O Meu Lago 15.000 L


Recommended Posts

Obrigado a todos.

Desejo um bom Ano Novo para todos e um bons projectos.

Deixo aqui as fotos das ultimas aquisições e o meu agradecimento ao Severum que me forneceu estes exemplares num destes dias quando fui ver a sua obra !

Salvinia Molesta

200812272.jpg

200812273.jpg

200812271.jpg

Myriophillum Aquaticum

200812274.jpg

 

Vamos ver se estas plantas se aguentam melhor no nosso inverno, porque os jacintos não gostam muito do frio e todos os anos tenho que ir apanhar mais porque a maior parte deles morre durante o inverno.

 

Já agora e visto que também sou de Setúbal, onde encontras jacintos para apanhar?? Não consigo encontrar nem um... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens pelo lago... formidável....

 

Quanto à temperatura da água e já que fez um investimento fenomenal, porque não colocar um sistema de aquecimento na àgua? (por exemplo, um sistema solar que não tem custos) assim a àgua teria sempre uma temperatura optima... mesmo a colocação de uma "zona quente" numa das partes do aquario faria com que os peixes se salvassem, pois eles iriam para a zona mais quente.

 

Que acha?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venham lá as fotos, não arranjaste uns peixes no Gil ?

 

Fui só as plantas, peixes estou a pensar mais nos dos nossos rius, penso que o que ele la tinha requerem agua mais temprada !

 

Já agora e visto que também sou de Setúbal, onde encontras jacintos para apanhar?? Não consigo encontrar nem um... nyah

 

Cordenadas Para Apanhar Jacintos aqui perto +- .

 

38.72768N , 8.90549W

38.71079N , 8.88154W

 

é uma zona de cultivo e criação de gado onde ha muitos ribeiros cobertos de Jacintos, acho que a zona se chama Pacil.

Basta dar uma olhada no google e até se vê as ribeiras cheias.

 

 

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens pelo lago... formidável....

 

Quanto à temperatura da água e já que fez um investimento fenomenal, porque não colocar um sistema de aquecimento na àgua? (por exemplo, um sistema solar que não tem custos) assim a àgua teria sempre uma temperatura optima... mesmo a colocação de uma "zona quente" numa das partes do aquario faria com que os peixes se salvassem, pois eles iriam para a zona mais quente.

 

Que acha?

 

Cumprimentos

 

Não é muito facil, a superficie é muito grande o que provocaria uma grande perda de calor, e um sistema solar de aquecimento é carissimo e fazendo bem as contas, numa habitação acho que nunca se recupera o investimento quanto mais num lago.

....mas é claro que eu fazia um Caseiro :crazyeyes: , mas tambem temos o problema estetico...onde é que ia esconder um painel com 2mx1m por exemplo !!

A ideia de criar uma zona aquecida é boa e já a muito que penso nisso , com um sistema facil de instalar e desinstalar poderia usa-lo só no inverno.

O lago até é propicio a isso pois a zona do antigo filtro é quase um lago a parte com uns 4x4m o que o torna facil de cobrir com um genero de iglo em policarbonato e centralizava a circulação de agua aquecida nessa zona.

Mas...uma placa de policarbonato com 6mx2 custa uns 150€ e precisava de umas 3 mais estrutura e coisital,,, era uma maneira facil de gastar uns 600€ :drinking:

estamos em tempo de crise e o futuro é inserto... tem que ser tudo bem pensado.

Entretanto construi 4 tanques com C1mxL1mxA60cm para manter plantas e camarões, ja vai servir para abrigar alguns habitantes no inverno, estes são cobertos e temprados mas isso é outra historia :music_singguitar:

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto construi 4 tanques com C1mxL1mxA60cm para manter plantas e camarões, ja vai servir para abrigar alguns habitantes no inverno, estes são cobertos e temprados mas isso é outra historia :smile2:

E essa historia está onde???

 

Não a queria perder!!

 

Cumps

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sabes o nome daquelas plantas cor de rosa na cascata ???

 

abraço

 

Vou investigar, quando actualizar com a 1º limpeza do ano "daqui a 2 semanas " digo qualquer coisa.

 

 

E essa historia está onde???

 

Não a queria perder!!

 

Cumps

Orlando Marta

 

loll ainda está a ciclar !! ;) e a resolver alguns problemas praticos e tecnicos :rainbowafro:

 

quando houver tempo pode ser que tire umas fotos..

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

como o tempo está a começar a aquecer e antes que as coisas descambem para o verdete e microalgas o melhor é fazer ja a 1ª limpeza do Ano, até porque o fundo do lago esta coberto de sedimentos em decomposição e restos de plantas que apodreceram durante o inverno.

Mas primeiro respondendo aqui ao pessoal que perde tempo a ler isto.

 

boas

 

sabes o nome daquelas plantas cor de rosa na cascata ???

 

abraço

Para o Luis o melhor que consegui descobrir é que se chamam "Balsamos" ainda pesquisei no google mas em balsamos só aparecem pomadas milagrosas !

No entanto apareceu la uma foto que corresponde as que tenho cá.

deixo aqui uma em promenor.

Balsamos-28032009.jpg

 

 

E essa historia está onde???

 

Não a queria perder!!

 

Cumps

Orlando Marta

 

looll deixo um cheirinho.

Tanques-032009.jpg

 

Vai servir para manter algumas especies de plantas e camarões, talvez até peixes..

Um dia destes abro um novo topico, depois dou noticias.

 

 

Não vás é descalço para perto do rasteirinho pois com a fome que ele deve ter nesta altura ainda te dá uma pequena trinca num dedo omg

 

Loolll.

Sabem que dentro do estomago de um rasteirinho o sulco gastrico atinge valores de PH perto do 1º, "acido sulfurico", e que eles na natureza comem pedras para ajudar a digestão que inclusivamente são todas desfeitas. :dance:

Com um sistema digestivo destes tudo o que lá entra é digerido, por isso tambem não precisam comer muito...um frango por semana chega !!!!

 

 

Bem Passando a limpeza que deu muito trabalho...

 

Antes da limpeza tirei umas fotos ao meu novo habitante

DSCF0129.jpg

 

DSCF0004.jpg

 

Não sei bem que especie é nem como cá apareceu...

em tempos tinha dito que as percasol tinham feito criação porque tinha ca descoberto uma pequena...afinal devo ter enganado alguem...a pequena que ca andava foi crescendo crescendo e agora é que tive a oportunidade de a fotografar e ver bem o seu tamanho.

Não é nenhuma percasol, deve ser alguma carpa ou qualquer coisa do genero...reparei que tem uns bigodes na parte de baixo da boca, se alguem souber o que é ???

 

Isto é um molho de Jacintos que com o inverno acabaram por apodrecer.

Jacintos-28032009.jpg

 

DSCF0010.jpg

 

Foi o ultimo ano que ca meti Jacintos, acabam sempre por morrer no Inverno e criam muita poluição, são um bom filtro para a agua pois absorvem muitos nutrientes directamente da agua, mas depois com o friu acabam por apodrecer e só dá é trabalho...

Vou tentar outras plantas que se aguentem melhor, a pinheirinha "Myriophillum Aquaticum" parece ser uma boa aposta, pelo menos as pontas que cá meti aguentaram-se sempre verdes, ja a Salvinia foi-se um bocado a baixo.

Durante esta primavera quero criar um manto de plantas a superficie na parte mais pequena do lago para proporcionar sombra e proteção e tambem evitar que a agua gele durante o inverno.

 

E quanto aos Red's e Greens "Neocaridina Heteropoda" nem sinais ! :)

Com o gelo do inverno devem ter morrido todos, outros certamente serviram de alimento as percas e companhias....

 

Apenas descobri os meus berbigões de agua doce "Corbicula fluminea"estes estão todos bons de saude.

 

Corbiculafluminea.jpg

 

 

Depois de aspirar o fundo todo passei ao poço, estava curioso de saber como estava o filtro.

 

DSCF0020.jpg

 

Para minha admiração está praticamente limpo !!

Ao contrario do que acontecia com o filtro montado no fundo do lago que aspirava todos os detritos e acomulava bastante sujidade, este no fundo do poço não aspira praticamente detritos nenhuns porque estes assentam no fundo do lago e só a agua praticamente limpa é que corre para o poço porque a saida do lago é a superficie e ainda protegida por uma rede.

 

poo-28032009.jpg

 

Rãs tambem não falta ca dentro !

...e para meu espanto descobri uns sobreviventes do inverno.....como aqui a agua não chegou a criar gelo a superficie...escaparam, mesmo assim devem ter suportado 3 ou 4ºC só descobri 3 e vi mais 2 ou 3 mortos no fundo.

 

neocaridinaheteropodared-28032009.jpg

 

neocaridinaheteropodabrown-28032009.jpg

 

Estao um bocado moribundos...ja a muito tempo que não devem ver a luz do sol, vou leva-los para os aquarios.

 

Lago-28032009.jpg

 

cascata-28032009.jpg

 

Dentro desta rede da frente havia Papirus, tem que ter a rede senão as tartarugas roem tudo !

mas parece que apodreceu tudo durante o inverno, vamos ver se rebentam !

 

DSCF0009.jpg

 

Outro novo habitante !

 

DSCF0137.jpg

 

DSCF0136.jpg

 

Uma rã "Réla"

 

É venenosa se for ingerida...tem veneno sufeciente para matar uma vaca se esta a comer.

Curiosamente acho que são as Garças que as podem comer por serem imunes ao veneno !

 

restos-28032009.jpg

 

Fim do trabalho, vai tudo para a caixa de compostagem, vai servir de adubo e quem sabe se depois de transformado em humus não vai parar ao subestrato de agum dos meus aquas !

 

Ainda aqui vão os covos que tinha feito para apanhar os camarões no ano passado...já foram tarde demais e não chegaram a apanhar nada !

 

 

Estas coisas até são giras de ver mas tambem dão algum trabalho...de vez em quando !

 

Até a proxima.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de borracha e rabo dele devia estar na mesma posiçao ?

de borracha nas fotos uma tem metade de corpo submerso e na outro esta a parte de cima fora da agua?

ha ok borracha mecanica lol?

esta fixe mesmo

JORGE REBELO

TELF:918666517

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Passando a limpeza que deu muito trabalho...

 

Antes da limpeza tirei umas fotos ao meu novo habitante

DSCF0129.jpg

 

DSCF0004.jpg

 

Não sei bem que especie é nem como cá apareceu...

em tempos tinha dito que as percasol tinham feito criação porque tinha ca descoberto uma pequena...afinal devo ter enganado alguem...a pequena que ca andava foi crescendo crescendo e agora é que tive a oportunidade de a fotografar e ver bem o seu tamanho.

Não é nenhuma percasol, deve ser alguma carpa ou qualquer coisa do genero...reparei que tem uns bigodes na parte de baixo da boca, se alguem souber o que é ???

 

Olá!

Esse peixe é uma carpa comum (Cyprinus carpio), ou seja, a forma selvagem das carpas koi! Ao contrário de muita gente gosto mais da forma selvagem do que das que são seleccinadas.

 

Ah, e volto-te a felicitar pelo teu belo lago!

 

Um abraço

Editado por mario carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, fazer uma pessoa roer de inveja :P;)

 

 

O lago está mesmo brutal...... com a chegada da primavera devemos ver mt novidade :), e o que todos queremos... muitas actualizações do post

 

 

 

Ps: nunca mais falaram no rasteirinho............... tive o privilégio de ver o lago e posso confirmar que ainda lá está....

 

heheeh

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e obrigado pelos comentarios de apoio.

 

Hoje deixo aqui as fotos de uma boa forma de passar uma manhã...

...manutenção ás tartarugas...são perfeitamente independentes num ambiente destes mas tambem requerem um pouco de atenção.

 

Quando ha vagar e principalmente nesta altura que acordaram da hibernação, as suas carapaças apresentam algumas algas e impurezas que se acumularam durante o inverno.

É tambem uma boa altura para fazer uma inspecção a algumas possiveis feridas ou infecções provocadas por bacterias, gosto ainda de controlar o seu peso e medida para ir actualizando a base de dados de cada uma, desta forma vou verificando a evolução.

 

Tartarugas032009.jpg

comigo veio a balança digital, agua oxienada, betadine, papel e caneta, uma escova um pouco de comida dos gatos e uma ferramenta com uma ponta mais ou menos afiada pode fazer falta, no meu caso veio uma lima pequena.

 

Com um pouco de biscoitos vou-as atraindo e apanhando uma a uma, peso-as na balança e aponto, como ja as conheço todas e elas a mim é facil, no entanto tiro tambem duas fotos a cada uma, uma vistas de cima e outra vistas de baixo "de patas para o ar", estas fotos vou-as juntando ao processo de cada uma , algumas até são bastante parecidas, e com as fotos, principalmente as da parte de baixo, é facil identificar cada uma pois são todas diferentes e funciona como as impreções digitais de cada uma.

 

Tartarugas03200911.jpg

 

Com a escova escovo-as bem na carapaça para remover todas as impuresas.

 

Tartarugas0320099.jpg

 

Tartarugas0320093.jpg

 

Com um pouco de agua oxigenada esfrego-as na carapaça e deixo escorrer um pouco para as patas sem deixar ir para os olhos ou boca.

 

Tartarugas0320094.jpg

 

Tartarugas0320096.jpg

 

De seguida passo ao betadine, e fasso a mesma coisa.

 

Tartarugas0320095.jpg

 

Os dedos é o melhor para espalhar e esfregar bem um pouco, o betadine e a agua oxigenada são bons desinfetantes de uso geral.

 

Tartarugas0320097.jpg

 

Depois disto deixo-as um pouco fora de agua para que o betadine possa fazer efeito e evitar que seja logo lavado .

 

É nesta altura que faço a inspecção visual a algum problema que possa aparecer e por acaso temos aqui um exemplo de uma infecção provocada por uma bacteria.

É conveniente tratar qualquer problema antes que alastre e se torne um problema sem remedio...

 

Podemos ver esta mancha branca, parece uma crosta, isto branco já é uma colonia de bacterias que se alojou aqui, é uma crosta dura do tipo da casca de um choco "parece osso" e não é muito facil de tratar !

É provavel que apareça apartir de uma lesão provocada por uma queda ou qualquer outra coisa que fira a camada protectora esterior.

Tartarugas03200914.jpg

 

Aqui usei a ponta de uma lima pequena para remover isto, não é dificil, basta precionar de lado que descola-se facilmente, penso que dá para ver na foto seguinte.

Tartarugas03200915.jpg

 

É normal que surja um pouco de sangue, ao contrario do que se possa pensar, a carapaça das tartarugas não é uma casca seca, apesar de dura toda ela é tipo uma esponja percorrida por canais de sanguinios.

 

A melhor forma de tratar isto é ir removendo estas crostas brancas e desinfectar de seguida com agua oxigenada e betadine.

...e digo ir removendo porque isto não se resolve a primeira... provavelmente todas as semanas vou ter que vir retirar as crostas que se vao continuar a formar no mesmo sitio e ir desinfectando até que alesão desapareça e a casca adquira a sua cor natural.

Ésta é uma boa altura para começar ja o tratamento, a agua ainda não está tao quente como no verao pelo que não é tao favoravel as bacterias, alem disso as tartarugas vão mudar a casca superior da carapaça "tipo mudar a pele" o que tambem ajuda a formar uma nova protecção no sitio da ferida.

 

É preciso cuidado ao manusear as tartarugas, principalmente as grandes, tém uns maxilares potentissimos, não tém dificuldade nenhuma em traçar um dedo que apareça a geito.

 

Tambem não é muito conveniente deixa-las muito tempo de patas para o ar...parece que podem sofucar.

 

Tudo o que disse aqui foi o que fui descobrindo aqui pela net, pelo que se tiver dito alguma baboseira..alguem que me corrija !

Tartarugas não é bem a minha especialidade !!

 

Já agora se alguem tiver alguma coisa a acrescentar...estão a vontade.

Fiquem bem

 

Esqueci-me de agradecer a fotografa de serviço que vai tendo paciencia....ela tambem gosta disto !...

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse teu lago realmente é qualquer coisa!

 

Gostei de ver. Es muito metodico em relaçao aos teus registos. Já agora, para ficares com um registo completo, podias fazer tambem a mediçao da carapaça. O metodo mais popular é o SCL (Straight Carapace Length).

 

O teu tratamento para fungos parece-me bem. O betadine (diluido ou nao), sal marinho e estarem algumas horas sem acesso a agua ajuda.

 

Se nao for pedir muito se puderes fazer um up-date do teu tópico no tartaruga era optimo (a rapaziada lá tambem ia apreciar!).

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para o Luis o melhor que consegui descobrir é que se chamam "Balsamos" ainda pesquisei no google mas em balsamos só aparecem pomadas milagrosas !

No entanto apareceu la uma foto que corresponde as que tenho cá.

deixo aqui uma em promenor.

Balsamos-28032009.jpg

 

 

 

 

 

pesquisa Mesembryanthemaceae ... no google vais encontrar MUITAS variedades , pois é uma familia muito vasta, lol. lá deves encontrar a que tens , muito bonita por sinal.

 

e parabens por esse lago , esta o maximo !!!

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a curiosidade matou o gato...e a inveja mata-me a mim ;) ( estou abrincar). Parabens e mal posso esperar atá sabado para ir buscar a riccia... e não só....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chorina, Lampranthus è este o nome da planta, a irmã dela tem "folhas" mais grosas e é um infestante do piorio nas nossas serras, porque alguém teve a feliz ideia que eram optimas para segurar terras.

 

 

Também conhecida por Chorina, Lampranthus é originária dos semi-desertos da África do Sul onde cobre grandes extensões. A planta de origem tem flores rosa mas, nos dias de hoje, foram requisitadas mais cores existindo uma enorme palete como amarelo, laranja, branco, e rosa o que torna esta planta muito atractiva para os canteiros.

 

Colocação:

Época da floração: Jun-Ago

Altura máxima: 30-40 cm

Cores: branco, amarelo, laranja, rosa (2 cores)

 

Outras características:

Esta planta guarda a água nas folhas, daí que não necessite de ser regada todos os dias.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
só uma pergunta. onde arranjas essa bicharada toda?

 

Lool vão aparecendo por ai... as tartarugas foram quase todas oferecidas por amigos que as tinham em aquarios e começaram a ficar demasiado grandes, as maiores ja devem ter uns 10 ou 12 anos.

 

A rã Rela, apareceu ?? esta bicharada é muito mais vulgar que o que se pensa, passa é despercebida, agarram-se a um pau verdinho e ficam imoveis até alguem estar quase a por-lhes as mãos em cima !

 

A carpa tambem apareceu ?? deve ter vindo algum ovo nos ultimos jacintos que apanhei, o resto da bicharada vai aparecendo, quando o calor aperta e cheira-lhes a agua...descobrem o caminho sozinho.

 

Esta semana arranjaram-me umas verdemãns, "nao sei se é assim que se escreve"

.....hammmm e mais um rasteirinho :D este mais pequeno e timido, ja tirei umas fotos depois coloco.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desde ja obrigado a todos os que me ajudaram a ver qual era a planta...

 

aqui na zona no horto chamam de choroes :D

 

e ja vi em algumas casas, em jardins formam uma moita muito fixe quando estao as flores todas abertas.

 

agora uma pergunta essas tartarugas, metes-te-as com que tamanho no lago ???

 

é que gostava de colocar umas no meu, so que nao tenho apoio para elas sairem da agua para dima de uma rocha por exemplo para apanhar sol.... nas beiras do lago as pedras tambem sao grandes....

 

abraço

 

e mais uma vez obrigado

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. esse é um promenor importante quando se faz um lago,...deixar bermas baixas para que qualquer animal possa sair ou entrar se não ate um cão ou um gato pode afogar-se.

As tartarugas deviam ter uns 10cm as mais pequenas.

Não deve ser muito dificil colocares umas pedras ou uns bocados grandes de cortiça.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

Desejo um bom Ano Novo para todos e um bons projectos.

Deixo aqui as fotos das ultimas aquisições e o meu agradecimento ao Severum que me forneceu estes exemplares num destes dias quando fui ver a sua obra !

Salvinia Molesta

200812272.jpg

 

Vamos ver se estas plantas se aguentam melhor no nosso inverno, porque os jacintos não gostam muito do frio e todos os anos tenho que ir apanhar mais porque a maior parte deles morre durante o inverno.

 

boas

 

amigo olha uma pergunta... eu tenho desta planta mas em aquario de agua quente, e pequena, ja tirei um bom bocado e meti no lago e ao fim de uns dias, desaparece, tipo morre sabes...

 

como a faço crescer a ver se aguenta melhor ???

 

é uma pergunta ridicula, mas eu ja a tenho a varios meses e nunca cresceu, tipo fica sempre pequena...

 

onde apanhas os jacintos ???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

amigo olha uma pergunta... eu tenho desta planta mas em aquario de agua quente, e pequena, ja tirei um bom bocado e meti no lago e ao fim de uns dias, desaparece, tipo morre sabes...

 

como a faço crescer a ver se aguenta melhor ???

 

é uma pergunta ridicula, mas eu ja a tenho a varios meses e nunca cresceu, tipo fica sempre pequena...

 

onde apanhas os jacintos ???

 

nos aquarios, cresce muito, de 15 em 15 dias tenho que fazer limpeza, fica é sempre com as folhas mais pequenas, no lago meti la umas e tambem desapareceram algumas, nao sei se foram as tartarugas que as comeram !! mas outras aguentaram-se, como apanham muito sol directo ficaram todas castanhas mas vao se aguentando, penso que num lago a sombra ficam melhor

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais