Recommended Posts

O Espaço

 

espaoSmall.jpg

 

 

O Buraco

 

P4150002Small.jpg

 

 

Alcatifas para os peixes?! :):smile2:

 

P4150004Small.jpg

 

 

Dando duro! :happy:

 

no_duroSmall.jpg

 

no_duro2Small.jpg

 

 

Ja coloquei algumas plantas e peixes... amanhã colocarei mais plantas... a fauna vai sendo introduzida lentamente e o liner que faz a dobra vai ser todo coberto por pedras. Conto ter o lago finalizado no Domingo... a ver vamos! :blush:

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ricardo, bastante interessante o laguinho. Qual é a fauna que pretendes colocar nele pois achei-o com pouca profundidade apesar de ter 2 níveis.

 

Quantos litros será o volume e qual a temperatura mais fria que acontece aí nesse local que foi construído?

 

Desejo-lhe sucesso.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ricardo, bastante interessante o laguinho. Qual é a fauna que pretendes colocar nele pois achei-o com pouca profundidade apesar de ter 2 níveis.

 

Quantos litros será o volume e qual a temperatura mais fria que acontece aí nesse local que foi construído?

 

Desejo-lhe sucesso.

 

Ele acabou por não ficar tão fundo quanto o que eu pretendia, porque as margens abateram um pouco depois da colocação da relva e das ultimas chuvadas... assim tem pouco menos de 1m na zona mais funda e não o 1m pretendido... para o ano por esta altura tento emendar a mão, até lá vou ter que retirar algumas espécies do lago durante o inverno.

 

A litragem do lago é por estimativa, mas andará pelos 1200 litros (para mais) e já descontando o abate inesperado das margens (quando se fazem as coisas pela primeira vez há sempre acidentes imprevistos)... eu coloquei lá 24 T. albonoubes, 4 Amecas splendens (2M e 2F), 6 Barbos Odessa... já deve andar por lá mais qq coisa porque, pelo menos os Tanicthys, já se devem ter reproduzido. Ainda queria colocar uns Gymneophagus meridionalis e, eventualmente, uns Apistogramma combrae... e mais alguma peixada de cardume para animar a coisa!

 

As temperaturas na minha zona não costumam cair muito porque é uma zona muito perto do mar, contudo, mais pelo Inverno, tive a preocupação de garantir uma boa exposição solar ao lago para que as temperaturas no Inverno sejam mais sustentáveis... isso teve o reverso da medalha nesta época com uma explosão de algas, para já controlada e quase revertida com uma grande introdução de plantas... mais tarde actualizarei este tópico com mais fotos e indicação mais precisa de fauna e flora (introduzidas por mim, porque há sempre os que se aproveitam) :D

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais umas fotos:

 

nenufar_flor1.jpg

 

nenufar_flor2.jpg

 

Amecas.jpg

 

Libelinha.jpg

 

odessa.jpg

 

Nas fofots vê-se a flor de um dos meus nenúfares, Ameca splendens a comer, Barbo Odessa a comer e uma visitante habitual! bigsmile

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente deslumbrante mano...

 

Vindo de ti não esperava menos, não tarda muito terás de aumentar o lago, pois quando a malta se começar a procriar quero ver...

 

Quanto as nossas amigas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], é só combinarmos para a apanha.

 

Aquele abraço

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente deslumbrante mano...

 

Vindo de ti não esperava menos, não tarda muito terás de aumentar o lago, pois quando a malta se começar a procriar quero ver...

 

Quanto as nossas amigas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], é só combinarmos para a apanha.

 

Aquele abraço

 

 

Já começaram a procriar :crazyeyes:

 

Ainda anteontem vi uns Tanichtys pequenitos e ontem vi uma Ameca em miniatura.... já começou :smile2:

 

 

Olá Ricardo belo laguinho que tens ai :D :D :D qual é essa planta que está a sair de água ao lado da flor do nenufar !?

 

Cumps,

Pedro

 

É uma das pontas da minha enorme Miriophylum aquatica!

 

Obrigado pelos comentários!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lago muinto fixe e plantas bastante saudáveis... :rainbowafro:

Os tanichtys aguentam o Inverno?

 

Obrigado.

 

Em princípio sim... estou a contar que aguentem!

 

Muito bem rapaz.

 

A coisa parece estar a resultar.

 

Parabéns.

 

Abraço

 

Ois, tens que vir cá ver ao vivo e a cores.

 

O lago ainda não está terminado, mas a fauna e a flora estão a dar-se bem. As filamentosas iniciais já perderam o combate, já só resta alguma turvidão.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois, tens que vir cá ver ao vivo e a cores.

 

O lago ainda não está terminado, mas a fauna e a flora estão a dar-se bem. As filamentosas iniciais já perderam o combate, já só resta alguma turvidão.

 

Abraço

 

Mal possa combinamos.

 

Os tanichtys vão aguentar perfeitamente o Inverno na rua. Os Odessa é possivel que se safem. Nos meus aguentaram um Inverno. As Amecas não me cheira, mas nunca se sabe. Se o frio não for muito...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Alguns apontamentos fotográficos do lago:

 

P6030002Small.jpg

 

P6030001Small.jpg

 

P6190160Small.jpg

 

P6190173Small.jpg

 

P6190172Small.jpg

 

P6190177Small.jpg

 

P6190142Small.jpg

 

É sempre difícil fotografar os peixes, ou por causa da incidência de luz, ou por causa da falta de luz, mas na última dá para ver Ameca e Odessa... comendo!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

O seu lago está muito bonito e bem decorado, 5*.

Sempre que venho ao forum dár uma espreitadela, fico cada vez mais supreendido com a quantidade de possoas que colocam peixes (que para mim são de águas tropicais) em lago de extrior. Pode ser de eu nunca me ter entereçado tanto por essas espécies e não as conhecer tão bem.

 

Um abraço e força com o seu lago,

 

José Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À primeira vista está muito bem conseguído. Podias era tirar uma geral, do género daquela em que mostras o buraco.

 

Ando com ideias de fazer um no jardim para meter lá a minha Pelodiscus sinensis gigante. A ver vamos..

 

Cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Está bonito e interessante o teu lago, já tens algo relaxante para onde olhar. A colecção de plantas pode ser aumentada, varias aguentam o nosso clima, assim como podes pôr mais uma ou duas especies mais de peixes de pequena dimensão. Se quiseres Phallocerus caudimaculatus ou Aphanius mento, que são bonitos e resistentes ao nosso clima, diz.

As algas podem ser combatidas com o ter mais plantas de crescimento rapido, e nesse departamento recomendo a elodea densa, cresce rapidamente, é uma optima oxigenadora e absorve muitos nutrientes, deixando menos para as algas e travando a sua expansão. As Amecas comem bastantes algas mas a campeâm nessa area é a Jordanella floridae, outra especie resistente ao nosso inverno.

Qual é a variedade do teu nenufar? Provavelmente será como habitual um hibrido/cultivar. As tuas Myriophyllum são M. aquaticum? Foram apanhadas na Natureza?

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esta muito giro, em prencipio nao estava a achar muita graça a tela a mostra mas depois de decorado ficou muito giro...

...e muito bem plantado, tambem queria colocar umas plantas assim no meu mas acho que no inverno vai morrer tudo com a geada !!

 

estas plantas tambem sao de agua ?

 

P6190160Small.jpg

 

P6190172Small.jpg

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos, lamento o atraso nas respostas mas não tem sido possível vir aqui porque a minha mais re4cente cria de vivíparo me tem ocupado muito do tempo... ressentindo-se a participação aqui e também a manutenção da bicharada, mas aqui vai, mais vale tarde que nunca...

 

 

À primeira vista está muito bem conseguído. Podias era tirar uma geral, do género daquela em que mostras o buraco.

 

Ando com ideias de fazer um no jardim para meter lá a minha Pelodiscus sinensis gigante. A ver vamos..

 

Cumps,

Miguel Reis

 

 

Boas, muito obrigado. O lago ainda não está totalmente construído, faltando alguma decoração marginal - entenda-se "pedras" - porque me tem faltado tempo para as ir apanhar. Assim que a coisa estiver completa meto uma foto geral, até lá tenho vergonha :P

 

 

Olá Ricardo

 

Está bonito e interessante o teu lago, já tens algo relaxante para onde olhar. A colecção de plantas pode ser aumentada, varias aguentam o nosso clima, assim como podes pôr mais uma ou duas especies mais de peixes de pequena dimensão. Se quiseres Phallocerus caudimaculatus ou Aphanius mento, que são bonitos e resistentes ao nosso clima, diz.

As algas podem ser combatidas com o ter mais plantas de crescimento rapido, e nesse departamento recomendo a elodea densa, cresce rapidamente, é uma optima oxigenadora e absorve muitos nutrientes, deixando menos para as algas e travando a sua expansão. As Amecas comem bastantes algas mas a campeâm nessa area é a Jordanella floridae, outra especie resistente ao nosso inverno.

Qual é a variedade do teu nenufar? Provavelmente será como habitual um hibrido/cultivar. As tuas Myriophyllum são M. aquaticum? Foram apanhadas na Natureza?

 

Boas Paulo... por acaso até tinha pedido ao Miguel uns peixitos dos que falaste, mas meteram-se umas coisas pelo meio e não foi possível a "transacção" love you

 

Também queria meter uns meridionalis, mas parece que andam difíceis de arranjar :P

 

Quanto a plantas... tenho a parte mais funda do lago recheada de vals, 1/2 da superfície coberta com flutuantes (a metade respeitante à parte mais funda) e ainda assim muitas algas... se calhar vou ter mesmo que meter uma UV. A exposição do lago ao sol é muito prolongada (mas ou o fazia ali ou não o fazia...) daí a tendência para a sopa de ervilhas... apesar de tudo e num dia em que a temperatura exterior atingiu os 36ºC e às 14h o lago registava à superfície da parte menos funda apenas 30ºC, sendo que abaixo das flutuantes marcava 28ºC e a 80cm de profundidade (na sombra) 25ºC... dados que me deixaram bastante contente pois temia que a agua aquecesse mais.

 

Jordanellas tb estou muito interessado, mas tb n são fáceis de arranjar a não ser que encomende uma data delas de uma vez.

 

Quanto aos nenufares, um deles, o que floriu - de maior porte - é um hibrido efectivamente, o outro mais pequeno é uma Nymphea sulphurea.

 

 

Boas,

Esta muito giro, em prencipio nao estava a achar muita graça a tela a mostra mas depois de decorado ficou muito giro...

...e muito bem plantado, tambem queria colocar umas plantas assim no meu mas acho que no inverno vai morrer tudo com a geada !!

 

estas plantas tambem sao de agua ?

 

No sistema do lago tenho plantas aquáticas, terrestes (só com o fundo do vaso dentro de água) e palustres... as que creio referires são palustres... se aguentam o inverno? Logo se verá... este é um lago ainda muito novo, estou a fazer experiências ainda.

 

 

boas

 

*POdias tirar fotos ao peixes que tens ai fora de agua como se costuma fazer na mao por xemplo..

Quanto ao lago e flora 5*

 

Cumps

 

E apanha-los com o lago cheio?! love you desafio alguém a tentar apanhar uma Ameca splendens numa superfície de água algo significativa... são rápidas para caraças, mas vou tentar!

 

 

Abraços a todos e obrigado pelos comentários... em breve colocarei mais fotos e dados do lago, designadamente uma foto da flor de Echornia crassiceps que me surpreendeu outro dia! ;)

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais