Ph E O Kh Ja Nao Sei O K Fazer


Recommended Posts

Boas.

Depois de tanto tentar compreender a quimica da agua chego a duas conclusoes:

1ª ou desisto - pk ja nem sei para onde me virar nem o k fazer, e ja gastei rios de dinheiro

2ª pedir a ajuda dos grandes cranios k por aqui andam neste forum e estar a mercê da caridade (hehhehe)

O meu problema é que depois de tudo fazer para k o PH nao se altere, e o KH tambem, e ando nisto ha meses e por isso julgo k algo esta errado, nao consigo manter os valores destes estaveis , o PH anda na casa dos 7.2 a 7.6 e o KH anda sempre nos valores 1 e 2.

Sera dos testes k utilizo que erram ou é da agua ou serei eu assim tao burro

Uso agua da torneira tratada com aquatan e toxivec da Sera, tenho turfa no filtro externo, e os valores destes sao sempre os mesmos. a agua esta mt macia? nao sei .

As plantas duram-me dias no maximo uma semana e meia mas estranho e k os peixes nao morrem todos, so de vez em quanto la se vai um com os porcos mas é normal.

Tenho uns troncos na agua e umas cascas de côco, uma peca de barro partida e plantas de plastico e outras naturais pois tento mudar gradualmente para naturais,

Ja tentei deixar a agua algumas semanas sem ser mudada, ja fiz tpa´s semanalmente e ate tpa´s com 2 a 3 dias de intervalo, mas nada.

la se mantem o ph a 7.2 / 7.6 e o KH entre 1 e 2

O k fazer???

estou seriamente a pensar en desistir dos peixes e ficar com um aquario embutido na parede sem nada la dentro o k me entristece muito.

agradecia respostas conclusivas

 

Atenciosamente

 

Fernando Gonçalves

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O aqua ta montado a um ano, e tem 280 lts

Tenho um filtro externo SERA FIL900 (na loja disseram-me que era suficiente); duas bombas de ar com uma pedra difusora das compridas e uma das cilindricas ao meio do aquario para melhor oxigenacao e efeito visual.

No filtro tenho ceramica da SERA (siporax) e turfa (superpet).

O areao nao sei o nome,mas parecem migalhas de pao de cor acastanhado-beje e que ajudam mt as plantas a enraizar.

Ja fiz todo o tipo de experiencias e nao consigo subir o Kh, ao k me parece e o factor fundamental para k as plantas crescam saudaveis correcto?

Neste momento estou a fazer a tampa e a preparar a iluminacao deste para futura plantacao, mas primeiro pretendo ultrapassar este prob k me atormenta.

Obrigado pela resposta e pelo tempo que lhe tirei

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O aqua ta montado a um ano, e tem 280 lts

Tenho um filtro externo SERA FIL900 (na loja disseram-me que era suficiente); duas bombas de ar com uma pedra difusora das compridas e uma das cilindricas ao meio do aquario para melhor oxigenacao e efeito visual.

No filtro tenho ceramica da SERA (siporax) e turfa (superpet).

O areao nao sei o nome,mas parecem migalhas de pao de cor acastanhado-beje e que ajudam mt as plantas a enraizar.

Ja fiz todo o tipo de experiencias e nao consigo subir o Kh, ao k me parece e o factor fundamental para k as plantas crescam saudaveis correcto?

Neste momento estou a fazer a tampa e a preparar a iluminacao deste para futura plantacao, mas primeiro pretendo ultrapassar este prob k me atormenta.

Obrigado pela resposta e pelo tempo que lhe tirei

 

O kH diria que pouco ou nada tem a ver com o crescimento saudável das plantas, tem a ver isso sim com o efeito tampão do pH, ou seja, para tornar o pH estável, e o teu está baixo, para o teu pH deveria estar no minimo a 4º. A técnica usada para subir o kH é usar água para TPA mais dura e com uma dureza carbonatada maior, águas de furos por exemplo costumam ser. Ou então podes usar bicarbonato de sódio com a ajuda desta calculadora, mas eu não te posso dizer se resulta pois nunca usei, mas parece-me ser a opção mais eficiente e rápida, cuidado é com a dosagem pois os peixes podem não gostar muito, e cuidado também com mudanças repentinas.

 

espero ter ajudado

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Exacto. O KH tem de estar acima de 3º-4º dH para estabilizar o pH. Abaixo disso o pH torna-se instável. É tão sómente isso que se tem passado contigo.

Para além dessa calculadora onde se usa bicarbonato de sódio, existem produtos próprios para tamponar o pH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é a tua água da torneira?

 

Mede os valores à saída e depois de repousar de um dia para o outro, para ver se ela já é assim. (só para tentar perceber o efeito da turfa, etc)

 

Presumo que não estejas a injectar CO2 e que não estejas a fertilizar, certo? Que luz tens? Falas do kH... está um pouco baixo, o que pode implicar alterações de pH com alguma facilidade. Com esses valores de kH e ainda por cima com turfa, devias ter um pH mais baixo, a não ser que tenhas muito pouco CO2 dissolvido na água, o que poderá explicar a dificuldade relativamente às plantas (pode influenciar, mas não é tudo).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

 

se tens esse nivel de ph e baixa dureza temporaria e nao consegues acertar nada e gastas rios de dinheiro....pergunto eu ....porque nao fazes ao contrario? isto é....... aproveita a agua que tens aumenta a dureza temporaria e faz ou um aquario de ciclidios africanos ou um de agua salobre.

 

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas resposta que me enviaram

Para comecar, a agua que sai da torneira tem o PH nos valores 7.2 a 7.6 +/- e o Kh esse sim e que me admiro pk é mt baixo para o s valores normais no algarve, onde a agua e mt dura mas so valor de 1 é que é estranho.

mesmo tratando a agua com toxivec e aqutan estes mantem-se, passados alguns dias a agua continua com estes valores mesmo que adicione o PH- para fazer baixar o valor deste.

quanto a luminacao tenho uma lampada aquastar tropic light e duas daylight cujos valores nao me recordo.

mas o problema tb nao e a ilunimacao que me preocupa de momento mas sim os valores do PH e do KH.

Para trocar o tipo de peixes para ciclidios nao me agrada mt pk ate nem gosto mt desses tipos de peixes.

Agradeco as varias ajudas e vou tentar juntar tudas as infos e ver o k se passa realmente.

Hoje por acaso ate comprei uns quantos pes de cabomba para testar se ja tenho melhorias no aquario

Obrigado e ate breve

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas resposta que me enviaram

Para comecar, a agua que sai da torneira tem o PH nos valores 7.2 a 7.6 +/- e o Kh esse sim e que me admiro pk é mt baixo para o s valores normais no algarve, onde a agua e mt dura mas so valor de 1 é que é estranho.

mesmo tratando a agua com toxivec e aqutan estes mantem-se, passados alguns dias a agua continua com estes valores mesmo que adicione o PH- para fazer baixar o valor deste.

quanto a luminacao tenho uma lampada aquastar tropic light e duas daylight cujos valores nao me recordo.

mas o problema tb nao e a ilunimacao que me preocupa de momento mas sim os valores do PH e do KH.

Para trocar o tipo de peixes para ciclidios nao me agrada mt pk ate nem gosto mt desses tipos de peixes.

Agradeco as varias ajudas e vou tentar juntar tudas as infos e ver o k se passa realmente.

Hoje por acaso ate comprei uns quantos pes de cabomba para testar se ja tenho melhorias no aquario

Obrigado e ate breve

Na mp que me enviaste informas que estás a fertilizar e que não estás a adicionar CO2. É possível que com o fertilizante (e até mesmo sem ele, pois há "sempre" fertilizante no aquário) e a luz que tens, as plantas te consumam quase todo o CO2 da água elevando o pH (consultando uma tabela vê-se que é possível). (tenta medir o pH de manhã bem cedo, antes das plantas começarem a consumir o CO2... se notares flutuação no pH de manhã e ao fim da tarde, pode confirmar-se o que estou a dizer).

 

Quanto ao kH não percebi bem se os valores baixos são só no aquário ou também na torneira (pareceu-me que também é na torneira, o que seria estranho, dado estarmos a falar de uma zona de águas duras já agora actualiza o perfil para se ver a zona de onde és, pois quando tentei perceber o teu problema questionei-me se serias de Norte... pelo kH). Se for no aquário, pode ser efeitos do pH - (eu não fui ver as especificações, mas muitos desses produtos deviam era chamar-se kH-, pois o que eles baixam é o kH...)

 

Em suma, o mais difícil de explicar é esse kH, especialmente se for na torneira... será que o teste está bom?

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses troncos todos e a turfa e bastante normal que não consigas subir nenhum desses factores. Pois os troncos e a turfa tem como objectivo acidificar a agua.

 

espero ter ajudado

cumps e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.