Qual escumador escolheriam para 300 litros


Recommended Posts

Queria saber a vossa opinião sobre qual escumador escolheriam para 300 litros, reef, poucos peixes.

 

Estava a pensar em:

 

DELTEC INTERNAL SKIMMER MC 500 Multi Compact

ou

Deltec Hang On Skimmer MCE600

 

Parece-me que o preço é bastante bom para "DELTEC". Agora não sei é se estes seriam os indicados....ou se haverá outras opções... é que existem tantas marcas e modelos... não queria começar logo mal....

 

Será para ficar na sump.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos esses são excelentes...

 

mas se quiseres ter poucos peixes (uns 10) e não quiseres gastar muito dinheiro compra um Midifloater da Aquamedic. serve muito bem para 300 litros.

A relação preço qualidade é excelente. Trabalha muito bem... mas sou suspeito ao falar dele visto que tenho um... :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se quiseres ter poucos peixes (uns 10) e não quiseres gastar muito dinheiro compra um Midifloater da Aquamedic. serve muito bem para 300 litros.

 

Olá Marco,

 

Detesto discordar de ti! Mas o Midifloater só serve porque tu fazes TPA´s muito frequentes! Tens que avisar as pessoas desse facto! :D :)

 

Para um aqua de 300 litros na minha opinião o escumador deverá dar, de acordo com o fabricante para uns 600!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo... não penso dessa maneira.

O escumador já nem devia lá estar... pois não trabalha quase nada. Aliás estou a realizar uns testes para o retirar de vez.

A questão é que se não realizasse as 10% de trocas semanais ele simplesmente comecaria a trabalhar o seu normal e não aquilo que trabalha de momento, ou seja, nada.

 

Se formos a ver dessa maneira, também teria que mencionar a quantidade de rocha viva, as trocas de água, o numero de peixes e corais, etc etc.

 

Continuo a afirmar que para 300 litros e a um bom preço esse é um excelente escumador. Agora que á melhores a um maior preço, disso não á duvida. :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Então se o escumador não está a fazer nada a única explicação que vejo são as "bichas"... :D :) Elas devem comer muito...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Marco

Eu também detesto discordar de ti :D mas estou 100%de acordo com o Diogo. Naõ podes aferir a eficácia de um escumador no teu aquário mantido por ti, mas sim num aquário de uma pessoa que está a começar e que não tem tantos conhecimentos como tu ,que não tem um aquário equilibrado, que demora 10x mais tempo a executar as mesmas tarefas de manutenção, que não consegue resolver rapidamente problemas de algas que possam surgir , e que como todos nós, no principio tem tendência a abusar da carga orgânica ( peixes e alimentação ).

Eu também sou suspeito porque não gosto nada do midifloter .Para 300 lt é uma má opção na minha opiniaõ .

"sorry"

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

é por isto, que gosto muito de vir a este forum !! :twisted:

Rui estes argumentos levam-me a mudar a minha opinião. :D

Quando penso nas minhas respostas se calhar penso de como fazia se neste momento fosse montar um aqua novo. E nesse caso, eu optaria sem divida por este escumador.

 

O facto é que Rui, tens bastante razão quando mencionas que um aquariofilista que monte hoje um reef e não tenha experiencia talvés este escumador não lhe ajude muito devido aos erros que irá cometer, e nesse caso é bem verdade que a margem de erro era bem menor com este escumador. Se seguisse um pouco os concelhos que nós aqui damos, (o que quase ninguem faz, he he he he) era suficiente mas...

Rui, eu sei o quanto adoras Aquamedic... :twisted:

 

bem Aderito, se estiveste com atenção ao tópico já sabes o porque de teres cuidado com a escolha do Midifloater, se optares por este. Se quiseres optar com segurança, segue as tuas primeiras opiniões pois são bons escumadores. :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom para empatar a coisa, mais um voto para o Midiflotor.

 

Tenho um e não desgoto. Mesmo nada.

 

É evidente que depende de muita coisa o seu bom funcionamento ou não, mas é por isso que este hobby é tão interessante, Não é uma ciência exacta, ou não será? :)

 

Agora vão-me dizer: "Ah mas é preciso ver que as pessoas que começam nao sabem de tudo, etc....". De acordo, apesar de não concordar com isso. Mas é por isso que este fórum é tão interessante. Quem quiser montar um aquário de sucesso, pode conseguí-lo facilmente, apenas com informação presente neste forum. :D

 

Sendo assim, e resumindo numa frase daquelas memoráveis (ou não), diria que:

 

"Um midiflotor pode funcionar perfeitamente num aquário de 300 litros, assim como um deltec ou um shuran, ou mesmo um H&S, pode não funcionar num aquário de 100" :twisted:

E é por esta razão que eu gosto tanto deste hobby. Se fosse tudo exacto, tornava-se monótono.. :twisted:

 

Aderito, se nos deres mais informações sobre a quantidade de rocha que vais colocar, quantidade de peixes e corais, etc, etc, etc, podemos aconselhar-te melhor!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar colocar de inicio 20 a 30 kg de rocha viva e 20 a 30 kg de rocha não viva... (é que o preço é de fugir!!) para o substrato já tenho areia viva (ainda empacotada e na validade).

 

Os corais para já ainda não estou decidido mas como quero colocar 2 HQI de 150W + actinicas, acho que lá mais para a frente posso avançar com corais.

 

Os peixes nunca serão muitos no total ... gosto mesmo é de ver os corais.

 

Estava a pensar em duas bombas de 2000 ltrs cada para movimentação uma de cada lado do aquário e uma bomba de retorno da sump de 3500 lt.

 

Também quero colocar um osmolator (tunze) com "reactor" de hidroxido.

 

O problema vai ser colectar a agua.... 300 lts são muitos jerricans !!

 

Obrigado pela vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ok então para desequilibrar novamente, não ao Aquamedic. Posso aconselhar esse skimmer para um aqua de 100 L e não para um de 300. Pura e simplesmente não funciona.

 

No caso do Marco Wood ele funciona pelas trocas sucessivas de agua, pelo substrato extremamente rico em vida, enfim pelo equilibrio que o sistema tem e pela dedicação que a pessoa dá ao aqua em o manter equilibrado, assim talvez dê, para um aqua de 300 L não! só para um de 100L.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais