Companheiros Para Bettas


Smaug

Recommended Posts

Bem, eu tenho andado a ler um montão de coisas sobre bettas, especialmente sobre que peixes podem ser colocados junto de um betta. Encontrei um montão de incoerências e estou esperançado que algum membro do forum tenha a experiência pessoal para me aconselhar:

 

Então li num forum que o betta é um animal solitário e que está melhor sozinho num aquário, já que com companhia stressa muito ao patrulhar o seu território, noutro sitio li que o betta será mais forte e acasalará mais vezes se viver com fêmeas. Mas........

Relativamente às fêmeas já me disseram aqui no forum que posso junta-las com o macho mas apenas num aquário grande (no meu caso tenho 100litros) e com abundancia de esconderijos, no entanto tenho lido em diversos sitios que é impossivel ter machos e femeas juntos!

 

O unico ponto comum é um conjunto de peixes que se consideram adequados ao betta, já agora agradeço se souberem completar a lista:

 

Corys

ottos

rasboras

danios

Khulies (digo eu!)

 

Então, e sabendo que falamos de um aquário com 100 litros de água quais os companheiros ideias para o meu betta, querendo eu que ele esteja o mais "feliz" possivel? Ou o melhor era deixa-lo sozinho?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Danios não punha... são peixes muito parvos sempre a de um lado para o outro e stressam (se calhar mais a mim que ao betta mas não interessa...).

 

Já tive/tenho junto com um Betta e sem problemas:

 

- Guppy incluindo alevins... desde que haja espaço, nada acontece aos alevins, o betta não é propriamente um peixe rápido. Agora se eles se forem colocar mesmo à frente, já foram.

- Tetra Cardinal

- Platidora Costatus

- Pleco

- Ampulárias

- Reds, são óptimos para ele caçar e manter-se feliz e activo. Desde que o aquário seja grande e com esconderijos, eles aguentam. Bom, verdade seja dita que o meu betta já destruiu uma bola de musgo só para comer um Red... mas eles safam-se.

- SAE

- Corydora

 

Peixes muito rápidos estilo barbos e serpae são incompativeis com as barbatanas do betta. 1 femea betta só é morte certa de alguém.

 

IMHO o Betta desde que tenha espaço, plantas e esconderijos não chateia ninguem. Desde que não o chateiem a ele.

Editado por Pato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMHO o Betta desde que tenha espaço, plantas e esconderijos não chateia ninguem. Desde que não o chateiem a ele.

 

Verdade, mas depende do beta.

 

Tenho neste momento 2 machos. Um é super agressivo, mata tudo o que lhe aparece à frente - já foram 2 ottos, 1 ancistrus, 1 neon chinês e até atacava os corninhos das ampulárias - não queria acreditar, mas vi com os meus próprios olhos. De castigo tá sozinho num aqua com 15l.

 

Tenho outro que é uma paz, super calmo, fantástico, até me vem mordiscar os dedos e comer à mão, e não chateia peixe nenhum, escolhi-o porque estava na loja com outros peixes e com a condição de que se ele fosse agressivo, o devolvia.

 

Tá com rásboras arlequim, barbos cereja, botia palhaço e colisas.

 

Fica lindo.

 

Só tenho pena de não ter espaço para por mais uns botia palhaço, uns labeo bicolor e uns khuli, porque se dão também muito bem e são lindos, mas brevemente terei um aqua de 200 l e aí já vou poder :rainbowafro:.

 

Mas todas estas espécies se dão bem com os betas, nenhuma delas é muito rápida ou nervosa, têm todas as mesmas necessidades em termos de ph e temperatura e nenhuma tem barbatanas grandes que possam parecer ameaçadoras ao beta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho um betta macho num aquário de 140L e como companheiro têm:

 

- 3 bettas fêmea

- 12 neons chineses

- 3 cardinais

- 4 corydoras pygmaeus

- Red's cherry

 

Até agora todos se têm dado bem, o macho domina aquário, dá umas corridas nas fêmeas e não liga aos outros peixes, mas como o aquário é bastante plantado e elas são mais rápidas não tem havido problemas, estão todo saudaveis.

Os red cherry só os vejo quando a luz se apaga, durante o dia os betta andam á caça.

 

Eu acho que se tiveres bastantes plantas e mais do que uma fêmea podes juntar um macho e várias fêmeas.

 

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um aquário com um betta e ele tem como companheiros:

1 colisa

5 peixes vermelhos ,juvenis

3 mollies juvenis

3 platies juvenis

 

E eles dão-se lindamente só tenho de ter cuidado de dar de comer ao betta(em separado) pois é meio lento a comer. Só que há uns dias encontrei um platy morto com uma parte da barriga comida, não sei se foi o beta(pois tava vermelho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer que para teres fêmeas com um macho deves ter pelo menos 2. De outra forma ele ataca-as.

 

Entretanto tenho o meu com as ditas fêmeas, 2 colisas, 2 gouramis, 3 escalares, 1 sinodontis, 5 corys, 2 labeos (1 frenatus albino e 1 bicolor), 1 SAE, 1 borboleta africana e, recenetemente, 1 bótia palhaço e 1 goby cavaleiro e ainda n tive problemas entre eles, se bem q tenha algum receio q as coisas n acabem bem para o goby. Ando a estudar as reacções, uma vez q ele ainda só cá está há 24h.

 

Tb tinha 1 Pleuco, mas morreu-me no fds sem qq tipo de marca no corpo.

 

O grande mal do aquário está na falta de plantas, mas o sinodontis leva TUDO à frente. Ando à procura de plantas de superfície (n tanto para o betta mas tb para a borboleta) mas n encontro nada. De qq forma, plantas são aconselháveis, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais