Troca De água ?


Recommended Posts

Boas, Raquel,

Nesta fase de maturacao da rocha, ha organismos que morrem, e, outros que morreram no transporte da dita. Logo, e tendo em conta que so tens rocha e o aquario devidamente montado, deves fazer trocas de 20 a 25% todas as semanas, por forma a exportar, nutrientes, com especial incidencia da Amonia, resultante da degradacao desses organismos mortos. Normalmente, faco trocas destes valores, durante cerca de um mes e meio, por forma a ser trocada toda a agua inicial. Nota que, ao fazeres a segunda troca, estas a trocar 25% de 75% do volume total, na segunda troca, estas a faze-lo em relacao a 50%, e assim sucessivamente. Da trabalho, mas, compensa a longo prazo.

Outra questao a ter em conta, e comecares ja a adicionar Kalk.

Mais alguma duvida, pergunta.

Jinhos,

Paulo

 

Ps - Ja agora, coloca ai o Setup, e a data aproximada da montagem e introducao da rocha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raquel,

Nesta fase de maturacao da rocha, ha organismos que morrem, e, outros que morreram no transporte da dita. Logo, e tendo em conta que so tens rocha e o aquario devidamente montado, deves fazer trocas de 20 a 25% todas as semanas, por forma a exportar, nutrientes, com especial incidencia da Amonia, resultante da degradacao desses organismos mortos. Normalmente, faco trocas destes valores, durante cerca de um mes e meio, por forma a ser trocada toda a agua inicial. Nota que, ao fazeres a segunda troca, estas a trocar 25% de 75% do volume total, na segunda troca, estas a faze-lo em relacao a 50%, e assim sucessivamente. Da trabalho, mas, compensa a longo prazo.

Outra questao a ter em conta, e comecares ja a adicionar Kalk.

Mais alguma duvida, pergunta.

Jinhos,

Paulo

 

Ps - Ja agora, coloca ai o Setup, e a data aproximada da montagem e introducao da rocha.

 

Setup:

 

-Aqua 80x55x55

-2x Bomba MaxiJet 1200lt

-Termo: Tetratec 150w

-Escomador Primz Deluxe 400lt (hang on, com filtro de CA)

-Areao de Coral Fino 24Kg.

-Agua Salgada "artificialmente"

-19Kg de Rocha Viva (com oferta de um vizinho caranguejo que notei ao chegar a casa, espero que não haja mal dele estar lá ou é melhor tirar? :tongue:)

Editado por raquelcordeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...carangueijos!

Normalmente são maus, podem comer corais e em casos raros, no caso de serem grandes, atacar peixes. Se tiveres como o tirar do aqua, melhor!

 

 

Pois, eu calculei isso. Ele é muito pequeno, tem cerca de 1cm e está escondido algures na rocha viva. Até ontem estava numa das rochas e sempre à vista, hoje não sei bem porquê resolveu mudar de posto! Deve ter pressentido o ataque humano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raquel,

Quanto ao caranguejo, o Pedro ja te respondeu.

Em relacao ao Setup, a circulacao, e insuficiente. Tens cerca de 240 litros de agua, para apenas 2400 l/h de circulacao. Eu, apontaria, no minimo, para 2 x 2400, ou, 2 x 3200 l/h. Bombas relativamente baratas com essas litragens, tens as Wave Marea. Bombas muito boas, bastante silenciosas, e, contrariamente as Maxijet, nao teem um fluxo laminar, mas sim, em leque, conseguindo fazer uma circulacao mais abrangente e eficaz.

Ja agora, mete ai umas fotos do aqua.

Jinhos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raquel,

Quanto ao caranguejo, o Pedro ja te respondeu.

Em relacao ao Setup, a circulacao, e insuficiente. Tens cerca de 240 litros de agua, para apenas 2400 l/h de circulacao. Eu, apontaria, no minimo, para 2 x 2400, ou, 2 x 3200 l/h. Bombas relativamente baratas com essas litragens, tens as Wave Marea. Bombas muito boas, bastante silenciosas, e, contrariamente as Maxijet, nao teem um fluxo laminar, mas sim, em leque, conseguindo fazer uma circulacao mais abrangente e eficaz.

Ja agora, mete ai umas fotos do aqua.

Jinhos,

Paulo

 

 

Negativo Paulo tenho isso sim é 150lt no aqua, e para este valor acho que as bombas estão bem dimensionadas. Não achas? Quanto às fotos estou a tratar disso. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o aqua 80x55x55, tem uma capacidade de 240lts +/-. É óbvio que nunca tem essa litragem, mas faz-se sempre assim as coisas. Sendo de 240lts, convém teres cerca de 20x a litragem do aqua (4800lts/h).

Tenho a mesma opinião do octupus, deves colocar 2x2400lts/h ou um pouco mais. Para inicio podes ter essas, mas à medida que vais colocar vivos, deves fazer upgrade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho a mesma opinião do octupus, deves colocar 2x2400lts/h ou um pouco mais. Para inicio podes ter essas, mas à medida que vais colocar vivos, deves fazer upgrade.

 

Pedro, desculpa, mas, nao concordo em ter agora, apenas 2400 l/h, ( 2 x 1200 ). Devido ao facto de as Maxijet terem um fluxo laminar, os recantos mais escondidos da rocha ficam sem circulacao, promovendo a morte de alguns organismos, o que vai atrasar o ciclo do aquario. Como sabes, tao bem quanto eu, os vivos, ja la estao, embora se possam nao ver. Por isso, se chama rocha Viva. :)

Raquel, ja agora, diz que iluminacao tens e que corais vais querer. Aqui sim, nao tens grande necessidade de muita potencia. Podes fazer o Upgrade depois.

Abraco e Beijinhos,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pedro, desculpa, mas, nao concordo em ter agora, apenas 2400 l/h, ( 2 x 1200 ). Devido ao facto de as Maxijet terem um fluxo laminar, os recantos mais escondidos da rocha ficam sem circulacao, promovendo a morte de alguns organismos, o que vai atrasar o ciclo do aquario. Como sabes, tao bem quanto eu, os vivos, ja la estao, embora se possam nao ver. Por isso, se chama rocha Viva. :D

Pois...vendo a coisa por aí tens toda a razão! Só vi a litragem da bomba e não olhei para esse lado! O que vale é que há sempre alguém mais atenta! biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raquel,

Quanto ao caranguejo, o Pedro ja te respondeu.

Em relacao ao Setup, a circulacao, e insuficiente. Tens cerca de 240 litros de agua, para apenas 2400 l/h de circulacao. Eu, apontaria, no minimo, para 2 x 2400, ou, 2 x 3200 l/h. Bombas relativamente baratas com essas litragens, tens as Wave Marea. Bombas muito boas, bastante silenciosas, e, contrariamente as Maxijet, nao teem um fluxo laminar, mas sim, em leque, conseguindo fazer uma circulacao mais abrangente e eficaz.

Ja agora, mete ai umas fotos do aqua.

Jinhos,

Paulo

 

Olá Paulo, aqui estão como prometido, as fotos do meu aqua.

Beijinhos, espero que gostes.

PS: de notar que ainda não tenho corais mas brevemente vou colocar moles. É que aqui em casa eu e o meu namorado somos da aviação, como tal andamos sempre fora e mtas vezes quando chegamos a casa as lojas estão fechadas...ninguém vai abrir uma loja às 3 da manhã para nos atender :lol:

 

gallery_13693_550_154889.jpg

 

gallery_13693_550_214663.jpg

 

gallery_13693_550_81040.jpg

 

gallery_13693_550_20889.jpg

 

gallery_13693_550_140288.jpg

 

gallery_13693_550_54184.jpg

 

gallery_13693_550_137798.jpg

 

gallery_13693_550_40522.jpg

:lol:

Editado por raquelcordeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, e não é que, apesar de estar ainda meio vazio, até está bom!

Sobre os corais, fazes bem em começar com moles e com os mais resistentes! Dentro em breve darei umas novidades a respeito de um coral mole, basta estares atenta! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, e não é que, apesar de estar ainda meio vazio, até está bom!

Sobre os corais, fazes bem em começar com moles e com os mais resistentes! Dentro em breve darei umas novidades a respeito de um coral mole, basta estares atenta! :)

 

Ok fico à espera. Quanto ao meu aqua, posso apenas dizer que estou a adorar esta aventura. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raquel,

De facto, o aquario esta com bom aspecto. Dentro em breve, vpu mudar um dos aquarios para um maior. Nessa altura, podemos combinar e ofereco-te umas mudas.

Jinhos,

Paulo

 

Ora aí está uma óptima ideia. Agradeço imenso Paulo:)

Já agora, aos dois meninos que me ajudam tanto, será que me podem dizer quais os corais moles mais coloridos que existem e que sejam viaveis para o meu aquário?

Bjs e mais uma vez, muchas gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que me podem dizer quais os corais moles mais coloridos que existem e que sejam viaveis para o meu aquário?

Bjs e mais uma vez, muchas gracias

 

Ola podes colocar tudo o que for discossomas, zoantideos, palithoas, sarcophyton, lobophyton, xenias todos eles diferentes e com cores muito engraçadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola podes colocar tudo o que for discossomas, zoantideos, palithoas, sarcophyton, lobophyton, xenias todos eles diferentes e com cores muito engraçadas

É isso mesmo, estes são os melhores para iniciares! Se vires algo bonito que seja mole e tudo mais, não compres sem saber o que é! Existem corais moles praticamente impossíveis de manter em aquário, como por exemplo a Dendronephthya .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, estes são os melhores para iniciares! Se vires algo bonito que seja mole e tudo mais, não compres sem saber o que é! Existem corais moles praticamente impossíveis de manter em aquário, como por exemplo a Dendronephthya .

 

 

Obrigada pelas dicas amigos, e já que estamos neste tema, que tipo de iluminação devo adquirir para o meu aqua? (quantos watts, tipo, etc)

 

Mais uma vez muito obrigada :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas amigos, e já que estamos neste tema, que tipo de iluminação devo adquirir para o meu aqua? (quantos watts, tipo, etc)

 

Mais uma vez muito obrigada :silly:

 

Raquel nao e facil visto teres um aquario perto de 250L com 80 de comprimento mas o bom era teres uma calha com 250W e de perferencia com mistura de t5 com um hqi, calha essa que nao sei se exite feita no mercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas amigos, e já que estamos neste tema, que tipo de iluminação devo adquirir para o meu aqua? (quantos watts, tipo, etc)

 

Mais uma vez muito obrigada :silly:

Idealmente deves ter 1w por litro. Podes colocar 1x150w HQI 10000/14000k + 4x24w T5 actinicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Idealmente deves ter 1w por litro. Podes colocar 1x150w HQI 10000/14000k + 4x24w T5 actinicas.

 

 

Mas essa razao de 1w por litro diz respeito ao volume em bruto do aqua ou ao real de H2O :silly:. e já agora pq usar-se tb actinicas e nao so day light normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa pergunta!

Normalmente as calhas boas e com bons acabamentos são caras, mas sempre podes ver os preços da Aquaeden, como já te referiram noutro tópico. Normalmente compensão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais