Colizas--como FaÇo Para Ter CriaÇao?


Recommended Posts

boas pessoal.procuro dicas para fazewr criaçao de colizas.

tenho 2 machos e 2 femeas

possuo 1 aqua de 60lts com 2 pes de cabombas e 2 pes k nao sei o nome(parece alecrim)

la dentro estao 10 barbos ,2 escalares e gostava de colocar as colizas no mesmo aqua

 

possuo alem deste aqua,outro de 120lts com guppies,platys,mollys e 5 peixes com uma lista a vermelho por cima do olho(tipo sobrancelha);

tenhu mais um aqua de 120lts pra meternidade e criaçao e mais uma bateria com 4 aquas de 160lts(em fase de acabamento)

 

agora,komo faço pra fazer criaçao de colisas?

 

 

cumprimentos

Miguel Leal

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

 

Reprodução-

É muito parecido com os Bettas na reprodução, para ser mais exato, quase idêntica, única coisa que muda é a hora de acasalar, olhe abaixo as fases:

 

1ºfase- Preparação do aquário: Em um aquário de 50 litros(se você não tiver um desse tamanho pode ser um pouco menor, evite muito pequeno, use sempre o mínimo de 20 litros para reprodução de colisas) ponha bastante plantas para a fêmea poder fugir do macho após terminar a desova, deixe a temperatura em 25 graus.

 

2ºfase- Colocação do macho no aquário: Coloque um macho prévio-selecionado, um que você já tenha percebido interesse por fêmeas, e repare os outros requisitos, se é adulto, do tamanho ou maior que a fêmea e que principalmente seja bonito, com nadadeiras belas e formadas.

 

3ºfase- Colocação da fêmea no aquário: Coloque 2 a 3 fêmeas ovadas, aptas para reproduzir, de preferência as fêmeas que o mesmo macho deu mais interesse. Ponha as fêmeas juntas com o macho.

 

4ºfase- O namoro: O macho vai escolher a fêmea preferida, e vai começar a construir no ninho de bolhas, no ninho ele vai adicionar pedaços de plantas, para dar mais sustentação ao ninho, então é hora de você ter certeza da fêmea que ele escolheu, e tire as demais. Após a 4º fase é igual aos Bettas, leia acima no capítulo dos Bettas, e após a 4º fase você vai ter todas as informações necessárias.

 

Agressividade das Colisas:

As Colisas não são agressivas como os Bettas, só na época do acasalamento quando o macho proteje o ninho da fêmea, e talvez elas se tornem agressivas quando habitam um aquário à muito tempo e se aparecer um novo "hóspede" elas podem não aceita-lo com com certo carinho, por mais que elas não sejem agressivas, elas são territóriais, e isso acaba deixando elas agressivas.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais