Folhas Milagrosas !


Recommended Posts

ola viva

Desedi criar este topico aqui que acho que tem tudo haver com os ciclidios americanos e para quem não conhece aqui vai

 

Terminalia catappa, o nome é estranho? certamente a planta não é desconhecida .

Esta planta é conhecida no Brasil por vários nomes comuns, de acordo com a região ela pode ser chamada de Castanheira, Castanheira Portuguesa, Castanha da ìndia, Castanhola, Sete Copas, Chapéu de Sol e possivelmente outros nomes. Ela foi introduzida no Brasil pelos Portuguêses trazida da Índia no período de colonização do nosso país, adaptou-se perfeitamente aos diversos climas do nosso gigante e hoje se ninguém falar nada muita gente vai continuar pensando que ela é nativa, mas não é, é uma planta exótica. No exterior o nome mais comum é Indian almond leaves mas não é difícil ver a planta sendo chamada de folhas milagrosas ou folhas mágicas.

Mas o que tem essa planta de especial para estar sendo comentada num forum basicamente trata de aquários?

Esta planta é hoje em dia alvo de diversas , um dos metabólitos presente em suas folhas já foi identificado como bactericida e fungicida entre outras possíveis plicações inclusive contra o câncer. Ela é usada na medicina popular da Ásia a séculos e além disso é usada como tônico e coadjuvante no tratamento de peixes ornamentais, este segredo foi guardado por muito tempo pelos orientais e com o advento da internet essa informação finalmente vazou, embora pessoas mais informadas já tenham ciência do uso destas folhas no oriente aqui no Brasil ainda não se tem conhecimento, pelo menos não foram divulgados, da aplicação prática na criação e manutenção de peixes ornamentais.

Quem conhece um pouquinho como é feita a criação de peixes na Ásia sabe que qualquer brasileiro se assustaria com a quantidade de peixes que são mantidos em tanques e viveiros, uma quantidade muito superior a qualquer média comumente conhecida e estabelecida entre nós. Ficamos imaginando que seria esperado um grande número de mortes e de problemas relacionados ao excesso de população em uma criação tão intensiva... mas não é o que ocorre, os asiáticos sempre assombraram os ocidentais com o volume de produção. Um dos segredos é a qualidade da água e é exatamente ai que a folha da Terminalia catappa entra. Na criação de peixes de corte, Tilápias por exemplo, a T. catappa é uma alternativa reconhecida ao uso de antibióticos.

Entre as qualidades que hoje podem ser encontradas testemunhadas em sites e fóruns das mais variadas nacionalidades estão:

 

Estimulante da reprodução;

Alto poder antifúngico;

Alto poder antibactericida;

Alto poder antiparasiticida;

Intensificação das cores dos peixes;

Melhoraria da saúde geral dos peixes;

Baixa o PH;

Simular condições de águas escuras (Black Water).

 

As folhas secas da Terminalia catappa são amplamente utilizadas por criadores de Bettas, Discos e demais peixes de água ácida principalmente, no entando é fácil encontrar referência de uso com diversas outras espécies como Rásboras, por exemplo. As folhas são usadas secas dentro do compartimento de filtragem, local de grande circulação de água na proporção de 1 folha para cada 15 galões, o que em litros dá 1 folha para cada 56L mais ou menos. Estas folhas hoje tem um forte comercio internacional sendo muito apreciadas por criadores de Killifishes e Discos europeus (principalmente Alemanha) e atualmente encontra um comercio em expanção entre os hobistas americanos que as tem adiquirido pela internet.

Com tantas qualidades e tantas referências positivas fico imaginando por que o Brasil que tem essa planta de norte a sul não há referências do seu uso ou experimentação... certamente espera-se que um grande site americano anuncie a venda para então a febre chegar até aqui.

Por que não tentar?

Se você ficou curioso a respeito acho que é totalmente válida uma experimentação, para os criadores de Betta acostumados a usar a folha de bananeira no tratamento de algumas infecções tem ai uma excelente oportunidade para experimentar.

Para usar as folhas recomenda-se colhe-las ainda verdes e seca-las a sombra, isso evita que juntamente das folhas secas coletadas no chão sejam introduzidos no aquário agentes contaminantes que aproveitam a morte da folha para se instalar, obviamente o poder de defesa da folha é muito maior quando ela ainda está viçosa e saudável em seu galho. Após a coleta as folhas devem ser lavadas e dispostas para secagem, após a secagem basta dispo-las em local de grande circulação de água, neste caso os filtros. Vale lembrar que a folha, como mencionado acima, tigirá a água de uma coloração amarelada cor de chá, então se você não aprecia a coloração esteja avisado.

Efeitos esperados

Espera-se que os peixes reajam exibindo todo seu vigor, tenha baixa suscetibilidade a infecções e tenham suas cores intensificadas, estes são os efeitos gerais associados ao uso das folhas. Na reprodução é esperada diminuição e até ausência de ovos fungados (ovos brancos) bem como um aumento no número de alevinos sobreviventes aos primeiros dias.

Modo de Uso

Cada folha pode tratar até 56L (10G) de água. Simplesmente coloque a folha inteira no seu aquário ou qualquer recipiente com água e a deixe lá por pelo menos 5 dias ou até 10 dias para obter melhores resultados. A água irá gradualmente tornar-se cor de chá nos dias subsequentes, primeiro uma cor suave intensificando com o decorrer da aplicação. Se você tem um recipiente com menos de 56L pode-se aplicar as folhas em separado e ir diluindo a solução no recipiente que se quer tratar, mas pode-se ainda diminuir a proporção das folhas em relação ao conteúdo do recipiente. As folahs devem ser removidas após 10 dias de uso visto que todas as suas propriedades benéficas como o ácido taninico já foram liberadas no tanque.

Para pequenos recipientes, como betteiras de criação, pode-se usar um recorte da folha de uns 3.5 a 7cm2 adicionado diretamente ao recipient deixando-o lá por pelo menos 3 dias ou cinco para melhores resultados. O tratamento da água com as folhas da Terminalia catappa diminuem a necessidade de trocas desses recipientes de várias em uma semana para uma por semana, mesmo assim não deve-se deixar de fazer trocas.

Ficou curioso e vai tentar? Ótimo, observe o modo de preparação e uso citados acima e não deixe compartilhar os resultados.

Links de Pesquisa para quem quiser aprofumdar-se no assunto:

google: Indian Almond Leaves ou Terminalia catappa + fish

 

P4180015.jpg

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá joão Luis , excelente tópico deveria ser posto como permanente , visto eu p´roprio ter feito um identico mêses atrás neste forum , e desapareceu nos confins dos posts .

 

Na realidade como informático de profissão logo que tentei investigar métodos de condicionamento de águas, estimulação de peixes tropicais para reprodução ou mesmo em tratamentos sem quimicos para peixes , na internet , descobri logo a folha misteriosa que nós portugueses dinamiza-mos há alguns séculos como tratamento de várias maleitas da saude humana com unguentos, pomadas e cha´s para diversos males também com os conhecimentos que trouxemos da ásia ,usavam diversas partes da folha caule , ou folha propriamente para vários tratamentos , exemplo hemorroidas :excl:.

 

Eu uso folhas de amendoeira da india há um ano a sensivelmente quando alguem me facilitou uma para um teste com aqua de criação de escalares , desde aí consegui contactos na asia . Nota-se que têm uma pequena industria de secagem e preparação das folhas para os aquarofilos , (pena os brasileiros não o fazerem , dá trabalho) , e tenho sempre para dispensar a quem me quiser comprar algumas e eu faço uso delas em todos os meus aquarios , portanto, excelente tópico espero que fique como inamovivel na parte do forum correspondente .um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são folhas de amendoeiro, os brasileiros é que dão sempre 200 nomes a cada coisa.

Editado por SeaL

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Para usar as folhas recomenda-se colhe-las ainda verdes e seca-las a sombra, isso evita que juntamente das folhas secas coletadas no chão sejam introduzidos no aquário agentes contaminantes que aproveitam a morte da folha para se instalar, obviamente o poder de defesa da folha é muito maior quando ela ainda está viçosa e saudável em seu galho. Após a coleta as folhas devem ser lavadas e dispostas para secagem, após a secagem basta dispo-las em local de grande circulação de água, neste caso os filtros.

P4180015.jpg

 

Bem, também concordo com o José Palma sobre a qualidade de informação. Só discordo num ponto do João Luis.

 

A secagem de peixe faz-se com ele ainda vivo? Claro que não, e depois de morto tem de ser devidamente "amanhado" antes do colocar a secar.

 

No caso das folhas também me parece que é assim. Senão vejamos, os peixes que habitam nas águas onde crescem as Terminalia catappa, entram em contacto com elas quando elas caem na água, certo? Já secas, altura em que já atingiram a sua maturação. Eles nunca as conhecem verdes porque, neste estado elas estão na copa das árvores.

 

Em relação aos agentes contaminantes, eles também acontecem na água porque tudo que morre é contaminado. No entato, no solo podem ser muito mais, concordo. Contudo, estas folhas passam por limpeza antes da venda; são previamente lavadas. Aqui neste ponto, ou acreditamos a quem compramos ou não.

 

Por ser um produto que não se encontra na Europa (Produção) só existe um senão, importá-lo, com o risco de ficar na alfândega ou de pagarmos cerca de metade do seu valor a esta!

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e esclareçam-me uma coisa, isso não faz baixar em demasia o ph?

O meu amazonico tem agua amarela e o ph em 6,7 .

 

 

Olá , falando de amazonico, mesmo amazónico, então tens o PH alto :( ... 6,5 pra baixo , e verás a felicidade e as cores deles no Amazónico ;) , um abraço.

 

 

p.s. Claro que tb tem de ser controlado , o principal que se pretende das folhas é como preventivo de doenças , e não exclusivamente para lidar com PH , e quanto a plantados atenção ás mudas da folha ou controlem os fosfatos ;)

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , falando de amazonico, mesmo amazónico, então tens o PH alto :smilecolros: ... 6,5 pra baixo , e verás a felicidade e as cores deles no Amazónico :D , um abraço.

p.s. Claro que tb tem de ser controlado , o principal que se pretende das folhas é como preventivo de doenças , e não exclusivamente para lidar com PH , e quanto a plantados atenção ás mudas da folha ou controlem os fosfatos ;)

jose Palma

é que o aquario não é exclusivamente amazonico.

Mas se juntar algumas dessas folhas será que baixa muito?

O aquario é o da minha assinatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns tempos atrás comprei um saco destas folhas ao NetManiac, pois tinha lido coisas positivas acerca desta planta.

 

Hoje usá-la já faz parte do ritual de limpeza do filtro. Coincidência ou não desde que as uso as minhas Corydoras Aeneus já tiveram bastantes crias e desovam mais frequentemente,e consegui com sucesso a reprodução de Corydoras Panda num ambiente não controlado (nascem ao acaso dentro do aqua).

 

A descida do PH é um facto,mas nada de especial.

 

Por falar nisso está-me a acabar...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas,

 

já agora, essa planta / arvore não se desenvolve em Portugal?

 

é que ainda há alguns anos não se ouvia falar em aloé vera, por ex. e agora dá-se um chuto numa pedra e sai de lá um aloé vera. nyah

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

 

Se calhar até existe, mas à semelhança do Aloé Vera deve ser preciso chutar alguma pedra que

se for comparativamente proporcional ao tamanho da planta/árvore ainda deve ser um rochedo bem grande...

 

Agora mais a sério, penso que árvores destas existem em grande parte dos jardins públicos Portugueses,

a pesquisa por elas é que ainda não foi feita ou a identificação nos próprios jardins é inexistente ou está errada.

 

Custa-me a acreditar que tendo sido os Portugueses a trazer esta árvore da Índia e a leva-la para o Brasil não tenham feito escala cá no Burgo nos entretantos...

 

Se estiver a dizer alguma barbaridade por favor ignorem ou se quiserem, contribuam, corrigindo...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola viva

 

As nossas condiçoes climatericas nao permitem o desenvolvimento desta planta arvore como queiram lhe chamar nao so foi utilizada como fim medicinais mas como uma madeira muito rezistente a tudo.

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, também concordo com o José Palma sobre a qualidade de informação. Só discordo num ponto do João Luis.

 

A secagem de peixe faz-se com ele ainda vivo? Claro que não, e depois de morto tem de ser devidamente "amanhado" antes do colocar a secar.

 

No caso das folhas também me parece que é assim. Senão vejamos, os peixes que habitam nas águas onde crescem as Terminalia catappa, entram em contacto com elas quando elas caem na água, certo? Já secas, altura em que já atingiram a sua maturação. Eles nunca as conhecem verdes porque, neste estado elas estão na copa das árvores.

 

Em relação aos agentes contaminantes, eles também acontecem na água porque tudo que morre é contaminado. No entato, no solo podem ser muito mais, concordo. Contudo, estas folhas passam por limpeza antes da venda; são previamente lavadas. Aqui neste ponto, ou acreditamos a quem compramos ou não.

 

Por ser um produto que não se encontra na Europa (Produção) só existe um senão, importá-lo, com o risco de ficar na alfândega ou de pagarmos cerca de metade do seu valor a esta!

 

Cpts.

Ola arlindo esta planta proriamente nao cresche junto aos rios encontrei esta planta no brasil em varios biotopos posso te dizer que vi bastantes arvores destas em praias de agua salgada e no interior amazonico motivo de acides da agua da amazonia naõ devido a esta planta quanto a estas folhas terem de ser secas a sombra e por a seguinte razão ao sol elas vao perder algumas das suas carteristicas e começam a ficar estaladiças e e partem com facilidade coisa que nao interessa para nos utilizadores destas folhas

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
é que ainda há alguns anos não se ouvia falar em aloé vera, por ex. e agora dá-se um chuto numa pedra e sai de lá um aloé vera. ;)

 

 

a minha mae tem aloé vera desde que me conheço por gente já lá vão 32 anos....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 10 anos depois...