Porque Morrem Os Camarões?


Recommended Posts

Boas,

 

Setup:

 

Aquário 60*30*30 (aproximadamente 50 Litros) Iniciado em 12/04/2008

Filtragem: Interno bomba 200 L/hora (estou á espera de um externo)

Iluminação: 2 X 24W (T5) 10000K e 18000K – 7 horas

Aquecimento: 75W

Substrato: ADA - Aquasoil Malaya e Amazonia

Decoração: Xisto

 

TPA: 10 litros de 3 em 3 dias.

 

Temp: 25ºC

pH: 6,5 (Sera) ou 6,9 (JBL)

gH: 4 (Sera)

kH: 4 (Sera)

NH3NH4: 0,0 (Sera)

NO2: 0,0 (Sera)

NO3: 1,0 (JBL)

PO4: 0,5 (Sera)

Fe: 0,4 (JBL)

Cu: 0,0 (Sera)

(Meti a marca à frente dos valores porque já não acredito na maioria deles, mas isso é outro assunto.)

 

Flora:

Bacopa caroliniana

Rotala rotundifolia

Hygrophila corymbosa 'Siamensis'

Echinodorus bleheri

Taxiphyllum barbier

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”

 

Invertebrados:

3 Caridina japonica

3 Caridina cf. Cantonensis “Tiger”

6 Neocaridina heteropoda var. red

 

Fertilizações: de 3 em 3 dias conforme a necessidade (mas os valores máximos com que fertilizo abaixo):

 

Micros (Tropica): 0,5 ml

NO3 (Seachem): 1 ml

PO4 (HA): 0,5 ml

K (HA): 2 ml

Excel: 2 ml

PS: em relação ao ferro estar a 0,4 já pus num tópico, não fertilizo com ferro mas ele aparece, mantém-se neste valor por causa das TPA’s, senão era mais alto.

 

IMG_1610Custom.jpg

 

Montei este aquário só para camarões, para que estes não estivessem sempre escondidos e tentei dar-lhes as melhores condições possíveis, as mortes são espaçadas 1 a 2 por semana (estou a ficar sem camarões).

 

A questão é que tenho verificado varias situações a 1ª é quando faço TPA’s eles ficam bastante agitados e põem-se a nadar ás voltas pelo aquario entretanto li isto:

why shrimp dead

Os produtos que uso para eliminar a cloramina são “Sera Aqutan” e “Nutrafin Aqua plus” no artigo que meti o link o autor fala em ter experimentado vários produtos mas só aconselha o “Seachem Prime” poderá ser este o problema? (já está encomendado)

 

Outra questão são as fertilizações apesar de fertilizar 1/8 do que fertilizo noutro aquário poderá estar a afectar os camarões. Tenho lido muito mas ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão para o problema.

 

Eles morrem 1 ou 2 dias depois das TPA’s e fertilizações pois faço-as em conjunto, aparentemente estam saudaveis até que chego a casa e tenho 1 ou outro morto.

 

Outra situação tem haver com a alimentação, estou a dar JBL Novo Prawn, Spirulina da Sera e Shrimp Wafers da Ocean Nutrition mas eles não ligam muito continuam a comer as algas das plantas, só passadas umas horas aparece um a comer o que lhes dei.

Também já experimentei espinafres e nada, por que será?

 

Se não tiverem ideias/sugestões escrevam sobre o que fazem para que não morram camarões.

 

Cump. e desculpem o testamento!

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu acho que têm haver com a fertilização, camarões e fertilizações não combinam.

 

Cpts

 

 

Concordo.

Também tive esse problema.

Deixa de fertilizar e continua a fazer as tpas.

Comigo deu resultado.

 

Quanto á alimentação, os meus quando vieram também não comiam vegetais, pouco a pouco habituaram-se e agora comem espinafres, ervilhas e cenoura!

Editado por luispt

www.peta.org

O meu Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço desde já as respostas rapidas.

 

Mas se não fertilizar as plantas vão se embora elas já se ressentem estam a perder folhas!

 

Aproveito para pedir a vossa opinião sobre quais as plantas que não precisão de fetilizações ou fertilizações muito espaçadas (agradecia o nome completo).

 

Vou experimentar não fertilizar durante 1 semana e se não morrer nenhum já sei...

 

Em relação aos anti cloro-cloramina têm preferência ou qualquer um serve?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb há quem aconselhe a não ter plantas de caule, sto pq na altura de fazer podas, pode ocorrer alguma libertação para a água, prejudicial aos camarões.

 

Fertilizações lá fora, tentam evitar a todo o custo. (Eu jamais faço).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem várias razões para as mortes sem explicação dos camarões. É bom salientar que existem espécies mais sensiveis que outras,por ex. Red Cherry's e Caridinas Japonicas são menos sensiveis que Crystal Red.

 

- Picos de Amónia,de aquas mal ciclados, ou picos de Nitritos e Nitratos muito elevados.Mudanças de PH repentinas devido a baixos KH,ou variações repentinas da temperatura,devido a uma troca de água muito grande.

 

- Excesso de fertilizante. Um aqua de camarões deve levar o mínimo de fertilização,pelo que as plantas devem ser escolhidas nesse sentido. Nutrientes como o Cobre,apesar de serem importantes para a formação do exo-esqueleto do camarão,em dose elevada é mortal. O ferro em excesso também.

 

- Excesso de alimentação que deteriora a água. Devemos alimentar os nossos camarões apenas uma vez por dia,e é preferivel uma maior diversidade nos alimentos do que quantidade. Se o aqua tiver algas (alguns tipos de algas), eles se alimentarão delas e ai ainda menos comida é necessária.

 

- Água contaminada por quimicos de limpeza, desodorizantes ambientadores,etc, provocados por uma limpeza descuidada do local onde se encontram os aquários.

 

- Devemos sempre que possivel usar um neutralizador de metais pesados na água das tpa's, tipo ''AquaSafe'',Cloro é perigoso em excesso.

 

- Medicamentos para os peixes como ESHA2000 e outros são letais para os camarões.O Flourish Excel pode também ser mortal,embora eu já tenha usado em aquários com Red Cherry's em pequenas doses.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb há quem aconselhe a não ter plantas de caule, sto pq na altura de fazer podas, pode ocorrer alguma libertação para a água, prejudicial aos camarões.

 

Fertilizações lá fora, tentam evitar a todo o custo. (Eu jamais faço).

 

Podas ainda não fiz nenhuma, como se pode ver na foto, já tinha lido sobre isso mas falavam especificamente de anubias.

Se não fertilizas quais as plantas é que se aguentam contigo?

 

Existem várias razões para as mortes sem explicação dos camarões. É bom salientar que existem espécies mais sensiveis que outras,por ex. Red Cherry's e Caridinas Japonicas são menos sensiveis que Crystal Red.

 

- Picos de Amónia,de aquas mal ciclados, ou picos de Nitritos e Nitratos muito elevados.Mudanças de PH repentinas devido a baixos KH,ou variações repentinas da temperatura,devido a uma troca de água muito grande.

 

- Excesso de fertilizante. Um aqua de camarões deve levar o mínimo de fertilização,pelo que as plantas devem ser escolhidas nesse sentido. Nutrientes como o Cobre,apesar de serem importantes para a formação do exo-esqueleto do camarão,em dose elevada é mortal. O ferro em excesso também.

 

- Excesso de alimentação que deteriora a água. Devemos alimentar os nossos camarões apenas uma vez por dia,e é preferivel uma maior diversidade nos alimentos do que quantidade. Se o aqua tiver algas (alguns tipos de algas), eles se alimentarão delas e ai ainda menos comida é necessária.

 

- Água contaminada por quimicos de limpeza, desodorizantes ambientadores,etc, provocados por uma limpeza descuidada do local onde se encontram os aquários.

 

- Devemos sempre que possivel usar um neutralizador de metais pesados na água das tpa's, tipo ''AquaSafe'',Cloro é perigoso em excesso.

 

- Medicamentos para os peixes como ESHA2000 e outros são letais para os camarões.O Flourish Excel pode também ser mortal,embora eu já tenha usado em aquários com Red Cherry's em pequenas doses.

 

Realmente são muito mais sensíveis do que os peixes, o cobre está e sempre esteve a 0, a não ser que o teste não seja bom (está na validade).

 

Desde que comprei o teste de cloro só acusou 1 vez cloro na agua da torneira (durante um fim de semana) mas sempre utilizei anticloro nas TPA’s.

 

Por muito que procure plantas para ter com camarões, o que me aparece são "plantas de crescimento fácil" que na minha opinião são apenas consumidoras de nutrientes, mas plantas "fáceis" para mim seriam plantas de crescimento lento.

 

Podem dar umas dicas sobre plantas "fáceis” (estou inclinado para as fertilizações serem o problema).

 

Cump.

 

PS: Já agora aproveito para mostrar a ultima foto do meu preferido que morreu hoje e foi a razáo deste tópico

IMG_1623Custom.jpg

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando colocaste os camarões o aqua estava com o ciclo totalmente completo, e fizeste uma ambientação lenta à nova água aquando da introdução dos mesmos?

 

Pode ser do fertilizante ou também do Excel...

 

Quanto a plantas ''fáceis'' de manter,ou seja plantas que sobrevivem com muito pouca fertilização,tens as Anubias,Valisnérias,Hydrocotyle Leucocephala, Hydrocotyle Verticcilata, Marsileia Drummondii, algumas Cryptocoryne's e tens muitos musgos e Fetos que são ideais.

 

Com estas plantas a necessidade de um sistema de CO2 é menor e só necessitas de colocar um pouco de Micros que tenham Ferro e Potassio semanalmente,mas muito pouco e depois da tpa semanal.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli

 

Sim, o cliclo estava completo e quando os meti no aquario demorei 45 minutos e a acrescentar a agua do aquario de 5 em 5 minutos, e não foi agua do saco para o aquario.

 

A gradeço a lista de plantas e como continuei as minhas pesquisas na net descobri esta lista de plantas indicadas para ter em aquarios de camarões:

 

Anubias barteri var. nana - slow growth, undemanding

Anubias barteri var. coffefolia - very slow growth, undemanding

Anubias barteri var. barteri - slow growth, undemanding

Anubias heterophylla - slow growth, undemanding, can become quite large

Cryptocoryne crispatula var. balansae - undemanding, needs soil

Cryptocoryne wendtii 'brown' + 'green' - undemanding, needs soil, size depends on the amount of light and nutrients

Cryptocoryne x willisii - undemanding, needs soil and moderate ligh

Cryptocoryne cordata - undemanding, needs soil, can become quite large

Hygrophila corymbosa - undemanding, moderate growth

Hygrophila polysperma - undemanding, moderate growth

Echindorus schlueteri - moderate growth, needs moderate ligh and soil

Echindorus quadricostatus - moderate growth, needs moderate ligh and soil

Echindorus 'Ozelot' - moderate growth, needs moderate ligh and soil

Echindorus 'Rainers Kitty' - moderate growth, needs moderate ligh and soil

Microsorum pteropus - slow growth, very undemanding

Microsorum pteropus 'Windelov' - slow growth, very undemanding

Lemna minor - "duckweed" - very fast growth, very undemanding, floats

Limnobium laevigatum - "frogbite" - fast growth, undemanding, needs moderate till strong light, floats

 

Gostava de saber o que acham destas 2:

 

Marsilea hirsuta

Bolbitis heudelotii

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá antonio!

Se verificares neste topico do André Silvestre, ele aconselha ambas as plantas para aquario plantado de camarões.

Eu também as recomendo por alem de serem pouco exigentes, as achar muito bonitas! :lol:

Boa sorte!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá António!

 

no meu 'shrimp only' (crystal red + new bee) não tenho substrato fértil, nem CO2 e não faço qualquer tipo de fertilização!

plantas: musgo, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, microsorum pteropus windelov, rotala rotundifolia, ceratophylum demersum, echinodorus quadricostatus, eleocharis sp.

 

turfa no filtro (mochila) = ph 7/7.2

 

TPAs 1/3 cada 2 dias (o aqua é muito pequeno, mas tenho que lhes arranjar um maior, uma vez que se estão a reproduzir muito bem) + Decalcit.

 

como disse o Diogo, consulta o tópico do André Silvestre, pois é excelente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Diogo HC Matias, os artigos do "Mestre" André Silvestre são como biblias para mim (grupo dos amadores), no entanto quando referi essas plantas era para saber se mais alguem as tem nos seus aquarios e quais as dificulades de mante-las (de qualquer maneira obrigado pela dica podia ter-me passado ao lado) :)

Andei a ler de novo os tópicos do André Silvestre e diz que tenta ter plantas que não precisem de fertilização liquida, mas não encontrei nenhuma menção se alguma vez teve de fertilizar ou não.

 

josé mendonça, uma das plantas que tens no teu aquario a Rotala rotundifolia, era uma das que eu estava a pensar retirar pois considerava-a grande consumidora de nutrientes, consegues mante-la sem fertilizações?

 

Em relação ás plantas que penso ficarem são:

Hygrophila corymbosa 'Siamensis'

Taxiphyllum barbier

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”

 

Plantas a retirar (por crescerem muito depressa e sugam nutrientes):

Rotala rotundifolia (depende da resposta do josé mendonça)

Bacopa caroliniana

Echinodorus bleheri

 

Plantas a acrescentar:

Microsorum pteropus 'Windelov'

Marsilea hirsuta (esta depende da facilidade em encontrar)

 

Digam o que acham?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António.

 

Marsilea hirsuta e Bolbitis heudelotii são boas plantas para manteres num aquário de camarões. Tenho a Marsilea por isso se quiseres, posso-te arranjar uns pés. Só tens de vir buscar.

 

Em relação à fertilização das plantas, as dicas que te deram são bastante válidas. No entanto, o factor fertilização poder ser tóxico para os camarões não depende apenas deste. Tem tudo a ver com a quantidade de massa vegetal, com o tipo de massa vegetal, com a luz que se tem, se há ou não injecção de CO2, se a água da rede com qu fazemos as TPAs tem algum parâmetro em excesso que pode influenciar a fertilização líquida em si, etc. Apenas para dar um exemplo, neste momento tenho 4 aquários de camarões, fazendo fertilização líquida diária apenas num deles que é o plantado ( Elos Project) e posso dizer que é uma fertilização pesada ( micros e ferro todos os dias, macros de 2 em 2 dias com os fertilizantes da ELOS, que são bastante concentrados). Os outros não levam fertilizante. Porquê? Porque apenas no plantado tenho boa luz, tenho muita massa vegetal e plantas com alguma exigência a nível de nutrientes, faço injecção de CO2, faço TPAs de 15 em 15 dias e no entanto tenho Tigers e Blues que se reproduzem lindamente. Isto tudo para dizer que o importante é não haver acumulação de nutrientes, certificando-me que as plantas os consomem.

 

Agora, resta saber aquilo que queres fazer: queres ter um aquário de camarões com plantas exigentes onde fazes fertilização líquida, tens boa luz para as plantas que manténs, fazes injecção de CO2 e, de preferência, tens o aquário bem plantado ou queres ter um aquário de camarões com plantas pouco exigentes, onde não fazes fertilização líquida, a luz é suficiente para manteres essas plantas, não fazes injecção de CO2 e não é preciso teres o aquário cheio de plantas para manteres os camarões com saúde?

 

Neste momento, estás a tentar misturar os dois conceitos, fazendo fertilização num aquário que à partida não tem condições para levar com fertilização ( tens um substracto fértil novo, não tens muita luz e não fazes injecção de CO2, logo não puxas pelas plantas e de 3 em 3 dias estás a adicionar nutrientes extra à água com fertilização líquida).

 

Acho que deves parar com a fertilização, tal como já te sugeriram, reformular a flora do aquário escolhendo plantas menos exigentes ( dentro das pouco exigentes, não é preciso serem plantas xpto tal como vi na lista que colocaste) tais como Cryptos, Fetos, Musgos, Anubias, Valisnerias ( estas últimas são óptimas para substituir as Hygrophilas no que diz respeito a tirarem os nutrientes em excesso da coluna de água), etc e investires num filtro externo que te permita albergar um bom sistema de filtragem, quer mecânico, quer biológico. Para esse aquário, um Eheim Classic 2211 ou 2213 seriam a melhor escolha. Depois de fazeres essas mudanças, é observar e fazer apenas trocas de água uma a duas vezes por semana. Evita ao máximo andar sempre a mexer no aquário e se os vês a comer as algas das folhas, não te preocupes com isso. É bom sinal. Começa a espaçar a sua alimentação de 3 em 3 dias para lhes estimular o apetite em relação à comida que lhes dás.

 

Para terminar, das plantas que pretendes manter, eu retiraria a Hemianthus callitrichoides ”Cuba” e a Hygrophila corymbosa 'Siamensis', ficando apenas com o musgo. Não te esqueças que tu queres plantas de baixa manutenção e não plantas que necessitem de fertilização líquida constante.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

André Silvestre, obrigado pela resposta e pela oferta.

 

O objectivo deste aquario é para ter camarões.

 

As plantas que meti eram plantas que tinha noutro aquario e aproveitei para este, o objectivo delas eram haver mais refugios para os camarões e onde eles se entretessem a comer algas.

 

O filtro como referi no primerio post estou á espera, mandei vir via net.

 

Em relação ás fertilizações já parei com elas. O CO2 já tinha parado á 3 semanas (para não puxar por elas).

 

Vou optar por ter um aquario com poucas plantas e de baixa manutenção, no entanto tirando aquelas que eu já tinha mencionado que iria retirar mais aquelas que recomendas-te fico só com o musgo, o que vai despir o aquario completamente.

 

O que achas de meter estas:

Marsilea hirsuta

Bolbitis heudelotii

Microsorum pteropus 'Windelov'

 

Sendo todas de baixa manutenção deve dar para manter sem fertilizações!?

 

Cump.

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá António!

 

respondendo à tua questão: a rotala rotundifolia é, de facto, uma grande consumidora de nutrientes... se lhos deres! :snipersmile:

se não fertilizares, ela não se desenvolve daquela forma exagerada, não roubando assim, os nutrientes às outras... fica com as folhas mais pequenas e sem o tom rosado tão forte, mas não deixa de ter a sua graça, para fazer pequenas moitas, sem aparentar um ar raquítico indesejável...

 

... no entanto, e como sempre, cada caso é um caso, por isso é uma questão de quereres ou não experimentá-la.

 

abraço

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

António peço desculpa em utilizar o teu tópico para pôr a minha questão, mas como está relacionada... :snipersmile:

 

Apenas para dar um exemplo, neste momento tenho 4 aquários de camarões, fazendo fertilização líquida diária apenas num deles que é o plantado ( Elos Project)

 

André, dizes que apenas o Elos Project leva uma pesada fertilização diária. E os outros?! Chegam a levar alguma fertilização, mesmo que muito mais leve já que como dizes não têm nem injecção de co2, nem iluminação suficiente??

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

O que achas de meter estas:

Marsilea hirsuta

Bolbitis heudelotii

Microsorum pteropus 'Windelov'

 

Sendo todas de baixa manutenção deve dar para manter sem fertilizações!?

 

Sim, são todas indicadas para manter sem fertilização. Os nutrientes virão do substracto ( que já por si só liberta nutrientes para a coluna de água) e das trocas de água. No entanto, também é como o José diz: cada aquário é um aquário e há sempre a possibilidade de puderes manter outras plantas, ainda que não seja no seu estado mais bonito. Mas, com essas, ficas bem de certeza. Podes adicionar Cryptocorynes à tua lista para teres uma planta intermédia ou de fundo ( dependendo da espécie). Dá uma vista de olhos neste tópico onde podes ver Cryptocorynes wendtii " Green" no plano posterior, potr trás de troncos.

 

Tiago, os outros aquários não levam qualquer fertilização. Os nutrientes são repostos pelas trocas de água, pela alimentação e alguma coisa pelo substracto ( digo alguma coisa porque, no caso do tópico que indiquei acima, o substracto já tem mais de 8 meses pelo que é normal que já esteja " gasto" em termos de nutrientes). Outra curiosidade que, já que estamos no tema, partilho convosco é que, desde que " alimento o aquário" dos Crystal Red todos os dias, a Lemna minor, que se estava a ir abaixo, ficando amarela e desaparecendo aos poucos, deu um pulo enorme e começou de novo a espalhar-se pela sua maneira característica, tipo praga. Noto também desenvolvimento nas Valisnerias nana que tinham estagnado e as folhas das Cryptos mais exuberantes. Apenas porque passei a alimentar os camarões todos os dias. Isto dá que pensar na medida em que há várias maneiras de se obter resultados, desde que com peso e medida.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não conhecia o Elos Projecto, pensava os teus aquários estavam todos na zona dos invertebrados, no entanto fertilizas tendo camarões, não sofres baixas?

 

No meu outro aquário tento manter os valores que falam para plantado, as plantas crescem em demasia tenho de podar de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas, da ultima vez (3 semanas) enchi um alguidar, mas neste eu tentava apenas fertilizar apenas para manter as plantas pensando eu que estava a fertilizar o mínimo dos mínimos fazendo os testes diários...

 

O que aprendi neste tópico e que vai servir para o plantado é que, quanto mais damos mais as plantas querem, vou passar a fertilizar de 2 em 2 dias e ver como reagem.

 

Agradeço a todos e vou mantendo actualizado o tópico se houver alterações.

 

Enquanto estava a escrever isto finalmente vi um japonico a comer espinafres ;)

 

André quando tiveres “Tiger” aproveito para a Marsilea hirsuta (espero não voltar a ter baixas) ;)

 

Cump.

 

António Soares

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não conhecia o Elos Projecto, pensava os teus aquários estavam todos na zona dos invertebrados, no entanto fertilizas tendo camarões, não sofres baixas?

 

António, tenho alguns aquários no " Fotos e Videos". Se usares a ferramenta " Pesquisar", deves conseguir encontrá-los.

 

Não tenho baixas ou, pelo menos, não as vejo. O que vejo é constantemente fêmeas ovadas e o número de pequenos camarões a aumentar. Até já reduzi a colónia de Blue Pearl, despachando-os, para dar espaço e disponibilidade de alimento à colónia de Tigers, de forma a que esta se expanda ainda mais.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, o André já disse o essencial mas gostaria só de corrigir uma coisa.

 

O Microsorum 'Windelov' é uma planta para manter com CO2. Sem este as pontas do feto (a parte mais bonita, a meu ver) começam lentamente a apodrecer.

 

Isto diz-me a minha experiência na manutenção desta espécie em especial.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Fernando Freire tomei em consideração o teu conselho, mas mesmo assim resolvi arriscar e meter a Microsorum 'Windelov.

 

Desde o inicio deste tópico não voltei a ter baixas, e podem ver a evolução neste tópico, o problema estava mesmo na fertilização.

 

Agradeço a todos a ajuda.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Concordo.

Também tive esse problema.

Deixa de fertilizar e continua a fazer as tpas.

Comigo deu resultado.

 

Quanto á alimentação, os meus quando vieram também não comiam vegetais, pouco a pouco habituaram-se e agora comem espinafres, ervilhas e cenoura!

 

 

pelo que tenho lido só são semsiveis ás fertelizações liquidas.

bolas, se não podesse-mos fertelizar o aqua as plantas não se aguentavam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pelo que tenho lido só são semsiveis ás fertelizações liquidas.

bolas, se não podesse-mos fertelizar o aqua as plantas não se aguentavam

Não toleram a fertilização líquida se esta for feita em quantidades excessivas ou, dito de outra forma, em quantidades que não sejam completamente assimiladas pelas plantas.

 

Para quem não quer arriscar a fazer fertilização líquida, tem sempre a possibilidade de escolher flora pouco exigente a este nível e/ou colocar um substrato fértil. Foi o que fiz no meu... coloquei Elos Terra Uno e não tenho tido qualquer problema de saúde nas plantas, bem pelo contrário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de se fazer ou não fertilizações liquidas num aqua de camarões também se prende um pouco com a espécie ou espécies envolvidas. Os Red Cherry por ex. são camarões que aguentam bem fertilizações liquidas, desde que vivam num aquário com muitas plantas, e estas plantas tenham boas condições de luz,CO2,etc, ou seja que consumam bem os nutrientes que lhes colocamos.

 

Eu tenho Red Cherry num aqua densamente plantado,com boa luz e sistema de CO2 caseiro e faço fertilizações diárias, sem haver problemas com estes camarões.

 

Porém tenho outros aquas, e num onde tenho Crystal Red,em que praticamente não fertilizo, porque sei que este camarão é muito mais sensivel a fertilizações, possiveis excessos de CO2,etc.

 

Há espécies menos sensiveis e outras claramente mais, mas não há dúvida que o ideal é fazer um aqua pensado propositadamente para levar estes seres, com o minimo de riscos inerentes possivel, sejam eles seres mais sensiveis ou não.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais