Aquário "sunsun"


Recommended Posts

ola,

o meu pai acabou me de dizer que tem no trabalho 2 pll de 55W de 6400K. por isso já nao falta tudo, a ver se modifico a calha antes de montar o aqua! :(

cump

 

 

Boa boa, são menos duas que compras. Se por acaso precisares de ajuda na montagem ou algo do género apita, o pessoal esta cá mesmo para ajudar.

Já agora só por curiosidade, qual é a marca das lâmpadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 325
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vou ser muito sincero contigo.....

 

Ainda não tive oportunidade de colocar a folha na calha.... mas quando colocar... o que sobrar..... Ofereço-te!!!!! :( banana rock banana rock

 

Este fim de semana devo tratar disso..... banana rock

 

 

Eláá espétaculo, obrigado banana rock

 

Olha tenho aqui uma situação que gostava de saber opinião...

 

A calha quando tinha as 3xT5, praticamente não aquecia, aquela parte metálica exterior...

Agora...... Até queima :crazyeyes: será de ser outro tipo de lâmpadas?? será por ter o dobro dos Watt´s?? É que aquece a parte metálica que fica do lado mas lâmpadas como a parte metálica que fica do lado dos balastros, a parte exterior da calha portanto.... Já pensei por um género de forro interior, na parte dos balastros, mas.... não sei até que ponto é boa ideia, pois poderá emitir mais calor naquela zona.... e não sei até que temperatura os balastros aguentam...

Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa boa, são menos duas que compras. Se por acaso precisares de ajuda na montagem ou algo do género apita, o pessoal esta cá mesmo para ajudar.

Já agora só por curiosidade, qual é a marca das lâmpadas?

 

 

acho que sao da philips, a final nao tenho a certeza da temperatura da lampada, mas o meu pai diz que é branca...

hoje a tarde ele ja me as tras...

ya depois quando montar a calha se tiver alguma duvida, ja sei :(

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim....

Não sou grande entendido nessa matéria pelo que também tive que me aconselhar antes de comprar as minhas.

Além de ter comprado as 4 de 6.500k, aconselharam-me também a comprar duas de 6.500k e duas de 4.000k.... Isto porque ficava com um melhor espectro de luz e tal (matéria que não entendo muito como já disse)... Na minha opinião acho as de 6.500k lâmpadas equilibradas, no que diz respeito a luminosidade, plantas... Para pores de 4.000k, penso que convém sempre juntar pelo menos com duas de 6.500k, tal como me aconselharam...

Uma coisa te posso garantir, não metas de 12.000k, isso sim, para ganhar algas..... uma maravilha...

Mas espera por mais opiniões....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa te posso garantir, não metas de 12.000k, isso sim, para ganhar algas..... uma maravilha...

 

Errado!!!

 

Luz com Kelvins altos, ou luz acesa muito tempo não provoca algas....... nada disso....

 

Apenas provoca algas mais depressa porque faz com que certos nutrientes sejam consumidos mais depressa pelas plantas, criando um desiquilibrio de nutrientes mais acentuado.... isto sim leva ao aparecimento de algas......

 

O pessoal é que associa á luz....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eláá espétaculo, obrigado banana rock

 

Olha tenho aqui uma situação que gostava de saber opinião...

 

A calha quando tinha as 3xT5, praticamente não aquecia, aquela parte metálica exterior...

Agora...... Até queima :crazyeyes: será de ser outro tipo de lâmpadas?? será por ter o dobro dos Watt´s?? É que aquece a parte metálica que fica do lado mas lâmpadas como a parte metálica que fica do lado dos balastros, a parte exterior da calha portanto.... Já pensei por um género de forro interior, na parte dos balastros, mas.... não sei até que ponto é boa ideia, pois poderá emitir mais calor naquela zona.... e não sei até que temperatura os balastros aguentam...

 

 

É normal o aquecimento ser maior.... afinal meteste o dobro de watt's...... é normal que aqueça mais......

 

Podes sempre optar por colocar uma ventuinha a extrair o ar de dentro da zona dos balastros......

 

Nada que uma broca Craneana não resolva.... banana rock

 

O pior que pode acontecer é nos dias quentes de verão veres a temperatura da agua a subir.... 31º...32º...33º...34º..... peixes mortos..... :crazyeyes:

 

E aí terá de colocar ventuinhas apontadas á superficie para evaporar água mais depressa......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado!!!

 

Luz com Kelvins altos, ou luz acesa muito tempo não provoca algas....... nada disso....

 

Apenas provoca algas mais depressa porque faz com que certos nutrientes sejam consumidos mais depressa pelas plantas, criando um desiquilibrio de nutrientes mais acentuado.... isto sim leva ao aparecimento de algas......

 

O pessoal é que associa á luz....

 

 

Estamos sempre aprender não é verdade...

Mas se formos a ver até tem a sua influência... Mais que não seja nos nutrientes e estes, por sua vez, nas algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal o aquecimento ser maior.... afinal meteste o dobro de watt's...... é normal que aqueça mais......

 

Podes sempre optar por colocar uma ventuinha a extrair o ar de dentro da zona dos balastros......

 

Nada que uma broca Craneana não resolva.... :(

 

O pior que pode acontecer é nos dias quentes de verão veres a temperatura da agua a subir.... 31º...32º...33º...34º..... peixes mortos..... :?:

 

E aí terá de colocar ventuinhas apontadas á superficie para evaporar água mais depressa......

 

 

Pois espero que não aqueça tanto nos dias mais quentes, ate porque a minha casa parece-me ser fresca no verão, ou pelo menos não bate lá o sol de chapa...

 

Quanto ás ventoinhas também já tinha pensado nisso, por uma ventoinha de cada lado na zona dos balastros, os fios alimentadores vinham junto do resto da instalação eléctrica e por sua vez ligavam nas fichas de alimentação que tenho na lateral da minha calha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Alguém tem um destes aquas com tampa + filtro externo, como é que é a entrada das mangueiras ,há espaço ou para meter filtro externo ou só dá sem a tampa?

 

Boas.

 

Eu tenho não um, mas dois filtros externos ligados e num aquário destes e com uma calha provavelmente igual ou semelhante à tua...

Sei do que falas porque também tive essa mesma dificuldade.. O que fiz foi, por as mangueiras de cada filtro umas de um lado e outras do outro, e em cada um dos lados, sobrepor uma mangueira à outra, como se só ali estivesse uma mangueira, precisamente porque não tens espaço para mais...

Outra coisa que podes fazer, que sinceramente ainda não fiz é, com uma rebarbadora, alargares um pouco mais esse buraco da calha..

 

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar bom tópico!

Realmente com um pouco de trabalho consegue-se aproveitar os preços em conta (da produção em massa...) e acabar com um equipamento bastante interessante. Por vezes mais vale comprar uma coisas feita, desmontar e mandar metade "fora" para aproveitar umas peças do que andar a fazer de raiz.

 

Apenas uma sugestão, para reflector podes usar essa chapa que já falaram que é realmente muito boa para esse fim, mas fica um bocado cara! Uma alternativa é passares numa loja dos chineses e comprar um rolo de fita cola de aluminio, que te fica por uns 2eur e faz praticamente o mesmo serviço. Desde que não apanhe humidade aguenta-se, e mesmo que passado um tempo comece a descolar (por causa do calor), ainda se aguenta muito tempo. Tenho algumas calhas revestidas assim, por dentro, à mais de um ano e faz uma enorme diferença na luz que é aproveitada para a àgua.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tenho não um, mas dois filtros externos ligados e num aquário destes e com uma calha provavelmente igual ou semelhante à tua...

Sei do que falas porque também tive essa mesma dificuldade.. O que fiz foi, por as mangueiras de cada filtro umas de um lado e outras do outro, e em cada um dos lados, sobrepor uma mangueira à outra, como se só ali estivesse uma mangueira, precisamente porque não tens espaço para mais...

Outra coisa que podes fazer, que sinceramente ainda não fiz é, com uma rebarbadora, alargares um pouco mais esse buraco da calha..

Cumps

 

Ok, agredeço, estava com receio que depois não desse para meter o externo, é que acho que o filtro que este aqua trás não será suficiente? Qual a tua experiencia em relação ao filtro que vem na tampa, vale alguma coisa ou é boa ideia meter um externo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar bom tópico!

Realmente com um pouco de trabalho consegue-se aproveitar os preços em conta (da produção em massa...) e acabar com um equipamento bastante interessante. Por vezes mais vale comprar uma coisas feita, desmontar e mandar metade "fora" para aproveitar umas peças do que andar a fazer de raiz.

 

Apenas uma sugestão, para reflector podes usar essa chapa que já falaram que é realmente muito boa para esse fim, mas fica um bocado cara! Uma alternativa é passares numa loja dos chineses e comprar um rolo de fita cola de aluminio, que te fica por uns 2eur e faz praticamente o mesmo serviço. Desde que não apanhe humidade aguenta-se, e mesmo que passado um tempo comece a descolar (por causa do calor), ainda se aguenta muito tempo. Tenho algumas calhas revestidas assim, por dentro, à mais de um ano e faz uma enorme diferença na luz que é aproveitada para a àgua.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

 

 

Boas Ricardo.

 

Obrigado pela sugestão. Pôr a fita cola de alumínio também me parece ser uma boa ideia e, claro está, muito mais económica.

De momento, no meu caso, talvez não seja a melhor ideia pôr essa fita, isto porque ainda não arranjei acrílico para proteger as minhas lâmpadas, apenas deixo as tampas da calha abertas para não criar tanta humidade nessa zona. Mas após ter o acrílico, caso não tenha ainda a folha metálica, está aqui uma boa solução, tanto para mim como para todos os que quiserem tirar um melhor aproveitamento da iluminação do aquário.

 

 

 

Cumprimentos

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agredeço, estava com receio que depois não desse para meter o externo, é que acho que o filtro que este aqua trás não será suficiente? Qual a tua experiencia em relação ao filtro que vem na tampa, vale alguma coisa ou é boa ideia meter um externo?

 

Cumps

 

 

Bem, na minha opinião acho que deves sempre comprar um filtro externo para teres uma melhor filtragem de agua, porque sinceramente não acho que para um aquário de 220L, o filtro interno seja suficiente...

No meu caso, já tive esse filtro interno a funcionar como filtro biológico e com o sistema de "chuveiro" que aquilo traz... No entanto, resolvi aproveitar a ideia que o Gimbras me deu e que também já foi tema de conversa neste tópico que foi, abrir buracos naqueles compartimentos plásticos que vêm na calha, tapar todos os outros que mandam a agua para dentro do aquário excepto o ultimo, que é por onde vai sair a água toda que corre ao longo dos compartimentos, dessa maneira posso aproveitar para por umas cerâmicas e uns substratos e ainda pôr o termostato dentro desses mesmos compartimentos (sempre é menos um gingarelho a ocupar espaço no aquário).

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...abrir buracos naqueles compartimentos plásticos que vêm na calha, tapar todos os outros que mandam a agua para dentro do aquário excepto o ultimo, que é por onde vai sair a água toda que corre ao longo dos compartimentos, dessa maneira posso aproveitar para por umas cerâmicas e uns substratos e ainda pôr o termostato dentro desses mesmos compartimentos (sempre é menos um gingarelho a ocupar espaço no aquário).

Cumps

 

É o melhor que se pode fazer nestes aquários..... assim, o tempo de exposição das ceramicas á agua é maior....... dando ás bacterias mais tempo para fazerem o seu trabalhinho....

 

Pois espero que não aqueça tanto nos dias mais quentes, ate porque a minha casa parece-me ser fresca no verão, ou pelo menos não bate lá o sol de chapa...

 

Quanto ás ventoinhas também já tinha pensado nisso, por uma ventoinha de cada lado na zona dos balastros, os fios alimentadores vinham junto do resto da instalação eléctrica e por sua vez ligavam nas fichas de alimentação que tenho na lateral da minha calha...

 

Pois... umas ventuinhas a ligarem com a luz, a retirar o ar quente de dentro da calha é o ideal.... podem, e devem ser fraquinhas...... por uma questão de barulho, consumo, e porque o calor sai muito facilmente apenas com uma "brisa" de ar....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago.

 

Olha a luz vai optima como deves calcular.

Estou contente com os resultados, mas, porque tem que haver sempre um "mas", como o Gimbras disse e bem, além de ter menos Kelvins, aparecem muitas algas na mesma.

Ou seja, em termos de impacto para as plantas e mesmo para as cores dos peixes estou satisfeito, valeu a pena o investimento.

Quanto ás algas, fiz outro investimento que chegará amanhã ou na 5f, que é um filtro UV de 5W da JBL e que espero sinceramente ver resultados bastante positivos no que diz respeito a algas...

 

Quanto ás fotos do teu investimento para a calha, manda vir assim que as tiveres :tongue:

 

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola pessoal!!

apenas hoje coloquei o filtro que vem na tampa do aqua a trabalhar!!

mas a agua quando vai outra vez para o aqua,

faz muito barulho e deixa muitas bolhinhas de ar a viajar pelo aquario!!

ja tentei arranjar adaptadores mas nao tive sucesso!!

podem dizer me como tem no vosso aqua??

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal

 

algumas questões que se alguem souber me possa elucidar

 

- as lâmpas que este aquas trazem são de luz branca com 14000 K

serão estas lâmpadas indicadas para olantas menos exigentes em termos de iluminação, estou a falar de especies para aqua cilcideos africanos - malawi

 

- o móvel traz 6 pes em plastico, alguem que ja montou pode informar se será aconselhavel ou não a sua montagem, estou a falar em termos de estabilidade, uma vez que que com eles caso haja algum precalço com queda de agua junto ao movel aquandop das TPAs a base está sempre salvagurdada.

 

obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal!!

apenas hoje coloquei o filtro que vem na tampa do aqua a trabalhar!!

mas a agua quando vai outra vez para o aqua,

faz muito barulho e deixa muitas bolhinhas de ar a viajar pelo aquario!!

ja tentei arranjar adaptadores mas nao tive sucesso!!

podem dizer me como tem no vosso aqua??

cump

 

 

Boas Tiago,

 

Olha na minha calha eu fiz uma alteração tal como já foi falado aqui neste tópico entre mim e o Gimbras.

O que fiz foi, colar todos os compartimentos de plastico, fazer dois furos grandes entre eles de forma a que a agua corra bem, e só no ultimo compartimento é que deixei a saida de agua para o aqua, isto faz com que possa aproveitar melhor os compartimentos para por cerâmicas por exemplo, e ao mesmo tempo dá para pores lá termostato que sempre é menos uma coisa á vista dentro do aqua ;)

Quando puder ponho aqui umas fotos para te esclarecer melhor a forma como fiz aquilo, mas mesmo assim neste topico encontras algumas dicas. bang

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal

 

algumas questões que se alguem souber me possa elucidar

 

- as lâmpas que este aquas trazem são de luz branca com 14000 K

serão estas lâmpadas indicadas para olantas menos exigentes em termos de iluminação, estou a falar de especies para aqua cilcideos africanos - malawi

 

- o móvel traz 6 pes em plastico, alguem que ja montou pode informar se será aconselhavel ou não a sua montagem, estou a falar em termos de estabilidade, uma vez que que com eles caso haja algum precalço com queda de agua junto ao movel aquandop das TPAs a base está sempre salvagurdada.

 

obrigado

 

Cumps

 

 

Boas,

 

Na minha opinião essas não são as lâmpadas mais apropriadas para qualquer tipo de planta, sejam estas muito ou pouco exigentes.. Eu tinha essa iluminação e ao principio até tinhas umas anubias que á partida são plantas pouco exigentes. O que acontecia é que as folhas que estavam espostas á luz ficavam cheias de algas, muito mau mesmo.

Por isso o que fiz foi alterar a minha iluminação, até porque queria algumas plantas mais exigentes.. Há fotos dessa mudança que fiz aqui neste tópico...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.