Esta Na Hora Da Desova?


Recommended Posts

Boas. cabecadura

depois de tanto procurar neste forum, la encontrei infos que me levaram a separar um casal de gouramis azuis k tinha no meu aqua de 280l para um de +/-40l pus umas plantas artificiais para criar um pequeno refugio para a femea e umas quantas a boiar

Depois de tapar as laterais e a frente do aqua pk as minhas filham andam sempre dum lado para o outro e este aqua esta no hall de entrada e para lhes conceder algum repouso e "privacidade", ao fim de algumas horas ja tinha uns 3 a 4 montinhos de bolhas na superficie da agua, ao k me parece é sinal de k o macho esta em fase de "obras em casa".

Reparei k este dá pequenas caricias na barriga da femea que esta inchada, mais concretamente logo por baixo das guelras junto as barbatanas que tem de lado, ao k me parece deve ser dos ovos.

quanto a coloracao a femea e azul-claro e um pequeno tom de vermelho-rosado pelo corpo todo e o macho vai apresentando uma coloracao mt forte por vezes quase preto e fica todo malhado, e antes nunca tinham tido esta coloracao

Serao estes os rituais de acasalamento desta especie, pois tenho-os a pouco tempo (+/-4 meses) e nao sei mt acerca deles.

Quando estavam no aqua grande andavam escondidos dos outros peixes, junto a resistencia, por tras dumas plantas e raramente saiam de la e o macho nao permitia mts aproximacoes por parte das outas especies nem dos outros gouramis k tb tenho, isto de ha uns dias a esta parte

gostaria de saber mais opinioes vossas se sera acasalamento ou algum tipo de stress k estes dois possam ter apanhado.

Como posso saber se a femea ja pos os ovos??? Sao visiveis a olho nu? quando retirar de lá a femea e o macho, alguns cuidados especiais a ter? como alimenta-los e as crias tb?

 

sao estas questoes que gostaria de saber

 

Obrigado

Editado por fernandoicecube

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

;) tal nao fi o meu espanto quando hoje acordo, chego ao pe do aquario e do ninho ja nao havia sinal.

Vejo a femea mt isolada e parada, mas o macho la continua de roda dela.

Sera k o macho perdeu interesse no ninho e so se preocupa com ela, ou a femea ta-se burrifando para o acasalamento?

Fiquei desiludido :crazyeyes:

Editado por fernandoicecube

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

A minha experiencia é baseada com os gourami "perola".

ontem vi o teu post mas como não tenho experiencia nesta especie não quis dar "palpites"...

Mas é assim, na minha opinião quanto maior for o aquario melhor e mais fácil se torna a reprodução, no minimo 60 lt., muito bem plantado tanto com plantas de "pé" como flutuantes (proteção da femea e dos alevins e fonte de alimentação para os primeiros dias) ,pouca luz,temperatura 27º a 28º e num sitio sossegado se possivel.

Assim que acontecer a desova retira-se a femea e qdo nascerem retira-se o macho.

Nesta fase (2 a 3 semanas) , é que é mais complicado manter os recem-nascidos.

Ele em principio vai fazer outro ninho nos proximos dias. Alimenta-os bem. E atenção à femea para não passar um mau bocado por isso é que é importante as plantas ou outras estruturas tipo paus pedras,etc.

Espero ter ajudado de alguma forma. ;)

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelas dicas ANTLOU assim ja fico mais descansado.

Tenho o aqua ai a uns 27º / 28º de temperatura, e como ficam no hall de entrada tapei a frente e uma das laterais do aqua para k as minhas filhas nao os incomodem .

Agora talvez como tu dizes o melhor e esperar

 

THANKS DUDE

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva eu dou-te umas dicas... tambem tenbho andado muito preocupado a procurar algumas info´s sobre os gourami azul... comprei um casal a 6 dias e metio no meu pekeno aquario comunitario de 40 cm... no mesmo dia em que comprei o casalo maxo entreteu-se logo a me roubar a riccia de todo o aquario para um dos cantos do aquario e contruio um ninho gigantão apoiado em uma planta e no filyto que disliguei logo para não perturbar o ninho... fui lendo informação e apercei-me do que se estava passando, retirei todos os outros peixes que eu tinha no aquario para baldes com agua feto de java e ar e dexei o casal sozinho no aquario... a femea estava carregadinha de ovos e era muito fluente o maxo andar smp a mordiscar a femea na zona da barriga, foi encensial ter o aquario densamente plantado com plantas vivas para a femea ter onde se esconder, natural as corridas do maxo a tras da femea. No dia a seguir ao ter comprado o casal, a femea puz os ovos, e desde ai o maxo persegue a femea e espulsa-a de perto do ninho ficando esta confinada apenas a estar atras do termoestato e smp que saia comia no focinho ao ponto de ter ficado com um bocadinho de cauda a menos e um bocadinho de barbatana de baixo a menos... mas insignificante nada de mais. Hoje deparei-me, que amanha fazia exactamente 1 semana que tinha comprado os peixes e ao reparar bem no areão comecei a ver o que sei que agr representa uma centena de alevins para meu espanto fui logo buscar a rede e pesquei a femea pq esta estava a levar no focinho do maxo e pola no meu balde comunitario juntamente com os outros peixes... verifiquei que os meus alevins ja nadavam logo tinham que ter de 4 ou 5 dias e o maxo gourami acabei por retira-lo um bocado depois do aquario, pois os alevins so necessitam do pai na 1 semana, é glorioso apagar a luz do aquario e apontar uma lanterna sao mesmo muitos na ejagero quando digo que devem ser 100... para falar a verdade axo que ultrapassa... e mesmo assim ja encontrei numa parte escondida no vidro ao decimo da agua ovos brancos que nao chegaram a ser fecundados pelo maxo e ovos castanho avermelhados que devem ser ovos fecundados ou ja ecludidos.... o importante se queres fazer criação segue estes passos:

 

- Aquario com ph entre 6,5 e 7

- Preparar o casal: ter num aquario de 40 cm apenas um casal de gouramis que sejam "compativeis", muito importante ou o acaselamento é para esquecer (no meu caso foi insignificante e não sei como apresentar o maxo a femea pk foi-me facil pois eles ja eram um casal).

- Proteger o ninho: desligar o filtro e colocar o ar (pedra difusora) no minimo para que não exista uma corrente forte que estraga o ninho, plantas de suporte ao nihno são importantes além da riccia que é crucial para a construção do ninho, esta deve se deixar solta ao decima da agua para que o maxo gourami a apanhe e construa o ninho;

- É importante um ecosistema muito procimo ao natural, por isso eu tenho colonias de dafnias, infusorios, vermes de grindal (vermes do vinagre) e comida seca em flocos que esmago num almofariz para fornecer uma "farinha" aos alevins;

- Para estimular o casal a proceder ao acaselamento é necessaria uma temperatira na ordem dos 28 a 29ºC, e vai-se pondo umas colheres de cha de vinagre por uns 4 dias no aquario, que alem de baixar o ph ira ajudar no ecosistema do aquario a criar micro organismos e vermes que alimentaram os recem nascidos

- Assim que se verifique o nascimento dos alevins baixa-se a temperatura gradualmente para os 26 a 26º C, pois a esta temperatura ajuda os alevins a se desenvolverem melhor;

- A esta altura quanto menos se mexer no aquario melhor, nada de vinagres nem verificações de ph nem nada! deve-se ter atenção a dar comida em poucas proporções 3 x ao dia de manha a tarde e a noite! as proporçoes devidas a quantidade de alevins que se tenha!

- e por agr e tudo se os alevins na passarem fome devem resistir cuase todos

 

Nota: Azul de metileno ajuda a proteger os ovos dos peixes das bacterias e fungos mas tb suja o aquario e mata as plantas eu por esquecimento não o usei... felizmente tive muitos peixinhos e ainda encontro ovos no aquario... existem brancos que não foram fecundados e existem castanho avermelhados que ou vão ou já ecludiram.

 

Se tiveres duvidas apita.... :smilecolros:

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais