Colisa Doente


Recommended Posts

Ola , eu sei que já tenho um tópico sobre isto mas volto a insistir, porque ninguém me deu ajuda, e agora tenho reparado em mais pormenores que podem ajudar a descobrir a doença da minha colisa.

 

Ela tem uma ferida um pouco a cima do olho, há cerca de uma semana estava assim:

 

DSC05409.JPG?imgmax=512

 

Embora agora esteja um bocado pior, está maior...

 

DSC05428.JPG?imgmax=512

 

também reparo que em vez de fezes, às vezes sai um fio comprido, quase transparente, que fica pendurado e cai passado algum tempo (não sei se será algum tipo de indicador). Ela tem diminuido a sua activação, está mais parada, mas continua a comer... Não creio que a ferida tenha sido algum problema com outro peixe, pois dão-se todos bem (1 guppie macho adulto, vários pequenos e um casal de mollys).

 

Por favor AJUDEM-ME.

 

 

 

Isabel Sousa

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser problemas com parasitas. Tens de tentar o Flagyl, enquanto ela ainda comer.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser problemas com parasitas. Tens de tentar o Flagyl, enquanto ela ainda comer.

Desculpem la a ignorância... mas como é que aplico o flagyl e como é das quantidades, de quanto a quanto tempo, etc? (afinal acho que já vou poder separar a colisa para o aquario mais pequeno :tongue: )

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola , eu sei que já tenho um tópico sobre isto mas volto a insistir, porque ninguém me deu ajuda, e agora tenho reparado em mais pormenores que podem ajudar a descobrir a doença da minha colisa.

 

Ela tem uma ferida um pouco a cima do olho, há cerca de uma semana estava assim:

 

DSC05409.JPG?imgmax=512

 

Embora agora esteja um bocado pior, está maior...

 

DSC05428.JPG?imgmax=512

 

também reparo que em vez de fezes, às vezes sai um fio comprido, quase transparente, que fica pendurado e cai passado algum tempo (não sei se será algum tipo de indicador). Ela tem diminuido a sua activação, está mais parada, mas continua a comer... Não creio que a ferida tenha sido algum problema com outro peixe, pois dão-se todos bem (1 guppie macho adulto, vários pequenos e um casal de mollys).

 

Por favor AJUDEM-ME.

Isabel Sousa

 

Peço desculpa ao membro para aproveitar este tópico, mas eu tenho 2 colisas fêmeas exactamente com estas feridas, mas não consigo tirar fotos.

No entanto, as fezes delas estão perfeitamente normais e elas até comem muito bem.

 

Os outros peixes estão finos.

 

O que aconselham?

 

Também serão parasitas?

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Peço desculpa ao membro para aproveitar este tópico, mas eu tenho 2 colisas fêmeas exactamente com estas feridas, mas não consigo tirar fotos.

No entanto, as fezes delas estão perfeitamente normais e elas até comem muito bem.

 

Os outros peixes estão finos.

 

O que aconselham?

 

Também serão parasitas?

 

:grab:

 

 

A resposta é t simples ela tem Doença dos buracos, k s manisfesta cm os seguintes sintomas: Falta de apetite, alterações de cor, fezes viscosas; buracos na zona da cabeça. Eu aconselho-t a elevar o teor de oxigénio. Utilizar medicamentos (informa-te numa loja da especialidade sobre as várias marcas disponíveis no mercado). E ela melhora logo. Essa doença é causada por ataque de Hexamit, introduzido por portador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é t simples ela tem Doença dos buracos, k s manisfesta cm os seguintes sintomas: Falta de apetite, alterações de cor, fezes viscosas; buracos na zona da cabeça. Eu aconselho-t a elevar o teor de oxigénio. Utilizar medicamentos (informa-te numa loja da especialidade sobre as várias marcas disponíveis no mercado). E ela melhora logo. Essa doença é causada por ataque de Hexamit, introduzido por portador.

 

A resposta não é assim tão simples. Também me lembrei dessa.

 

Eu expus a evolução noutro tópico.

 

Com os medicamentos para a doença dos buracos morreram 3 colisas.

 

Só consegui safar um com Furanol.

 

Eles nunca perderam a cor, nem deixaram de comer nem emagreceram e os buracos não são propriamente na cabeça, são lá perto. E não são os típicos buracos redondos. primeiro aparece uma cena castanha e só depois é que fica um ferida aberta.

 

Suponho que seja qualquer coisa bacteriana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta não é assim tão simples. Também me lembrei dessa.

 

Eu expus a evolução noutro tópico.

 

Com os medicamentos para a doença dos buracos morreram 3 colisas.

 

Só consegui safar um com Furanol.

 

Eles nunca perderam a cor, nem deixaram de comer nem emagreceram e os buracos não são propriamente na cabeça, são lá perto. E não são os típicos buracos redondos. primeiro aparece uma cena castanha e só depois é que fica um ferida aberta.

 

Suponho que seja qualquer coisa bacteriana.

 

nesse caso nao posso ser grande ajuda, a minha morreu tb d1 dia po outro sm avizzar ninguem:S e sm notar k tava doente:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse caso nao posso ser grande ajuda, a minha morreu tb d1 dia po outro sm avizzar ninguem:S e sm notar k tava doente:(

 

Aquele que eu tinha safado morreu hoje :rainbowafro:

 

As feridas já estavam a fechar e ele parecia óptimo a água estava 5*.

 

Ontem deixou de comer e hoje de manhã morreu. De repente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva como ja foi dito e para alem dos medicamentos usados, utilizar algum sal grosso na aqua como desinfectante nao seria má ideia, nas proporçoes devidas é claro, assim como o uso de azul de metileno puro ou algum medicamento a base de azul de metileno, importante aumentar a oxigenação da agua e a temperatura colucar na ordem dos 29ºC, verificar phera bom tambem verificar os parametros da agua, verificar se o aquario tem boa filtragem e ja agr carvao activado no filtro ajuda a manter a agua mais limpa, em casa de duvida sobre a qualidade da agua algumas pequenas tpas podem ajudar, comece por fazer trocas parcias de agua do seu aquario na ordem do 20 a 30 % e tente utilizar agua tepida cuja temperatura se asemelhe á do seu aquario para os peixes não sufrerem choque termico. No caso de esse ferimento constituir uma ulcera ou tumor pude-se recorer a mercuriocrome que se pode aplicar no peixe removendo este da agua e com um cotonete colocar o produo sobre o tumor e de seguida largar o peixe de volta ao aquario, este processo não pode ser demoroso pois se for irá certamente provocar a morte do peixe por asficia.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais