O Bolor - Actualizado 16/05/2008


lulaby

Recommended Posts

Venho mostrar o meu primeiro aqua Montado em 26/04/2008

 

Fabrico caseiro com 1500 x 440 x 500 , CxLxA , com vidro laminado 10mm, travessas francesas e 2 normais. Ainda por terminar pois vai levar uns cantos em madeira para embelezar, para ficar na cor do movel.

 

Calha Ramirezi 4x54W

Filtro Eheim 2117

Aquecedor Jagger 300W

CO2 Zooprofi garrafa 500 gramas com valvula solenoide.

 

40 Kg areão do rio e 2Kg areia de filtro

10 Kg de substrato (não me lembro da marca depois digo qual foi).

3 troncos de videira com MUITO BOLOR (por agora espero)

Várias pedras apanhadas na Gardunha (não sei de quê)

 

Plantas

Cabombas verdes e castanhas

1 Anubia

Fetos de Java

e outras que nao sei o nome, se descobrirem digam que eu agradeço.

 

Fauna

1 SAE, eram 2 mas 1 morreu 3 horas depois entalado em 2 pedras :tongue:(

2 camaroes

 

Seguem as fotos

 

aquario037qk0.th.jpgAquario no local definitivo

 

aquario042vd2.th.jpgSó o substrato e o inicio de uma ribeira:)

 

aquario043gm4.th.jpgMetendo o areão, ainda faltavam muitos quilos

 

aquario044vp9.th.jpgJá com os troncos mais ou menos no sitio

 

aquario041iy0.th.jpgEnchendo. Ainda faltavam mais 270 litros

 

aquario034ls2.th.jpgCheio e já com algumas plantinhas. As pedras eram só para os troncos não cairem para a frente.

 

aquariofixe008fh9.th.jpgUma lateral, a direita

 

aquariofixe010am9.th.jpgE a lateral esquerda

 

aquariofixe003io2.th.jpgUm dos troncos

 

aquariofixe001hx2.th.jpgE os outros

 

aquariofixe002yb4.th.jpgMais uma foto

 

aquariofixe007rr2.th.jpgA foto de frente com a Iluminação.

 

Ainda faltam muitas plantas.

Podem contribuir com ideias que eu agradeço.Venham essas opiniões.

 

Cumprimentos

Ricardo Amoreira

 

P.S. O BOLOR está ás carradas pelos troncos. Julgo que são fungos.

Editado por lulaby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kost, obrigado pelo elogio.

Sim vou adicionar mais flora. Ainda estou no principio e ainda não tenho CO2.

Quando tiver ai sim vou meter mais plantas.

 

Smaug, de facto os troncos não foram fervidos pois não cabiam em nenhuma panela que tinha.

Estiveram 2 semanas debaixo de agua com mudas frequentes. E nos ultimos dias antes de os meter no aqua estiveram em agua e sal. Já os retirei uma vez para lhes tirar os fungos mas lá estão eles de novo.

Que sujerem que faça????

 

Obrigado

 

Ricardo Amoreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kost, obrigado pelo elogio.

Sim vou adicionar mais flora. Ainda estou no principio e ainda não tenho CO2.

Quando tiver ai sim vou meter mais plantas.

 

Smaug, de facto os troncos não foram fervidos pois não cabiam em nenhuma panela que tinha.

Estiveram 2 semanas debaixo de agua com mudas frequentes. E nos ultimos dias antes de os meter no aqua estiveram em agua e sal. Já os retirei uma vez para lhes tirar os fungos mas lá estão eles de novo.

Que sujerem que faça????

 

Obrigado

 

Ricardo Amoreira

 

Não te preocupes muito que com o tempo os fungos desparecem. Faz parte da ciclização dos troncos, primeiro fixam-se os fungos, e mais tarde as bactérias. quando estas se fixarem os fungos desaparecem.

Por isso não os tires de água para ferver ou escovar, porque vais estar a fazer "reset" ao ciclo e os fungos voltam. falo por experiencia própria, pois também uso troncos de videira e acontece-me sempre isso. Ao fim de um mês deve desaparecer tudo.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Joaoavo tem razão! Isso com o tempo passa!

Mas se quiseres resolver o problema de imediato, tiravas os troncos e fervias duas a tres vezes e recolocavas.

Musgo nos troncos ficava um bocadinho melhor que os fungos :lol: e a planta da 1ª foto que ta agarrada ao tronco é mesmo suposta estar agarrada? É que acho que é uma echinodorus que gosta de ter as raizes bem fixas em terrinha... Investiga la isso :excl: abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Joaoavo tem razão! Isso com o tempo passa!

Mas se quiseres resolver o problema de imediato, tiravas os troncos e fervias duas a tres vezes e recolocavas.

Musgo nos troncos ficava um bocadinho melhor que os fungos :happy: e a planta da 1ª foto que ta agarrada ao tronco é mesmo suposta estar agarrada? É que acho que é uma echinodorus que gosta de ter as raizes bem fixas em terrinha... Investiga la isso nyah abraço

 

 

Obrigado joaoavo e Diogo. Já fico mais descansado com os fungos.

Diogo, a planta é uma Anubia. Está presa ao tronco com uma braçadeira, mas parece estar a flutuar porque a raiz é bem grossa. Vamos ver se agarra.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso da vossa opinião. As cabombas estão a crescer bem, mas a parte que já cresceu desde que a plantei, as folhas estão castanhas enquanto as outras estão verdes como vieram da loja.

Acham que é falta de algum nutriente ou com o tempo vão á cor normal.

 

Obrigado

 

Ricardo Amoreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje montei o sistema CO2. Veio da Alemanha da Zooprofi.

Vamos ver as diferenças daqui para a frente.

Uma opinião:

O manometro de alta pressão (0 - 250), não funciona. O que acham que pode ser pois não tem fuga.

Existe algum problema em estar a funcionar sem se saber a pressão da botija???

 

Obrigado.

 

Ricardo Amoreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, com o CO2 montado á 2 dias e as diferenças são grandes a nivel do crescimento das plantas.

Ainda não comecei a fertilizar. Amanha já vou comprar mais umas plantinhas para compor mais isto.

Que planta para tapete aconselham? O meu areão é do tamanho 3-6, acham que vai ter dificuldade em agarrar???

 

Obrigado

 

Uma foto de hoje.

 

aquariofixe052gl7.jpg

 

Cumprimentos

 

Ricardo Amoreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
O Joaoavo tem razão! Isso com o tempo passa!

Mas se quiseres resolver o problema de imediato, tiravas os troncos e fervias duas a tres vezes e recolocavas.

Musgo nos troncos ficava um bocadinho melhor que os fungos :mrgreen: e a planta da 1ª foto que ta agarrada ao tronco é mesmo suposta estar agarrada? É que acho que é uma echinodorus que gosta de ter as raizes bem fixas em terrinha... Investiga la isso :P abraço

 

Boas

 

Encontrei este post e aproveito também para perguntar sobre o bolor. Eu fervi os 2 troncos que tenho no meu aqua plantado. Fiz o ciclo, fiz TPA várias vezes, cheguei a ter Ictium, fertilizei ... bem ... o normal para um plantado. Acontece que depois de 4 ou 5 meses de o ter montado, numa muda de água comecei a ter o tal bolor a sair do tronco, que depois de umas horas desaparece. Quando faço um TPA volta a libertar? Estamos a falar do mesmo? É efectivamente bolor?

 

Obrigado

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se nao me engano os troncos estão mal tratados

 

Boas

 

Sim, aceito que estejam mal tratados. Comprei-os na Naturline e o que fiz foi ferver bastante. A minha pergunta é o porquê de só aparecer este "bolor" ao fim de 4 meses de estarem no aqua e de terem passado por vários TPAs.

Será que é este o tempo normal de crescimento das tais bactérias? O que me acontece ´q eu quando coloco água nova, o tronco começa a libertar uma coisa branca que até parece fumo e que depois do contacto com a água fica em fios. Passado umas horas desaparecem. Não sei se comidos pelos peixes e camarões ou pelo filtro.

 

Obrigado

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos la esclarecer aqui uma coisa, nao é o tronco que tem fungos quando vai para o aqua, ainda para mais depois de ser fervido, os fungos podiam existir ja no aquario em forma de esporos á espera de uma base de fixaçao, neste caso um tronco, porquê passados 4 meses? foi quando o fungo encontrou condiçoes ideais á sua proliferaçao

outra hipotese e ter o aqua e o tronco livre de fungos(muito pouco provavel, estao sempre la) e ao fazeres um TPA terem entrado os esporos dos fungos, sim porque eles ate da torneira vêm

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos la esclarecer aqui uma coisa, nao é o tronco que tem fungos quando vai para o aqua, ainda para mais depois de ser fervido, os fungos podiam existir ja no aquario em forma de esporos á espera de uma base de fixaçao, neste caso um tronco, porquê passados 4 meses? foi quando o fungo encontrou condiçoes ideais á sua proliferaçao

outra hipotese e ter o aqua e o tronco livre de fungos(muito pouco provavel, estao sempre la) e ao fazeres um TPA terem entrado os esporos dos fungos, sim porque eles ate da torneira vêm

Obrigado pelo esclarecimento. Faz todo o sentido o que dizes.

Também é verdade que dos dois troncos que tenho, apenas um faz este efeito. Este tronco, tem musgo agarrado e uma planta. Também é verdade que também tem uma alga verde vivo que é difícil remover mesmo indo lá "rapar". Será que isto tem algum influência ou é mesmo só da água?

A água que uso nos TPAs é efectivamente "del cano" e repousa 24h antes de ir para o aqua.

 

Obrigado

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.