Reprodução De Apistogramma Viejita 'fab Form Ii'


Recommended Posts

Boas,

 

tenho um casal de apistogramma viejita 'fab form II' num aquário de 96L (60x40x40) e a fêmea durante andou um tempo andou muito nervosa, sempre numa pequena gruta que fiz, só saia para comer.

Mas como nunca a vi "gordinha" nunca pensei que já tivesse feito alguma postura, achava que ela andava a preparar-se mas pensei que ainda não tivesse nada.

Até que passado uns dias vejo isto...

 

 

o casal a passear os filhotes

IMG_0724.jpg

 

 

o macho assustou-se com a máquina, ficou só a fêmea e os alevins

IMG_0727.jpg

 

 

o macho volta para ver o que se passa

IMG_0733.jpg

 

IMG_0734.jpg

 

 

Depois o macho começou a guiar os alevins para o meio do aquário, devia sentir-se mais seguro assim

IMG_0743.jpg

 

 

por fim a fêmea escondeu os filhotes atrás do tronco e ficou só o macho a guardar o território.

IMG_0744.jpg

 

 

Mais tarde voltei a apanhar a familia todas no mesmo canto

IMG_0761.jpg

 

 

Abraço, Hugo coelho.

Editado por José Garcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 91
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tenho um macho igualzinho a esse, mas é viúvo desde o Natal. Fui de férias e quando regressei nunca mais vi a fêmea. Os meus parabens, tens aí uns bichos fantásticos.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só para ir actualizando posso vos dizer os pequenos viejita lá andam, já têm o dobro do tamanho mas ainda são pequenissimos.

O macho é que parece que já teve melhores dias, não noto nenhum sintoma de doença mas ele anda muito parado e tem comido pouco, ele era voraz, mal via comida era sempre o 1º a chegar, agora mal liga á comida, deve ser a idade, mesmo assim vou andar de olho nele.

A fêmea e os alevins parecem estar em optima forma.

 

Para ser sincero cheguei a pensar que este casal nunca fosse fazer criação devido á idade, a fêmea já a comprei adulta e já a tenho á cerca de 2 anos, ou seja ela já é velhota, o macho foi oferecido (grande Fernando, obrigadão bigsmile , já sabes que se esta criação vingar o 1º casal é para ti á tua escolha) e julgo que ele também já seja bem velhote, pelo que tenho pesquisado muitos ciclideos deixam de fazer criação quando atingem uma certa idade.

Por isso se esta postura não vingar acho que também não vai haver mais nenhuma.

Por experiência própria posso dizer que já verifiquei que esta situação se passa com os kribensis.

 

Assim que tirar mais fotos actualizo.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Também tenho um casal destes Apistos que gozam de grande saúde, fartam se de fazer posturas mas os ovos fungam sempre , podes dizer-me quais os teu parametros da água e o setup do teu aqua.

 

Abraço

Gonçalo Veiga

Boas,

 

só para ir actualizando posso vos dizer os pequenos viejita lá andam, já têm o dobro do tamanho mas ainda são pequenissimos.

O macho é que parece que já teve melhores dias, não noto nenhum sintoma de doença mas ele anda muito parado e tem comido pouco, ele era voraz, mal via comida era sempre o 1º a chegar, agora mal liga á comida, deve ser a idade, mesmo assim vou andar de olho nele.

A fêmea e os alevins parecem estar em optima forma.

 

Para ser sincero cheguei a pensar que este casal nunca fosse fazer criação devido á idade, a fêmea já a comprei adulta e já a tenho á cerca de 2 anos, ou seja ela já é velhota, o macho foi oferecido (grande Fernando, obrigadão :crazyeyes: , já sabes que se esta criação vingar o 1º casal é para ti á tua escolha) e julgo que ele também já seja bem velhote, pelo que tenho pesquisado muitos ciclideos deixam de fazer criação quando atingem uma certa idade.

Por isso se esta postura não vingar acho que também não vai haver mais nenhuma.

Por experiência própria posso dizer que já verifiquei que esta situação se passa com os kribensis.

 

Assim que tirar mais fotos actualizo.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Também tenho um casal destes Apistos que gozam de grande saúde, fartam se de fazer posturas mas os ovos fungam sempre , podes dizer-me quais os teu parametros da água e o setup do teu aqua.

 

Abraço

Gonçalo Veiga

 

Boas,

 

eu normalmente só meço o PH, e este está sempre por volta dos 6,5, ás vezes varia um bocadinho para cima ou para baixo mas está sempre entre os 6,4 e 6,6, os resto dos parâmetros não te sei dizer, de resto vejo a olho, uma boa observação dos teus peixes e das tuas plantas é o melhor cuidado que podes ter.

 

De resto tenho várias plantas (blyxa, cuba, feto de java, pogostemon helferi, e mais algumas), o substracto é Ada aquasoil que sobrou de uma outra montagem e tem uma parte com areia de rio, um tronco e algumas pedras que eu tentei que não fossem calcárias, por causa da dureza.

Mas acho que a areia de rio tem calcário, mas eu coloquei por gosto pessoal.

 

Se o teu casal faz posturas quer dizer que eles se sentem bem, os parâmetros não devem estar muito mal, o mais importante é eles estarem estáveis, Acho que devias colocar um fungicida em vez e estares mexer nos parâmetros do aquário.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu usas um fungicida? Eu ouvi dizer que os ovos fungam porquê os parametros da água não estão correctos.

 

 

 

 

Boas,

 

eu normalmente só meço o PH, e este está sempre por volta dos 6,5, ás vezes varia um bocadinho para cima ou para baixo mas está sempre entre os 6,4 e 6,6, os resto dos parâmetros não te sei dizer, de resto vejo a olho, uma boa observação dos teus peixes e das tuas plantas é o melhor cuidado que podes ter.

 

De resto tenho várias plantas (blyxa, cuba, feto de java, pogostemon helferi, e mais algumas), o substracto é Ada aquasoil que sobrou de uma outra montagem e tem uma parte com areia de rio, um tronco e algumas pedras que eu tentei que não fossem calcárias, por causa da dureza.

Mas acho que a areia de rio tem calcário, mas eu coloquei por gosto pessoal.

 

Se o teu casal faz posturas quer dizer que eles se sentem bem, os parâmetros não devem estar muito mal, o mais importante é eles estarem estáveis, Acho que devias colocar um fungicida em vez e estares mexer nos parâmetros do aquário.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão é mais se tens mais peixes no aqua se fertelizas quantos watts tens etcc , :D PLZZZZZZZZZZ tba quero que as posturas dos meus vinguem, segue fotos dos meus( que o Fernando conhece bem :rainbowafro: ).

Viejita1.jpg

viejitafemea1.jpg

 

Boas,

 

eu normalmente só meço o PH, e este está sempre por volta dos 6,5, ás vezes varia um bocadinho para cima ou para baixo mas está sempre entre os 6,4 e 6,6, os resto dos parâmetros não te sei dizer, de resto vejo a olho, uma boa observação dos teus peixes e das tuas plantas é o melhor cuidado que podes ter.

 

De resto tenho várias plantas (blyxa, cuba, feto de java, pogostemon helferi, e mais algumas), o substracto é Ada aquasoil que sobrou de uma outra montagem e tem uma parte com areia de rio, um tronco e algumas pedras que eu tentei que não fossem calcárias, por causa da dureza.

Mas acho que a areia de rio tem calcário, mas eu coloquei por gosto pessoal.

 

Se o teu casal faz posturas quer dizer que eles se sentem bem, os parâmetros não devem estar muito mal, o mais importante é eles estarem estáveis, Acho que devias colocar um fungicida em vez e estares mexer nos parâmetros do aquário.

 

Hugo Coelho.

Editado por Dopamind
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão é mais se tens mais peixes no aqua se fertelizas quantos watts tens etcc , ;) PLZZZZZZZZZZ tba quero que as posturas dos meus vinguem, segue fotos dos meus( que o Fernando conhece bem ;) ).

Viejita1.jpg

viejitafemea1.jpg

 

 

Boas,

 

Só tenho casal no aquário, 72w com 3x T5 (4200k, 6500, 10.000), TPA's uma vez por semana de 10% do aquário, aproveito aspiro a porcaria que consigo ver, filtro tipo mochila (de inicio com uma esponja para não sugar os pequenos).

 

Fertilizo uma vez por semana a seguir aos TPA com fertilizante da tropica e todos os dias com potássio, tenho injecção de CO2, faço o normal para manter as plantas, acho que se as plantas estiverem bem a qualidade de vida dos peixes também melhora.

 

Ainda cheguei a ponderar colocar um cardume de peixes pequenos no aquário para desviar a atenção do macho pois ele andava a ficar agressivo com a fêmea, mas tive de o separar para um aquário á parte porque anda não nada bem, muito parado, mal come, tive medo que pega-se algo ao resto da familia e tirei-o.

 

Acho que está tudo, se te lembrares de mais alguma coisa pergunta á vontade.

 

O teu casal também é um espectaculo, tanto o macho como a fêmea.

 

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho desses Apistos, mas tenho um casal de cacatouides triple red, e vou partilhar a experiência que tive quando os comprei. Talvez te ajude a não perderes esse animal tão lindo.

 

Quando os comprei estiveram uma semana sem comer e com um aspecto apático.

Não sei se foi coincidência ou não, mas fiz-lhes uma desparasitação com Flagyl em cima da artémia descongelada, e começaram a comer aos poucos (e muito pouco de cada vez) até hoje estarem uns animais saudáveis.

Não te quero influenciar, até porque não tenho certezas de nada, mas não estás a fazer mal nenhum se o desparasitares.

Podem muito bem serem parasitas internos que ele tenha.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho desses Apistos, mas tenho um casal de cacatouides triple red, e vou partilhar a experiência que tive quando os comprei. Talvez te ajude a não perderes esse animal tão lindo.

 

Quando os comprei estiveram uma semana sem comer e com um aspecto apático.

Não sei se foi coincidência ou não, mas fiz-lhes uma desparasitação com Flagyl em cima da artémia descongelada, e começaram a comer aos poucos (e muito pouco de cada vez) até hoje estarem uns animais saudáveis.

Não te quero influenciar, até porque não tenho certezas de nada, mas não estás a fazer mal nenhum se o desparasitares.

Podem muito bem serem parasitas internos que ele tenha.

Espero ter ajudado.

 

Boas,

 

macho morreu :Fade-color , ficaram a fêmea e os alevins.

 

Cheguei a fazer uma desparatização, e antes disso também fiz um tratamento contra fungos (ele tinha uma ferida que eu acho que era fungos e ficou aparentemente curado deste problema) mas ele continuava na mesma, parado, não comia.

 

Vamos ver se os filhotes crescem iguais ao pai.

 

Mesmo assim obrigado pela ajuda Luis.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Tenho muita pena que o teu macho tenha morrido, é estranho porquê o casal que o Fernando comprou veio no mesmo lote dos meus mas há coisas que não conseguimos explicar , só ganhando mais experiência vais ver que no meio desse filhotes vai sair um macho lindo.

Abraço

Gonçalo Veiga

Boas,

 

macho morreu bigsmile , ficaram a fêmea e os alevins.

 

Cheguei a fazer uma desparatização, e antes disso também fiz um tratamento contra fungos (ele tinha uma ferida que eu acho que era fungos e ficou aparentemente curado deste problema) mas ele continuava na mesma, parado, não comia.

 

Vamos ver se os filhotes crescem iguais ao pai.

 

Mesmo assim obrigado pela ajuda Luis.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

É uma pena que o machão tenha morrido banana rock

 

Espero sinceramente que essa ninhada vingue, e que os machos daí sejam tão ou mais belos que o Pai!

 

Um grande Abraço!

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

É uma pena que o machão tenha morrido banana rock

 

Espero sinceramente que essa ninhada vingue, e que os machos daí sejam tão ou mais belos que o Pai!

 

Um grande Abraço!

Fernando

 

 

Boas,

 

Fernando o macho deixou cá bastante descendência, ainda tenho bastantes alevins, apesar de estarem cada vez maiores o seu crescimento está ser lento, mas parecem estar todos saudáveis, inclusive a fêmea.

Isto do crescimento lento se calhar é só impressão minha, mas comparado com outras especies parece-me lento.

 

A fêmea neste momento já não liga aos filhotes, anda por lá na vidinha dela e os alevins andam espalhados pelo aquário, acho que a ausência de outros peixes no aquário faz com se sintam mais á vontade.

 

Se a descendência sair ao pai vão espectaculares, mas eu tive a pesquisar e li algures que normalmente nascem muito mais fêmeas que machos, já não sei onde li isto, fiz a pesquisa mal arranjei a fêmea.

Só resta torcer para que isto não se confirme e seja mais ou menos 50% de cada.

 

 

 

Tu usas um fungicida? Eu ouvi dizer que os ovos fungam porquê os parametros da água não estão correctos.

 

Dopamind só agora vi esta tua questão, não usei nenhum fungicida para os ovos, mas antes de ter alevins cheguei a usar eSHa 2000 para curar o macho de uma ferida que ele tinha, se calhar isso ajudou a "limpar" o aquário, mas na altura em que a fêmea devia ter feito a postura não usei nada pois eu nem sabia que ela já a tinha feito.

 

 

Abraço, Hugo.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo como é que alimentas os alevinos?? Sabes se comida propria para alevinos daquela em pó serve? Ou é muito grande para eles? E já agora alguém sabe a quantidade a dar a UM só alevino?

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo como é que alimentas os alevinos?? Sabes se comida propria para alevinos daquela em pó serve? Ou é muito grande para eles? E já agora alguém sabe a quantidade a dar a UM só alevino?

 

Normalmente não coloco comida propria para alevins, costumo fazer criação em aquário plantados e no meio das plantas e algas existem microorganismos para eles comerem e acho que também comem algas, aos poucos vão atacando a comida dos adultos.

 

 

Ás vezes faço uma técnica que o meu irmão leu algures que consiste em deixar um recipiente de vidro ao sol, cheio de água e com um pedaço de madeira por forma a criar algas e microorganismo na água.

Passado uns dias colocas a madeira e a água no aquário para fornecer comida aos alevins, costumo é tirar o excesso de algas, meto só lá a madeira com algumas algas e a água (isto pode fazer surgir algumas algas no resto do aquário, mas depois com calma as coisas vão ao lugar).

 

Outra coisa que pode fazer é cozer um ovo, depois tiras um bocado da gema cozida e esmagas bem com um bocadinho de água misturada, de seguida pegas numa seringa e colocas a mistura no aquário, mas coloca no fundo, não metas assim para a superficie senão espalha-se muito e só vai sujar, tenta colocar perto dos alevins.

Já fiz isto e deu resultado, era ver os tipos a comer.

 

Acho que existe uma comida liquida que é bom para os alevins mas eu nunca a experimentei, já tentei uma vez comida em pó e não vi grandes resultados .

 

Para um só alevim vais ter de colocar uma quantidade mesmo minima, mesmo assim o que tu conseguires colocar vais ver que vai ser muito para um único alevim.

 

Boa sorte com esse alevim, é de Ramirezi certo? era giro que sobrevivesse, sempre podias acompanhar o crescimento deste em particular.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com esse alevim, é de Ramirezi certo? era giro que sobrevivesse, sempre podias acompanhar o crescimento deste em particular.

 

Hugo.

 

Tks Hugo! Vou ver o que consigo fazer! Não... os ovos dos meus ramirezis foram tds comidos... este é um cacatuoides! Tive uma postura mas tive que tirar os ovos porque a femea começou a come-los... fungaram todos e só nasceu este! Não sei bem como é que ele nasceu mas pronto.. vou dar o meu melhor mas confesso que não estou com grandes expectativas bang

Editado por Ssaor

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

actualização da situação dos putos, eles cá andam, já estão bem maiores mas o seu crescimento tem sido lento, mesmo assim acho que houve poucas baixas e no total devem ser entre 30 a 40 pequenos viejitas.

 

As fotos são muito más, mas a máquina é fraquita e o fotógrafo é péssimo.

 

DSC02017.jpg

 

DSC02018.jpg

 

DSC02020.jpg

 

DSC02024.jpg

 

DSC02043.jpg

 

 

 

Hugo.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

que espectaculo !!!! deve ser muito fixe ver esses putos todos a passear pelo aqua.

 

Parabéns !

 

Abraço

 

 

Por acaso está a ser espectacular ver os putos a crescer (é sempre, não importa a espécie :) ), passam o dia quase todo no meio das planta mas quando reparam que eu peguei no frasco da comida parecem um exame de moscas a vir a toda velocidade até ao vidro da frente.

 

A ver se tiro fotos de melhor qualidade.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais