O Que é Que Se Passa Com Eles?


Recommended Posts

Bem pessoal, é o seguinte.

Tenho um aqua de reprodução de reds e de ampulárias e que serve tambem de criadeira.

o aqua já tem sensivelmente 1 mês e picos.

Só que á uma semana têm começado a morrer 1 red aqui, 2 ali, 4 ali, não percebo o que é que se passa.

As ampulárias meteram o primeiro cacho de ovos um bocado antes de isso acontecer, hoje já são 6 cachos.

tudo começou quando por completa estupidez minha, fervi umas ervilhas umas couves e uns baguitos de milho e o bocadinho de água que sobrou da fervura(éra mesmo pouca, nem a meio copo chegava) meti para dentro do aqua porque penssava que estando a água cheia de vitaminas dos legumes poderia ser benéfica para os peixes ;)

tive fora 2 dias e quando cheguei éra o cáus, os camarões todos em cima da rede de musgo como que num desespero por subreviver, e uns 5 ou 6 já mortos(reds, não morreu nenhum caridina) e o filtro parado só as ampulárias é que tavam na maior já com mais 2 cachos.

fiz logo uma valente tpa e eles melhoraram logo.

mas desse dia em diante têm tado a morrer tanto reds como caridinas. :D

não percebo mesmo.

á e outra coisa, tenho notado que alguns camarões têm a zona toda de trás, logo atrás da cabeça até á cauda esbranquiçada e pensso que são esses que morrem.

 

o aqua tem 17L, tem um termo de 50W a 25ºC, e tinha co2 caseiro mas quando tive este acidente tirei pois pensei que poderia tar a entoxica-los, e a iluminação tem 6W

tem musgo de java, uma anubia, uma cryptocoryne wendti green e mais umas plantas que agora não me lembro do nome.

tem alevins de guppy e de platy, os reds, as caridinas japónicas e as ampulárias marfim

 

o Ph está alto, na ronda dos 8 porque a água é do furo.

 

pessoal ajudem-me quem saíba o que se possa estár a passar.

obrigado

boa aquáriofilia.

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vá lá pessoal.

tou mem á rasca

tou com medo que seja tipo uma doença que possa ser contagiante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sempre os mantive a 8.0pH durante mais de um mês e têm se reproduzido bem.

Na natureza os animais são submetidos a mudanças de pH.

basta chuver para se alterar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que mais me alerta é mesmo o abdomen esbranquiçado.

alguem tens reds que de vez em quando aconteça o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dizes que o filtro parou, a água ficou parada durante esse tempo todo, como o aquário é pequeno a amônia subiu logo, verificaste os níveis. Eles quando começam a perder a cor é sinal que algo não está bem, possivelmente a água. O melhor é fazeres umas boas TPAs até estabilizares isso e cuidado com os excessos de comida.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A zona onde o aqua está foi exposta a quimicos,como detergentes de limpeza,tintas ou spray's ambientadores?

 

Ou então foram os niveis de Amonia que dispararam e são fatais. A cor esbranquiçada é própria deles quando morrem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que mais me alerta é mesmo o abdomen esbranquiçado.

alguem tens reds que de vez em quando aconteça o mesmo?

 

Boas,

 

Os meus 5 red´s iniciais tiveram 8 meses sem filtro numa jarra de 9 lts so com algumas plantas, onde os meus TPAs eram de 15 em 15 dias 1/3 da jarra e nunca tive baixas. Aguentam imenso.

 

O nivel de Amonia é baixo, mas também depende do numero de red´s que tenhas no aqua.

Acho que a Amonia não deve ser o factor, aposto mais num quimico qq que tenha contaminado a agua ou qq coisa nos alimentos dados.

 

Ficaram lá mto tempo os alimentos no aqua?

 

Tenho um red assim como o teu, com o abdomen com qq coisa branca ... de resto, tem a cor normal de um macho. Pensei mesmo que fosse algo pior como li num site, tive o red isolado durante 1 mês ... nada aconteceu continua na maior, neste momento está de novo junto com os outros.

 

Ao nivel do que te aconteceu, é estranho ... uma coisa é certa se o nº de baixas continua a aumentar, o meu conselho é mesmo limpeza geral do aqua.

 

Pk não iniciar o projecto ... 40 lts tb não devem fazer mta dor de cabeça.

Ao nivel da agua ... em vez do furo e se for a unica agua que tens por ai, tenta agua engarrafada.

Eu coloquei agua de garrafao com PH 6,9 e agua da torneira no meu aqua ... nunca tive problemas.

 

Não percas é mto tempo, pk o nº de baixas vai aumentar.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dou-lhes couve, cenoura, ervilhas e por vezes milho cozido.

axo que foi uma vez que meti couve a mais.

teve lá 1 ou 2 dias e aconteceu isto.

mas das outras vezes a couve ficava o mesmo tempo lá dentro e eles íam comendo aos poucos.

mas o branco é quando estão vivos não é quando estão já mortos.

fiz uma TPA de 50% e eles melhoraram radicalmente.

desde o ultimo post que meti só notei uma baixa.

pensso que já melhoraram, as fémeas já estão a ficar com mais cor graduálmente.

não, estão no meu quarto longe de químicos.

 

já agora, uma ampulária anda a armar-se em suícida a saír do aqua, uma vez foi para trás do armário hoje táva no meio do quarto. Isto é normal, já ouvi dizer que elas fazem isto quando a qualidade da água não é a melhor, ou tem outra razão.

 

só tenho o teste de pH e registra 8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas o aquário?

Eu também não sabia mas o fertilizante mata os red's, tinha uns 100, agora tenho 3! banana rock ;):wub:

 

 

mata???

também não sabia

mas não, não meti

 

agora parecem estar bem.

deve mesmo ter sido um pico de amónia ou algo do género.

tenho feito tpa's 2X por senana, mais ou menos 20%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais