Fosfatos Muito Elevados


Recommended Posts

Olá a todos :crazyeyes:

 

Continuo na minha saga a tentar acertar os parâmetros da água do meu aquário.

Já consegui resolver o problema mais grave do ph elevado utilizando turfa.

Agora estou de volta dos nitratos e fosfatos elevados.

Passo a explicar :

A água da rede que utilizo nas TPA's tem nitratos no nível máximo do teste da Sera e fosfatos a 1,0mg/l o que também é bastante elevado.

Como é óbvio os níveis de fosfatos e nitratos dentro do aquário estavam elevadíssimos.

Comecei por colocar vários pés de egéria e uma cladophora e reduzir a comida dos peixes mas ao fim de uma semana os níveis de nitratos continuavam no máximo. Depois experimentei colocar no filtro o BioNitratex e ao fim de uma semana os nitratos estão a zero.

Agora a minha questão é como resolvo o problema dos fosfatos tão elevados?

Já fiz uma pesquisa pelo forúm sobre fosfatos elevados e encontrei várias soluções mas gostaria de ouvir as vossas sábias sugestões neste caso específico.

É que eu tenho 2 problemas específicos : tenho uma água de rede com nitratos e fosfatos elevados e não posso fazer muitas TPA's porque essa água é previamente tratada e está vários dias num recipiente com turfa e uma bomba de água a mexer aquilo tudo até ficar com ph7.

 

O Aquário tem 100l

filtro de cascata Aquapor 300 - 1124l p/hora

com esponja, cerâmicas, lã de vidro, simec micro e Bionitratex

termostato de 200W a 26º

As TPA's são semanais de 20% com água tratada com turfa(para baixar o ph) e aspiro sempre o areão.

Iluminação 2x36W PLL 10 0000k + 1x30W T8 grolux

Peixes :

2 ampulárias

1 neritina

6 caridinas japónicas

2 kulis

1 coridora

2 ottocinclus

2 tetra fantasma negro

3 colisas

1 espada

5 rodostumus

1 néon

 

Plantas:

1 cladophora

vários pés de egéria densa

1 anúbia nana

musgo de java

microsorum pteropus mini

eleocharis (2 tufos)

Bacopa monieri

Ceratophylum demersum

CryptocorineXwillisi

Echinodorus ? ( o que tem as folhas verde claro e umas pintas vermelhas)

Ludwigia repens rubin (quase a morrer)

 

Não tenho substrato fértil mas fertilizo uma vez por semana após a TPA com Plant Nutrition da Tropica.

 

A amónia e os nitritos têm estado a zero há pelo menos 3 semanas.

Os nitratos tb estão a zero à cerca de uma semana.

Os fosfatos estão no máximo do teste da Sera > 10,0 mg/l :P

O pH é 7, o GH 3 e o KH4.

 

Apesar disto não tenho (ainda) nenhum boom de algas mas já começam a espreitar pois já tenho alguns pontos verdes nas folhas de algumas plantas com tendência a aumentar.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer outro post só com as dúvidas?

 

É que eu achei o teu post muito confuso...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida é saber como posso reduzir a quantidade de fosfatos do aquário sem ser através de TPA's frequentes.

Atenção que já tentei reduzi-los dando menos comida aos peixes e colocando plantas de crescimento rápido no aqua mas não resultou.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida é saber como posso reduzir a quantidade de fosfatos do aquário sem ser através de TPA's frequentes.

Atenção que já tentei reduzi-los dando menos comida aos peixes e colocando plantas de crescimento rápido no aqua mas não resultou.

 

Cumprimentos

Margarida

 

 

TPA's é o mais fácil, conjugado com redução de comida e plantas de crescimento rápido. precisamente o que tens feito.

 

Ou seja, é continuares e teres paciência...

 

Eu para reduzir de 4/5 ppm's para 1 demorei umas 3 semanas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

JBL Phosex.

Uma embalagem desta resina de 340 gramas dá-te para 200 litros de 5 a 6 meses.

Atenção que este prazo varia consoante o aparecimento de fosfatos. Em cada TPA vais acrescentar mais fosfatos.

Podes também usar na água tratada com turfa.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Os nitratos tb estão a zero à cerca de uma semana.

Os fosfatos estão no máximo do teste da Sera > 10,0 mg/l :rainbowafro:

(...)

 

Apesar disto não tenho (ainda) nenhum boom de algas mas já começam a espreitar pois já tenho alguns pontos verdes nas folhas de algumas plantas com tendência a aumentar.

 

Cumprimentos

Margarida

Sem me ter debruçado muito atentamente sobre o tópico, saltou-me à vista o facto de teres nitratos a zero... ora com falta de nitratos (e outros nutrientes) dificilmente as plantas vão assimilar fosfatos, ou seja, as plantas de crescimento rápido não vão ter um crescimento assim tão rápido e não vão consumir os fosfatos.

 

Possivelmente vais ter de começar a fertilizar com nitratos e, eventualmente com potássio (não vi se tens CO2, que é também pode ser importante)

 

Cumps

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tens uma àgua de rede um pouco complicada.. Mas PO4 a 1ppm não é mau desde que nao ultrapasse esses valores.

 

Podes sempre fertilizar com Potassio e CO2, juntamente com uma boa iluminação para ajudar a assimilação de fosfatos pelas plantas!

 

Mas atençao que tb nao podes ter os nitratos a 0, pois será vantajoso para as algas!! Experimenta reduzir a quantidade de nitratex para ver se os nitratos nao baixam tanto e tenta mante-los a 10ppm.

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

TPA's seriam uma boa solução se eu as pudesse fazer com mais frequência e se a água da rede não tivesse tantos fosfatos. Infelizmente tenho que procurar alternativas cabecadura

A sugestão do Tilapia de utilizar o Phosex é tentadora mas aquilo é uma resina....

Não terá contra indicações?

Outro problema é que o Phosex coloca-se no filtro e eu já não tenho espaço para o colocar no meu Aquaclear300.

Será que actua se o colocar dentro do recipiente onde trato a água? Já lá tenho a turfa e uma bomba de água a agitar. Se funcionasse pelo menos tirava os fosfatos da água das TPA's.

Já alguém experimentou uma solução deste tipo?

 

Tirando o Phosex alguém tem mais sujestões?Please! :sad2:

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eliminar Fosfátos e Nitratos de aquario plantado, o resultado é as plantas ficarem fracas e acabarem por morrer... Num plantado nao devemos eliminar esses nutrientes mas sim controlar para valores aceitaveis, que serao Nitratos de 5 a 10 e PO4 de 0.5 a 1.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Estive a escrever a resposta anterior e entretanto recebi as respostas do Godlike e do AGA. :sad2:

O que vocês dizem sobre os nitratos a zero já eu suspeitava. Sem nitratos as plantas não conseguem absorver os fosfatos né!

Dantes tinha os nitratos altíssimos e coloquei o Bionitratex no filtro para resolver o problema só que o BioNitratex actua bem demais e passados 3 dias ficou a zero. Mesmo Quando faço uma TPA de 20% com água carregadissima de nitratos 2 dias depois está novamente a zero.

Vocês acham que será possível reduzir os nitratos e fosfatos no recipiente onde trato a água que utilizo nas TPA's colocando lá para dentro as saquetas do BioNitratex e o Phosex mesmo sem estarem num filtro?

A água está permanentemente a ser agitada com uma bomba de água.

É que se eu conseguisse eliminar os fosfatos e os nitratos da água da rede já só teria no aquário os resultantes dos dejectos dos peixes e da comida e isso seria então controlado com TPA's, plantas de crescimento rápido e peixes comedores de algas. Será que estou a pensar correctamente? cabecadura

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente

 

Estive a escrever a resposta anterior e entretanto recebi as respostas do Godlike e do AGA. :sad2:

O que vocês dizem sobre os nitratos a zero já eu suspeitava. Sem nitratos as plantas não conseguem absorver os fosfatos né!

Dantes tinha os nitratos altíssimos e coloquei o Bionitratex no filtro para resolver o problema só que o BioNitratex actua bem demais e passados 3 dias ficou a zero. Mesmo Quando faço uma TPA de 20% com água carregadissima de nitratos 2 dias depois está novamente a zero.

Vocês acham que será possível reduzir os nitratos e fosfatos no recipiente onde trato a água que utilizo nas TPA's colocando lá para dentro as saquetas do BioNitratex e o Phosex mesmo sem estarem num filtro?

A água está permanentemente a ser agitada com uma bomba de água.

É que se eu conseguisse eliminar os fosfatos e os nitratos da água da rede já só teria no aquário os resultantes dos dejectos dos peixes e da comida e isso seria então controlado com TPA's, plantas de crescimento rápido e peixes comedores de algas. Será que estou a pensar correctamente? cabecadura

 

Cumprimentos

Margarida

 

Olá, nao posso garantir que a sua ideia seja válida, mas nada como experimentar certo? experimente e vá fazendo sistemáticamente teste. Pode ser que resulte, mas tenho ideia que assim vocé facilmente vai perder a vontade de fazer TPA, pois com o passar do tempo esse método se tornará aborrecido, aliado a falta de tempo que todos nós sofremos banana rock

 

A minha ideia passava por reduzir a quantidade de nitratex do filtro (nao faço ideia da quantidade q meteu no filtro) para tentar que os nitratos nao baixem tanto. No meu 1 post escrevi a maneira natural de baixar o PO4 da coluna de agua, ou seja, com a fertilização de potássio e uso de CO2 e uma iluminação suficiente!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A sugestão do Goglike também me parece ser uma boa opção mas que no meu caso implicaria ter que arranjar um sistema de injecção de CO2 que actualmente não tenho.

Só comecei nisto à 3 meses e o meu lema tem sido uma coisa de cada vez. Antes de pensar no CO2 tenho que arranjar primeiro um filtro externo decente e pelo que tenho andado a ler sobre os sistemas caseiros de CO2 prefiro esperar até poder arranjar um com botija e os reguladores todos como deve ser. :twisted:

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

JBL Phosex.

Uma embalagem desta resina de 340 gramas dá-te para 200 litros de 5 a 6 meses.

Atenção que este prazo varia consoante o aparecimento de fosfatos. Em cada TPA vais acrescentar mais fosfatos.

Podes também usar na água tratada com turfa.

Cumps.

 

 

Olá!

 

TPA's seriam uma boa solução se eu as pudesse fazer com mais frequência e se a água da rede não tivesse tantos fosfatos. Infelizmente tenho que procurar alternativas :smilecolros:

A sugestão do Tilapia de utilizar o Phosex é tentadora mas aquilo é uma resina....

Não terá contra indicações?

Não, não tem. Já experimentei.

Outro problema é que o Phosex coloca-se no filtro e eu já não tenho espaço para o colocar no meu Aquaclear300.

Será que actua se o colocar dentro do recipiente onde trato a água? Já lá tenho a turfa e uma bomba de água a agitar. Se funcionasse pelo menos tirava os fosfatos da água das TPA's.

Se já pões a turfa na água da TPA à parte, porque não o Bio Nitratex e o Phosex? Tenho a certeza que resulta. É só experimentar para ver quais os níveis de nitratos e fosfatos restantes no aquário depois de introduzida água de TPA tratada desta forma.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos ;)

 

Continuo na minha saga a tentar acertar os parâmetros da água do meu aquário.

Já consegui resolver o problema mais grave do ph elevado utilizando turfa.

Agora estou de volta dos nitratos e fosfatos elevados.

Passo a explicar :

A água da rede que utilizo nas TPA's tem nitratos no nível máximo do teste da Sera e fosfatos a 1,0mg/l o que também é bastante elevado.

Como é óbvio os níveis de fosfatos e nitratos dentro do aquário estavam elevadíssimos.

Comecei por colocar vários pés de egéria e uma cladophora e reduzir a comida dos peixes mas ao fim de uma semana os níveis de nitratos continuavam no máximo. Depois experimentei colocar no filtro o BioNitratex e ao fim de uma semana os nitratos estão a zero.

Agora a minha questão é como resolvo o problema dos fosfatos tão elevados?

Já fiz uma pesquisa pelo forúm sobre fosfatos elevados e encontrei várias soluções mas gostaria de ouvir as vossas sábias sugestões neste caso específico.

É que eu tenho 2 problemas específicos : tenho uma água de rede com nitratos e fosfatos elevados e não posso fazer muitas TPA's porque essa água é previamente tratada e está vários dias num recipiente com turfa e uma bomba de água a mexer aquilo tudo até ficar com ph7.

 

O Aquário tem 100l

filtro de cascata Aquapor 300 - 1124l p/hora

com esponja, cerâmicas, lã de vidro, simec micro e Bionitratex

termostato de 200W a 26º

As TPA's são semanais de 20% com água tratada com turfa(para baixar o ph) e aspiro sempre o areão.

Iluminação 2x36W PLL 10 0000k + 1x30W T8 grolux

Peixes :

2 ampulárias

1 neritina

6 caridinas japónicas

2 kulis

1 coridora

2 ottocinclus

2 tetra fantasma negro

3 colisas

1 espada

5 rodostumus

1 néon

 

Plantas:

1 cladophora

vários pés de egéria densa

1 anúbia nana

musgo de java

microsorum pteropus mini

eleocharis (2 tufos)

Bacopa monieri

Ceratophylum demersum

CryptocorineXwillisi

Echinodorus ? ( o que tem as folhas verde claro e umas pintas vermelhas)

Ludwigia repens rubin (quase a morrer)

 

Não tenho substrato fértil mas fertilizo uma vez por semana após a TPA com Plant Nutrition da Tropica.

 

A amónia e os nitritos têm estado a zero há pelo menos 3 semanas.

Os nitratos tb estão a zero à cerca de uma semana.

Os fosfatos estão no máximo do teste da Sera > 10,0 mg/l ;)

O pH é 7, o GH 3 e o KH4.

 

Apesar disto não tenho (ainda) nenhum boom de algas mas já começam a espreitar pois já tenho alguns pontos verdes nas folhas de algumas plantas com tendência a aumentar.

 

Cumprimentos

Margarida

 

 

Desculpa se me escapa algo, pois não li as respostas todas, mas... quanto aos fosfatos... JBL PhosEx no filtro... baixa-te os fosfatos para menos de 0,25 mg/l em menos de 12 horas. Abraço, espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 anos depois...

boa noite , eu usava agua do cilindro aproveitava quando ia tomar banho em quanto nao vinha a agua quente, vamos ao que interessa , eu medi essa agua do cilindro e da-me estes valores nitratos  no3... 50 mgl e fosfatos po4..2,0 mgl , medi a agua da torneira da-me nitratos no3..0mgl  e  fosfatos po4 .. o mgl. ja acrescentei 85 litros e ainda me falta 95 litros medi outra vez os nitratos estao a zero os fosfatos continua igual 2,0 mgl , o que faço para baixar os fosfatos, espero ate completar os 180 litrso e depois meço  

 

aquario 100x45x40 ..180 litros 

2 calhas em led 7.000 lumens ,plantas low tech

c02 

 2 filtros eheim 2215 e 2213  total 1020 litros por hora

substrato manado inerte, e fertil jbl aquabasis 

7 horas de fotoperiodo 

40 a 50 litros semanais  TPA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais