Água Esverdeada.


Steve_O

Recommended Posts

Boas, montei um aquário de 370 litros á aproximadamente 3 meses, durante os primeiros 2 meses correu tudo bem, nem sequer tive grandes problemas de algas nem nada de anormal, mas nestas últimas 3 semanas a água tem começado a ficar esverdeada e já não sei o que fazer.

O aquário não apanha luz solar, tenho 4Xt5 54W, nitratos, amônia, nitritos e ferro estava tudo a 0, só os fosfatos é que estavam por volta dos 2, mas já sai assim da torneira.

Durante a primeira semana comecei logo a fazer TPA's todos os dias, ás vezes 30 outras vezes 50% mas nada, continuava verde, deitava 2 vezes comida por dia, apesar de deitar pouco passei a deitar só uma, tinha as luzes ligadas durante 10 horas á 2 dias atrás passei para 8. Há uma semana comprei fertilizantes na Horizonte Aquático, comecei a fertilizar durante uma semana com potássio, nitratos, micros e ferro, fosfato não deito porque já estão altos, ao fim de uma semana a fertilizar os valores eram Nitratos: 5ppm, fosfatos 2ppm, ferro continuava a 0 e potássio não tenho como medir. Parei de fertilizar porque não via resultados e já não sei o que fazer. Tenho CO2 caseiro com difusor de vidro, o aquário tem algumas plantas.

 

O que é que eu faço? Já estou a ficar desanimado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limpo o filtro todas as semanas.

Mas há um problema que é para resolver assim que posivel, mas devido a alguns problemas financeiros ainda nao foi possivel, o meu filtro é um XP3 da Rena, o caudal se não me engano é 1150L/H, para o meu aquário é capaz de ser pouco, mas eu não tenho grande fauna e tenho bastantes plantas. Amanha vou aspirar o fundo, já há mais de um mês que não faço isso...

 

Obrigado, um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse aquario esta-te a dar dor de cabeça não? :puppydogeyes:

 

Vê este site pode ser que ajude

 

Jà me deu bastante jeito.

 

Um abraço e boa sorte

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer, já me começo a passar com isto.

 

Hoje fiz um TPA de 70% da água, praticamente não se nota a água esverdeada, o CO2 está a funcionar bem e vou fertilizar durante esta semana, se no próximo fim de semana estiver com a água verde outra vez faço um blackout de 5 dias, se mesmo assim não passar... :P

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Já tive o mesmo problema e só o resolvi comprando um filtro de UV.

 

No teu caso um de 5w em uma semana poe-te a àgua totalmente cristalina.

 

Não gastes dinheiro em quimicos pois não vai adiantar nada.

 

Por 50 ou 75 euros já compras um bom UV tipo Aquamedic, JBL ou Tetra.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Desculpem este tempo ser dizer nada. Entao o que se passou foi o seguinte: Depois de fazer a TPA, durante a semana fiz a fertilização e consegui que os valores de nitratos, fosfatos e ferro estivessem nos valores correctos, no final da semana tinha a água novamente verde, fiz um blackout de 5 dias, quando voltei a ligar as luzes a água estava branquinha, passados 2 dias estava outra vez verde, foi quando decidi comprar o filtro UV, neste momento está a começar a ficar mais clara mas ainda não está a 100%, o filtro montei-o sexta-feira.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pelo pouco que já aprendi e alguém que corrige se estiver errada:

- penso que é normal em aquários recentes, ocorrer estes "booms " que tornam a água verde, pois ainda não há muito equilíbrio

- penso que limpar o teu filtro semanalmente é muito, e és capaz que não estar a deixar as bactérias se fixarem

- a UV vai ajudar e muito a destruir estes malandros, mas não podes deixar de tentar descobrir onde está o desequilíbrio do teu aqua, que é uma tarefa muito ingrata e complicada.

 

Boa Sorte e deixa um pouco o filtro sossegado e não te esqueças de quando o lavares, usar água do aqua.

 

Fica bem

CA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cláudia.

 

Isto da aquariofilia por vezes apresenta-nos problemas que nos faz dar voltas e voltas á cabeça. Mas é assim, o meu aquário está montado desde março, penso que 3 meses seria tempo mais que suficiente para as bactérias se fixarem, além de que o filtro já era usado, trazia as esponjas, eu só lhe juntei as cerâmicas e a lâ de vidro, durante os primeiros tempos não tive qualquer problema com as algas, fazia TPA´s regularmente como é aconselhado no inicio de uma montagem, quanto ao filtro sempre foi limpo com água do aquário. Comida a mais também não me parece que seja, por vezes ficavam 2 dias sem comer, sempre tive cuidado com a quantidade que deitava.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades? Neste momento tenho o filtro UV a funcionar, a água está clara neste momento, o camarão madeira que tenho no aqua descobriu a saída do filtro UV e já lá está há 3 ou 4 dias, se não se mexesse de vez em quando pensava que estava morto. O problema é que eu desconfio que se desligar o filtro UV a água volta a ficar verde, depois do blackout a água estava um espectáculo, passados 2 dias estava igual.

 

Isto não está fácil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Novidades? Neste momento tenho o filtro UV a funcionar, a água está clara neste momento, o camarão madeira que tenho no aqua descobriu a saída do filtro UV e já lá está há 3 ou 4 dias, se não se mexesse de vez em quando pensava que estava morto. O problema é que eu desconfio que se desligar o filtro UV a água volta a ficar verde, depois do blackout a água estava um espectáculo, passados 2 dias estava igual.

 

Isto não está fácil...

Tens o UV ligado 24h? Não é aconselhável que assim seja, senão podes vais destruir a flora que tens. Vai reduzindo o período diário progressivamente... se fazes fertilização, convém que o faças numa altura em que o filtro UV esteja desligado, para que as plantas possam assimilar os fertilizantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá só encontro duas razões para teres a agua verde.

1ª Deves ter iluminação a mais. normalmente agua verde excesso de luz.

Se isso não acontece bem para mim são os fosfatos quase de ceteza.

coloca algo no filtro contra os fosfatos e vais ver que o problema desaparece.

 

sempre tens uma solução natural mas que sera a longo prazo. a nivel estetico não é bonito mas com um pouco de gosto podes colocar paus de chorões (vimes) eles ao ganharem raiz vão absorver os fosfatos, mas isto é a longo prazo.

 

Para efeito imediato é colocares um granulado que existe para esse efeito no filtro.

 

Espero ter ajudado.

Sê feliz por fazer alguém feliz:)))))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais