Criação De Tricogasters Dourados E Azuis


Recommended Posts

Boas.

Venho solicitar ajuda para criacao de gouramis dourados e/ou azuis pk acho k e da mesma forma , so muda a cor do peixe.

Separei um macho e uma femea azuis e pus num aqua de +/- 45l/ 50l a cerca de 5 dias. Meti umas plantas decorativas a boiar para k podesse prender o ninho e umas quantas a fazer de abrigo.

O macho esta sempre a atacar/acariciar a femea junto a barriga, ja fez ninho e este ja se desmanchou por 3x.

Como nao vejo progressos venho pedir ajuda aos membros deste forum k ja o tenham conseguido.

Nao quero parecer chato, mas como ando entusiasmado com isto da reproducao dos peixes e adoro esta especie gostaria de tentar tb.

Se conhecem alguem com mais experiencia nesta especie em questao, que tivesse interessado a dar umas dicas ficaria mt agradecido, pk afinal os foruns sao para isso mesmo , trocar ideias e experiencias.

Nao sei se algo tou a fazer de errado pk julgo ter as condiçoes certas, so que nao vejo progressos.

Preciso da resposta a varias perguntas e nao as encontro nos varios topicos que ja li sobre esta especie.

Por exemplo como reconhecer os ovos depositados no ninho, se a femea ta cheia de ovos, se esta receptiva ao macho, etc etc etc

Saude a todos e ate breve

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dez visitas e nem uma resposta :snipersmile:

va la pessoal digam alguma coisa omg

 

Gostava de ajudar , mas não sei nada desses peixitos, mas vou ficar atento ás respostas tem um Leri viuvo! e quero-lhe arranjar uma femea.

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dez visitas e nem uma resposta :(

va la pessoal digam alguma coisa ;)

 

Olá

aquilo que eu sei já te disse no outro post.

E acredita que não há muito mais a dizer....o resto é a experiencia :smile2: e ajustares a teoria com as tuas condições.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desisti dos gouramis e passei aos betta pk o macho dos gourami fez 3 ninhos e a femea mandou-o dar uma volta

comprei uma femea betta e no aqua onde tinha os gouramis meti o macho

preparei o aqua com plantas naturais e passei-o para la, as vezes ponho a femea la dentro numa parideira so para k o macho inice o ritual e ja tou a ver resultados.

a femea ja tem o tal pontinho branco por baixo das barbatanas e o macho ja fez algumas bolhinhas no aqua, o k julgo ser o inicio do ninho.

vou controlando a reaccao tanto da femea como do macho, so nao sei se deva deixa-los entrarem em contacto directo entre eles ou se ainda e cedo, tenho medo k o macho faça mal a femea.

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desisti dos gouramis e passei aos betta pk o macho dos gourami fez 3 ninhos e a femea mandou-o dar uma volta

.....

 

Olá

foste muito rápido a desistir....na aquariofilia é preciso ter paciencia e aprender com os erros, "arranjar" truques,etc :(

Olha que os bettas não são mais fáceis de reproduzir e é preciso ter muitaaaa calma.

Informa-te bem antes de iniciar a tentativa.

Boa sorte

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já criei Tricogasters Azuis e Bettas(há uns anos atrás), e devo dizer que achei os tricogasters mais fáceis de reproduzir.

Se calhar a tua fêmea não estava pronta para a desova. Tens de ver se o casal é adulto.

Eu tinha-os num aqua pequeno de uns 20 a 30 l com muitas cabombas, algumas plantas flutuantes e sem substrato. O filtro deve ter muito pouco caudal e não deve remecher a superfície (por razões óbvias). Tinha uma boa oxigenação porque o filtro era relativamente pequeno.

Coloquei os peixes no aqua separados por um acrílico perfurado, sendo que o macho estava do lado com plantas.

Depois do macho construir o ninho deixei passar mais um dia ou dois e retirei o acrílico. A seguir foi a natureza que tratou do resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao se trata de desistir mt cedo, mas sim tomar um caminho alternativo.

visto k poucas pessoas criam gouramis e estao mais virados para os bettas resolvi ir para o lado onde possa obter mais ajuda/respostas/conselhos, mas nao pensem que vou desistir :)

como estou no inicio destas especies talvez ainda esteja verde neste campo, mas ja tive mts crias de guppys e de plattys e ainda os vou tendo, apesar de nao ter mt tempo disponivel como gostaria de ter, desistir nao e para mim.

dentro de dias volto a carga com os gourami e espero depois poder ajudar com as informacoes que obter nessa experiencia

abracos e fiquem bem

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oi Boas,

 

Na criação dos Trichogaster, nao tens grandes problemas, os problemas veem é a seguir, com os filhotes que sao muito pequenos.

 

1º tens que ter um casal adulto, nos Leeri dá para ver prefeitamente, quando estao aptos para acasalar, ficam com uma cor alaranjada viva, nos trichopterus (tres pintas, e dourados),so vendo a barriga das femeas que fica dilatada c ovos.

 

Para chegaras a este ponto , tens que alimentar, varias vezes ao dia, com comida viva.

 

Subir a temperatura gradualmente ate aos 28ºC.

 

Preparas um aquario á parte (só para o casal), com a mesma temperatura.

 

Em relaçao as plantas , de muitas criaçoes que já fiz , na minha opinião , é de evitar plantas vivas, pois provocam fungos nos ovos. Utilizo sempre artificiais normais, e pedaços que fultuem, para o macho meter no ninho, e sem areao.

 

Vazos de barro pequenos, e algumas pedras, para a femea, se abrigar do macho.

 

Nivel da água, convem ser baixo, para o macho não ficar exausto.

 

Filtro, mais fraco possivel.

 

Na parte do acasalamento, como já foi aqui dito, tens que ter, mais paciencia. Pois a femea quando estiver apta vai ao encontro do macho.

 

 

Abraço

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oppssss, esqueçia-me desta parte.

 

Quando terminar a postura, retiras a femea de imediato.

 

O macho, quando verificares que os ovos flutuam sozinhos, 24h +ou-.

 

Em relação aos alevíns, não suportam correntes de ar na superficie da água, pois ainda nao desenvolveram o "labirinto".

 

Alimentação: artemia recen nascida, e umas bisnagas de comida líquida, desculpa, nao me recordo o nome da marca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Boas,

 

Na criação dos Trichogaster, nao tens grandes problemas, os problemas veem é a seguir, com os filhotes que sao muito pequenos.

 

1º tens que ter um casal adulto, nos Leeri dá para ver prefeitamente, quando estao aptos para acasalar, ficam com uma cor alaranjada viva, nos trichopterus (tres pintas, e dourados),so vendo a barriga das femeas que fica dilatada c ovos.

 

Para chegaras a este ponto , tens que alimentar, varias vezes ao dia, com comida viva.

 

Subir a temperatura gradualmente ate aos 28ºC.

 

Preparas um aquario á parte (só para o casal), com a mesma temperatura.

 

Em relaçao as plantas , de muitas criaçoes que já fiz , na minha opinião , é de evitar plantas vivas, pois provocam fungos nos ovos. Utilizo sempre artificiais normais, e pedaços que fultuem, para o macho meter no ninho, e sem areao.

 

Vazos de barro pequenos, e algumas pedras, para a femea, se abrigar do macho.

 

Nivel da água, convem ser baixo, para o macho não ficar exausto.

 

Filtro, mais fraco possivel.

 

Na parte do acasalamento, como já foi aqui dito, tens que ter, mais paciencia. Pois a femea quando estiver apta vai ao encontro do macho.

 

Quando terminar a postura, retiras a femea de imediato.

 

O macho, quando verificares que os ovos flutuam sozinhos, 24h +ou-.

 

Em relação aos alevíns, não suportam correntes de ar na superficie da água, pois ainda nao desenvolveram o "labirinto".

 

Alimentação: artemia recen nascida, e umas bisnagas de comida líquida, desculpa, nao me recordo o nome da marca.

 

Isto vai ajudar-me bastante! Agora é assim, tenho trichogasters num comunitário, e o macho está sempre a perseguir / cortejar a fêmea, mas o ninnho nunca foi contruido... Vou transferir para la umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (plantas flutuantes) para ajudar.

 

O meu filtro tem uma bomba de circulação que cria agitação na água, o que fiz para emendar isto foi por um tubo de borracha desde a sua saída até a água directamente, e a água ficou estagnada, ou seja, acho que estava bom. Mas assim não havia oxigenação, e retirei isto, voltando a criar fortes correntes. É preferível por com o tubo, mesmo sem oxigenação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado por tanta informacao disponivel.

era isso kestava a precisar, mas como ja tinha mencionado passei para os bettas e tive algum sucesso.

os meus bettas acasalaram, houve postura, eclosao dos ovos, so que julgo k errei no timing de retirar o macho pk os alevins desapareceram quase todos, so fiquei com 3 e apareceram uns quantos mortos a circular na corrente de agua do aqua.

Mas como tb ja tinha referido apos este periodo de testes/experiencias com os bettas vou passar aos trichogasters tal como desejo pois espero poder adquirir conhecimento com varias especies.

E ja anda a morder o bichinho dos salgados , so k por hora isto esta mau €€€€€€€€€€€€€ ( e sabido k um salgado obriga a um elevado investimento e tem de ser imediato, nao podendo indo adquirindo o equipamento aos poucos)

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas e saudacoes para todos os que disponibilizaram.

 

Saude

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Boas,

 

Resposta para o Carlos:

 

A pessoa , que ensinou a fazer criação de trichogaster, e que só se dedicava a isto, nem filtro utilizava, apenas uma bomba de ar c pedra difusora.

 

O habitat natural deste tipo de peixes , é agua e condiçoes imaginaveis , daí a evolução, para terem o Labirinto.

 

Resposta para o Fernado:

 

Parabens por teres conseguido, isso vai lá com a prática, cada trichogaster chega a desovar perto de 2000 +ou- ovos, e muito peixinho.

A unica funçao do macho, é manter os ovos que caem ao fundo, no ninho, acabando esta preocupação, dedica-se ao canibalismo. :microwave:

 

 

Abraço

 

Pedro G

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá desejo-te boa sorte na criação

Vai arranjando espaço vais precizar

 

Olá desejo-te boa sorte na criação

Vai arranjando espaço vais precisar

 

Da uma espreitadela ao aquário numero 2 é um aquário de 80cm e já estão menos de metade do que o numero inicial.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=91627

Cump.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais