Duvidas de inicio


lecas

Recommended Posts

Ao fim de muitos anos, estou a recomeçar com este maravilhoso Hobby, acabei de adquirir um Aqua 104x40x60, coloquei um adubo da Amtra no fundo depois uma placa (grelha) da Hagen, e cerca de 30 Kg de areão, e enchi com de 2/3 da capacidade de água. Liguei um filtro externo (Eheim 2026) com massas filtrantes e substrato.

Agora tenho algumas duvidas: :oops:

Fui aconselhado por uma loja a colocar uma bomba de agua, ligada á placa do fundo, poderei ligar o tubo do filtro exterior?

Neste momento a agua está com um tom acastanhado(coloquei água ontem).

Deverei colocar algum produto para o inicio do ciclo?(não estou com pressa), será suficiente o material do filtro para a criação das bactérias?

Estou a pensar comprar algumas plantas, quais aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tira-me o filtro de fundo, é muito antiquado e na minha opinião nao serve para nada. MAntém o aquário com o filtro externo. Eu fiz o meu ciclo da água naturalmente, montei o aquário todo, com tudo a funcionar menos os peixes durante 1/2 meses.

 

Antes de tudo, aconselho-te plantas que dêem para a tua capacidade de luz.

 

Fica bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se fosse eu também não usava placa de fundo.

Se o areão for grosso vai deixar passar os detritos dos peixes para baixo. Estes detritos vão-se acumular debaixo da placa. Os detritos podem ser usados para fertilizar algumas plantas mas se for em demasia podes vir a ter problemas (aumento de nitratos etc).

 

De qualquer maneira, se quiseres manter a placa, não aconselho a usares o tubo do filtro para "puxar a água" através da placa (como pretendes fazer).

Umas das desvantagens (segundo li) também em usar uma placa de fundo é que vais retirar nutrientes às plantas.

 

Podes comprar já algumas plantas e colocar. Não faças adição de fertilizante líquido para já (arriscas-te a ter um boom de algas). Valisnérias e algumas Hygrophilas (as que não necessitem tanto de luz) podem ser uma boa escolha para já.

 

Quanto ao ciclo podes optar por deixar as coisas "correrem" normalmente ou tentar acelerar um pouco. Podes usar produtos para esse efeito ou até mesmo colocar alguma comida no aquário (que depois vai criar amônia) para ajudar na ciclagem.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado Minidiogo e Nunomiguel pelas vossas dicas,

acabei de comprar as seguintes plantas:

1 Echinodorus Paniculatus

1 Echinodorus Amazonicus

1 Echinodorus Radicans

2 Vallisneria gigantea/Americana

2Egeria Najas,

a água é que ainda continua acastanhada :oops:

reforcei o filtro exterior com um pouco de lã de vidro vamos esperar para aclarar a água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tens troncos no aquário? Que eu conheça é o unico motivo que torna a água acastanhada!

 

Não faz mal aos peixes, esteticamente é não fica lá muito bem.

 

Solução? Com o tempo isso vai ao sitio, pelo menos no meu caso foi.

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água com o tom acastanhado (qual o motivo/solução?)?

Turva? Deve ser isso. com o tempo desaparece, e o motivo é o areão e provavelmente o adubo, não te preocupes e deixa filtrar :)

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode também ser da iluminação. Depende das lâmapdas que venham no aquário.

Já experimentaste retirar um pouco da água para um copo e comparar cá fora? Á luz do dia?

 

Se for apenas turva a filtragem encarrega-se de a "limpar". No entanto podes sempre colocar um pouco de carvão no filtro.

A filtragem com carvão normalmente torna a água cristalina.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já um Obrigado pelas dicas, pois é, lá continua tudo na mesma, parece uma caneca de chá gigante, não tenho troncos, tudo leva a crer que tenha sido o Amtra basis plus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter paciência

Exacto. :oops:

 

Deve ter sido mesmo do substrato.

Lecas, chegaste a tirar a placa de fundo? Tiraste água do aquário quando o fizeste?

Podias usar um pouco de carvão tentar "limpar" melhor a água.

 

Mas lá está... Isto são coisas que levam tempo. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveita e retiras a água toda. Remove placa de fundo e depois torna a encher.

Tens de ter uma boa camada de areão por cima do substrato para evitares que passem nutrientes (do substrato) para a coluna de água (e evitar algas etc). O areão não convém ter uma granulometria muito grande.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.