Mini Tanganika


Sara Garcia

Recommended Posts

Pois, é! O desejo de ter tangs cá por casa foi tanto, que tive que montar um aquazito com um casal de Sumbus.

Adoro esta espécie e como tive a oportunidade de os ter [obrigado Ricardo (membro Nunhez)], não desperdicei e lá montei mais um aqua!

Setup coloco mais tarde.

Por agora, está só com areia, pedras e duas conchas, mas irei colocar umas valisnérias para dar outra graça ao aqua.

Vamos às fotos do aqua assim como dos anti-sociais que o habitam!

 

tangs01.jpg

 

tangs02.jpg

 

tangs03.jpg

 

tangs04.jpg

 

tangs05.jpg

 

tangs06.jpg

 

tangs07.jpg

Editado por Sara Garcia

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão bem bonitos esses "sumbus", poderias por mais conchas e, eventualmente, adicionar uns julies para dar mais cor e vida ao aqua... se escolheres espécies mais pequenas de julies em princípio os sumbus aguentam as investidas. :puppydogeyes:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Faz-me parecer que o pessoal não gosta de "Tangas" :onfire: . De qualquer modo, aqui fica um pequeno registo do macho. Como anda sempre escondido, é extremamente difícil tirar fotografias. Raio de bicho banana rock .

 

trombas001.jpg

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que podes dizer que as pessoas não gostam de Tanganyika?!

 

Com esses peixes belíssimos só é possível gostar e como disse o Nuno não tarda vais ter ai uns pequenotes a correr pelo aquário.

 

Se precisares de algo (já que não somos assim tão distantes) diz-me.

 

abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muito bonitos esses exemplares. E sendo adultos, qualquer dia dentro da concha de fêmea, vão ter surpresas.

 

A ver vamos! Também me faz parecer que ela anda muito escondida! Deve andar a chocar alguma "gripe"!

 

 

 

 

Como é que podes dizer que as pessoas não gostam de Tanganyika?!

 

Com esses peixes belíssimos só é possível gostar e como disse o Nuno não tarda vais ter ai uns pequenotes a correr pelo aquário.

 

Se precisares de algo (já que não somos assim tão distantes) diz-me.

 

Disse o que disse porque o pessoal não comenta :D . Também é verdade que não temos postado evoluções já há algum tempo, mas os peixes não estão para aí virados! O macho, de facto, já perdeu um pouco da timidez inicial, mas qualquer movimento brusco e zás! Lá tá ele enfiado com a cabeça dentro da concha. Também não ajuda nada o facto de haver uma criança rebelde, traquinas, irrequieta, brincalhona, faladora até dizer chega, que é a nossa filhota, que volta e meia anda a correr em frente dos aquários. Os peixes em questão devem pensar:" Xi! Lá vem a Sara em ponto pequeno! Fugem!..."

Quanto aos pequenotes, espero bem que sim, estamos a fazer tudo para que isso se concretize.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A pedido de várias famelgas, aqui vai o setup:

Aqua 58l

Filtro Eheim 2232

Termostato Jager 100w

Areia da praia da Leirosa - Figueira da Foz

Pedra calcária

Uns pézitos de Valisnéria Gigantea

Fauna: 1 casal de Sumbu

1 casal de Punks

 

Durante este tempo, muita coisa se passou.

Entrou uns companheiros para ver se os Sumbu espevitavam um pouco.

 

As fotos:

punk01.jpg

 

sumbu01.jpg

 

sumbu02.jpg

 

E uma pequena prenda :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

sumbu03.jpg

 

sumbu04.jpg

 

sumbu05.jpg

 

Não tarda aparece uma foto mais pormenorizada da prenda!! :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Entretanto, irão ter casa nova e ligeiramente maior, que já está a ser planeada (não, não é o tão planeado aqua de 1,40 :) !!

Editado por Sara Garcia

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Parabéns!!!

 

Esse punk não veio sozinho pois não? É que 58 litros começam a ser curtinhos!

 

Se depois quiseres uns Julidochromis transcriptus "kissi" para a casa nova... diz qualquer coisa!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Parabéns!!!

 

Esse punk não veio sozinho pois não? É que 58 litros começam a ser curtinhos!

 

Se depois quiseres uns Julidochromis transcriptus "kissi" para a casa nova... diz qualquer coisa!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Obrigado João!

O punk veio acompanhado com a respectiva esposa!

Por incrível que pareça, os 58l são à cunha e, quando decidi juntar os punks, tive receio de fazer asneira e haver pancadaria com força. Felizmente, isso não se passou nem se passa, mas não posso dizer que se dêem bem, pois continuam com a disputa de uma das conchas, pois ao que parece os punks, no aqua antigo, habitavam uma concha semelhante. Mas mesmo assim, não fazem grandes stress e ora está um, ora está o outro, pois o sumbu defende a concha da menina, a concha dele e o túnel das rochas.

Os punks, coloquei umas conchitas para a fêmea, no lado oposto e atrás das pedras, ao que ocupou de imediato e arrumou a casa à maneira dela, sendo que uma das conchas está totalmente coberta de areia, e o macho encaminha-a para lá para sua segurança, dando-lhe ligeiros empurrões. Achei engraçado o comportamento deles!! É um macho muito protector e, parece-me (pois não os conheço bem) que ele a tenta atraí-la para a concha grande, pavoneando-se um bocado e fazendo ligeiros movimentos de "entra e sai" da concha. Tenho de tirar umas valentes horas, para os conhecer melhor!

E com isto tudo, os Sumbu perderam a vergonha e passam mais tempo fora da concha que dentro dela e também já vi umas exibições por parte do macho. O sobrevivente lá anda feliz da vida, passando despercebido, agora os irmãos é que cheira-me que já foram... a menos que a fêmea os tenha na concha e faça nova postura na concha do macho.

Como o novo aquário não é muito grande (100 x 40 x 45), acho que vou colocar 4 espécies, no máximo 5 (sendo que a 5ª terá de ser escolhida em função da relação entre as espécies decididas): o casal de Sumbu, o casal de punks, um casal de Julies e uns cipris e, se ver que dá para colocar outra, coloco. Mas isso é para outro tópico!! :lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' />

Quanto à tua oferta, obrigado e assim que as coisas começarem a andar, eu dou-te uma buzinadela.

Ah! Neste aqua de 58l, tenciono formar uma pequena colónia de algum conchícula para ver a sua evolução e comportamentos. Estou fascinada com o comportamento dos Tangs. Se tivesse coragem, desmontava o Malawi e montava um Tanganika, mas não sou capaz de me desfazer dos meus peixinhos... E logo agora que me mordem os dedos a pensar que é comida e deixam-me fazer umas festinhas ao de leve!! Brutal!!

 

 

Xiiiii, isto já vai longo!! Sorry... :D

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pois ja ouvi dizer que essas aguas da Fig. da Foz fazem milagres lol

Agora so falta os punks eheheh Força com isso!

Off Topic:

É este fim de semana que precisas de ajuda?

Cumps

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pois pois ja ouvi dizer que essas aguas da Fig. da Foz fazem milagres lol

Agora so falta os punks eheheh Força com isso!

Off Topic:

É este fim de semana que precisas de ajuda?

Cumps

Se fazem milagres não sei, só sei que os punks já fizeram das suas e tenho lá muitas pulguitas!!! nyah

Tenho de acelarar a montagem do grande, senão estou feita!! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais