Marisa Cornuarietis


fire

Recommended Posts

alguem sabe o que este tipo de caracol come ?come plantas ou so detritos e algas nos vidros...??

 

cumprimentos onfire

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Citando

 

Marisa cornuarietis

 

"Biótopo:

Não Ciclídeos - Invertebrados

 

Nome da espécie/População:

Marisa cornuarietis - Marisa Cornuarietis (ou Ceratodes Cornuarietis , Ampullaris Cornuarietis (Hunt, 1958- Colombia Venezuela, Panamá Brasil, Honduras, invadiu posteriormente Cuba e os USA.

 

Características da água:

Temperatura: 12º a 27º

pH: 6,8 e 7,8

 

Alimentação:

São omnívoros alimentam-se dos restos de comida e de praticamente tudo o que encontram, sejam plantas apodrecidas, animais mortos, ovos ou mesmo outros animais, não aconselhável para plantados.

 

Dimorfismo Sexual:

Hermafroditas

 

Tamanho Médio:

O Diâmetro da concha normalmente atinge os 50mm (Thompson, 1984) havendo conhecimento de alguns exemplares que atingem os 60mm a largura da conhca normalmente atinge os 18 a 22 mm.

 

Comportamento:

Vivem em pântanos, sistemas de irrigação, lagos, preferem águas com pouca luminosidade e muita vegetação, mantêm-se normalmente junto à superfície normalmente estão enterrados no substrato durante o dia saindo à noite para procurar alimento. São capazes de sobreviver em águas salobras, embora não reproduzam nestas condições. De acordo com Hunt, 1961, Robin 1971 a Marisa Cornuarietis pode suportar salinidade até 30%.

 

Reprodução:

Reproduz-se muito facilmente em aquário. Os ovos são depositados numa bolsa gelatinosa transparente, no meio de vegetação densa.

 

Tamanho mínimo do aquário:

Um aquário de 60cm é o suficiente para manter alguns elementos desta espécie. Rapidamente se reproduzem e multiplicam várias vezes a população.

 

Outras Informações:

O Operculum é mais pequeno que a abertura da concha, podendo ser totalmente retraído para dentro da concha. Os adultos tem a concha praticamente plana, enquanto os jovens Marisa tem a forma típica de uma Ampulária. Os jovens Marisas tem normalmente a concha num tom acastanhado escuro desenvolvendo tipicamente com o crescimento três faixas mais escuras. Esta espécie não deve ser libertada nas nossas águas sobre o risco de causarem um desequilíbrio nos biótopos locais.

 

Autor:

Adriano Oliveira

 

Última Actualização:

2008-03-26"

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tenho um caracol desta espécie. Será que me vai devorar as plantas e comer os ovos e os red´s mais pequenos?

Depois de ler a ficha fiquei com essas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Eu tenho um caracol desta espécie. Será que me vai devorar as plantas e comer os ovos e os red´s mais pequenos?

Depois de ler a ficha fiquei com essas dúvidas.

As plantas é muito provável. Esta espécie é das poucas que claramente comem plantas saudáveis,mas vê se acontece alguma coisa. Se ela tiver comida disponivel de outras fontes pode ser que nem coma.

 

Sobre comer os ovos só se forem de outra espécie de caracol. Os Red's mais pequenos isso não.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite ,

eu tambem tenho um e esta gigante e deve comer os resto de flocs e folhas que caiam pk as minhas poucas plantas estao suspensas lolo e ele nao chega ms normalmente n devor muito os verdes ....

 

 

espero ter ajudado lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais