Plantado... Oxigénio Durante A Noite...


Satirio

Recommended Posts

Boas.

A minha dúvida é a seguinte:

Num aquário plantado, visto que existem imensas plantas e que estas consomem oxigénio durante a noite e produzem dióxido de carbono, ainda mais o dióxido de carbono que estamos a injectar... não será muito CO2 e pouco O2 durante a noite para os peixes?

Que fazem para resolver este assunto?

Por enquanto desligo o CO2 durante a noite e antes de me deitar ligo uma bomba de ar com uma pedra difusora para movimentar

água, e por sua vez oxigenar a mesma.

Duvido que todos façam o mesmo... qual a solução? Não fazer nada!? Os peixes aguentam-se!?

... É que se não faço isto noto que estão todos à tona e a respirar de forma ofegante, ligo a bomba meia hora e já ficam ok...

Toda a ajuda é bem vinda!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Satirio! Eu não desligo o CO2 de noite,também é um sistema caseiro,não dá para desligar,só se o tirasse...

 

O que penso se deve fazer obrigatoriamente para quem tem um sistema a injectar CO2 de noite é ligar uma bomba de ar e/ou subir a saida de água do filtro para uma posição acima da superficie da água,de modo a haver uma agitação da água e consequente perda de CO2 e produção de O2.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se desligas o Co2 à noite e tens o filtro adequado ao aquário mais ou menos ao nível da água não vejo grande necessidade da bomba de ar. Há aí qualquer coisa que está a escapar. O aquário é tapado?

 

Eu no meu nem coloco bomba de ar, nem desligo o Co2 e nem subo o difusor. Como o aquário é destapado e há sempre água que se evapora o que faço é repor diariamente quando as luzes ligam. Assim quando elas desligam já o nível da água está mais baixo e há uma maior oxigenação durante a noite.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem não desligo o CO2, nem coloco nenhuma bomba de ar. Penso que se houver uma boa agitação da água na superficie é o suficiente para oxigenar a água, a água quando vem do filtro sai por aquela espécie de flauta, tenho-a mais ou menos a uns 5cm abaixo do nivel de água mas viro os buracos mais ou menos num angulo de 45 graus virados para cima de modo que há sempre uma boa agitação de água na superficie.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A minha dúvida é a seguinte:

Num aquário plantado, visto que existem imensas plantas e que estas consomem oxigénio durante a noite e produzem dióxido de carbono, ainda mais o dióxido de carbono que estamos a injectar... não será muito CO2 e pouco O2 durante a noite para os peixes?

 

Resposta:

As plantas consomem é Co2 e libertam oxigénio. Daí injectar Co2 para as plantas terem o suficiente, e produzirem Oxigénio. No entanto não pode pôr Co2 em demasia senão as plantas não absorvem tudo e os peixes sofrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta:

As plantas consomem é Co2 e libertam oxigénio...''

Isto durante o dia,por isso é que acontece o ''pearling'',e simplesmente porque a água já chegou ao limite máximo de dissolução de oxigénio,dai o O2 que sai das plantas não se dissolve e fica agarrado por tensão às folhas,libertando-se depois.

 

De noite,as plantas consomem O2 e libertam CO2 para o aquário,por isso é que ou uma saida do filtro acima da superficie ou uma bomba de ar é recomendável,sobretudo em aquários pequenos e com sistema de CO2 caseiro,visto que não se pode parar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e na nossa atmosfera? Da mesma maneira as árvores e restantes plantas consomem CO2 e produzem oxigénio durante o dia e á noite o inverso, consomem oxigénio e libertam CO2 mas de certeza que a quantidade de CO2 que libertam durante a noite é muito inferior á quantidade de oxigénio que libertam durante o dia, caso contrário já se tinha acabado o oxigênio no planeta e já tinhamos morrido todos com falta do mesmo... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e na nossa atmosfera? Da mesma maneira as árvores e restantes plantas consomem CO2 e produzem oxigénio durante o dia e á noite o inverso, consomem oxigénio e libertam CO2 mas de certeza que a quantidade de CO2 que libertam durante a noite é muito inferior á quantidade de oxigénio que libertam durante o dia, caso contrário já se tinha acabado o oxigênio no planeta e já tinhamos morrido todos com falta do mesmo... :P

 

E o que acontece com a rotação do planeta??? :Fade-color

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo ao Satirio os teus problemas acabam com um drop checker para te ajudar a controlar o nivel de CO2 no aquario é simples....

 

Quanto a questão bomba de ar a noite sim ou não? ha quem use ha quem não use isso tem de ser consoante cada aquario e consoante o aquariofilista, se achar que é necessário força não faz mal nenhum se achar que não é tb não ha problema, o principal é observar o aquario e ver se este necessita ou não... no meu caso o meu aquario é tapado as plantas ainda são pequenas tenho o CO2 caseiro a funcionar 24h verifico que os peixes mais perto da noite estão a tona como tal durante a noite ligo a bomba de ar simples.... :twisted:

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo ao Satirio os teus problemas acabam com um drop checker para te ajudar a controlar o nivel de CO2 no aquario é simples....

 

Quanto a questão bomba de ar a noite sim ou não? ha quem use ha quem não use isso tem de ser consoante cada aquario e consoante o aquariofilista, se achar que é necessário força não faz mal nenhum se achar que não é tb não ha problema, o principal é observar o aquario e ver se este necessita ou não... no meu caso o meu aquario é tapado as plantas ainda são pequenas tenho o CO2 caseiro a funcionar 24h verifico que os peixes mais perto da noite estão a tona como tal durante a noite ligo a bomba de ar simples.... :crazyeyes:

 

 

Acontece exactamente o mesmo por aqui, liguei um temporizador, quando a luz desliga, a bomba de ar liga, e assim não ha problemas com falta de oxigenio para os peixes. Tenho o meu difusor de CO2 junto a pedra difusora de oxigenio. Antes de utilizar este método também notava que quando a luz desligava os peixes sufocavam um bocado, nadando a superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece exactamente o mesmo por aqui, liguei um temporizador, quando a luz desliga, a bomba de ar liga, e assim não ha problemas com falta de oxigenio para os peixes. Tenho o meu difusor de CO2 junto a pedra difusora de oxigenio. Antes de utilizar este método também notava que quando a luz desligava os peixes sufocavam um bocado, nadando a superficie.

 

Comprei um drop checker no ebay por 15 euros com transporte. Durante o dia está verde o que significa "OK". À noite se não desligar o CO2 fica amarelo que significa CO2 em demasia!

 

Ou seja... os peixes sofrem durante a noite!

Acho que vou comprar mais um temporizador e ligar a bomba de ar 15 minutos a cada 3 horas durante a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um drop checker no ebay por 15 euros com transporte. Durante o dia está verde o que significa "OK". À noite se não desligar o CO2 fica amarelo que significa CO2 em demasia!

 

Ou seja... os peixes sofrem durante a noite!

Acho que vou comprar mais um temporizador e ligar a bomba de ar 15 minutos a cada 3 horas durante a noite.

 

 

Boas

 

Até te aconcelho a ter a bomba a funcionar sempre durante a noite visto que para alem de teres os peixes a consumir O2 as plantas igualmente o consomem pelo que se a bomba estiver a funcinar toda a noite é no meu entender melhor.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Então e na nossa atmosfera? Da mesma maneira as árvores e restantes plantas consomem CO2 e produzem oxigénio durante o dia e á noite o inverso, consomem oxigénio e libertam CO2 mas de certeza que a quantidade de CO2 que libertam durante a noite é muito inferior á quantidade de oxigénio que libertam durante o dia, caso contrário já se tinha acabado o oxigênio no planeta e já tinhamos morrido todos com falta do mesmo... ;)

 

Desculpem estar a desenterrar, mas é só para dizer que o oxigénio que recebemos das árvores não é nem de perto tão significativo como o que recebemos do mar ;)

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitopl%C3%A2ncton

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário durante o dia é bombeada com CO2 e O2 produzido pelas plantas......o O2 produzido durante o dia não desaparece por magia de noite, nem os peixes e plantas consomem assim tanto oxigénio que durante a noite estejam a sufucar. Além disso o CO2 que é injectado no aquário não fica todo dentro do aqua, muito passa para a atmosfera saindo do aquário

 

 

Se achas que o nível de CO2 prejudica os peixes testa o PH e o KH do aquário de noite mesmo antes de apagares as luzes e mede de manhã antes de acender.

 

Depois compara com este gráfico:

 

ph_kh_co2.gif

Editado por Paulo Almeida

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nem CO2, nem O2. Tenho plantas, sim. De dia eles estão bem, de noite também. O filtro movimenta a água fazendo bolhas servindo para criar oxigénio. As plantas não morrem porque os peixes criam CO2 com as suas actividades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho nem CO2, nem O2. Tenho plantas, sim. De dia eles estão bem, de noite também. O filtro movimenta a água fazendo bolhas servindo para criar oxigénio. As plantas não morrem porque os peixes criam CO2 com as suas actividades.

 

 

Viva,

 

Isso apenas é válido para plantas menos exigentes e menores iluminações. O co2 criado pelos peixes é mesmo muito pouco e está longe de criar concentrações suficientes para se equiparar com injecção artificial.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais