Chanchito / Cichlasoma Facetum - pedido de info


Visitante

Recommended Posts

Caros amigos

É sabido que o Chanchito foi introduzido em Portugal aí pelos anos 40, de modo a combater a malária (sezões, como era conhecida), através da predação da fêmea do mosquito anófles, se não estou em erro.

Também está divulgado que têm sido recolhidos alguns no sul de Portugal, onde se adaptou bem, apesar das diferenças imensas para a América do Sul.

A questão que coloco é sobre o sucesso da sua manutenção em aquário, eventual reprodução, comportamentos, crescimento, condições da água, etc. Já agora se se conseguem comprar, em alternativa à recolha.

Provavelmente adapata-se a qualquer tipo de água, tal como uma outra espécio de Cichlasoma que possuo, e sobre a qual um amigo diz que "se dão bem na água que lá puseres".

Agradeço info, caso alguém tenha disponível, ou indicação de site.

AS[/i]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Alpineshark.

Na verdade, e segundo o que alguns colegas ciclidófilos brasileiros me disseram, as condições encontradas na região onde habita o cichlasoma facetum não sao assim tao diferentes das condições encontradas em portugal. Na realidade o cichlasoma facetum habita em zonas bastante frias (há zonas onde cai neve!) no sulk do brasil e argentina:

 

http://www.aquahobby.net/phpBB2/viewtopic....0625eefd293f1c3

 

O chancito "selvagem" português encontra-se principalmente no rio Ardila e Vascão (Alentejo), pelo menos segundo a expedição do CCC:

 

http://www.cidadevirtual.pt/mrf/fixe/alem2...2000/index.html

 

Há também muitos no parque central da Amadora (muitos mesmo...).

É um peixe fácil de manter, no "habitat português" alimenta-se de (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], mas adapta-se a todo o tipo de alimentos em aquário. Precisa de espaço e reproduz-se acho que bem. O crescimento em água fria é um pouco mais lento e não se preocupa muito com condições químicas da água. Nunca o vi á venda, mas alguns sócios da APC (associação portuguesa de ciclideos) têm casais reprodutores.

Eu estou á espera há cerca de 2 meses que me dêem alguns, se estiveres interessado aconselho que te faças sócio da apc (se ainda não o és...).

 

http://www.apciclideos.org

http://br.groups.yahoo.com/group/Cichlidae/

 

Espero que tenhas sorte com os chancitos!

Nuno Reis

 

PS- Tou á procura de ciclideos da américa do sul (médios -> tipo nigrofasciatum, boca-de-fogo...etc), por acaso não tás a vender/OFERECER nada? :evil:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diesel

Obrigado pelas dicas e sites. Essa de existirem no parque central da Amadora é que é uma grande surpresa para mim! Será que se podem fazer umas recolhas "selvagens"??!

De momento tenho só 2 machos de Nigrofasciatos albinos, quase brancos, bonitos, bem comportados e com cerca de 10 cm. A única fêmea morreu ainda jovem, há muito tempo. Estão em água "do Malawi" e dão-se lindamente, quer com a água quer com os m'bunas. Se estiveres interessado num, posso trocá-lo por bichinhos que tenhas excedentários, a combinar. Vou ver se fotografo os bichos...

Um abraço, Super Diesel :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...há muitos no parque central! Eu nunca tentei apanhá-los, mas se tiveres lata podes ir lá apanhá-los, ou então subornas um dos jardineiros a ver se te apanham um!! :evil: Mas vê lá não apanhes tudo que eu também kero... :wink:

 

Ena! Mbuna lover? Também tenho mbunas, agora com poucos alevins, só meia duzia de saulosis de 1,5cm. Assim que tiver mais posso arranjar-t alguns.

Eu tava mesmo interessado em casais...um macho não me serve de nada. Obrigado na mesma!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais