O Meu Lago 15.000 L


Recommended Posts

Boas

O tempo não é muito e tive de fazer um upgrade a bomba do lago para um modelo diferente.

Depois deixo imagens do sistema de filtragem do do filtro que tambem levou um upgrade.

entretanto deixo uma pequena amostra dos habitantes do meu lago e como se passa uma manhã a fazer a limpeza semestral, porque ter lagos tambem da algum trabalho.

 

Primeiro convem ter uma bomba para chupar a camada de lodo que se acomula no fundo e a que uso é esta, com muito bom resultado, neste modelo especifico os resultados são melhores se retirarmos uma placa que existe no fundo e serve de base.

Convem ainda usar uma mangueira da medida maxima que a saida suportar, isto é importante pois desta forma conseguimos escoar toda a agua que a turbina bombeia, ja tentei com uma mangueira mais fina para ser mais facil de manusear mas como não consegue escoar toda a agua cria-se um turbilhao por baixo da bomba que faz levantar o fino lodo do fundo dificultando a sua limpeza.

 

Bomba.jpg

 

Depois é so colocar a bomba no fundo, ligar a ficha e ver a porcaria a ser aspirada, com calma vão passeando a bomba por todo o fundo e fica um mimo sem dar grande trabalho.

 

Limpeza.jpg

 

Aqui podem ver alguns dos meus habitantes.

 

As minhas tartarugas de face rosada

tartarugas2.jpg

 

a mais pequena é uma tartaruga verde

tartarugas.jpg

 

Larvas de libelinha e girinos é o que não falta por ca.

 

Animais.jpg

 

os meus ultimos 2 peixinhos "(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]" e companhias, ultimos porque eram 8 mas os cabro... dos gatos da vizinhança gostam de vir para ca pescar...e devez em quando la tenho que os caçar tambem.

estes ja ca estao a 3 anos

 

animais2.jpg

 

Um promenor da vedação com um fio electico dos que se usam em aparcamentos de gado, ...não vá algum dos meus bichinhos querer fugir ! ...depois era um problema...

 

cerca.jpg

 

 

 

Quando tiver um bocadinho coloco o resto.

 

Fiquem bem.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil dar um bom elogio! :rainbowafro:

 

Só tenho a dizer que está muito bom e muito profissional, porque tens uma serie de promenores fantasticos.

 

O comercio das tartarugas de Orelhas Vermelhas/Face Rosadas Trachemys scripta elegans foi proibido pelo Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de Dezembro . A lei nao tem efeitos retroactivos e é legal mante-las em cativeiro. O seu comercio e abandono na nossa fauna esse sim é proibido.

 

A tua tartaruga verde é uma Pseudemys, e pela unica fotografia que vi dela, pelas linhas dos olhos atrevo-me a dizer que é uma Pseudemys concinna hieroglyphica... :silly:

 

Com um lago desses nunca foste presenteado com ovos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Antes de mais quero agradecer os comentarios deixados...acho que ainda não o tinha feito !

A respeito das tartarugas não estou muito dentro dos nomes, quando as comprei foi pelo nome popular, tartaruga ornamentada de face rosada e tartaruga verde do mississipie, são as que se costuma encontrar a venda juntamente com a corcunda do mississipie, mas essa passou por ca um gato e matou-a, ainda era pequena.

As de face rosada sei que a uns anos via-se muitas a venda, depois desapareceu do comercio, mas pensei que ja tivesse sido levantada a proibição pois ainda a pouco tempo as vi numa loja, perguntei se não estavam proibidas e disseram-me que não e que tinham certificado ! !

Ovos é que ainda não vi nada, apesar das mais velhas ja terem uns 10 anos...mas tambem são todas femeas ! ! queria arranjar um macho mas não encontro.

 

Mudando de assunto.

Aqui fica os detalhes do meu sistema de filtragem e alguns conselhos uteis para quem pensa meter-se em aventuras.

 

lago2.jpg

 

como podem ver nesta foto, apesar de quando cheio ser só um, ha uma divisão entre duas secções do lago, é uma divisão fisica com um rego de areia no meio, é como se fossem dois lagos encostados um ao outro, no meio planto plantas de agua e desta forma tenho a possibilidade de vazar um lado de cada vez mantendo os animais no outro lado, o que é muito util para as manutenções.

 

No meio desta segunda divisão deixei na altura da construção um bidom enterrado onde é montado o filtro.

Dentro deste bidom tinha uma bomba submercivel em tudo identica a esta que uso para a limpeza, apenas tinha menos potencia 250W, esta bomba chupava a agua que entrava por cima e enviava-a atravez de um tubo que atravessa a parede do bidom e sai no fundo do lago indo depois para uma cascata na outra extremidade do lago.

Vendo a foto penso que percebem.

Este tubo não sai por cima porque na boca do bidom encaixa um balde grande onde esta a materia filtrante.

 

oldfilter.jpg

 

Aqui podem ver o balde que encaixa justo na boca do bidom, ao lado esta um filtro caseiro que fiz enrrolando rede de fazer sombra num rolo grande que fica na boca do balde, como podem ver na foto o balde esta completamente obstruido com a porcaria que se acomula neste filtro, podem ainda ver um saco cheio de (Leca) bolinhas de argila espandida que serve para as bacterias se fixarem e fazerem a filtragem biologica.

Este é o sistema antigo e o qual alterei agora, já conto porque razão.

 

Aqui o promenor do canal que ficou feito no chão para passar o tubo

tubo.jpg

 

Um lagostim que apanhei a uns 3 anos e que nunca mais tinha visto...encontrei-o agora, na altura era pequeno e preto agora está com o dobro do tamanho e cheio de tons vermelhos.

lagostim.jpg

 

lagostim2.jpg

 

Agora ao fim de 5 anos de experiencias posso dizer quais os problemas que encontrei.

 

Nos dois primeiros anos tinha uma bomba submercivel a chupar a agua directamente do lago e a enviar para a cascata, nessa altura tinha apenas o lago maior sem este pequeno recanto, era feito de tela e coberto com seixos do riu.

 

Problemas

 

Não conseguia limpar o fundo pois estava cheio de pequenas pedrinhas e entrevalos no meio das pedras maiores o que tornava impossivel aspirar o fundo.

 

Filtro propriamente dito não havia, apenas circulação de agua.

 

As turbinas das bombas não duravam mais de 6 meses devido as pequenas pedras e areias que eram aspiradas.

 

Nessa altura tive ainda a infeliz ideia de apanhar umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e colocar cá...

 

Claro está, ao segundo ano as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] eram as centenas se não milhares, tudas a (palavra censurada) para o fundo...criou-se uma camada de lodo mal cheiroso no meio das pedras..começou a ficar tudo cheio de algas, era impossivel a recuperação.

 

Meti mão a obra e arrenquei aquilo tudo, pensei logo na necessidade do filtro, de preferencia escondido e de facil manutenção, o fundo tinha de ser em cimento para poder aspira-lo com uma bomba e como tinha um recanto a fazer de pantano..serviu para este pequeno acrescento.

Foi assim que se tornou no actual.

Pensei em continuar com o sistema da bomba submersa que mantive até agora.

como trabalhava por baixo do balde o problema das turbinas desapareceu pois a agua ja vai filtrada.

Comprei uma bomba XPTO com casquilhos em ceramica e turbina electromagnetica mesmo propria para funcionamento continuo em lagos, custou na altura uns 75euros....durou um ano,

os casquilhos começaram a ter desgaste e o eixo a ficar com vibração, ás tantas já não arrencava, em vez disso ficava a vibrar...levou uma turbina em garantia e durou mais um ano...

depois pensei, para durar um ano compro uma de 25 euros e foi o que fiz, durou o mesmo que a outra, mas o problema agora é que como não estão preparadas para um funcionamento tão intenso e a turbina não é magnetica mas sim acopulada ao eixo do motor, começa a haver desgaste no retentor (anel de burracha) que impede a agua de entrar em contacto com o motor e ao fim de 7 ou 8 ou 9 meses entra agua para o motor e faz disparar o dijuntor do quadro electrico devido a passagem de corrente.

Como tem 2 anos de garantia e não tem manutenção possivel pois não dá para mudar o vedante, é só levar a loja, no caso o AKI e trocar por outra, prefiro este tipo de loja pois trocam ou devolvem o dinheiro e não ha cá confuzões.

Têm bomba para 2 anos por 25euros, foi o que fiz durante os ultimos 3 anos mas agora decidi alterar o projecto para evitar isto.

 

Este foi o sistema que adoptei.

bomba.jpg

 

No filtro tambem tive de fazer alterações pois devido a malha inicial feita com a rede ser muito fina, toda a porcaria fica ca retida o que congestiona o filtro facilmente.

Outro problema que não é grave mas aproveitei para alterar é o encaixe do balde no bidom.

como podem ver a seguir está mesmo ao nivel do chão, o que facilita a entrada de alguma areia fininha que aparece no lago e é arrastada com a corrente da agua para o fundo do bidom podendo ser aspirada pela bomba.

arestas.jpg

 

Aqui podem ver ja o upgrade com o rebordo levantado ficando a entrada do balde mais elevada impedindo assim que as areias mais pesadas entrem no filtro, assim ficam retidas no extrior pois não conseguem subir o rebordo.

Podem ainda observar o chupador da nova bomba, se esta bomba estiver abaixo do nivel da agua não precisa chupador, se estiver acima tem que ser usado para manter a bomba cheia de agua quando esta pára, este acessorio só deixa a agua circular num sentido impedindo esta de voltar para traz atravez de uma valvula, mantendo desta forma o tubo da agua cheio.

upgradearestas.jpg

 

 

Deixo aqui uma alteração que fiz ao chupador.

chupador.jpg

 

O chupador é a peça que está em cima a esquerda, montei-o dentro de um balde perfurado usado para plantas aquaticas, ajuda a evitar que algumas particulas obstruam as pequenas entradas que este tem.

Dentro enchi-o com leca ajuda na filtragem biologica e evita que este encolha, é que com as bombas anteriores usava estes mesmos baldes acopulados ao fundo das bombas e ao fim de algum tempo ficam todos encaraquilhados devido a força da sucção das bombas.

 

Para os filtros passei a usar redes de varias medidas, indo apertando a malha ao longo do filtro e seguindo os conselhos de alguns filtros feitos em caixas por criadores de Kois.

Penso que dá para perceber, aproveitei tubo de PVC que havia por ca para fazer aramação que suporta as redes de varias malhas.

Desta forma as particulas vao se dividindo ao longo do filtro consuante os seus tamanhos.

Filtro01.jpg

 

Fiz varias armações com varias medidas, como o balde é conico estas vão se ajustando umas por cima das outras ficando um sistema compacto e tudo justinho.

No fundo como ultima camada filtrante usei Lã usada nos filtros dos ares condicionados industriais, exaustores, penso que é o mesmo de que é feito os edredons das camas, pelo menos é muito parecido com uma manta sintetica.

O saco de leca coloquei-o por cima do chupador, ou seja por baixo do balde, que tambem podem ver já encaixado no sitio.

Filtro02.jpg

Uso um pote de barro antigo e partido para disfarçar o filtro e que ao mesmo tempo serve de abrigo para as tartarugas e peixes.

Tambem serve muito bem para elas se empoleirarem a apanhar sol. !

 

Inserido no tubo tinha ainda o filtro UV de fabrico caseiro que de momento ainda não montei pois tive de colocar um tubo novo e como esta bomba tem um caudal um bocado mais forte que as anteriores vou ter que colocar dois acessorios (Tomadas em carga) neste tubo e fazer uma passagem pelo filtro em paralelo ao tubo, assim divide-se a circulação da agua pelos dois ramais para que a circulação baixe dentro do filtro e este tenha tempo de matar os germes.

 

Atenção aos aventureiros na escolha das bombas.

Ha bombas proprias para chupar agua e bombas proprias para empurrar agua, e umas que nem uma coisa nem outra, ou seja, a bomba que usava anteriormente dizia que tinha um caudal Maximo de 5000Lhora e uma altura maxima de 5 Metros, o que em bom portugues quer dizer que se tiver que empurrar agua para uma cascata a 5 metros de altura já não vai lá chegar praticamente agua nenhuma, como a que tenho deve ter uns 2 metros, na pratica devia chegar la uns 1500 ou 2000 Lhora no max....pois os 5000L é a enviar agua ao nivel do chão onde esta está e são bombas para trabalharem submersas (não conseguem chupar agua)

Ésta que montei agora diz que apenas tem um caudal maximo de 3000Lhora mas tem força para chupar a 8 metros de altura se for preciso chupar do fundo de um poço e consegue enviar no Maximo a 30 metros de altura o que não tem nada a ver com os 5 metros maximos da outra, e lá está ...o caudal na cascata tambem não tem nada a ver... a 2 metros deve mesmo tirar os 3000Lh.

A anterior consumia 250W e esta é de 370W para evitar que aqueça demasiado em funcionamento continuo e gaste demasiada luz (euros) tenho-a ligada a um relogio, trabalhando 20 minutos de 20 em 20 minutos, desta forma trabalha só um total de 12 horas por dia poupando nos gastos e servindo bem para manter a colonia de bacterias que se desenvolve no filtro.

Ao contrario das outras bombas, estes modelos desmontao-se completamente sendo possivel substituir pelo menos os rolamentos do motor e vedantes.

 

Daqui a mais 1 ou 2 anos já estou em condições de dizer qualquer coisa a respeito destas alterações, por agora foi o que me pareceu melhor neste processo de evolução continua a que quem se mete néstas coisas está sujeito, (ir errando e ir corrigindo)

 

Como já não sei o que dizer e são quase 3 da manhã ..... deixo aqui a ultima foto do trabalho concluido.

 

fim.jpg

 

O proximo projecto deve ser uma piscina biologica...hehehee

Há um livro sobre o assunto editado em portugal...alguem tem ????

 

...e uma tartaruga de face rosada (Macho) a mais ???...tenho 5 femeas !

 

Fiquem bem

 

Qualquer coisinha...perguntem !

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!!!

 

Está espectacular!

Os lagostins não se metem com as percas ou vice versa?

 

Cump.

 

 

Nunca dei pot isso , aliás eu a 2 ou 3 anos que não via o lagostim que por sinal tambem é só um, por isso por enquanto não ha conflitos.

 

no zoo de lisboa ha mta gente k vai la abandonar tartarugas, entao akilo por todo o lado tens tartarugas... penso k se fores la pedir uma sao capazes de te dar(com sorte), no forum http://tartarugaaquatica.forumup.com/ tens uma parte sobre adopçao de tartarugas

 

Obrigado pela dica, já dei uma vista de olhos no forum e vai ser util para descobrir algumas coisas sobre tartarugas.

Tartarugas macho parece que é o que toda a gente procura !! não sei porquê !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tartarugas machos sao dificeis de encontrar porque quem as crias nao é "burro" pois, tal como os crocodilos, o sexo das crias depende a que temperatura se choca os ovos.. e eles metem de maneira a que seja tudo femeas e só nasce um macho quando um ovo fica num sitio mais quente na chocadeira.

 

Eu por acaso tenho um macho e algumas femeas, apesar de, por agora nao fazer criaçao, mas é de relembrar que pode-se fazer criação das de face rosada mas é proibida a sua venda ou soltar-se em rios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O!

 

Muitos Parabéns, tens aí um belo de um lago, de fazer inveja a qualquer um! Adorei ver as tuas bicharocas, e não, apesar de proibido o seu comércio, podem estar em cativeiro, desde que compradas antes do tempo! Esses são dignos peixões!

 

Parece-me que a amarela seja uma Pseudemys Concinna Hieroglifica (não é proibido o seu comércio) - tenho uma

 

As outras são umas Trachemys Scripta Elegans (As Scripta Scripta também não são proibidas)

 

Também gostava de saber isso dos machos e femeas, se bem que das minhas quatro eu nunca terei reprodução, nenhuma é da mesma espécie XD

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá numa das fotos...juro que me parecia tipo um caimão LOL...

que é que era aquilo ???

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

digo-te já, exelente trabálho que aí tens, muito bonito, sim senhores... :smile2:

 

só um conselho

se meteres uns cyperos(papiros que estão na ilha) directamente dentro de água eles ajudam-te a limpar a água.

são ripiculas

 

boa sorte nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá numa das fotos...juro que me parecia tipo um caimão LOL...

que é que era aquilo ???

 

 

Loolll é o meu Rasteirinho, mas não faz mal a ninguem...compreio na loja dos chineses...lolllolll

 

só um conselho

se meteres uns cyperos(papiros que estão na ilha) directamente dentro de água eles ajudam-te a limpar a água.

são ripiculas

 

Boas,

Os que tenho no meio do lago sao Cyperus alternifolius, chamados de sombrinhas chinesas, os verdadeiros papirus (Cyperus Papyrus) ainda não consegui arranjar, ainda não os meti dentro de agua porque tenho que os colocar num vazo e queria arranjar umas pedras para o esconder, mas brevemente vou tratar disso

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loolll é o meu Rasteirinho, mas não faz mal a ninguem...compreio na loja dos chineses...lolllolll

 

 

 

Boas,

Os que tenho no meio do lago sao Cyperus alternifolius, chamados de sombrinhas chinesas, os verdadeiros papirus (Cyperus Papyrus) ainda não consegui arranjar, ainda não os meti dentro de agua porque tenho que os colocar num vazo e queria arranjar umas pedras para o esconder, mas brevemente vou tratar disso

 

 

sim sim, os que eu tenho também são Cyperus alternifolius.

eu não gosto de vasos.

o que eu faxo é pegar em 2 ou 3 pédras para prender as raizes e depois pego nuns terrões e meto á volta da planta para ela enraizar.

ao contrário do que muitos penssam, a terra não suja os a água, aliás, eu tenho 2 aquas com terra normal da rua e a água está impecávél.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Costa Azul! Fiquei maravilhado com o teu lago,é algo de magnifico! A Funa deve-se sentir à mil maravilhas nesse Paraíso!

 

Quanto ao Caimão,ainda estou na dúvida...se é de borracha tiraste bem as fotos,se não é...compreendo o porquê de dizeres que é...

 

Continua com o bom trabalho,isso deve ser um orgulho de manter.Deixas o povo todo com ideias! :rainbowafro:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse lago está fantástico!

 

As flores cor de rosa são chorões bigsmile

 

Os que tenho no meio do lago sao Cyperus alternifolius, chamados de sombrinhas chinesas, os verdadeiros papirus (Cyperus Papyrus) ainda não consegui arranjar, ainda não os meti dentro de agua porque tenho que os colocar num vazo e queria arranjar umas pedras para o esconder, mas brevemente vou tratar disso

 

Se os meus continuarem a crescer ao ritmo em que vão, daqui a pouco tenho para dar :smile2:

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um crocodilo!

 

Agora é que eu já vi tudo! Que espécie é? Aguenta o inverno?

 

Eu também quero um. Não dá para me alugares o teu? É que minha sogra vem cá para a semana...

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais