Ajuda Com Co2


Recommended Posts

Boas pessoal..

 

preciso do vosso esclarecimento para uma duvida enorme que tenho!!

 

então é assim, eu quero colocar mais plantas no meu aquario

 

e li aqui no forum que convem entao eu ter CO2 para "alimentar as plantas" mas como nao tenho guita para comprar um kit de CO2 para o meu aquario, visto que custam quase 300€ iria optar pela opção de fazer o kit CO2 caseiro.. agora a minha duvida prende-se com o seguite, eu fazendo akele kit de CO2 com gelatina numa garrafa de 2Litros depois faço a ligação atravez de uma mangueira transparente igual aquelas que tenho para ligar o ar de fazer bolinhas na agua à minha cascata de areia, certo? e depois isso fica a funcionar 24h sobre 24h? ou desliga-se o CO2? e se ele se desliga, como se faz para desligar?!

 

::D:::D:

 

cumprimentos malta...

Editado por Imparavel

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim podes utilizar mangeira transparente daquela que se usa nas bombas de ar tens é de ter atenção para que tenhas tudo bem vedado e como vais implementar a difusão do CO2 no aquario, podes ligar na cascata como referiste para disolver o CO2 ao máximo.

 

Convem utilizar uma valvula anti-retorno e apertar bem para não te acontecer como a mim na primeira vez, quando dei conta tinha a parte de tras do aquario cheio de receita e atenção as quantidades utilizadas de fermento pois muito faz acelerar o processo e cria uma especie de espuma que começa a subir pelo tubo.

 

Quanto ao periodo de funcionamento podes ter o CO2 a funcionar 24h por dia, há quem aconcelhe a ligar a bombar de ar a noite para introduzir O2 visto que as plantas durante a noite consomem O2.

 

Acho que foquei todas as tuas duvidas mas espera por mais opiniões pois pode estar a flhar-me algo.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim podes utilizar mangeira transparente daquela que se usa nas bombas de ar tens é de ter atenção para que tenhas tudo bem vedado e como vais implementar a difusão do CO2 no aquario, podes ligar na cascata como referiste para disolver o CO2 ao máximo.

 

Convem utilizar uma valvula anti-retorno e apertar bem para não te acontecer como a mim na primeira vez, quando dei conta tinha a parte de tras do aquario cheio de receita e atenção as quantidades utilizadas de fermento pois muito faz acelerar o processo e cria uma especie de espuma que começa a subir pelo tubo.

 

Quanto ao periodo de funcionamento podes ter o CO2 a funcionar 24h por dia, há quem aconcelhe a ligar a bombar de ar a noite para introduzir O2 visto que as plantas durante a noite consomem O2.

 

Acho que foquei todas as tuas duvidas mas espera por mais opiniões pois pode estar a flhar-me algo.

 

tenho que ter tudo bem vedado como assim?! como faço para ligar á cascata de areia?

 

em que sitio ligo a valvula antiretorno?

 

a minha bomba de ar funciona 24/7 por isso se o ligar a bomba de ar tb iria funcionar assim certo?!

 

a solução caseira de CO2 dura em media quanto tempo?! como vejo que esta a ficar fraca e que tenho que fazer nova??

 

desculpa o excesso de perguntas mas sou mesmo um novato nestas coisas... :|;)

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho que ter tudo bem vedado como assim?! como faço para ligar á cascata de areia?

 

em que sitio ligo a valvula antiretorno?

 

a minha bomba de ar funciona 24/7 por isso se o ligar a bomba de ar tb iria funcionar assim certo?!

 

a solução caseira de CO2 dura em media quanto tempo?! como vejo que esta a ficar fraca e que tenho que fazer nova??

 

desculpa o excesso de perguntas mas sou mesmo um novato nestas coisas... :|;)

 

Bem tudo tem de ser vedado a tampa que vai furar para introduzir o tubo tem de ser vedada para que o CO2 não se liberte e tenha de seguir pelo tubo obrigatoriamente a valvula anti-retorno tem de ser colocada de preferencia a entrada do aquario pois caso ocorra uma diferença de pressão ou tenhas a garrafa abaixo do nivel do aquario não tenhas o retorno da agua do aquario para a garrafa e consequentemente a sala inundada.

 

Se tens a bomba de ar a funcionar 24h não ha problema como tal ate te aconcelho vivamente o CO2 pois as tuas plantas precisão de CO2 para crescer, se tens a agua do aquario "saturada" de O2 as plantas não tem CO2 que necessitam para se desenvolver.

 

A solução de CO2 em gelatina pelo conhecimento recolhido na comunidade dura entre 2 a 3 meses mas tudo depende da quantidade de fermento de padeiro que coloques, se colocares muito aceleras muito a reação e esta vai-se em menos de nada para alem de poderes ter o que me sucedeu como referi anteriormente, é preferivel colocar pouco e veres como esta está evoluir se estiver a fazer pouco CO2 adicionas mais um pouco de cada, convem ter um contador de bolhas que facilmente consegue-se fazer.... se necessitares logo explico como fiz o meu.... quanto a poção começar a perder força, é como te digo um contador de bolhas resolve essa situação....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tudo tem de ser vedado a tampa que vai furar para introduzir o tubo tem de ser vedada para que o CO2 não se liberte e tenha de seguir pelo tubo obrigatoriamente a valvula anti-retorno tem de ser colocada de preferencia a entrada do aquario pois caso ocorra uma diferença de pressão ou tenhas a garrafa abaixo do nivel do aquario não tenhas o retorno da agua do aquario para a garrafa e consequentemente a sala inundada.

 

Se tens a bomba de ar a funcionar 24h não ha problema como tal ate te aconcelho vivamente o CO2 pois as tuas plantas precisão de CO2 para crescer, se tens a agua do aquario "saturada" de O2 as plantas não tem CO2 que necessitam para se desenvolver.

 

A solução de CO2 em gelatina pelo conhecimento recolhido na comunidade dura entre 2 a 3 meses mas tudo depende da quantidade de fermento de padeiro que coloques, se colocares muito aceleras muito a reação e esta vai-se em menos de nada para alem de poderes ter o que me sucedeu como referi anteriormente, é preferivel colocar pouco e veres como esta está evoluir se estiver a fazer pouco CO2 adicionas mais um pouco de cada, convem ter um contador de bolhas que facilmente consegue-se fazer.... se necessitares logo explico como fiz o meu.... quanto a poção começar a perder força, é como te digo um contador de bolhas resolve essa situação....

 

mas como é k ligo á cascata o co2?

e como se faz o tal contador de bolhas?

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como é k ligo á cascata o co2?

e como se faz o tal contador de bolhas?

 

Boas

 

Normalmente a bomba que faz circular a agua por norma tem uma entrada para ligar o tubo de ar para oxigenar melhor a agua neste caso se tiver podes ligar o co2, se não, vais ter de recorrer a um difusor para disolver melhor o co2 na agua podes fazer como eu utilizei um taco pequeno de madeira daqueles que se colocam para montagem de noveis é um exelente difusor e faz micro bolhinhas....

 

Quanto ao contador de bolhas tens varias soluções vou-te dar aqui uma:

- desfrutas um momento coca-cola e bebes uma daquelas garrafas plasticas das mais pequenas que se vendem acho que são de 33cl e utilizas a garrafa isto porque como a garrafa vem preparada para conter o gas da coca-cola la lentro, e fazes dois furos na tampa, furos esses menores que o diametro do tubo a introduzir, cortas a ponta do tubo em diagonal para facilitar a passagem pelo buraquino da tampa....

 

o tubo que vem da garrafa principal onde tem a mistura para fazer o co2 vai entrar na garrafa mais pequena até ao fundo e vais utilizar outro tubo que vai ficar no topo da garrafa pequena que vai ir até ao aquario ( não esquecer meter valvula anti-retorno a entrada do aquario) e vai vedar bem o topo da tapa com silicone cola quente verniz o que quiseres desde que veda bem....

 

metes agua na garrafa mais pequena deixando um terço da garrafa por encher por forma a que o tubo que vem da garrafa de co2 fique submerso e o tubo que vai para o aquario não fique submersso e faz com que se tudo estiver bem vedado e a funcionar o co2 libertado na garrafa principal sai no fundo a garrafa pequena criando bolhas e o gas vai acumular no topo da garrafa pequena até criar pressão para percorrer o tubo que vai dar ao aquario e desta introuzindo assim o co2, e assim tens um conta bolhas

 

Espero ter sido elucidativo... mas se mesmo assim tiveres duvidas pergunta....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas como nao tenho guita para comprar um kit de CO2 para o meu aquario, visto que custam quase 300€ iria optar pela opção de fazer o kit CO2 caseiro...

 

Já vi um kit completo a metade do preço. Com válvula selenoide incluida. Está na BublesShop.

 

Estou a pensar em comprar porque é mais fiavel do que o DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi um kit completo a metade do preço. Com válvula selenoide incluida. Está na BublesShop.

 

Estou a pensar em comprar porque é mais fiavel do que o DIY.

 

Não quero influenciar em nada a tua decisão mas o kit co2 caseiro quando bem construido pode ser tão bom como o que se vende no mercado e não ficamos refens das recargas para alem de poder ser feito com simples elementos que possui-mos em nossas casas... e para mais 128 eurois são 128 eurois... fazia maravilhas no meu aquario.... :smilecolros: estou a brincar força e depois post aqui os resultados.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero influenciar em nada a tua decisão mas o kit co2 caseiro quando bem construido pode ser tão bom como o que se vende no mercado e não ficamos refens das recargas para alem de poder ser feito com simples elementos que possui-mos em nossas casas... e para mais 128 eurois são 128 eurois... fazia maravilhas no meu aquario.... :smilecolros: estou a brincar força e depois post aqui os resultados.

 

 

Não tem comparação possivel, sejam quais forem os termos tomados para comparar.

 

Para fazer um plantado à séria e não um aquário com plantas, CO2 de botija é essencial. Custa aproximadamente 120 euros, na Alemanha, mas é investimento. O Cfatelo tambem vende, mas não sei a quanto. Mas toda a gente diz maravilhas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Ricardo.

Vale a pena o investimento. O aqua fica muito mais estável. Já tive problemas com um DIY que começou a libertar bolhas a mais sem eu contar e foi uma mortandade pior que o Rambo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok peço desculpas.... e não querendo forçar a ideia mas sim colocar a questão co2 tanto venha de receita caseira como venha de botija industrial não fazar o mesmo efeito só exite a meu ver a questão de pressão é isso ou existe algo mais?

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok peço desculpas.... e não querendo forçar a ideia mas sim colocar a questão co2 tanto venha de receita caseira como venha de botija industrial não fazar o mesmo efeito só exite a meu ver a questão de pressão é isso ou existe algo mais?

 

O CO2 é igual, mas a quantidade e o controlo que exerces sobre o mesmo é muito diferente. E com um difusor bom então, nem se pode comparar os 2...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok peço desculpas.... e não querendo forçar a ideia mas sim colocar a questão co2 tanto venha de receita caseira como venha de botija industrial não fazar o mesmo efeito só exite a meu ver a questão de pressão é isso ou existe algo mais?

 

 

olha o contador de bolhas que dizes como se faz? e na garrafa pequena certo^? mas conto as bolhas como? é as que a agua faz dentro da garrafa? e como sei quantas devem ser?

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha o contador de bolhas que dizes como se faz? e na garrafa pequena certo^? mas conto as bolhas como? é as que a agua faz dentro da garrafa? e como sei quantas devem ser?

 

Boas sim uma garrafa de cola das pequenas de plastico encontras facilmente nas grandes superficies garrafas de 33cl, contas as bolhas que saem dentro do tubo no fundo da garrafa, agora o numero de bolhas depende do teu aquario a capacidade em litros deste e o tipo de plantas que tens mas em média 20 bolhas por minuto...

 

...mas por favor corrigam-me se estiver enganado.....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal...

 

eu fiz o co2 de gelatina, e liguei o tubo directamente ao aquario com uma pedra difusora redonda verde..sabem qual é? faz as bolinhas muita pequeninas... essa pedra é boa pa difundir o co2 na agua certo? espero ter feito tudo correcto, ate pus a valvula de segurança e tudo :)

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal...

 

eu fiz o co2 de gelatina, e liguei o tubo directamente ao aquario com uma pedra difusora redonda verde..sabem qual é? faz as bolinhas muita pequeninas... essa pedra é boa pa difundir o co2 na agua certo? espero ter feito tudo correcto, ate pus a valvula de segurança e tudo :P

 

 

Boas

 

Em falta de melhor serve perfeitamente desde que continue a fazer bolinhas pequeninas mas ajuda sempre se puseres o difusor perto da saida do filtro para que a coluna de agua gerada ajude a disolver melhor o co2.

 

e vai postando as melhorias que notas no teu aquario....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em falta de melhor serve perfeitamente desde que continue a fazer bolinhas pequeninas mas ajuda sempre se puseres o difusor perto da saida do filtro para que a coluna de agua gerada ajude a disolver melhor o co2.

 

e vai postando as melhorias que notas no teu aquario....

 

o meu filtro é externo... tas-te a referir a saide de agua ja limpa?

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal...

 

desde que coloquei a pedra difusora dentro do aquario e esta a fazer bolinhas pequeninas, dentro das 2 por segundo muito pequeninas dentro do aquario... o meu PH baixou bastante...

 

tava a 7.50 e agoa esta por volta dos 6.50

 

é normal?! isto nao me vai afectar os peixes? e vai normalizar ou continuar a baixar?!eu por acaso queria ter o aquario entre os 6.80 e os 7.00 de PH mas acho que 6.50 ja é muito baixo pos meus peixinhos :snipersmile:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica o teu kh, se for baixo poderá ser disso.

 

 

A introdução de CO2, provoca sempre uma descida de pH (salvo o kh seja muito elevado).

 

Não sei qual o período da injecção de CO2 que tens, mas se for por timer, convem verificares o pH antes dele ligar e depois dele ligar, por vezes provoca alterações grandes e a evitar.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica o teu kh, se for baixo poderá ser disso.

A introdução de CO2, provoca sempre uma descida de pH (salvo o kh seja muito elevado).

 

Não sei qual o período da injecção de CO2 que tens, mas se for por timer, convem verificares o pH antes dele ligar e depois dele ligar, por vezes provoca alterações grandes e a evitar.

 

eu tenho o DIY de CO2 de gelatina... ele funciona 24/7 nao da pa por timer axo eu...

 

o Kh nao tenho testes... quer dizer tenho um que é com aquelas patilhas que mede ph Kh e Gh, so que nao entendo nada do resultado... so entendo o Ph que tenho por gotas, que é outro teste que tenho... agora de Kh por gotas nao tenho :snipersmile:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o DIY de CO2 de gelatina... ele funciona 24/7 nao da pa por timer axo eu...

 

Não podes tapar o orifício de saída de CO2 por fermentação, isto porque as leveduras vão continuar sistemáticamente a realizar a fermentação, e consequentemente as descarboxilações. Ao tapares a garrafa, a pressão de dioxido de carbono pode ser demasiada e rebentar a garrafam o que te pode dar grandes problemas. Portanto, a melhor maneira de ''parar'' o CO2 de noite é, tirar o difusor para um frasco com água ou acrescentar uma bomba de oxigénio de noite. Tirar para o ar difunde-se mais o dioxido de carbono.

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.