Aquario para Camaroes, Ampularias e mais uns peixes...


Samufish

Recommended Posts

Olá!

 

Concordo com o MrPCB quanto á identificação do caracol, é um Planobis sp..

 

Muito vulgar em aquários, antes de ontem tinha dezenas delesssss mesmoooooooo, mas como desmontei o aquário para fazer a nova montagem ja não sei para onde foram :) .

 

Estes caracois, podem-se alimentar de uma especie de planta, as hygrohilas. Mas claro, só em alternativa.

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

realmente o pedro tem razão esse caracol é um Planorbella duryi, é muito comum nos aquários e não se alimentam de plantas.

nunca poderiam ser filhotes de Pomaceas porque primeiro necessitas um casal de Pomaceas e depois porque elas depositam os ovos foram de água pelo que tu verias de certeza se elas desovassem... :)

 

por falar nisso :D agora é o tempo certo para reproduzir as Pomaceas :)

 

para alem disso o formato da concha é completamente diferente :)

 

já agora que é que comem a outra Pomacea?

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quer dizer então que quanto ao Planorbella duryi não preciso de me preocupar? Pode ser que a pomacea os adopte :)

 

já agora que é que comem a outra Pomacea?

 

Devias querer dizer quem a comeu não é? não faço a minima ideia. Antes estavam num aqua com kribensis, corydoras, escalares, arco-iris e plecostomus. Alguém deve ter feito um banquete porque a casca ficou mesmo vazia.

 

Já coloquei 5 Caridinas Sp. no aqua e parecem estar muito bem. Mais logo vou ver se tiro umas fotos para colocar no forum.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Como prometido aqui vao as fotos. Os camarões são muito dificeis de fotografar porque ainda são muito pequeninos.

 

Vista geral do aquário:

Aquacamaroes4.jpg

 

Reconhecimento do território:

Aquacamaroes5.jpg

 

À procura de petiscos:

Aquacamaroes6.jpg

 

Gostaria de saber as vossa opiniões sobre peixes para fazer companhia aos camarões. Talvez alguns que sejam do mesmo habitat.

Gosto muito de Ramirezis mas se calhar vou optar por uns peixes mais calmos para não ter problemas com os camarões.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mmm, estás a procurar ter águas duras certo? (corrige-me se estiver errado, presumi pelas conchas e rochas de aspecto calcário)

Posso dar-te um conselho alternativo? Descobre os rainbows, mete umas Melanotaenia boesemani :D acho que não te arrependerás e toleram bem pH acima do 7.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber as vossa opiniões sobre peixes para fazer companhia aos camarões. Talvez alguns que sejam do mesmo habitat.

Gosto muito de Ramirezis mas se calhar vou optar por uns peixes mais calmos para não ter problemas com os camarões.

O Reis aqui do forum, tem um aquário relativamente pequeno, alias, estão fotos na àrea de fotos e videos num post intitulado qualquer coisa como "Aqua de 60cm plantado estilo 'Matagal'" com caridinas japonicas e ramirezis e não o vi queixar-se de quaisquer problemas entre eles, se bem que os camarões dele não são propriamente pequenos.

 

Nesta foto dele podes ver os dois:

Pic_1584_5.jpg

 

O resto podes ver no link que se segue:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9618

 

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha a impressão que os caridinas nao apreciam muito aguas duras...é falta minha?

Tambem concordo que os camarões precisem de espaços mais aconchegados para se esconderem. O meu tronco tem um buraco e está a cerca de 1cm do areao (buraco que foi sendo escavado pelos caridina) e são os sitios preferidos deles para estar quando nao estão a comer... tambem gostam muito de desaparecer para mudar de carapaça, e nunca vi esta mudança acontecer...apenas carapaças vazias (e sim eles estão vivos...nao sao restos de banquetes :twisted: )

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mmm, estás a procurar ter águas duras certo? (corrige-me se estiver errado, presumi pelas conchas e rochas de aspecto calcário)

 

Ola.

 

Nao queria ter o PH alto ate porque penso colocar Ramirezzis no aqua. As pedras que tenho no aquario sao neutras. Por acaso ainda nao medi o PH da agua... vou medi-lo e depois digo qualquer coisa.

 

Tiago, esse aquário está muito bonito mas a mim parece-me que alem dos camaroes ja serem grandes tem muitas plantas onde se esconder. Infelizmente agora nao tenho orcamento para colocar muitas plantas mas vou ver o que posso fazer.

 

Pedro, tentei criar mais uns esconderijos no aquario colocando mais umas pedras e umas conchas. Acho que agora e so colocar mais umas plantas a tapar os espacos vazios e os camaroes vao ter esconderijos suficientes.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Estive a medir o ph e realmente esta um pouco alto. Esta em 8.0. Será prejudicial para os camarões? até agora parecem estar bem, apesar que não sei se morreu algum porque passam a maior parte do tempo escondidos.

 

Não sei porque o PH terá subido tanto. Só se tenho alguma pedra calcária e não sei. Talvez a que está debaixo do filtro.

 

Com este PH os Rams ficam fora de questão.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que essa pedra parece calcaria. De qualquer modo se partires com um PH da água de torneira de 7 o tronco encarrega-se de o ir baixando. Nao podes é deixar ir muito ácido sem teres algo com cálcio para os camaroes e caracois...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras que tenho no aquario sao neutras

Óptimo, mas as conchas não o são concerteza.

 

Quanto ao pH dos caridinas, acredito no que foi dito. No entanto nenhum animal de exoesqueleto calcário aprecia uma água mole e ácida, pois provoca-lhes problemas na fixação de cálcio.

Talvêz apreciem águas neutras (?)

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

a informação que recolhi é no sentido que os camarões sentem-se melhor em águas neutras entre 7,4 e 6,6

 

e todos os da familia neocaridina gostam de águas moles a muito moles....

por exemplo os meus tigres morreram porque o Gh estava a 10º e o Kh a 7º, quando uma amiga minha os tem e reproduzem-se que nem loucos (ela disse-me que ja vendeu e trocou no ultimo ano cerca de 2000 camarões tigre) a sua água está a Gh 5º Kh entre 1-5º e Ph 7º, esta é a água que lhe sai da torneira e a que tem nos aquários, mas também ela vive numa montanha perdida na Áustria :twisted: :twisted:

os neocaridina podem perfeitamente viver em uma água ácida, o problema são os caracóis em que a sua concha começa a se degradar e a ficar esburacada o que em casos extremos pode mesmo levar à morte do caracol. :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

A minha agua da torneira tem um ph 7.0 e portanto ideal para o aquario. Quanto aos restantes valores nao sei porque nao tenho os outros testes.

 

Nao queria tirar aquela pedra grande debaixo do filtro porque alem de criar mais esconderijos os camaroes gostaram muito dela e passam o tempo todo a escava-la. Tambem tenho um tronco que ajuda a baixar o PH nao e?

Podera o PH estar elevado por ter usado a areia que tinha no aqua de ciclideos africanos? A areia foi toda lavada...

O que poderei fazer para baixar mais o ph do aquario?

 

Quanto aos peixes para este aquario estou a pensar em duas opcoes: Ou coloco uns ciclideos anoes (tipo apistogramas ou ramirezzis) ou entao coloco peixes arco-iris e guppies. O que acham?

 

Afinal quais sao os peixes do mesmo biotopo dos camaroes caridina sp?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

os camarões que tu tens parecem-me caridina japonica mas não tenho a certeza...

não faço a minima ideia que tipo de peixes vive nestes biotipo...

eles sao originais de um pantano do japão... e eu não conheço nenhum peixe do japão a não ser as carpas.

 

ous outros neocaridina sp. são de hong kong e de outras ilhas e de quase todo o sudueste asiatico pelo que penso que devem viver com labirintideos e com barbos dos mais pequenos e não agressivos.

se bem que eu não aconselho os labiritideos maiores uma vez que podem comer os camarões....

 

para baixar o PH eu uso pinhas de amieiro, são faceis de encontrar em portugal também e são grátis...

ten o problema que baixa o PH muito bruscamente e escuresse a água, pelo que tens que por em um recipiente à parte e depois adicionar à água.

Em 2 horas pode baixar 1 ou 2º do PH

se quizeres arranjo fotos para veres quais são as pinhas de amieiro, mas na net também há

:wink:

espero ter ajudado. :wink:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

 

Estou de volta depois de fazer uma grande remodelação no aquário.

 

Podem ver pelas fotografias, foi uma mudança radical. Não estava a gostar muito do efeito que as cianobactérias estavam a fazer na montagem antiga e apesar de tentar matá-las com agua oxigenada nunca consegui removê-las da areia.

 

Vista geral:

Aquacamaroes9.jpg

 

Lateral esquerda:

Aquacamaroes10.jpg

 

Lateral direita:

Aquacamaroes11.jpg

 

Destaque para a Anúbia Nana que prendi ao tronco:

Aquacamaroes12.jpg

 

Mais uma vista geral do aquário:

Aquacamaroes13.jpg

 

Ja comecei a injectar CO2 no aquário e tenho o PH nos 7.0

De momento tenho 4 caridina SP. Tiger, 2 guppys e 6 alevins que ja estao numa maternidade.

Quando tirei as fotos tinha 2x 15W florescentes compactas Daylight mas já aumentei para 3 fazendo o total de 45W. Será suficiente para estas plantas ou será melhor adicionar mais uma?

 

Gostava de pedir a vossa opinião para saber qual seria a planta ideal para prender à pedra que está em cima do tronco a fazer peso para ele não boiar, tipo planta rasteira de forma a tapar a pedra e espalhar-se pelo tronco. Acho que dava um efeito bonito. Pensei em colocar Musgo de Java mas demora muito tempo a crescer.

 

E quanto a fertilizantes? não coloquei nada no areão. O que aconselham? pastilhas, liquidos...?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o tronco...eu nao o tapava completamente, alias deixava-o muito descoberto! o musgo de Java bem espalhado nao demora assim tanto a crescer...no meu aquario apanha-me é a sujidade toda.

 

Essas pedras brancas não são calcarias?

 

A anúbia que tens no tronco é uma nana? parece-me muito grande! tanto o caule das folhas como as fohas em si.

 

Quanto á iluminação,parece-me que tens pontos de sombra estranhos no aquario...acho que uma cartolina preta ajudava a disfarçar melhor isso que uma azul. Tem cuidado com essa hygrophila que tens no meio...pois se não a podares regularmente vai-te ocupar o aquario todo e tapar-te muita luz.

 

Se calhar umas pastilhas estratégicas, por exemplo por baixo das swords da frente e de outras plantas mais exigentes que tenhas ou venhas a ter, eu evitava meter na hygrophila, cabomba e valisneria senão provocam-te uma invasão e depois fertilizante liquido.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro.

 

Não pretendo tapar muito o tronco mas pelo menos a pedra que esta em cima.

 

A pedra branca é mesmo calcária. Coloquei-a de propósito para subir o PH que andava entre os 6 e os 6.5. A agua da minha torneira tem 7.0 mas o CO2 faz descer o PH.

 

Pelo menos a Anubia foi me vendida como Nana, costuma dar uma flôr e cresceu tanto que deu para dividir em duas plantas enormes.

 

Os pontos sombreados podem ser porque o fundo não está colado ao vidro. Também pode ser por causa do tipo de lâmpadas compactas.

 

Quanto aos fertilizantes que tal uma ideia das melhores marcas e tipo de fertilizantes?

 

Ja apanhei cerca de 14 Alevins no aquário, estes guppys são uma máquina. Será que basta dar-lhes flocos moidos?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes desfazer flocos e dar aos alevins, podes tambem pegar em larva de mosquito vermelha, aqueles camaroezinhos e desfazelos em po,´sao mt faceis d se desfazer...ou então dás comida especifica para alevins...o meu alevim de guppy (sim so sobrou um :D ) está a crescer bem com flocos e larvas esmigalhadas... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Tenho estado a dar flocos moidos aos alevins e eles estão a safar-se muito bem. Consegui apanhar 15 alevins. Se forem todos como os pais vou ter aqui uma bela criação.

 

Consegui aumentar a potência da iluminação para 4x15W, agora o que eu noto é que o reflector fica muito quente. As plantas é que não se queixam e estão cada vez mais bonitas. Principalmente a alternanthera roseafolia que está 5 estrelas.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão mais umas fotos:

 

Vista geral com a maternidade ao meio:

Aquacamaroes14.jpg

 

Agora os camarões gulosos na caça aos flocos...

Aquacamaroes15.jpg

Aquacamaroes16.jpg

 

Maternidade com os alevies de guppys com o pai deles a fazer a ronda:

Aquacamaroes17.jpg

 

Plano da Roseafolia (um pouco desfocada...) com a Cabomba por trás:

Aquacamaroes18.jpg

 

Planto das plantas com destaque para a Anubia. Se repararem bem no meio da Anubia está a aparecer uma flôr. Ainda não abriu, depois coloco mais fotos dela.

Aquacamaroes19.jpg

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.