Duvidas Na Fertlização


Recommended Posts

Boas!

 

Antes demais vou colocar o setup:

 

Aqua 60 litros +-

Iluminação 30w

Flora: Anubias, Blixa, Echenodorus, criptocorin

 

Estou-me a iniciar na Fertilização por ver que de facto as minhas plantas não conseguem se desenvolver bem por carencia de diversos componentes.

 

Fiz agora mesmo os testes do N e do P. Para o N tenho cerca de 2.5 mg/l e P será mesmo de 0.

 

 

Após uma pesquisa no forum encontrei que:

 

*Valores de referencia para quem se inicia nas suas rotinas de fertilização:

NO3: 5 – 10 mg\L

PO4: 0,5 – 1 mg\L

K: 20 – 30 mg\L

 

pelo que estou a necessitar de NO3 e PO4, e claro k.

 

As plantas não apresentam um aspecto saudavel, apresentando manchas escuras, e alguns pelos. Não sei se será bem algas, porque após uma outra pesquisa aqui no forum e exemplos de algas não me parece que encaixe em nenhum.

 

Aduiri no Horizonte aquatico Micros, Potassio e Fosforo. A minha duvida agora é, que quantidades devo por de facto no aqua, e como devo proceder.

 

Peço ajuda aos mais exprinetes porque não queria fazer nenhuma asneiras e por em risco o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Fertilização deve ser feita diariamente, é assim que se obtem os melhores resultados. Em relação a quantidade terá que ver nos rótolos, vais pondo por dia a quantidade necessária para teres no teu aqua as quantidades ideias que mencionas-te e através dos teste vais vendo o consumo das tuas plantas.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BernardoSales! Em relação aos Nitratos e Fosfatos vai com calma.O aqua produz estes 2 nutrientes,pelo que apenas temos de fertilizar caso haja em falta.

 

No teu caso tens os Nitratos e os Fosfatos um pouco baixos,mas começa a fertilizar com pouco,de modo a saberes quanto o aqua precisa realmente.

 

Agora Potássio,Ferro e Micros(incluindo Magnésio) tens de dar às plantas.

 

Começa a fertilizar com pouco,pelo que percebi o teu aqua não tem um sistema de CO2,e muitas das tuas plantas são de crescimento mais lento. Também tens pouca luz,e por isso a demanda de nutrientes por parte das plantas é menor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BernardoSales! Em relação aos Nitratos e Fosfatos vai com calma.O aqua produz estes 2 nutrientes,pelo que apenas temos de fertilizar caso haja em falta.

 

No teu caso tens os Nitratos e os Fosfatos um pouco baixos,mas começa a fertilizar com pouco,de modo a saberes quanto o aqua precisa realmente.

 

Agora Potássio,Ferro e Micros(incluindo Magnésio) tens de dar às plantas.

 

Começa a fertilizar com pouco,pelo que percebi o teu aqua não tem um sistema de CO2,e muitas das tuas plantas são de crescimento mais lento. Também tens pouca luz,e por isso a demanda de nutrientes por parte das plantas é menor.

 

 

Boas! Obrigado pela ajuda!

 

Pus agora um daqueles sistemas de CO2 que não de botija, é uma garrafinhas em que meto agua e um pozinho e já vejo bolhinhas a sair.

 

Vou começar a colocar um poucquinho para ver como reage o aquario a nivel de consumos de N e P

Agora uma questão, relativamente as Micros o comcentrado que tenho tem:

 

Ferro 0.4%

Manganes 0.2%

Magnesio 0.4%

Cobre 0.02%

Molibdenio (0.2%

Zinco 0.3%

 

agora em que quantidades devo colocar no aquario? devo faze-lo diariamenmte tambem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus Micros têm Magnésio,menos uma coisa para te preocupares.Tambvém têm Ferro,contudo esse Ferro pode não ser suficiente,se começares a notar carências é melhor fazeres um reforço com Ferro,fertilizando individualmente com este nutriente.

 

Quanto à frequência de fertilização tens de ver na embalagem.A maior parte dos fertilizantes de Micros são para ser administrados semanalmente ou 2x semana.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais