O Meu Lago 15.000 L


Recommended Posts

Olá

 

O red tail catfish é o Phractocephalus hemiliopterus, especie tropical da America do Sul que não aguenta o nosso inverno fora de portas , é um grande predador. A proposito o Ameiurus melas tambem é um predador e come tudo o que lhe caiba na boca.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O red tail catfish é o Phractocephalus hemiliopterus, especie tropical da America do Sul que não aguenta o nosso inverno fora de portas , é um grande predador. A proposito o Ameiurus melas tambem é um predador e come tudo o que lhe caiba na boca.

 

Abraço

Paulo José

O RTC aguenta bem o inverno cá em Portugal porque a primeira vez que a vi foi em agua fria na Ornimundo.

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios que vao deixando.

Ha muitas especies que apesar de aguentarem agua fria dificilmente se aguentam aqui, fiquei admirado pelos camarões red's "noecaridina heteropoda" se aguentarem e acho que o que os salvou foi terem ido parar ao poço onde esta o filtro, como tem 3 metros de fundura a agua nunca arrefece tanto, mas no lago é mais complicado .

 

Meu caro, continuo a “lavar a vista” nesse lago, confesso que nunca fui um amante de Koi por isso achei divinal essa pescaria, estou muito curioso com os futuros desenvolvimentos ( porque não uns neons chineses?)

 

Neos chineses tenho no aquario mas penso que não aguentem 1 ou 2º no inverno, é que quando a temperatura da noite cai abaixo de zero, o lago chega a ficar com uma placa de gelo em cima !! esta num sitio aberto e onde apanha com a nortada toda !

 

aconselho vivamente a tirar do lago a claria batrachus

 

O peixe gato que apanhei, foram 2 ainda não estao no lago mas pelas imagens do google parece-me o Ameiurus melas como referiu o Paulo, e nao o claria batrachus que aparece com manchas brancas, de qualquer modo ainda esta nuns tanques até o lago ter mais umas plantazinhas...

 

Gostava de conseguir fazer uma barreira em caniços ou papirus...ainda não sei bem, mas se conseguisse fazer crescer uma barreira destas no lado norte do lago, de onde sópra o vento mais friu, talvez ajuda-se um bocadinho a evitar o gelo, vamos ver o que dá, o melhor mesmo era uma cobertura em policarbonato mas fica muito dispendioso €€€.

 

cumprimentos ao pessoal

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de conseguir fazer uma barreira em caniços ou papirus...ainda não sei bem, mas se conseguisse fazer crescer uma barreira destas no lado norte do lago, de onde sópra o vento mais friu, talvez ajuda-se um bocadinho a evitar o gelo, vamos ver o que dá, o melhor mesmo era uma cobertura em policarbonato mas fica muito dispendioso €€€.

 

cumprimentos ao pessoal

 

E se fizesses uma plantação de bambus ou cana da índia que fariam uma barreira com aspecto natural e auto-renovável.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Red Cherry aguenta bem o nosso clima assim como o Tanichthys albonubes, experiência propria. Aliás são ambos do sul da China que tem um clima parecido com o nosso, uma camada de gelo na agua no Inverno não os assusta, tanto assim que na Alemanha o camarão já está aclimatado.

O Phractocepahallus hemiliopterus definitivamente não aguenta o nosso inverno, é uma especie tropical. Estar num aquario dentro de uma loja num aquario de peixes de agua fria não tem nada a ver com aguentar 6º ou menos no nosso inverno.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se fizesses uma plantação de bambus ou cana da índia que fariam uma barreira com aspecto natural e auto-renovável.

 

Sim. é uma possibilidade que também já pensei, até porque tenho ca bambus pretos e amarelos, tenho é que abrir uns buracos no chão para enterrar uns bidons e planta-los la dentro senão aquilo começa a alastrar e a espalhar raízes por todo o lado torna-se uma praga ! assim dentro dos bidons que não se vem porque ficam ao nivel do chão já as guias que alastram pelo terreno não conseguem sair para fora .

e pelo menos o bambu é bem resistente, este fim de semana devo ir comprar uns papirus...mas nao tenho fé ninhuma naquilo é giro mas tem um aspecto fragil.

depois meto umas fotos.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Só um aparte se não chatear.Este verão na California Academy of Science havia um tanque com peixes sul americanos se não me engano, e havia lá alguns Red Tail Cat Fish com quase metro e meio.Quando tem espaço e condições, eles crescem! :D

 

 

 

 

Abraços Tomás Alves Bernardo

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

bem "visinho"

estive a ver as tuas criaçoes

és um autentico MacGyver

são todos de ficar de boca aberta

grande paciencia

grande criatividade

qual mestre takashi amano qual quê!!!

é mas é mestre costa azul

parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Costa Azul!

Realmente lindo, muito natural, PARABÉNS!!!

Qto a dúvida de como aparecerão àqueles alevinos, já ouvi dizer que as garças entre outras aves aquáticas, podem trazer ovos em seus bicos e pés!

Já sobre o rasteirinho, já tinha notado que eram 02 por conta do formato das escamas de suas costas!!

 

Espero q agora com a chegada deste "menino de barriga preta", as tartas se animem e coloquem seus ovos!

 

Boa sorte e parabéns mais uma vez!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

Estes tanques sao feitos de que?

 

Cumps

 

Boas, são depositos de agua de 1000l, aqueles brancos que trazem uma armação metalica a volta.

 

 

agradeço a todos os comentarios e deixo ja uma foto da proxima criação.....

 

Um Moinho de Agua, vai servir para colocar a bomba dentro e o filtro UV.

este ago com tanta chuva ...o buraco onde estava a bomba, que era abaixo do nivel do solo..encheu de agua......problemas...

 

20100220-Lago-001.jpg

 

depois coloco o resto...mais 15 dias deve estar pronto.

cumps

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não recomendo de todo a colocação de um filtro UV. Se ele funcionar eficazmente vai esterilizar a agua matando a carga de microrganismos que contem. Ora a a beleza dos lagos ao ar livre provem da sua enorma capacidade de produzir vida, veja-se como os peixes, sobretudo os pequenos, andam sempre bem alimentados. Não há para mim nenhuma razão valida para procuar que a agua fique asséptica, sem vida, os microrganismos presentes são a base da vida da estrutura ecologica da vida em agua doce. Para evitar a explosão de algas basta que a carga de plantas seja suficientemente grande para absorver os nutrientes presentes na agua.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. isso do uv e discutivel. um uv num lago nao tem capacidade de esterilizar agua,ma sim de eliminar algas. pois no meu caso por exemplo tenho 36w para 6300litros de agua. é bastante eficaz nas algas mas nao sei se será com microorganismos.

 

realmente se o objetivo é fazer criaçao,os microorganismos e particuls minusculas dos quais os peixinhos se alimentam faz a diferença. pois crescem mais rapido. no meu caso como tenho um lago berço defendo o uso de uv no lago dos mais adultos pois tenho agua cristalina o tempo todo

 

as plantas realmente funcionam como alternativa aos uv mas terao de ser as plantas certas,da que criam raizes pelo lago fora,tipo papirus,sombrinhas chinesas etc. as sombrinhas chinesas por experiencia propria sao bastante boas para manter a agua transparente pois tenho-a num lago pequeno e dao conta do recado.

 

eu nao percebi bem se existe corrente neste lago do membro costa azul. se existir uma corente ,pouca que ha peixes que nao gostam muita corrente ajudava a manter a agua mais limpa ,mas depois fazria fala um filtro qualquer para ir apanhando os detritus a mais. nao sei como esta feito este sistema de filtragem mas era uma ideia a considerar

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas.

A minha ideia de usar o UV é basicamente ajudar a combater as microalgas verdes, e nisto ajuda um pouco, mesmo assim quando o calor começa a subir muito...nem com UV.

Como a massa vegetal ainda não é muita porque ainda não encontrei plantas que aguentem a geada do inverno..todos os anos tenho que colocar novas plantas e ainda não consegui ter aquele tapete verde como queria ter em uma parte do lago.

Este ano vou tentar com a pinheirinha, parece-me ser mais resistente, vamos ver, é claro que esta é uma boa solução para ajudar a eliminar o problema de excesso de nutrientes na agua que origina o aparecimento de algas e microalgas.

Uso ainda o UV com a ideia que ajudará a eliminar alguns microbios e bacterias que possam ser projudiciais a saude da fauna existente.

 

O Lago apresenta alguma corrente "minima" porque a agua é aspirada numa extremidade do lago e enviada para a outra atravez de uma cascata.

 

Agora, a real utilidade do UV ??? o que se observa é que as marcas de filtros comerciais para lagos apresentam sempre esta solução nos seus produtos de "topo", será só marqueting ?? penso que tenha de facto alguma utilidade, mesmo no site da Philips Iluminação , ha a demonstração de um estudo onde inclusive é feita a referencia ao tempo de exposição necessária para a eliminação de uma serie de bacterias existentes na agua e prejudiciais a saude.

Como tambem só tenho 36W em 15 ou 20000l de agua...não deve projudicar em nada e claro que a ajuda tambem nao sera muita mas fica como descarte de consciencia.

 

cumps.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Existem imensas plantas aquaticas que aguentam o nosso inverno, muitas podem ser adquiridas em lojas de aquariofilia. Apenas alguns exemplos: Elodea densa, Ludwigia repens e varias outras formas verdes deste genero, Myriophyllum aquaticum que existe em Portugal introduzido, assim como as especies portuguesas e as do comercio de cor verde, Cabomba caroliniana, Bacopa caroliniana, Bacopa monniera, Lagarosiphon major, Rotala rotundifolia etc, etc. Das flutuantes a Salvinia e a Lemna dão-se bem, o problema é controla-las... A Eichornia crassipes costuma aguentar mesmo que a parte emersa fique queimada no inverno. As palustres como a Phragmites ou a Typha ou mesmo Cyperus são autênticas "pompes a nitrates" como dizem os franceses, o papiro pode ficar queimado no inverno dependendo da zona mas costuma reviver no tempo mais quente, o mesmo para o taro ou inhame( Colocasia esculenta). Quando estas especies estão em pleno crescimento não há algas filamentosas ou flutuantes que resistam, as primeiras podem resistir mas sem crescerem mas as segundas desaparecem. Já vi varias vezes lagos e até aquarios com agua verde de um dia para o outro ficarem transparentes devido ao efeito "aspirador" de nitratos que as plantas superiores têm. É tudo uma questão de quantidade de plantas e de tempo.

O UV para alcançar o efeito pretendido, destruir agentes patogenicos na agua, tem que ter a potência necessaria senão vai prejudicando a vida microscopica na agua mas sem fazer o que é esperado dele. Quando estamos doentes não vamos tomar um quarto da medicação que deviamos, isso vai ainda tornar as coisas piores. O uso do UV em lagos é geralmente feito quando uma agua esterilizada é pretendida para tornar a possibilidade de os peixes dourados ou Kois valiosos ficarem doentes se reduza a zero. Como paralelo, no Aquario Vasco da Gama a chefe de Aquariologia disse-me que não quer UV a funcionar nos aquarios porque o resultado é a esterilização do ambiente em que vivem os peixes, o que só torna tudo não natural e com varios inconvenientes.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm quase todas essas que supostamente aguentam o inverno...com a primeira geada morrem logo todas, isso pode aguentar se for num sitio abrigado longe das nortadas, agora num lago descampado....

Já 2 anos que compro papirus, ..assim que vem a primeira semana de friu morrem logo todos, ficam castanhos parecem cozidos e nunca mais rebentam.

O Myriophyllum aquaticum é resistente mas penso que precise de agua mais funda onde a temperatura não baixe tanto, eu mantenho-o bem nuns tanques, mas durante o inverno tenho que os tapar com uma tenha de policarbonato para ajudar a manter um pouco a temperatura.

Até os jacintos que são uma praga nas nossas ribeiras, ficam todos cozidos, vao ao fundo e apodrecem todos.

Este ano quero ver se protejo um bocado o lago com uns bambus do lado do norte para ver se ajuda um bocadinho e se consigo cobrir uma boa parte do lago com a pinheirinha, se forem muitas pode ser se se abriguem umas as outras !!

Emtretanto vou investigar essa lista de plantas :( ver se descubro alguma coisa que se adapte, obrigado Paulo Jose...sempre em cima ! :confused4:

 

Entretanto a obra vai andando

DSCF0363.jpg

 

DSCF0362.jpg

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Dou uma garantia absoluta que todas as plantas aquaticas que mencionei aguentam o nosso inverno sem quaisquer problemas, tive-as muitos anos cá fora . Aliás aguentam-no em paises mais a norte com invernos a sério. As palustres que mencionei tambem o aguentam com a excepção do taro e do papiro que podem ficar queimadas no inverno na sua parte superior mas que voltam na primavera a reviver, mas se o Costa azul tem outra experiência com o papiro não o contesto, o mesmo com o (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. O myriophyllum aquaticum em relação ao frio é à prova de bala, não há qualquer necessidade do policarbonato, é uma infestante em Portugal, na zona de Aveiro há zonas compactas desta especie e o frio é-lhes indiferente.

Uma planta que não costuma aguentar na margem sul é a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, mesmo no verão dá-se mal. Em casa com luz de janela à temperatura ambiente aguenta 2 anos e depois morre. Nos açores dá-se otimamente cá fora e um amigo trouxe-me de lá no outono passado.

A lista das plantas aquaticas que se dão bem no nosso clima é muito mais vasta que aquela que eu dei e o lago do Costa Azul é uma otima oportunidade de ter muita coisa interesante.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas . sim o O myriophyllum aquaticum ou pinheirinho de agua como o conheço é a única planta que continuou a crescer no inverno no meu lago das que tenho,ja chega quase a meio do lago.

 

as alfaces de agua ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes) realmente não se deram nada bem mesmo aqui no alarve, não sei se a agua tem outras propriedades ou ke..

 

os (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] queimaram todos mas uma visonha minha arranjou-me um pe de uns jacintos que são muito maiores e que aguentou o inverno. possivelmente é outra variedade . tem os "talos" mais comprido.

 

os papiros queimaram um pouco nas pontas dos tufos mas nada que nao comece ja a crescer com o aumento da temperatura .

as sombrinha chinesas é que nao ha raio que a parta lool crescem em toda a circunstancia desde que haja alguma humidade na raiz.terreno seco é que nao gostam muito

 

ja agora aproveito para perguntar se alguém sabe uma boa planta para colocar debaixo de agua que aguente o inverno?..e as kois...?

 

gostava de colocar alguma coisa no fundo do lago

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ai no algarve é complicado...aqui ainda pior, principalmente porque o lago é numa zona plana e descoberta, nas noites mais frias fica com uma placa de gelo em cima, ha plantas que apesar de nao se aguentarem no lago, até se conseguem aguentar no poço que tenho ao lado, a temperatura é quase a mesma mas a diferença é que no poço não apanham vento que é a principal causa da queima das folhas.

Uma planta que tambem vou tentar este ano é o ceratophilum demerso, tenho uns pés nuns tanques e desenvolveu bem, e a pinheirinha que vai ser a aposta deste ano.

As pragas dos jacintos aqui tambem apodrecem todos no inverno, apesar que os apanhar em algumas valas aqui perto, a diferença é que nas valas estão abrigados e enfiam as raises de quase 0,5m no lodo do fundo das valas, aqui no lago não tem nada disso !

O tamanho do caule das folhas penso que esteja relacionado com o facto de estarem mais ou menos ao molho, quando os apanho tambem tem uns 30cm de altura porque estao todos ao molho e fazem sombra uns aos outros o que leva as folhas a crescerem mais alto, depois de virem para o lago as folhas começam logo a vir com uns 10cm, e durante a primavera e veram até se aguentam bem, inclusive dão umas flores bonitas, mas depois com a geada apodrece tudo.

 

Este fim de semana ja coloco umas fotos do moinho de agua acabado !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A medio prazo não há plantas aquaticas que resistam aos Kois com a possivel excepção dos nenufares(Nymphea) e muitas vezes nem isso. Em lagos mesmo grandes com não muitas kois e com uma muito grande massa de plantas de rapido crescimento como a elodea densa é possivel ter estas plantas.

A altura dos jacintos tem a ver com a densidade das plantas, muitas lado a lado faz com que as folhas sejam mais longilineas e compridas para melhor receberem a luz do sol, outra razão é que como me apercebi, os jacintos em lugares mais abrigados são maiores, mais altos e robustos que os exemplares mais expostos que são pequenos e ficam queimados com a geada.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou a Primavera e esta na altura de fazer a primeira limpeza do ano, para começar foi o filtro, com a mudança para dentro do poço onde cai a agua, basta uma limpeza para aguentar o ano todo.

isto é o resultado do ano passado e inverno.

 

DSCF0373.jpg

ja notava uma redução ligeira do caudal na cascata, nota-se um acumulado de sujidade "logo" no saco que contem as bolas de argila expandida "leca"

 

tinha tirado mais fotos ao filtro mas..desapareceram !

 

Quando puxei o filtro para cima encontrei esta raridade la dentro ! um camarão Neocaridina Heteropoda var.Green em versão GIGANTE !!

no aquário dificilmente passão dos 2,5cm, aqui no lago ja tinha visto que crescem mais e ja tinha apanhado alguns grandinhos ...mas como este nunca tinha visto..passou cá o inverno todo e aguentam-se relativamente bem.

 

DSCF0365.jpg

 

DSCF0372.jpg

 

DSCF0367.jpg

 

DSCF0368.jpg

 

DSCF0370.jpg

 

No lago ficam com umas cores muito mais vivas e carregadas, depois da sessão fotográfica voltou ao lago, o ultimo que mudei para o aquario nao se aguentou !

 

Esta semana quero limpar todo o lago e tentar acabar o moinho ...

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal!!

 

Eu acho que se pedisses ajuda á malta para te limpar o lago, tinhas ai um monte de gente, começo eu.. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah entretanto andei afastado aqui do forum e depois veio o inverno... agora volta ai a primavera... se o convite se mantiver, claro bigsmile

 

como é que as tartarugas estao?

 

este ano ja tiveram a sua limpeza?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal!!

 

Eu acho que se pedisses ajuda á malta para te limpar o lago, tinhas ai um monte de gente, começo eu.. :sunbathing:

 

Abraço

 

Ehehh dizias logo que moras muito longe e tal....desculpas.. :discuss_gathering:

 

 

epah entretanto andei afastado aqui do forum e depois veio o inverno... agora volta ai a primavera... se o convite se mantiver, claro :busted_red:

 

como é que as tartarugas estao?

 

este ano ja tiveram a sua limpeza?

 

O convite está sempre feito para toda a gente, entretanto vou fazer uma caixinha para moedas para a malta ir enchendo....isto tudo em prol do bem estar dos animais eeheheh :animal_fish:

 

Entretanto foi dia de limpezas e o moinho esta pronto..falta só uns candeeiros pequeninos para pendurar nas paredes.."estão a fazer".

 

20100330-Lago-006.jpg

 

é o que se vai aguentando bem, os nenufares, todos os anos rebentão de novo e no no fim do verão geralmente cada vaso da para fazer mais dois com os rebentos novos.

 

20100402-Lago-008.jpg

 

20100330-Lago-005.jpg

 

Mais uma aspiradela !

20100330-Lago-002.jpg

 

20100330-Lago-001.jpg

 

20100402-Lago-002.jpg

 

Esta na altura de dar uma escovadela e desinfecção nas tartarugas, esta é uma boa altura, estao a começar a mudar a casca.

20100402-Lago-003.jpg

 

O moinho

20100402-Lago-009.jpg

 

20100402-Lago-010.jpg

 

A bela ponte

20100402-Lago-005.jpg

 

e a cascata

20100402-Lago-011.jpg

 

20100402-Lago-001.jpg

 

20100402-Lago-006.jpg.

 

Na proxima semana quero ver se começa com a plantação das pinheirinhas "Myriophyllum aquaticum"

As egerias tambem parece que vão rebentar apesar de terem ficado com um aspecto acastanhado tipo cozido ! vou plantar mais umas .

depois tiro umas fotos.

 

Já agora...boa pascoa.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais