Comecei Agora Ajudem Por Favor


Recommended Posts

Ola sou o Marco e sempre gostei muito de peixes, Finalmente decidi e comprei o meu 1 aquario e alguns acessorios

Li durante dias td o que encontrava na net relacionado com peixes como os fazer felizes temperaturas da agua

o processo de converter amonia em nitratos os valores de PH para peixes de agua doce,

a regra de 1 cm de peixe para 1 litro de agua etc etc etc forao horas e horas na aprendizagem

 

Agora vem a parte dificil a pratica e para isso presiso da vossa ajuda dem uma vista de olhos no meu setup e ajudem me com

os vossos consselhos como comeco com que peixes e quantos e plantas ?

 

Para ser mais facil estou nesta situacao:

O meu aquario esta a fazer o ciclo de azoto a 4 dias para acelarar logo no inicio meti um produto

que ja tem as bacterias necessarias chamasse Bacter diz que comeca e optimiza a nutrefaçao

e tambem meti um produto condicionador de agua para eleminar o cloro e metais pesados

 

O aquario è de 96L esta com a agua temperatura a 24 o filtro a trabalhar e luz ligado 8 horas por dia mas ainda vazio de vida

la dentro tenho agua da torneira com os tais 2 produtos tenho uma planta artificial cascalho natural de 3 a 5 mm e uma pedra imitacao de um recife

propria para aquarios

 

Por favor ajudem me a comecar que peixinhos me aconsselhao e quantos e plantas devo meter tem uma artificial

era uma grande desilusao meter la peixes para depois os ver a morrer và là ajudem este vosso colega

Kit Acuario Aquastar 80 plus

 

 

Medidas 80x30x40 cm.(96 L.)

Cristal de 6 mm.

- Filtro interior Eheim 2010 / 220 a 500L hora

- Aquecimento Jäger 100W

- Fluorescente 18W

dsc01145mediumms2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco, bemvindo ao vício.

 

Pleo que li tens um belo aquário para começar. QUem dera a muitos ter esse tamanho e litragem para iniciar.

 

Quanto ao setup, tudo me parece bem à excepção da luz que como também já deves ter lido por aqui é sempre insuficiente nestes kits.

Mas com esses 18w já podes manter plantas naturais que sejam pouco exigentes.

 

Esse areão é de beleza questionável. Há quem goste. Há quem não goste. Isso e a pedra que colocaste.

 

Mas para início serve. Mais tarde vais querer trocar a decoração e tal porque para nós nunca está perfeito.

 

 

Para plantas, podes começar com fetos de Java, Musgo de java agarrado a pequenas pedras ou a um tronco.

 

Para os peixes, depende do que pretendes manter. Se queres viver a experiencia de teres peixes que se reproduzam, podes começar com GUppies, e outros vivíparos como Mollies e espadas.

 

Podes por outro lado, manter um cardume de Barbos tigre que sõa bonitos e resistentes.

 

Podes ainda optar por alguns tetras.

 

 

 

Para já devias comprar testes de PH e Nitritos.

Antes de tudo deves saber que parametros têm a tua água da torneira e claro do aquário.

A temperatura deve ser aumentada dos 24 que tens para cerca de 27 graus que é uma temperatura que agrada a quase todo o tipo de peixes e plantas.

 

 

 

Para que a ciclagem possa ser acelerada, deves colocar um ou dois peixes para que o ciclo acelere. Bem como colocar alguns flocos de comida na água para começar a decomposição para que as bactérias que introduziste com esse produto se possam reproduzir e alimentar.

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado adoro os guppies e os tetras mas tenho medo que os tretas mordisquem as barbatanas dos gupies

Amanha vou comprar os kits para testar a agua e uma lampada mais forte

Tambem vou seguir o teu consselho e meter la um ou 2 peixes resistentes mas tenho duvidas ,

tipo sera boa ideia meter um de limpeza... se sim qual aconsselhas aproveito e compro tambem fetos de Java

mas primeiro tenho de procurar um tronco engracado para o musgo

Obrigado amigo ajudame a decidir que peixes devo meter 1 para acelarar o ciclo

Abraco

Editado por marcolipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado adoro os guppies e os tetras mas tenho medo que os tretas mordisquem as barbatanas dos gupies

Amanha vou comprar os kits para testar a agua e uma lampada mais forte

Tambem vou seguir o teu consselho e meter la um ou 2 peixes resistentes mas tenho duvidas ,

tipo sera boa ideia meter um de limpeza... se sim qual aconsselhas aproveito e compro tambem fetos de Java

mas primeiro tenho de procurar um tronco engracado para o musgo

Obrigado amigo ajudame a decidir que peixes devo meter 1 para acelarar o ciclo

Abraco

 

 

Podes colocar 2 corydoras aenus. São bastabte resistentes e úteis para o aquário. Para além de serem boas companheiras para qs todos os tipo de peixes.

 

Quando falei em tetras não era para os misturares com guppies! Têm necessidades diferentes!

E já que estás a pensar em tetras, assim podias ter um aquário comunitário de peixes da amazónia. Há tetras muito bonitos. Podes manter pequenos cardumes mas tudo vai depender do pH da tua água. Por isso, não te precepites. Mede primeiro o pH da água. Se tiver em cerca de 7,0 ou menos podes por as corydoras.

Não te esqueças de regular a temperatura para cerca de 27 graus.

 

Não te precepites. Estás no ínicio e assim sendo podes evitar erros que te podes vir a arrepender.

 

Abraço

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola fui e comprei os testes o meu pH é de 7 os nitratos 10mg e os nitritos 0mg

 

comprei 3 corydoras aenus e e um tronco muito engraçado

 

e agora entusiasmei me e fiz uma coisa que se calhar nao devia mas sao tao pequeninos e tao giros

comprei 6 treta neons acho que sao ainda muito bebes e os 3 corydoras aenus tambem acho que sao bebes olha para a foto

e meti uma planta aquatica comprei comida em pastilhas para os corydoras e flocos para os neons

 

E agora resta esperar para ver se os neons se adaptao ? e que faco agora

o que achas que posso mudar no aquario para fezer mais felizes os peixes daqui e quanto tempo poderei introduzir o resto da malta amazonica

Obrigado por tudo abraço

marcolipe

 

O aquario neste momento

 

dsc01158smalldr0.jpg

 

as 3 corydoras aenus e um dos tetra neons

dsc01159smalljj9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os testes que fizeste estão bons, mas falta-te um muito importante e crucial para este início de aquário: o teste da amónia (NH3/NH4).

Se te lembrares bem do que leste do ciclo do azoto, tens amónia>nitritos>nitratos.

 

Sendo esta a 1ª substância a aparecer e sendo ela tóxica deves verificar os seus níveis bem de perto, tentando não deixar ultrpassar os 0,2 mg/l.

Para isso podes (e deves) fazer TPAs e acrescentar Bacter conforme as instruções da bula.

Com néons mais ainda tens de ficar de olho na amónia.

 

Os nitritos deverão começar a aparecer daqui por uns dias, talvez uma semana ou mais, ou talvez nunca graças ao Bacter.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias ter metido la peixes se ele so está a ciclar à 5 dias...

Devias ter esperado pelo menos uma semana.

 

Agora tens de ter cuidado com eles porque provavlemente vão-te morrer alguns... Compra os testes e está atento à amonia e aos nitratos, se for preciso corrige com t.p.as e introduz mais desse produto que compras-te, o bacter...

 

Coloca também mais plantas.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESTOU MUITO CONTENTE :) os meus peixinhos estas todos vivos e sempre a mexer apesar de o aquario ainda estar a fazer o ciclo do azoto tenho feito tpas todos os dias de 40% e os peixinhos parecem muito contentes nadao normal e comem bem e rapido lol

Tenho um problema os neons 6 sao ainda pequenos tem cerca de 1cm e tenho de os contar varias vezes ao dia porque jà por 2 vezes dei falta de um e tive de o ir buscar dentro do filtro que posso eu fazer para isto nao acontecer, tipo para os meus neons nao pararem dentro do filtro imaginem o meu desespero quando cheguei a casa e faltava um procurei o aquario todo e depois lembrei me so falta ali e sim là estava ele dentro do filtro felizmente estava bem e nao ficou ferido ajudem-me que posso fazer para evitar isto

Obrigado por tudo

Abraco deixo foto dos meus bebes e do filtro

 

Alguem tambem por favor me pode dizer que planta è essa quando a comprei ninguem me sabia dizer e nao tinha nome mas gostei muito e comprei na mexma

 

 

dsc01160smallte2.jpg

 

 

dsc01152smallvx9.jpg

 

dsc01167smallfu9.jpg

 

 

dsc01165smallau6.jpg

 

dsc01166smallzt5.jpg

Editado por marcolipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola sou eu outra vez acho que vou usar o topico para mostrar a evolucao de um princepiante

hoje meti mais umas plantas artificias e 2 verdadeiras assim como novos inquilinos estou contente

ainda nao tive nenhuma baixa tenho feito TPAS todos os dias de 40% e meto sempre agua com a mexma temperatura e tratada com anti cloro

e anti metais pesados sempre que muda a agua aspiro o fundo

 

neste momento tenho

3 corys strebai

3 platys 2 machos e uma femea

9 neons

4 guppys macho lindos

e agora o problema meti tambem 2 Otocinclus mas tenho medo depois de os ver atras dos gupys foi pesquisar

na net e diz que a uma variante chinesa que mata os guppys tipo que lhes faz um buraco de lado eles sao do tamanho

dos gupys pelo menos por enquanto e penssei eu que erao apenas come algas acho que os meus sao esses chineses malucos

vi uma foto na net e meto aqui para verem sao quase iguais os do meu aquario

Abraco e ajudem como saber se estes sao os assassinos chineses os meus sao como os da foto mas mais claros

otocinclus4us3.jpg

 

o meu aquario

dsc01234smallnz9.jpg

 

dsc01236smalluc6.jpg

 

dsc01237smallyv0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bebes os meus primeiros bebes lol

Tenho Neons ainda putos e de vez em quando dou falta de um e ja sei esta no filtro hoje quando acordei faltava um

e la fui eu ao filtro e sim estava la mas nao estava sozinho tinha la bebes de platy lol fui a correr comprar uma maternidade e comida para bebes so la estavao

6 os outros devem ter sido comidos o meu aqua fez agora 2 semanas deixo aqui fotos da evolucao os bebes nao da para ver na foto lol muito pequeninos

Comentem Abraco

E meti mais um filtro com carbono activo para ajudar na limpeza

Soi mais uma coisa desde que tenho o aqua Zero baixas :rainbowafro:

dsc01244mediumwf6.jpg

 

dsc01245mediumhl3.jpg

 

dsc01247mediummo8.jpg

 

dsc01249mediumxi2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ainda bem que não tiveste baixas. Com TPAs diárias de 40% seria de esperar que conseguisses manter baixos os valores da amónia e nitritos. Aconselho-te a continuares assim até 15 dias do início e depois verificares os nitritos antes duma TPA.

Continuação de Boa Sorte.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sem duvida o sucesso ate agora deve-se mexmo às TPAs diarias retirando sempre agua e detritos do fundo através de apiraçao diaria do mexmo ,

mas o acondicionador de agua e o bacter com as bactérias tambem derao um empurraozinho.

 

O aqua fez agora 2 semanas vou reduzir as Tpas tipo comecar a fazer de 2 em 2 e depois de 3 em 3 dias ate fazer as 4 semanas e fazer sempre os testes de amonia nitritos e nitratos até ele estabelizar ao ponto

de uma TPA de 40% uma vez por semana

Abraco

Editado por marcolipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tenho mais 2 bebes , hoje fui outra vez ver ao filtro e tinha la mais 2 agora faz 8 platys bébes.

 

Alimentacao comprei um frasquinho amarelo Sera mikropan MICROFLOCKE, eu estou no Lux e isto vem em alemao

mas o funcionario da loja disse que era para bébes

Conssegui tirar foto dos bebes essa platy laranja da ultima foto que està em frente da maternidade é a mama ela nao sai de perto da maternidade é normal?

COMENTEM

abraço

 

dsc01256mediumbk0.jpg

 

dsc01258mediummx0.jpg

 

dsc01259mediumqd3.jpg

 

dsc01260mediumye4.jpg

Editado por marcolipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar o meu aquario de peixes de agua quente muito em breve!

Só espero ter a tua sorte cheers

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua platy não sai da beira da maternidade porque para ela eles significam.... :twisted:

 

O fundo dessa maternidade está um pouco sujo, renovas a água todos os dias?

Pega num tubo de ph e começa a deitar água do aquário para a maternidade até limpar maior parte da porcaria e também para renovar a água.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua platy não sai da beira da maternidade porque para ela eles significam.... cabecadura

 

O fundo dessa maternidade está um pouco sujo, renovas a água todos os dias?

Pega num tubo de ph e começa a deitar água do aquário para a maternidade até limpar maior parte da porcaria e também para renovar a água.

 

Cumps

Boas,

 

Eu para lavar a minha maternidade, levantava e abaixava a maternidade, devagar, para os restos de comida sairem, e depois se fizesse TPA aspirava a porcaria toda.

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OBRIGADO é isso memxo que vou fazer e é ja lol

 

E vou ter que arranjar outro tipo de comida a que comprei da sera acho que eles nao gostao isso sujo no fundo é a comida ,

raramente os vejo a comer meti uma garrafa Jà à 2 dias la fora com vejetais meios cozidos alface cenoura e pepino e cascas de tomate agua do aquario passada

por uma vaso com plantas e um pingo de leite para ver se crio uma infusao como ja vi cà no forum achao que vai resultar para lhes dar papa microscopica ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos dos bébe platy.

 

Sim Achas que ficava melhor a imagem de tràz em preto ou azul ... és capaz de ter razao deve realçar mais vou tentar lol e depois ponho foto

até là deixo os meus pequenos

A mae deles a laranja é mexmo uma piranha mexmo depois de lhe dar de comer nao sai do pé da maternidade PIRANHA lol

Abraço

 

dsc01260mediumye4.jpg

 

dsc01265mediumxd4.jpg

 

dsc01266mediumcw9.jpg

 

 

dsc01267mediumwp3.jpg

 

dsc01268mediumpg3.jpg

 

dsc01272mediumbw4.jpg

Editado por marcolipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de trocar de alimentação, o sera mikropan é muito bom, provavelmente estás é a dar comida em excesso... Dá pouca comida de cada vez, e pelo menos 2 vezes ao dia. Se usares uma colher podes medir melhor a quantidade de comida que estás a dar...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.