Precisava De Umas Dicas


Picos

Recommended Posts

Boas pessoal :)

 

De a uns tempos pra ca,tenho me interessado sobre este fascinante mundo que é a aquariofilia.neste momento tenho 2 lindos peixes.um betta splendens ,grande lindo e agressivo ,e um cometa laranja com pequenas manchas pretas.Este ultimo com filtragem de fundo.Quanto ao betta ta num globo de 5L.O gosto por isto esta tao grande que acabei de comprar um aquario em modos.Um evasion horizon 120*50*60.Em principio xega pra semana...é aqui que começam as primeiras duvidas...tenho me informado bastante acerca de aquariofilia ,mas tenho sempre o receio de fazer algo de errado.ja conheço o principios basicos e so tenciono por peixes la dentro quando o aqua tiver perto de um mes de funcionamento...mas nao sei q tipo de areao devo colocar(grosso ou medio,qualidade do mesmo)?!? quanto as plantas,aki é q nao percebo mesmo nada!portanto gostaria que os catedraticos da materia me dessem algumas dicas,pois pretendo montar um belo aquario e nao tenho pressas,apenas quero fazer as coisas bem feitas... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

peço desculpa pelo discurso Ficai bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

ja conheço o principios basicos e so tenciono por peixes la dentro quando o aqua tiver perto de um mes de funcionamento...

Boas,

Por esta afirmação fico na dúvida se sabes ou não o que é o ciclo do Azoto. Lê aqui pelo sim pelo não.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por esta afirmação fico na dúvida se sabes ou não o que é o ciclo do Azoto. Lê aqui pelo sim pelo não.

Cumps.

 

Acho que ele quer dizer que sabe o que é.. Agora se sabe fazê-lo, já é diferente.. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Quanto a areia e o resto, tens que dizer mais ou menos o que pretendes meter dentro (em termos de peixes)

 

Quanto a aquário, adquiriste um de 360 litros, o que é excelente. Filtro, terás que ter um que te faça para cima de 1000litros/h (filtro externo, sem duvida alguma)... Quanto a iluminação, por causa das plantas e tudo, uns 400w de luz era excelente. Termostatos, arranja dois de 200w... =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

o 1º passo é escolher o aquario. (este já está)

o 2º passo é escolher a fauna e flora. Ou seja, para deterninado Peixe é aconselhado determinada planta com deterninado substracto com deterninada iluminação. (era util referires qual a iluminação)

 

No meu ponto de vista, acho que devias escolher peixes que suportem o Ph da agua da torneira, para evitares estar sempre a pôr produtos quimicos na agua.

 

Se optares por viviparos (guppies, mollys, platys, espadas) eu aconselho as plantas anubias (com substracto fertil).

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por esta afirmação fico na dúvida se sabes ou não o que é o ciclo do Azoto. Lê aqui pelo sim pelo não.

Cumps.

 

 

Boas...

 

ja li e re-li o ciclo do azoto biggrin.png' alt=':biggn:'> e o que la se encontra escrito é isto(O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho!)

 

mas resumindo...apenas sei o q leio aki e ali.gosto de ler e tenho um monte de manuais ca em casa...mas ixo ,so por si nao me ajuda muito...por ixo conto com a vossa experiencia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

o 1º passo é escolher o aquario. (este já está)

o 2º passo é escolher a fauna e flora. Ou seja, para deterninado Peixe é aconselhado determinada planta com deterninado substracto com deterninada iluminação. (era util referires qual a iluminação)

 

No meu ponto de vista, acho que devias escolher peixes que suportem o Ph da agua da torneira, para evitares estar sempre a pôr produtos quimicos na agua.

 

Se optares por viviparos (guppies, mollys, platys, espadas) eu aconselho as plantas anubias (com substracto fertil).

 

 

a iluminaçao é 2*30 watts...quantos aos peixes quero começar por peixes resistentes(Bons para principiantes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ele quer dizer que sabe o que é.. Agora se sabe fazê-lo, já é diferente.. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Quanto a areia e o resto, tens que dizer mais ou menos o que pretendes meter dentro (em termos de peixes)

 

Quanto a aquário, adquiriste um de 360 litros, o que é excelente. Filtro, terás que ter um que te faça para cima de 1000litros/h (filtro externo, sem duvida alguma)... Quanto a iluminação, por causa das plantas e tudo, uns 400w de luz era excelente. Termostatos, arranja dois de 200w... =)

 

Boas...

 

Sim...tens razao.Sei o q é o ciclo do azoto, mas nunca o fiz..quanto ao aquario tem 275 litros e ja vem equipado com um filtro interior da marca do respectivo aquario...mas nao te sei dizer se é bom ou nao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a iluminaçao é 2*30 watts...quantos aos peixes quero começar por peixes resistentes(Bons para principiantes)

assim sendo, a tua iluminação é fraca. O aconselhavel é ter entre 0,5w a 1w por cada litro de aqua.

Então vais ter de escolher plantas com baixa necessidade de luz.

 

tens um site muito bom para se ver plantas www.tropica.com (na minha opinião o melhor site de plantas)

 

em relação ao filtro, é sempre molhor um filtro externo (tenta trocar esse antes de o comprar por outro externo). O filtro tem de ter entre 1000 l/h a 1500l/h (isto é +-, pois o aconselhavel é fazer 5x o tamanho do aqua, ou seja 275x5=1375 litros por hora)

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem..pelo que tou a ver ,todo o material que vem com o aquario nao vai valer nada!!!

 

a iluminaçao é 2*30 watts...voces dizem que é fraco...Da para colocar lampadas mais potentes?

 

O filtro pelos vistos tambem nao vale muito.é de interior , filtro Biobox 2 (Aquatlantis) - filtro biológico de decantação (800l/h)

 

O certo é que o negocio ja esta feito.E nao queria gastar mais €(ja estourei todo o orçamento na aquisiçao do aquario)portanto vou ter que me remediar com o que tenho e tentar fazer o melhor possivel...

 

Aceito sugestoes...

Obrigado

 

O Aquario é este- http://www.seapets.co.uk/product-details/s...egory/1249.html

 

o filtro é este- http://www.aquatlantis.com/frame-produtos.php?id_produto=71

Editado por Picos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo.

 

A regra de 1w por litro não existe, é uma relação que se deve ter mais atenção em aquários com menor litragem que o teu.

 

Da quantidade de iluminação precisas saber que tipo e quantidade de plantas queres ter, isto tens sempre que pensar no seguinte + luz + fertilização + manutenção + cuidados.

 

Quanto a não teres mais € para gastar em filtro externo, vai poupando e tomando atenção à secção de vendas aqui do fórum e importações que façam da Alemanha e afins, geralmente sai mais barato, enquanto tens o que vem com o aquário, evita colocares muitos peixes, isto pq maior quantidade maior quantidade de comida e maior carga orgânica, mais o filtro (ou falta dele) vai ser notado.

 

 

Para teres uma ideia sobre a iluminação, para manter praticamente todo o tipo de plantas precisarias de +/- 160w (só isto não basta, depende da temperatura da cor e dos lumes, com a correspondente fertilização.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sim...tens razao.Sei o q é o ciclo do azoto, mas nunca o fiz..quanto ao aquario tem 275 litros e ja vem equipado com um filtro interior da marca do respectivo aquario...mas nao te sei dizer se é bom ou nao!

Pois.

No link que te dei, existem diversas formas de fazeres o ciclo do azoto.

 

- Introdução de peixe resistente.

- Bactérias em frasco

- Comida na água ou no filtro para sua decomposição iniciar o ciclo

- Ciclo sem peixes (adição de amoníaco): este não aconselho.

 

Como apenas falaste em por o aquário a funcionar um mês, pensei que tivesses caído na mesma esparrela em que muitos caem de não fazer nada para provocar o aparecimento das bactérias nitrificantes.

Cumps e desculpa não ter entendido.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.

No link que te dei, existem diversas formas de fazeres o ciclo do azoto.

 

- Introdução de peixe resistente.

- Bactérias em frasco

- Comida na água ou no filtro para sua decomposição iniciar o ciclo

- Ciclo sem peixes (adição de amoníaco): este não aconselho.

 

Como apenas falaste em por o aquário a funcionar um mês, pensei que tivesses caído na mesma esparrela em que muitos caem de não fazer nada para provocar o aparecimento das bactérias nitrificantes.

Cumps e desculpa não ter entendido.

Nao tens de pedir desculpa...eu tmb te entendi..apenas tou a brincar.. biggrin.png' alt=':biggn:'> .eu pretendo por o meu cometa dentro do aquario...apenas ele.e tmb vou acrescentar um pouco das tais bacterias em frasco...essa ja ca tenho em casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao betta ta num globo de 5L.
biggrin.png' alt=':biggn:'> :)biggrin

 

1º ponto peixes em globos é quase proibido por divessas razoes (quase)!!!

 

2º Bettas são peixes que gostam de espaço

 

3º são peixes de agua quente (embora demasiada gente tenha-os em agua fria)

 

4º vais coloca-lo nesse aquário de 300 e tal litros? se sim óptimo

 

5º estou a gostar disso continua a actualizar o tópico :)

 

PS: desculpa o raspanete ;)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sim...tens razao.Sei o q é o ciclo do azoto, mas nunca o fiz..quanto ao aquario tem 275 litros e ja vem equipado com um filtro interior da marca do respectivo aquario...mas nao te sei dizer se é bom ou nao!

 

 

Bom para teres um aquario com esses litros todos, penso que a tua iluminação é mesmo fraca.60w em 275l. pelo menos uns 150 w. se queres meter plantas com a iluminação que tens, teem de ser daquelas que nao precisem muita luz, tipo anubias.

 

Se queres um aquario bem plantado tens de mudar essas lampadas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes: :crazyeyes: :crazyeyes:

 

1º ponto peixes em globos é quase proibido por divessas razoes (quase)!!!

 

2º Bettas são peixes que gostam de espaço

 

3º são peixes de agua quente (embora demasiada gente tenha-os em agua fria)

 

4º vais coloca-lo nesse aquário de 300 e tal litros? se sim óptimo

 

5º estou a gostar disso continua a actualizar o tópico :D

 

PS: desculpa o raspanete :D

 

o beta talvez va para um pequeno aqua de 60 cm...para mim todos os peixes precisam de espaço mas penso q o beta é diferente dos outros por ixo tenho o dentro do globo...nao precisam de agua oxigenada,gostam da agua velha por assim dizer,temperatura ideal é de 26/27º algumas plantas de superficie e mais algumas coisas :rolleyes:

 

nao...nao comprei um aquario de 275 litros para por um beta(ou 2 se quiseres por uma femea mais pequena)...o meu grande objectivo é apreender bastante para poder ter discus :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o beta talvez va para um pequeno aqua de 60 cm...para mim todos os peixes precisam de espaço mas penso q o beta é diferente dos outros por ixo tenho o dentro do globo...nao precisam de agua oxigenada,gostam da agua velha por assim dizer,temperatura ideal é de 26/27º algumas plantas de superficie e mais algumas coisas :crazyeyes:

 

nao...nao comprei um aquario de 275 litros para por um beta(ou 2 se quiseres por uma femea mais pequena)...o meu grande objectivo é apreender bastante para poder ter discus :crazyeyes:

O beta é diferente dos outros, por isso está no globo? wtf?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas penso q o beta é diferente dos outros por ixo tenho o dentro do globo...nao precisam de agua oxigenada,gostam da agua velha por assim dizer,temperatura ideal é de 26/27º algumas plantas de superficie e mais algumas coisas :rolleys

É verdade que os Bettas são diferentes dos outros porque não precisam de tanto oxigénio na água.

De resto têm as mesmas necessidades básicas:

 

- filtro para eliminação de amónia e nitritos

 

- pH estável (e logo KH estável), precisamente o oposto de água "velha" em que o KH baixa ao ponto de não estabilzar o pH.

 

- água quente e limpa

 

- Espaço. 5 Litros não é nada.

 

Ainda bem que optaste por um de 60 cms. :crazyeyes:

Cumps.

 

P.S.: não te deixes enganar pelos copos ou "betteiras" em que são vendidos em algumas lojas (demasiadas).

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O beta é diferente dos outros, por isso está no globo? wtf?!

 

 

nada dixo...se tivexe condiçoes nao existia ca em casa globos...

 

comecei a a gostar de aquariofilia com um globo e cm um beta...mal possa mudo o de sitio...para o talaquari de 60 cm...

Editado por Picos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...Apos muita procura ja decidi o substracto que vou aplicar...sera floredepot...axo o mais acessivel...por cima vai ser ou areia do rio ou akadama...vamos a ver :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas

 

O novo Aquario Ja xegou :)

 

Ta muito Fixe...Em principio Logo ja Compro o Substrato...mas ainda nao sei o que vou por por cima deste...Areao ou akadama...Qual sera melhor?Algumas plantas tmb ja foram compradas (aki no Forum)...Algumas devem xegar amanha :rainbowafro:

 

Aki fica uma foto

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15791_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

se queres passar para os discus (depois de algum tempo), aconselho-te a começares por adquirir "coisas" para aguas acidas.

então o melhor substracto (para pôr por cima da sera floradeport) será Akadama, por ser neutra. A areia do rio torna a agua mais alcalina que a akadama.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

se queres passar para os discus (depois de algum tempo), aconselho-te a começares por adquirir "coisas" para aguas acidas.

então o melhor substracto (para pôr por cima da sera floradeport) será Akadama, por ser neutra. A areia do rio torna a agua mais alcalina que a akadama.

 

 

E mesmo pra akadama que ando inclinado...Axo que logo ja vou as compras :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':rainbowafro:' />

 

Quanto a plantas adquiri alguns pes destas especies...

 

Ammania Gracillis

Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün'

Hygrophila polysperma

Limnophila sessiliflora

Bacopa caroliniana

Bacopa australis

Alternanthera reinecki

Musgo java

Rotala rotundifolia

 

que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois......chegou a hora do adeus (pelo menos para mim)

 

em relação a plantas, dá uma vista de olhos por este site www.tropica.com

 

eles explicam muito bem as necesidades e a forma de plantar as plantas........até amanhã

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Bom dia a todos

Preciso da vossa ajuda.

Comprei um aquário a cerca de 3 semanas e ja esta a funcionar tenho feito os testes de PH tanto da agua da torneira como no aquário a ver se tem diverge ele mantém se nos 7.6 em ambas os locais.

Ainda não coloquei nenhum peixe porque como dizem os experientes primeiro temos de deixar cozer bem o que está la dentro para depois termos uma boa vida para os peixes.

Tenho um Aqua80.

Duvidas com este PH mantendo-se assim a 3 semanas que tipo de peixes posso introduzir sei os primeiros serão so 2 e so passado 2 a 3 semanas é que posso por mais 2.

Gostava de ter neos mas pelo que tenho lido com este PH dificilmente se aguentam muito tempo.

 

Agradeço a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.