Recommended Posts

Boas pessoal! Preciso de ajuda urgente, agradeço desde já a todos os que lerem e me puderem ajudar. É assim, tenho um aqua de 120litros, e no espaço de 1 semana morreram-me 3 escalares:s

Não percebo... Não há população a mais... No total eram 4 escalares, 4 ottos, 1 botia palhaço, e um Cae ou Sae, que pretendo dá-lo, pois é muito agressivo e está grande. Também tenho uma zebra que pretendo oferecer... Por isso quem os quiser pode contactar-me! A minha dúvida prende-se com possíveis causas da morte. Identifiquei 3 para já: a última tpa que fiz foi há 3 semanas (tenho tido mesmo falta de tempo); só hoje pensei que um creme que eu ponho antes de dar comida aos peixes, pode ter um cheiro muito intenso, e pode fazer-lhes mal, vou mudar a hora do creme; nunca aspirei o fundo... Tenho areão com substracto fértil, e quando remexo há uma grande poeirada. De facto, existe um verdete acumulado numa das partes do fundo do aqua. Como faço para aspirar o fundo? Compro um aspirador? Quanto costumam custar? É necessário ter filtro externo? É que o meu é interno... Agradeço imenso a quem me puder ajudar...

Bjinhus a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pipinhas,

Penso que o problema não reside na aspiração do fundo, apesar de também poder ter contribuído para a morte dos escalares.

Não sei qual a potência do teu filtro interno, mas para teres escalares é mesmo aconselhável teres um bom filtro externo (de preferência com o tamanho superior a 5L).

Em plantados não se costuma aspirar o fundo porque levanta o substrato fértil, mas se tiveres uma boa camada de areão (superior a 7cm) podes aspira-lo quando fazes as TPAs com uma mangueira e vais mexendo o areão com os dedos para levantares alguns dos detritos dos peixes.

Se tiveres algas no substrato podes aspira-las com uma mangueira de ar. Quanto as plantas afectadas, dependendo da espécie, podes cortar as folhas mais afectadas.

Não sei qual é o teu esquema de TPAs, mas com escalares nunca podem ser inferiores a 20%-30% todas as semanas.

 

Para te podermos ajudar melhor, coloca aqui as características completas do teu aquário, que tipo de fertilização fazes e os valores dos testes da água.

 

Cump.

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para além das características que o Kosuta te pediu que são importantes, era bom saber os valores da amónia e dos nitritos. Esse "lixo" todo no fundo é orgânico e está a decompor-se em grandes quantidades de amónia e nitritos. Pode ser que tenhas quantidades grandes demais para as bactérias nitrificantes poderem debelar por inteiro.

 

Esse verdete no fundo do aquário é sintoma da libertação intensa de nitratos que, por si, já são resultado de muitos nitritos, resultado de muita amónia.

 

A solução é mesmo arranjar um filtro maior. Não forçosamente potente em débito, mas grande em volume de matérias filtrantes, preferencialmente biológicas (por ex. cerâmica).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal. desde já, obrigada pela vossa ajuda. Os meus testes acabaram :S alguém sabe onde posso compra-los num valor mais em conta? Em relação ao filtro, creio que apesar de interno, é potente, dá para 200lts, creio. É realmente necessário um filtro externo? Os senhores da loja informaram-me que não, mas, claro, podem estar errados. Se sim, isso é por volta de que valores? Actualmente não ando muito bem de finanças, mas talvez daqui a 1 ou 2 meses, já consiga fazer algo. Será que me podem ajudar?

Eu sei que é complicado, mas quando chegar a casa, ponho todos os parâmetros do aqua, os testes é que não tenho, vou ter de os comprar.

Mas o que mais me entristece, é que tudo isto foi de repente... Um dia estavam todos saudáveis, comiam, etc, e no dia seguinte, já estavam a morrer ou mortos ::D:

Em relação ao areão, deve ter 5cm, mais ou menos, é inferior aos 7... Como faço? Pura e simplesmente não limpo? Compro um aspirador daqueles a pilhas? Não sei o que é um sifão, nem trabalhar com ele :$ lol Desculpem a ignorância. Agora com o trabalho, estágio e faculdade, tem sido difícil dar mais atenção aos peixinhos, mas estou disposta a tratar deste assunto.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Não sei o que é um sifão, nem trabalhar com ele :

 

 

 

 

Vê como funciona o sifão com imagem aqui

 

Não vale a pena gastar € em aspiradores

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada ::D: mas entao basta mesmo comprar aquele tubo, e por uma extermidade no aqua e outra no balde?

Em relação ao filtro, é um eheim 2010. Eu não percebo muito, mas o filtro parece-me bom. O filtro veio com uma esponja amarela, que é o que tenho la...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada ;) mas entao basta mesmo comprar aquele tubo, e por uma extermidade no aqua e outra no balde?

 

Sim, mas, tens que chupar na ponta da mangueira que vai para o balde para fazer subir a agua, depois a gravidade faz o resto.

 

Aquele tubo é uma simples mangueira...

 

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada :| mas entao basta mesmo comprar aquele tubo, e por uma extermidade no aqua e outra no balde?

Em relação ao filtro, é um eheim 2010. Eu não percebo muito, mas o filtro parece-me bom. O filtro veio com uma esponja amarela, que é o que tenho la...

Boas,

Pelo que vi desse filtro, ele é ideal para tartarugueiras ;) , pelo menos de acordo com o fabricante.

 

Na realidade apenas tens 330 cm3 de matérias filtrantes que me parecem insuficientes para o teu aquário, mesmo não estando com grande população.

Sendo que se trata de esponja, tens ainda o inconveniente de, ao lavá-la, tirares uma grande parte das bactérias nitrificantes, mesmo lavando em água do próprio aquário durante uma TPA: há sempre umas quantas que se perdem.

 

Com a sujidade que tens no fundo a decompor-se, é bem provável que tenhas amónia e nitritos em excesso, já para não falar em nitratos, pois são menos perigosos.

 

Se não houver sintomas externos nos peixes, TPAs com fartura a partir de agora até conseguires um melhor filtro. No mínimo 40% semanalmente, é a minha sugestão.

 

Quanto ao sifão, vê aqui. É mais uma possibilidade. Funciona com o mesmo princípio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada a todos! :P nop, os peixinhos não têm apresentado sinais externos, daí as minhas dúvidas acerca das suas mortes. Ok, 40% semanalmente seja! Não quero é que morra mais nenhum. Agora é que vai ser gastar €, tenho de comprar um armário e um filtro! lol

Acerca de filtros, podem sar-me sugestão sobre o que seria o mais indicado para mim? Eu preferia um filtro interno... Mas... Estou aberta a sugestões.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que vais ter um movel para o aquário ficas com espaço para um filtro externo igual ao meu, um Eheim 2026. É silencioso e tem 5L de capacidade. Mas é carote.

Mesmo assim podes poupar algum dinheiro se mandares vir numa encomenda em conjunto aqui pelo forum da alemanha, da loja aquaristic ou aquaristikshop.

Até lá é como o Tilapia disse, TPAs. E tens mesmo que compras os testes para ires controlando os valores de amonia, nitritos e nitratos. Se eles começarem a aumentar tens que aumenter as TPAs.

 

O sifão é como já foi escrito, é só uma mangueira de 12mm de diamentro de 1.5mts a 2mts de comprimento. Depois agarras uma das pontas com a mão e colocas junto ao areão dentro do aquário. Na outra ponta chupas um pouco de ar e colocas logo essa ponta dentro do balde que tem que estar no chão (a baixo do nível do aquário). E depois enquanto estas a fazer a TPA vais mexendo o areão com os dedos da mão que está a agarrar a mangueira. A sujidade levanta e é logo sugada para o balde.

 

Cump.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digam-me uma coisa, filtros internos então está fora de questão?

Cumps

Boas,

Para teres uma boa filtragem biológica e mecânica, mas sobretudo biológica, tens de ter um volume de matérias filtrantes bastante jeitoso para esse aquário. É mais importante do que o débito.

Um filtro interno teria de ser descomunalmente grande para poder ter esse volume ou então optavas por uma biobox. Em qualquer destes casos estarias a tirar espaço interior ao aquário e estou em crer que não te sairia mais barato que um filtro exterior.

Já te deram um modelo, eu dou-te outro: JBL Cristal Profi 250 - todas as matérias filtrantes já estão incluídas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada :) podem então dizer-me o que é necessário para um filtro externo? Ou seja, se é necessário ter uma saída de torneira na parede ou coisas assim... Desculpem, mas eu de filtros não percebo mesmo nada, nem sei o que é necessário adquirir, se apenas o filtro externo, ou outras coisas também :$

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a ver os preços dos que me falaram, e realmente o eheim é um bocadinho caro :) acho que não posso comportar para já essa despesa, mais o móvel. Entretanto o que o Tilapia me falou, da jbl, não é muito caro. Na aquaristic dizia que custava 68 euros. É esse? Podem então dizer-me, tudo o que seria necessário para ter um filtro externo? condições, localização etc.

Já agora, mais uma dúvida: eu tenho uma placa de cartão, debaixo do meu aquário, pois ele encontra-se num móvel normal. Quando comprar o móvel do aquário, tenho de manter a placa de cartão?

Obrigada pela vossa ajuda :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro da Eheim realmente é caro, mas vem com tudo, matérias filtrantes e as mangueiras para ligares ao aquário. O Fluval também deverá ser assim.

O filtro externo, só tem que ficar abaixo do aquário e depois tens duas mangueiras que saem dele: uma de entrada e outra de saída de água.

Depois é só coloca-las dentro do aquário e segura-las com as ventosas (vêm fornecidas com os filtros), encher o filtro com água (ler as instruções, depende do modelo do filtro) e ligar à corrente.

Não precisas de qualquer saída ou entrada de água na parede.

 

O Eheim para mim tem uma grande vantagem, é bastante silencioso (o meu computador faz muito mais barulho que ele) e se existir algum azar existem peças de substituição (caras, mas há). A marca Fluval também já ouvi falar bastante bem dela, mas não tenho experiência com eles.

 

Um bom filtro é como um bom aquário, se estimado dura anos.

 

Cump.

Sérgio Costa

 

Ps: Se optares por comprar o filtro pela alemanha, vai primeiro a uma loja e pede para eles te mostrarem o filtro. :crazyeyes:

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm... Acho que estou a perceber. Então aquele filtro da jbl, custa mesmo 68 euros e vem com tudo? Se me puderem informar em relação a isso, agradecia mesmo. Pelo que percebi, não tenho então de comprar mais nada, a não ser o filtro, certo? :) Depois voces ajudavam-me com a transição :)

Encomendar fica muito mais barato do que comprar numa loja convencional? Ou mesmo num hiper?

Se me puderem também responder à dúvida do cartão... Espero que não esteja a pedir demais :)

Obrigada, cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O filtro da JBL já vem com todas as matérias filtrantes e não é preciso comprar mais nada. Tem bio-balls, cerâmica, esponjas de malha larga e fina e lã de vidro. :)

 

Pelos vistos, por esse preço é mais barato encomendar (não sei dos valores dos portes).

 

A JBL não se vende em hipers.

 

Eu nunca usei cartão nenhum... :)

 

Dou sempre primazia aos novos mas isso não quer dizer que usados não prestem. Tem em atenção a quem o vais comprar se for em 2ª mão e espera por quem tenha experiência em usados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigada :)

Quem comprou usado, e queira dizer de sua justiça, está à vontade :)

Entretanto vou fazer umas pesquisas em hipers, lojas e sites, ponho aqui os preços e vocês dizem o que pensam... Acham bem? :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.