Peixe Nariz De Bêbado Com Olho Inchado


Recommended Posts

Tenho um peixe bêbado que tem um olho inchado. O que devo fazer?

 

Mas faz uma especie de bolha a volta do olho??? E capaz de ser uma infecçao bacteriana.

nao podes por fotos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas faz uma especie de bolha a volta do olho??? E capaz de ser uma infecçao bacteriana.

nao podes por fotos??

 

 

É uma espécie de bolha sim senhor... Hoje não posso, mas amanhã ponho a fotografia. Será da oxigenação a mais?

 

Obrigado

 

Fernando Machado

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa por popeye, é bastante comum nas mollies, sendo que ja tive em bettas. se for podes curar com sera baktopur (não precisa de ser o direct, o normal comigo resultou.)

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Pesquisa por popeye, é bastante comum nas mollies, sendo que ja tive em bettas. se for podes curar com sera baktopur (não precisa de ser o direct, o normal comigo resultou.)

 

Boas Ricardo

 

Tratei-o apenas com mudas de água, cortei com o oxigénio que o filtro distribuía e não dei comida durante o tratamento. Consegui. Era mesmo excesso de oxigénio. Li num livro que esse poderia ser o tratamento certo para o problema em questão e resultou.

O aquário tinha o filtro a bombear oxigénio, mais as plantas (muitas plantas) só podia dar aquele resultado. Ainda bem que tenho esse livro em casa, porque ajudou imenso.

 

Obrigado pelas respostas, bom feriado para todos

 

Fernando Machado

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Peço desculpa mas isso de "cortar o oxigénio" vai contra tudo o que aprendi até agora...Não era suposto ser ao contrario? Oxigenar a agua não mata fugos e bactérias? Não é milagroso, nem mata todas mas grande parte...Desde quando popeye é excesso de oxigénio? As mudas de água e o facto de parar de dar comida até pode ser uma boa razão para o tratamento agora parar a oxigenação não me parece...Pode dizer-me qual o livro que diz isso, nome da doença e talvez se for permitido um excerto da pagina onde diz isso??? Estou estupefacto.... :)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto essa de cortar o oxigenio..... nunca tinha ouvido.

nao sendo grande entendido da materia, mas tambem sempre ouvi mas foi o contrario.

 

mas estamos sempre a aprender!!!!!

 

tb gostava de ver um excerto desse livro ou algem entendido k se pronuncie.....

 

ps: inda bem k safas-te o bicho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o aquário em questão, há cerca de ano e meio. Desde que coloquei lá peixes a única coisa que morre são os caracóis porque eu os tiro de lá. Nunca oxigenei o aquário a não ser com mudas de água e o constante movimento dela, até à pouco tempo... Li numa revista ou na internet, não sei precisar, que as plantas necessitam de oxigénio à noite. Por causa disso coloquei o filtro (interno) a bombear oxigénio através de um tubo com ligação ao exterior. Até que apareceu o peixe com o olho inchado.

 

Li no livro ABC do Aquário, de D. Latimer-Sayer, editorial Presença, no capitulo "Inimigos, Doenças, Tratamento", pg253, "Exoftalmia", e cito: "Esta doença é assinalada pelo aparecimento de uma bolha em redor do olho protuberante. A causa da doença é normalmente arejamento em demasia (daí eu pensar que seria o excesso de oxigénio), um valor incorrecto do PH da água (7.0 na altura) ou súbitas mudanças de temperatura. Para tratar, o peixe deve ser colocado em água azotada (na qual a matéria vegetal esteja em putrefacção). Esta característica deve ser aumentada gradualmente. A temperatura deve ser aumentada de alguns graus".

 

Eu não o pus em água azotada, apenas deixei de bombear oxigénio (último processo realizado antes do aparecimento da doença), não dei comida e mudei um terço da água duas vezes num intervalo de três dias (empirismo). notei uma evolução positiva no peixe pelo que decidi não colocá-lo em água azotada.

 

Talvez tenha sido mesmo má qualidade de água e resultou apenas por fazer as mudas de água e não dar comida, ou então pode ter sido mesmo da redução do oxigénio, ou ambas...

 

Bom, bom, é que ele anda aí... eheheheheheheh

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li no livro ABC do Aquário, de D. Latimer-Sayer, editorial Presença, no capitulo "Inimigos, Doenças, Tratamento", pg253, "Exoftalmia", e cito: "Esta doença é assinalada pelo aparecimento de uma bolha em redor do olho protuberante. A causa da doença é normalmente arejamento em demasia

Esta parte já chega para me deixar de boca aberta, mas enfim... quem escreveu isso lá sabe o que quis dizer.

 

(daí eu pensar que seria o excesso de oxigénio), um valor incorrecto do PH da água (7.0 na altura) ou súbitas mudanças de temperatura. Para tratar, o peixe deve ser colocado em água azotada (na qual a matéria vegetal esteja em putrefacção)

Agora estou de boca aberta e de cara à banda. Matéria orgânica em decomposição produz substâncias como a amónia e os nitritos, ambos tóxicos como bem sabemos.

A origem desta doença pode ter a ver precisamente com a degradação da água (amónia, nitritos, nitratos, pH, CO2 (será isto o "arejamento"?).

Vou ver se investigo pelo meu lado, pois nunca ouvi falar de semelhante coisa.

 

Talvez tenha sido mesmo má qualidade de água e resultou apenas por fazer as mudas de água e não dar comida, ou então pode ter sido mesmo da redução do oxigénio, ou ambas...

Aqui concordo contigo, com o que está a negrito. A menor quantidade de comida obrigou os peixes a produzirem menos fezes e daí o decréscimo de amónia e nitrito (substâncias azotadas), melhorando a qualidade da água libertando o peixe do stress dos valores eventualmente elevados dessas substâncias, precisamente o inverso do que é dito nesse livro. É como digo, vou pesquisar...

 

Bom, bom, é que ele anda aí... eheheheheheheh
:D

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta parte já chega para me deixar de boca aberta, mas enfim... quem escreveu isso lá sabe o que quis dizer.

 

 

Agora estou de boca aberta e de cara à banda. Matéria orgânica em decomposição produz substâncias como a amónia e os nitritos, ambos tóxicos como bem sabemos.

A origem desta doença pode ter a ver precisamente com a degradação da água (amónia, nitritos, nitratos, pH, CO2 (será isto o "arejamento"?).

Vou ver se investigo pelo meu lado, pois nunca ouvi falar de semelhante coisa.

 

 

Aqui concordo contigo, com o que está a negrito. A menor quantidade de comida obrigou os peixes a produzirem menos fezes e daí o decréscimo de amónia e nitrito (substâncias azotadas), melhorando a qualidade da água libertando o peixe do stress dos valores eventualmente elevados dessas substâncias, precisamente o inverso do que é dito nesse livro. É como digo, vou pesquisar...

 

:)

Cumps.

 

Num outro livro com o mesmo nome e da mesma editora, mas escrito por Peter Stadelmann, pag.83,84, diz o seguinte: "Olhos esbugalados"-"Má qualidade da água, causando alterações no metabolismo. Elevar teor de oxigénio, Mudar 1/3 de água 3-3 dias até o valor da água estar normal. Juntar aquasafe. Sem comida durante 2 ou 3 dias".

 

Este tratamento já vai ao encontro das tuas ideias, e se pensarmos bem também no processo ao qual submeti o rodóstomo. Estou mais de acordo com a tua teoria do que com a do livro. Pois também suspeitei no que respeita à colocação do peixe com plantas em putrefacção. Mas se bem me lembro quando fiz o teste dos nitritos o resultado foi normal. Não percebo nada... mas ele anda aí e isso é muito bom... Lindo até dizer chega ;)

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tou 2 vezes de boca caida.....

kem escreveu o livro deve ser algem ke supostamente sabe o ke está a dizer.

mas essas teorias vao contra tudo o k sempre ouvi dizer e aprendi na aquriofilia.

 

colocar o peixe em agua azotada??? pra k?? so se for para o matar. (digo eu)

meter o peixe em tratamento em aguas "más"?? ok....!!!??

 

concordo em tudo com o tilapia......

 

entretanto kuando souberem de mais alguma coisa postem....

pode ser ke seja important , e nestas coisas estamos sempre a aprender, pelo menos eu.

 

abraço

Editado por markes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
bem eu tou 2 vezes de boca caida.....

kem escreveu o livro deve ser algem ke supostamente sabe o ke está a dizer.

mas essas teorias vao contra tudo o k sempre ouvi dizer e aprendi na aquriofilia.

 

colocar o peixe em agua azotada??? pra k?? so se for para o matar. (digo eu)

meter o peixe em tratamento em aguas "más"?? ok....!!!??

 

concordo em tudo com o tilapia......

 

entretanto kuando souberem de mais alguma coisa postem....

pode ser ke seja important , e nestas coisas estamos sempre a aprender, pelo menos eu.

 

abraço

 

 

Procurei e procuro uma confirmação da teoria daquele sr... Ainda não consegui... Cada vez mais chego à conclusão de que esse Sr. não percebe nada do assunto... Bem uma coisa já fiz, arrumei o livro onde ninguém o vai buscar. É uma relíquia :smile2:

Não procurem mais porque eu estou espantado com aquilo que escrevi. Muito obrigado pela vossa correcção e alguém tem que avisar esse senhor para não publicar mais livros sobre aquariofilia.

 

Abraço fiquem bem

 

Fernando Machado

coexist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais