Rotala Macrandra


Steve_O

Recommended Posts

Olá amigos.

 

Venho pedir-vos ajuda, montei um aquário á mais ou menos 2 meses, adquiri algumas plantas, a maioria está a dar-se bem mas a rotala macrandra nem por isso. Ela vai crescendo mas as folhas parece que vão morrendo... Tenho substrato fértil, penso que foi o da trópica que meti e depois tenho akadama por cima, tenho CO2 caseiro com difusor de vidro, não fertilizo (nem sei bem como isso se faz) só tenho sera florena mas neste aqua nunca meti. Tenho 4x54w T5 durante 10 horas ligadas.

Medidas: 120x60x60

PH: 7.2

Temp.:25º

KH:6ºd

GH:<3ºd

NO3:0

NO2:0

 

Deixo algumas fotos:

 

2428929867_3d73e0b02a.jpg

 

2438739738_d6dd9068fa.jpg

 

2438739990_1fe5532b36.jpg

 

 

Tenho também uma anúbia nana que veio de outro aquário que eu tinha antes e que deixei abandalhar, e ficou cheio de algas. Mudei a anubia para este, ao principio parecia estar bem mas agora estão outra vez a aparecer estas algas, mas só nas folhas da anúbia, as outras plantas não têm, e também está a aparecer uns pontos verdes no vidro. Fica a foto da anúbia:

 

2437917981_341976d871.jpg

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...não fertilizo (nem sei bem como isso se faz)...

Boas,

 

A tua afirmação que destaquei diz tudo!

 

O teu aquário deve ter um desequilíbrio de nutrientes. Fertilizar bem é obrigatório num plantado e requer muita aprendizagem.

Recomendo a leitura de alguns tópicos neste fórum sobre plantas e a sua manutenção.

 

Este são um bom começo:

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=80788&st=0

 

Abraço.

Nuno.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, deves ter razão Nuno. O problema deve ser mesmo da Fertilização, eu ainda ando um bocado á toa mas estou com muita vontade de aprender.

Estive a pesquisar sobre isso da fertilzação e deduzi o seguinte: Como não tenho assim tantas plantas e já tenho alguns peixes, não deve ser falta de azoto o qual é aproveitado pela planta sob a forma de Amónia ou nitratos. Em principio devo precisar de fertilizar com potássio, ferro e os micros. O cálcio não sei se será necessário.

Eu também tenho um bocado de medo de fazer as fertilizações por causa das algas, tenho medo de não meter as quantidades certas e deitar tudo a perder. Além de que não encontrei nada bem explicito, o melhor post que encontrei sobre fertilizações foi o do Zogli...

 

Um abraço, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que tens aí plantas com diferentes necessidades, o que não te vai facilitar a vida.

 

Se queres fertilizar como deve ser tens que ter também nitratos e fosfatos à mão. E testes claro.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, tal como vocês me aconselharam, decidi meter mãos á obra e dedicar-me á pesquisa sobre como fertilizar.

Primeiro: Comecei por comprar os testes de nitratos, fosfatos e ferro. Assim que cheguei a casa fiz logo os testes, resultado:

ph-7.4

gh-3.35ºk

kh-2.23ºk

No3-0ppm

No2-0ppm

Po4-0ppm

Nh4-0ppm

Fe-0ppm

 

Segundo: Mandei vir os fertilizantes da HA, mandei vir já em liquido, estive a ver quantos ppm aumentava cada ml no volume do meu aquário e cheguei á seguinte conclusão:

Cloreto de potássio: 1L (1ml aumenta 0,31ppm de potássio)

Nitrato de potássio: 500ml (1ml aumenta 0,78ppm de Nitrato e 0,49ppm de potássio)

Fosfato monopotássico: 500ml (1ml aumenta 0,16ppm de fosfato e 0,06ppm de potássio)

Ferro: 500ml (Utilização normal: 1ml por cada 100L de água de 3 em 3 dias)

Micros: 500ml (1ml/100L de água diário)

 

Terceio: Valores ideais em que deverão estar os nutrientes:

K: 10-30ppm

NO3: 5-30ppm

PO4: 1.0-2.0ppm

Fe: 0.2-0.5ppm

 

Quarto: Como os valores estão todos a 0 vou começar por tentar coloca-los dentro dos valores ideais, ou seja:

Nitratos: Para obter os 5ppm necessito (5/0,78=6.41) 6.41ml, dividindo-os pelos 7 dias da semana vai dar 1ml por dia. Ao adicinar esta dose de nitratos vou adicionar também 3,43ml de potássio.

Fosfatos: Para obter 1.0ppm necessito (1/0.16=6.25) 6.25ml, o que dá mais uma vez cerca de 1ml por dia. Ao adiconar esta dose adiciono também 0.42ml de potássio.

Potássio: Para obter os 10ppm necessito (10/0.31=32.25) 32.25ml, retirando o que já adicionamos com os nitratos e fosfatos dá 28.4 a dividir pelos 7 dias dá 4ml por dia.

Ferro: Como o meu aquário tem pouco mais de 300L vou adicionar 1ml por dia.

Micros: 3ml por dia.

 

Isto são apenas valores teóricos, depois de começar a fertilizar ir fazendo os testes para ver se os valores estão dentro dos ideais e ir corrigindo as porporções de acordo com as necessidades.

 

Então? O que me dizem disto? Eu não sei, mas deve estar uma grande bacorada... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Steve O! Começa por fazer uma coisa,que é comprar os testes de Nitratos e Fosfatos,de modo a veres se realmente precisas de fertilizar com estes dois nutrientes.Podes até precisar apenas de fertilizar com um deles,ou se calhar com os dois.Mau é se fertilizas e não precisas.

 

Com Potassio,Ferro e Micros tens mesmo de fertilizar.

 

Se o teu K por cada 1ml acrescentas 0.31ppm,então se vais adicionar 4ml/dia estarás a adicionar apenas 0.94ppm por dia e pode ser pouco. Pelo que percebi estás a fazer as contas a um nivel ideal de K,mas estás a dividir isso pela semana toda,quando teoricamente o K deve estar sempre na ordem dos 20ppm. Penso que deves pôr mais um pouco de K diariamente,tipo 10ml/dia = 2.62ppm +-. Isto é para começar,de futuro se vires carências poderás aumentar um pouco.

 

O Ferro e os Micros faz como diz a embalagem.

 

Se precisares de fertilizar com Calcio compra Decalcit em pó na farmacia. Traz uma colher dentro que cheia trata 500L semanalmente(se tiveres caracois) ou quinzenalmente. Doseia a olho.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado zogli.

Eu já fiz os testes e tanto os nitratos como os fosfatos estavam a 0.

Pois, é capaz de ser pouco, é uma questão de deitar mais um pouco por dia e ir fazendo os testes.

Quanto ao cálcio, eu já coloquei esta pergunta nos invertebrados mas ninguém me soube responder, fui á farmácia para comprar o tal decalcit, lá não havia, a Sra Dra perguntou-me para que era e eu expliquei-lhe, era esteve a ver e aconselhou-me sandocal, que eu acabei por trazer. Segundo a embalagem este é constituido por gluconolactato de cálcio, carbonato de cálcio, ácido cítrico e aspartame. Não faço ideia se isto vai dar ao mesmo que o decalcit. Alguém sabe a composição do decalcit?

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe a composição do decalcit?

 

Boas

 

http://www.infarmed.pt/infomed/download_fi...amp;tipo_doc=fi

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais