Controle De Nível De água


David Cabete

Recommended Posts

  • 3 semanas depois...

bem depois de ler o topico fiquei atordoado com 2 coisa

 

1º a eficiencia desse gingarelho

 

2º a quantidade de fios reles e "tralha" nop geral que ele conseguio meter numa caixa tao pequena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
esquema001.jpg

 

Boas,

 

esses reles têm 2 circuitos distintos. Poderias ter usado apenas um rele em vez de "dois meios reles", estavas com medo do arco electrico?

Um dos circuitos para a electrovalvula e o outro para os leds. Ganhavas espaço na caixa para dissipar o calor do transformador, da ponte rectificadora e do 7812.

 

Cps

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa...

 

Estive aqui meia hora À procura de alguma coisa para dizer mal... hehehe

 

E encontrei...

 

O fio de terra...hihihi ... podias ter soldado o fio de terra a uma anilha, em vez de soldar directamente na rosca.

 

De resto, pois... é o habitual... 5 estrelas.

 

 

 

 

Eu agora que arranjei uma casa com garagem e oficina... falta-me o tempo... grrrr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cá vão as respostas atrasadas...

 

 

esses reles têm 2 circuitos distintos. Poderias ter usado apenas um rele em vez de "dois meios reles", estavas com medo do arco electrico?

Um dos circuitos para a electrovalvula e o outro para os leds. Ganhavas espaço na caixa para dissipar o calor do transformador, da ponte rectificadora e do 7812.

O arco eléctrico, ou voltaico, foi algo que também me passou pela cabeça, e antes prevenir que remediar. O espaço que mais um relé ocupa não é assim tão significativo, e mais tarde pode-se fazer um upgrade, tanto na parte do controle, como na parte da sinalização. Na parte da sinalização não há grande problema, já que a tensão é baixa. Pode-se incluir um besouro por exemplo. Já na parte de "controle" propriamente dita, se mais se quiser colocar uma bomba para elevar água, caso não se tenha água da rede, o relé onde passam os 220Volts já não fica sobrecarregado.

Mas a maior "causa" da separação dos circuitos com dois relés distintos, foi precisamente as diferenças de tensão, além de um ser corrente continua e outro alterna. Segurança a cima de tudo, e homem prevenido vale por dois.

 

 

 

 

 

Epa...

 

Estive aqui meia hora À procura de alguma coisa para dizer mal... hehehe

 

E encontrei...

 

O fio de terra...hihihi ... podias ter soldado o fio de terra a uma anilha, em vez de soldar directamente na rosca.

 

De resto, pois... é o habitual... 5 estrelas.

 

 

 

 

Eu agora que arranjei uma casa com garagem e oficina... falta-me o tempo... grrrr

As "novas" versões têm o fio de terra ligado de outro modo, que não soldado. A coisa vai sempre evoluindo.

Estou ao contrário de ti! Tenho tempo, mas falta-me o espaço, a vontade e a disposição para fazer seja o que for...

 

 

 

 

 

Bom dia

 

É de génio "professor pardal" ou será melhor chamar-lhe :) lololol

 

Cumps

Marta

Já me chamaram muitos nomes, já estou habituado. Já nada me faz saltar aos arames, a não um choque eléctrico daqueles valentes! Ai que saudades!

 

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a não um choque eléctrico daqueles valentes! Ai que saudades!

 

 

 

 

 

Cumps.

 

Tenho vários quadros a disposição com tenção e corrente suficientes, se quiseres matar as saudades tas a vontade :shocked028:;):lol: :lol: :):snipersmile:

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Partilhar é uma forma de estar, e não me tenho dado mal com isso :D .

 

O sensor de nível, que é o que se pode ver na imagem abaixo, compra-se numa qualquer boa loja de artigos de electrónica. Na net o que não falta são lojas online que têm isso para entrega. Basta procurar um pouco. De qualquer modo, clicas na imagem que vai para a loja online onde normalmente me abasteço.

 

sensor%20farnell.jpg

 

Cumps.

 

 

 

P.S. - Para breve uma nova versão do Gingarelho. Mais polivalente e com temporização incluída, além de mais uns extras que ainda estão em estudo.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Novidades só durante a próxima semana... O protótipo está quase finalizado, foi hoje (ontem ) durante a tarde. Mas como depois decidi desmanchar por completo a minha sala, não tive tempo para partilhar com o restante pessoal, nem sei onde meti a máquina fotográfica! Grande desarrumação que aqui anda :) .

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Boas

 

Tenho andado um tanto ou quanto afastado desta casa... mea culpa. Mas quando afazeres profissionais nos "roubam" os tempos livres e até mesmo aquelas horas em que os comuns dos mortais dormem, é difícil ter disposição, e olhos abertos, para vir aqui.

 

Não prometo para quando, mas garanto-vos desde já a apresentação das novas evoluções, quer do Gingarelho quer de outras coisas cá de casa.

 

 

 

Agora tenho de ir bulir... irra!!

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho andado um tanto ou quanto afastado desta casa... mea culpa. Mas quando afazeres profissionais nos "roubam" os tempos livres e até mesmo aquelas horas em que os comuns dos mortais dormem, é difícil ter disposição, e olhos abertos, para vir aqui.

 

Não prometo para quando, mas garanto-vos desde já a apresentação das novas evoluções, quer do Gingarelho quer de outras coisas cá de casa.

 

 

 

Agora tenho de ir bulir... irra!!

 

Cumps.

 

 

boas

 

se puderes contar comigo para um novo gingarelho (tambem gostava de ter um)

o 1º modelo a electrovavula já faz tanto barulho como eu quando estou a dormir (ressono como ó caraças)

 

bigsmile:thumbup3:

 

 

bom ano para ti e para as tuas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

O meu aquário vai ter de passar a funcionar com duas sumps no seguinte esquema:

 

aqua-esquema.png

 

 

Uma vez que mesmo sendo iguais a Bomba 1 e a Bomba 2 nunca vão debitar o mesmo, vou ter de equilibrar a água no sistema.

Assim pensei em adaptar este gingarelho para me controlar as duas bombas, alias montar dois gingarelhos, um para cada bomba. Cada um vai monitorizar o nivel de água na respectiva sump, e se ficar abaixo de determinado nivel desliga a bomba respectiva.

Acham é que uma boa solução? Ou há alguma sugestão de uma solução que eu não esteja a lembrar-me?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais