Tenébrios


Baixinho

Recommended Posts

Boas pessoal.

queria perguntar o que é que se pode usar e o que é que não se pode usar para o substracto dos tenébrios.

 

sei que se pode dar batata, milho e farelos.

mas tive a aver um site...

http://www.bicudario.com.br/artigo006.htm

... que diz que não se pode meter ração de galinha, de cão e de outros animais, e fiquei um bocado confuso porque o post dos "alimentos vivos" diz que se pode dár.

afinal o que é que se pode e o que é que não se pode dár aos tenébrios para comerem?

 

PS: na minha cultura, o substracto é constituído por milho partido, ração de galinhas e ração de coelhos, e até agora têm comido bem.

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O melhor meio para os ter são tabuleiros, a altura não é relevante, pois não a utilizam. Como substrato é usares simplesmente farelo (sêmea de trigo). Vais colocando umas rodelas de batata ou cenoura (humidade) e não te preocupas mais com o assunto. Basta uma camada de 3-4cm de altura de farelo.

Não vale a pena meter mais nada pois só vai dificultar a separação das larvas. Se quiseres aumentar o ritmo de crescimento então podes pensar nas farinhas e granulados, mas sem condições de temperatura e humidade controladas não adianta muito.

 

Já agora quem é alguém está a usar tenebios para cicilideos africanos? É que das vezes que tentei não ligaram nenhuma...

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

u meti umas rodelas de maçã e eles chamaram-lhe um figo, foram logo ao molho.

 

eu dei aos meus kribs e eles upa upa, nem chegou ao substracto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para não baralhar o pessoal que possa estar a ler este tópico, os tenébrios de que falam são tenébrios molitor e não tenébrios do amendoim. Não se ponnham a usar estes meios de cultura com tenébrios do amendoim (só amendoins).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penssava que éra a mesma coisa

então se o que dou aos meus é tudo menos amendoins é porque são mesmo os molinor

obrigado pelo esclarecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Só para não baralhar o pessoal que possa estar a ler este tópico, os tenébrios de que falam são tenébrios molitor e não tenébrios do amendoim. Não se ponnham a usar estes meios de cultura com tenébrios do amendoim (só amendoins).

 

Olá e como e que eu distingo os molitor dos do amendoim e que eu tenho uns que me disseram que era do amendoim, mas eu costumo dar-lhes noses já que não consigo arranjar amendoins crus.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste fim de semana que passou deram-me tenébrios de amendoim , mas não consigo arranjar amendoim cru , só consegui arranjar torrado ,será que eles comem assim torrado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste fim de semana que passou deram-me tenébrios de amendoim , mas não consigo arranjar amendoim cru , só consegui arranjar torrado ,será que eles comem assim torrado ?

 

 

eu também tenho tenébrios e não faço a minima ideia se são molinores ou não.

eu dou-lhes milho partido e eles ficam satisfeitos.

e de vez em quando dou-lhes uma folha de couve ou de alface que é onde vão boscar a água.

á quem meta rodelas de fruta, mas por experiência própria e de amigos meus não é lá muito bom porque cria máus cheiros e atrai moscas da fruta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Octávio

Se quizeres tenébrio molitor (da farinha) eu mando-te, 2€ para o correio verde. Do amendoim não tenho.

 

José Garcia e PDI

Lembrei-me que aqui há 2 anos me disseram para procurar numa casa de sementes, e encontrei na loja José Teixeira que também vende sementes, não sei se ainda tem mas posso ver quando lá for.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Octávio

Se quizeres tenébrio molitor (da farinha) eu mando-te, 2€ para o correio verde. Do amendoim não tenho.

 

José Garcia e PDI

Lembrei-me que aqui há 2 anos me disseram para procurar numa casa de sementes, e encontrei na loja José Teixeira que também vende sementes, não sei se ainda tem mas posso ver quando lá for.

 

Boas, estou interessado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Octávio

Se quizeres tenébrio molitor (da farinha) eu mando-te, 2€ para o correio verde. Do amendoim não tenho.

 

dá para dar aos mais pequenos ?

 

se der pode enviar para mim ?

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Octávio

Se quizeres tenébrio molitor (da farinha) eu mando-te, 2€ para o correio verde. Do amendoim não tenho.

 

José Garcia e PDI

Lembrei-me que aqui há 2 anos me disseram para procurar numa casa de sementes, e encontrei na loja José Teixeira que também vende sementes, não sei se ainda tem mas posso ver quando lá for.

 

Olá se puderes fazer esse favor agradecia, e se la houver das-me a morada que eu depois passo por la, obrigado desde já.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé, não percebo a pergunta.

Enviar é na boa.

 

Cumps,

João

 

 

esta a perguntar se dá para dar aos alevins! e se também serve de alimento para os peixes pequenos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta a perguntar se dá para dar aos alevins! e se também serve de alimento para os peixes pequenos !

 

Eu não dou, vivos só a peixes grandes que tenham dentes. Li em algum lado que eles podem sobreviver e furar o peixe para sair. Eles são muito usados na pesca porque aguentam muito tempo dentro de água.

Já li que há quem lhes corte a cabeça e esprema o conteúdo para o aquário para dar a peixes pequenos, mas para isso acho preferível os vermes de grindal ou a minhoca branca(enquitreias).

 

Isto é o que sei, se alguém puder acrescentar alguma informação...

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, depois digo qualquer coisa.

 

 

Há amendoins crús inteiros (com casca), a 2,30€/Kg, na loja José Teixeira.

Estr. de Benfica, 695 -- tel. 217160312

 

Isto fica na Estr de Benfica, entre a Av do Uruguai e a Igreja de Benfica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Antes de mais nada, agradecia que Vendas e Procuras de material, alimentação, e restantes bens relacionados com Aquariofilia não fossem colocados aqui neste Sub-Fórum.

 

Para tal efeito, existem os Sub-fórum PROCURA e OFERTA. Obrigado desde já.

 

Relativamente às questões sobre os tenébrios do amendoím, elas já foram esclarecidas.

Em todo o caso, aproveito para falar na minha experiência com tais animais, uma vez que já os tive (quando tinha Killies).

 

A melhor maneira é usar um tupperware não muito alto (2-3 dedos de altura é suficiente) com tampa plástica, na qual fazem uma série de furos, com 1 mm de diâmetro, para não ser necessário estar a abrir a caixa constantemente, de modo a renovar o ar. O mais importante é a área do tupperware, por isso, quanto maior esta fôr, melhor. O sítio ideal para colocarem o tupperware, é dentro de um armário num sítio seco e com temperatura amena. Eu tinha os meus num armário no meu quarto.

Basta cobrirem o fundo (uma camada apenas) com amendoíns crus sem a casca exterior. Podem-nos colocar com a casca avermelhada que os tenébrios conseguem comê-los à mesma. Hão de reparar que com o passar do tempo, no fundo da caixa vai ficar uma espécie de pó/"serradura" que são nada mais nada menos que dejectos dos animais e os ovos das larvas. Daí que não devam deitar isso fora enquanto não tiverem uma cultura bastante grande, mas também não os deixem eternamente.

 

O melhor que têm a fazer, quando a vossa cultura já fôr bastante grande, é mudarem-na de tupperware, e usem amendoíns novos!!! Isto porquê? Porque foi desta maneira que eu perdi a minha... :rainbowafro:

Quando já tiverem muitas larvas e tenébrios, maior será a quantidade de dejectos libertados, sem contar que os amendoíns não são eternos. No espaço de uma semana, perdi a cultura toda pois os amendoíns ganharam fungos/bactérias, e obviamente que sem alimento, os tenébrios e respectivas larvas morreram todas num ápice.

Por isso, quando renovarem a cultura, transfiram somente as larvas e tenébrios e não o pó/"serradura", pois este pode conter os fungos/bactérias que levam ao apodrecimento prematuro dos amendoíns crus.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive, mas pelo que li, as cascas ajudam a manter a temperatura arejamento e humidade no ponto, servem também de protecção ou esconderijo para os bichos viverem 'mais felizes'. Basta apertá-las um pouco para abrirem, não é preciso obrigar os bichos a roer um buraco em cada amendoim.

 

Peço desculpa pela referência comercial, uma pessoa está na conversa, a tentar ajudar, e esquece-se desses pormenores.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não é preciso pedir desculpa... é somente um alerta face às Regras em vigor no Fórum.

 

Quanto às cascas, não compreendo como é que cascas secas podem influenciar temperatura, humidade e arejamento dentro de uma caixa.

 

Relativamente ao abrigarem melhor os tenébrios, ou os mesmos sentirem-se mais felizes, creio que é indiferente, pois dentro de uma caixa, os mesmos não necessitam de se abrigar do frio ou da chuva. sem contar que quantas mais cascas puseres, menos espaço vais ter para os amendoíns crus.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais