gostei bastante, vamos ver como ficam as plantas depois de tomarem as suas formas. Os camarões parecem estar a gostar.

 

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Se7eN,

 

Realmente devemos ter gostos diferentes, gosto muito mais do maior, apesar de poder vir ainda a sofrer alterações, por enquanto não, para não afectar as fêmeas, mais tarde logo se vê.

 

Em relação ao mais pequeno, não entendi o que querias dizer com os 2 troncos, ou estas a falar do tronco que está no outro aquário por trás? é que só tenho um tronco neste aquário.

O musgo, devo alterar a posição, tank's. A crypto, vou pasa-la mais para trás e outra que está atrás do tronco não se vê tambem deve ser replantada.

 

O camarão é um Tiger e como referi por cima da foto, não me parece normal aquela coloração isto comparado com os outros, será algum problema? (também é uma fêmea com ovos).

Obrigado pela opinião honesta!

 

 

Boas Francisco Ramalho,

 

Obrigado pelos elogios, sim os camarões agora parecem estar a gostar, 4 fêmeas num aquário e 2 noutro, deve ser sinal de que estão a aprovar da nova casa.

 

Abraços

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao mais pequeno, não entendi o que querias dizer com os 2 troncos, ou estas a falar do tronco que está no outro aquário por trás? é que só tenho um tronco neste aquário.

O musgo, devo alterar a posição, tank's. A crypto, vou pasa-la mais para trás e outra que está atrás do tronco não se vê tambem deve ser replantada.

 

O camarão é um Tiger e como referi por cima da foto, não me parece normal aquela coloração isto comparado com os outros, será algum problema? (também é uma fêmea com ovos).

Obrigado pela opinião honesta!

 

Yeah well... my bad :crazyeyes: juro-te que à primeira vista me pareceu que tinhas dois troncos no aquário, só depois é que acheo o "segundo" muito parecido com o do aqua maior cabecadura De qualquer das maneiras gosto imenso desse aqua, parece que tem uma profundidade enorme e penso que se trocasses esse tronco por um da mesma madeira do que está no aqua grande, sairia ainda mais beneficiado, já que devido à sua profundidade iria parecer ser uma continuação. Não sei se me fiz entender ou se só compliquei mais as coisas cabecadura

 

Quanto ao tiger, também achei estranho, mas como só os mantenho à pouco mais de 3semanas penso que não posso adiantar muito. Vou pesquisar e ver se encontro algumas fotos de colorações parecidas cabecadura

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estava-se mesmo a ver que ia enganar alguem com aquela foto :crazyeyes:

 

Adoro a cor dos Red Moor Wood, e vou lá meter um, até estou com ideias de reformular o aquario comunitário (o plantado) para meter um tronco também.

 

Por acaso no ultimo fim de semana passei por um dos patrocinadores, mas estava fraco de troncos, esperam que chegue uma encomenda ainda esta semana.

 

Os tiger só comecei a notar aquela coloração quando alterei este aquario e ficou só com o substrato mais escuro.

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não há perigo de cruzamentos entre Neocaridina heteropoda var. red e Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue?

 

Boas,

 

A razão para ter montado o segundo aquário foi para separar as duas espécies, e vou aproveitar para ter mais um espécime, que poderia cruzar com os Tiger.

 

No mais pequeno ficaram os Neocaridina heteropoda var. red.

 

No maior já houve nascimentos de blues, mas as fotos que era bom não consigo tirar são demasiado pequenos e claro escondem-se.

 

Abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Finalmente consegui tirar fotos ao recem nascidos, têm 3 a 4 milimetros.

 

gallery_18583_578_83657.jpg

 

gallery_18583_578_127374.jpg

 

gallery_18583_578_14545.jpg

 

Um blue mais atrevido agarrado a um pastilha.

 

gallery_18583_578_111963.jpg

 

A evolução do aquario

 

gallery_18583_578_91862.jpg

 

No aquario mais pequeno, ia fazer uma alteração quando vejo este menino (Red Cherry) com cerca de 3 dias e mais ou menos 2 mm, a alteração ficou adiada.chainsaw

 

gallery_18583_578_22888.jpg

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz uma alteração no aquario mais pequeno para os receber os novos habitantes.

 

gallery_18583_578_7208.jpg

 

Novos habitantes

 

gallery_18583_578_58520.jpg

 

Uma foto do aquario maior durante a alimentação.

 

gallery_18583_578_10661.jpg

 

Espero que gostem.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Hoje cheguei a casa e tenha uma surpresa.

 

gallery_18583_578_109258.jpg

 

Dos 6 que encomendei via net, só esta é que é femea.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Hoje cheguei a casa e tenha uma surpresa.

 

gallery_18583_578_109258.jpg

 

Dos 6 que encomendei via net, só esta é que é femea.

 

Cump.

 

Onde encomendaste os CRS?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão ambos muito bonitos, mas a minha preferência vai para o maior.

 

Já agora gostava de te perguntar uma coisa...as plantas que tens ai no aquario são fertilizadas apenas pelo ADA Aquasoil? Ou fazes mais alguma fertilização? É que também ando com ideias de montar um aquário de camarões (low-tech) mas ando com algumas dúvidas em relação ao substrato e a fertilização.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Onde encomendaste os CRS?

 

Foi no Jardim Submerso.

 

Estão ambos muito bonitos, mas a minha preferência vai para o maior.

 

Já agora gostava de te perguntar uma coisa...as plantas que tens ai no aquario são fertilizadas apenas pelo ADA Aquasoil? Ou fazes mais alguma fertilização? É que também ando com ideias de montar um aquário de camarões (low-tech) mas ando com algumas dúvidas em relação ao substrato e a fertilização.

 

O aquario maior foi montado por causa das fertilizações, no entanto o aquario mais pequeno de vez em quando, devido aos nitratos faço TPA's e adiciono fosfatos e potassio para ajudar a consumir os nitratos, mas como agora como passei os red cherry para outro aquario e só estam os crystal, não tenho fertilizado.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Após ter conseguido estabilizar os nitratos no aquário pequeno, morreram 2 dos 6 Crystal.

 

Duas semanas depois da fêmea ter "perdido" os ovos, e já não tinha esperanças, uma surpresa têm cerca de 3 mm.

Só vi 2, mas já andam pelo aquário a disputar a comida. :(

 

gallery_18583_578_53281.jpg

 

gallery_18583_578_36003.jpg

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais