É possivel montar um mini reef com 150 euros ? :S


ApBt

Recommended Posts

Boas pessoal dos salgados :cry:

 

 

Gostaria ke me dessem umas dikas .. eu gostava de montar um salgado da costa .. mas visto ke no verao a temperatura sobe muito e n eh facil baixar .. pensei em montar um mini reef .. eu n precebu nada de reef's :? mas gosto muito de os ver e meti na cabeça ke keru montar um pekenino .. se me pudessem indicar um material apropriado preços e bons sites onde possa aprender como montar o aquario etc etc .. Agradeçia IMENSO a vossa ajuda ! :(

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não querendo ser sarcástico, o melhor site é mesmo este!! Verifica os posts deste subfórum e tenta perceber alguma coisa - depois coloca as tuas dúvidas específicas.

 

Como deves calcular é um, pouco difícil responder à tua pergunta. No entanto diria que com 150 euros, não é possível!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco Madeira

 

 

Tb ja tive oportunidade de ver fotos do teu aquario e o do diogo .. desde já keria vos dixer ke foi depois de te los visto ke fikei com a ideia de montar um :D .. kuanto ao tamanho do aqua n sei .. kuanto me aconselhavam ?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu acho que mais do 200 litros é o ideal. Mas não sou apologista dos Nanos! Agora os 150 euros são capazes de ser curtos!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - o que interessa é começares bem e não desistas por causa do dinheiro - vai aos poucos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que quiseres... não te poso dar um concelho. Apenas te posso dizer que quanto maior melhor.

Eu comecei com 40 litros... mas tu é que tens de ver conforme o tempo ($$) que tens... eu não tinha muito tempo quando comecei por isso os 40 litros. :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

quando as restrições orçamentais sao muitas, às vezes há que reformular os objectivos em vez de tentar cortar demais os cantos... aqui estamos sempre a falar de seres vivos, os limites da carteira não devem sobrepôr-se aos morais (certo?)

 

se em vez de teres um mini-reef te satisfizeres com um aquario marinho só de peixes, é capaz de dar, e ainda sobra para uma gramática e um dicionário de português. :wink: (xabes de k é k xtou a phalar, n xabes? - isto não é propriamente o programa do pato amarelo na MTV...) :lol:

 

abraço

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Como vês as opiniões diferem mas atingem sempre o mesmo objectivo,

podes gastar pouco , MAS mais tarde ou mais cedo torna-se insuficiente para criar (por mais pequeno que seja o sistema em si) um ambiente .

Ou por falta de bons parâmetros ou pela iluminação que é um dos factores importantíssimos num aquário marinho , pois cerca de 70% do que lá puseres vai requerer uma boa qualidade de iluminação para assim levar a cabo as acções fotossíntéticas por parte dos corais .

Por exemplo , poês uma iluminação fluorescente de 2 lâmpadas de espectro solar , mais conhecidas pelas lampadas T8 , consegues sacar com algumas lâmpadas 6.500 kelvins de de potência e deves gastar cerca de 20 euros ,mais 2 transformadores/arrancadores/suportes gastas mais 10 euritos , fica-te por 30 euros o sistema completo .

(Eu não vendo nada! , isto são preços que arranjas se vasculhares as casas de iluminações)

MAS não consegues obter mais do que 30 ou 40% de beleza e bem-estar sobre os corais por falta da intensidade de côr e qualidade fotogénica , e neste sistema (HQI) , gastar uns 125euros que para além de sêr uma fonte de luz com uma variação de kelvins que vão dos 5.200k aos 20.000k sendo o mais usual usar 10.000k ou 14.000k , vai-te realçar tudo o que é de côres existentes quer em corais , como em peixes e por aí fora...

 

Depois tens escumadores que vão desde 50euros até ao inimaginável (para a bolsa) que podes têr a certeza que o preço está directamente relacionado com qualidade/eficácia .

 

O aquário (tamanho) é que vai mandar sobre preços e sistemas que terás que utilizar para obteres o máximo de qualidade possivel para poderes mantêr um ecosistema saudável .E uma conclusão cientificamente comprovada :quanto maior fôr a litragem mais margem de manobra e melhores condições podes recriar .

 

A rocha viva , como poderás têr visto eventualmente pelo forum fora na area de salgados , a rocha tem um papel fundamentalissimo quer em beleza quer no seu papel filtrante/biológico.

E claro , 10% do volume real de litros que escolheres para o teu aquario tem que sêr obrigatório para teres essa mais valia no teu sistema de filtragem , eu neste caso sou apologista de sêr uma quantidade um tanto ou quanto insuficiente para peso mínimo , eu vou pelos 20% e claro que este valor transmite-se também em valor monetário , logo , mais um investimento .

 

A panorâmica podia-se têr prolongado por muito mais coisas a dizer mas isto é practicamente o essencial para pôres a funcionar um aquario .

É claro que as opiniões são divergentes mas sempre com o seu fundamento lógico como poderás vêr se pesquisares no fórum tudo o que te disse .

 

Não te dixes abater pelos preços porque digo-te por mim que compensa , e muuuito :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questão dos litros é uma velha questão que considero perfeitamente ridicula, não importa os litros importa a qualidade do método e a rigidez do sistema do teu método.

Antes da vontade tem de imperar o racional e o racional diz que com 150 euros dificilmente consegues montar um aquario com bom material, ou seja tens de te basear noutro tipo de sistema mais virado para as trocas constantes de agua e a atenção constante sobre o comportamento dos habitantes.

Existe varias maneiras de ter sucesso com um aquario de agua salgada, e já vi aquarios de agua salgada na alemanha de 10 mil litros que n tinham a saude do mini reef de 40 litros do marco madeira por isso considero que existe varias maneiras de ter sucesso num aquario de agua salgada.

Não tens necessidade de comprares tudo já.

podes optar muito na linha do 1 aquario do marco madeira.

Usas iluminação t8 ,powerheads maxijet , um pouco de rocha viva , um pouco de rocha morta do tipo keramic ,escumador air lift e optas se tiveres hipotese de usar agua do mar e fazer trocas com a mesma e podes ter um belo aquario de corais moles e peixes.

Não tem de existir regra! Basta haver vontade da tua parte. espero que não desanimes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

épá essa ideia de montar um aqua de água salgada com 150 Euros agradou-me... Alguém pode fazer uma lista do material recomendado e do preço :wink: (se ñ for pedir mto), é q tb me queria iniciar num salgado c peixes da nossa costa... Acham possível? Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais