Sistema De Fertilização Económico


Vasco Matos

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Andas a comprar caro Zogli! Aqui na minha zona ronda os 13€ agora... Quando comprei para o meu custou 11€ e tal, mais cêntimo menos centímetro... :evil:

 

Abraço

Sim,disse por alto.Mas estás a ver,é barato e ajuda bastante.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Material de leitura:

 

 

 

Ajudas para fertilização

 

Fertilização para combater algas

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42289

 

Aquário Plantado_ 1ª batalha: Algas [Fotos]

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41193

 

Fertilizante caseiro - Onde comprar os componentes?

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41505

 

Fertilização MACRO / Fertilização MICRO

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=44937

 

Nutrientes - Case Study

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053

 

Artigo: Manutenção de plantas aquáticas - Parte I:Nutrientes

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

 

Plantado v4.0 [sobre Fertilização]

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41985

 

fertilização: potássio e nitratos com o mesmo "ingrediente”

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=47015

 

 

Para se saber que quantidades usar de cada produto, guiado pela solubilidade máxima dos compostos e conforme o tamanho do aquário, é só usar a calculadora do site do Chuck (Planted Aquarium Pages):

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

valores de fertilização mais recomendados na internet:

Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm

Potássio (K+) = 10 a 30 ppm

Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm

Para confirmação, estes valores estão numa resposta do Just_Me], aqui:

 

NPK 5 1 20

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36113

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Todos os amantes de aquariofilia gostam de ver o seu plantado belo,sadio, por isso criei este tópico para servir como ajuda para todos os que querem ter plantas saudáveis e não sabem como fertilizar as suas plantas.

 

Todas as plantas precisam de nutrientes, nutrientes Macro e Micro,precisam também de luz e carbono.As plantas podem crescer sem adicionar qualquer fertilizante? A resposta é...sim,visto que já vi pessoas a fazê-lo,mas muito dificilmente,e as plantas limitam-se a sobreviver.A longo prazo podem-se acumular detritos no substrato que darão alimento às plantas,mas não há a menor dúvida que se as fertilizarmos elas ficarão mais belas.

 

os detritos no substrato são fertilizante, intencional ou não. Todas as plantas necessitam de nutrientes, quer sejam sob a forma de trocas de agua (assumindo que não se utilizam aguas destiladas ou de muito baixa mineralização), fertilização liquida, ciclos de degradação de comidas inseridas no aquario, mortes e restos de animais, vegetais, etc no aquario. O que leva a considerar se mantem a massa vegetal ( penso que entendas isto por sobreviver), se vão perdendo massa vegetal (morrer devagar) ou se crescem e se multiplicam tem obrigatoriamente a ver com a quantidade de massa vegetal já presente, e com a quantidade de nutrientes que entra e que sai do aquario.

 

Assim, dizer que se limitam a sobreviver sem "adicionar fertilizantes" é errado, conheço pessoas que mantinham os seus aquarios apenas com trocas de agua, as plantas sobreviviam? não, cresciam até baastante bem. Há até quem faça o contrario, utilizar as plantas para consumirem os nutrientes em excesso introduzidos no aquario, sem no entanto fertilizar, são os chamados filtros de plantas, assim é possivel ter plantas a crescer sem fertilizar.

Agora se querem moldar crescimentos, evidenciar cores, promover crescimento vegetativo ou induzir florações, ai sim, torna-se quase obrigatório fertilizar.

 

Não é necessário sobrecerregarmos o aquário de luz,elas não ficarão mais belas por isso.Eu penso que esta quantidade de luz é suficiente,e aqui falo de aquários com as medidas convencionais: Aqua de 20L / 30W ; 40L / 50W ; 80L / 75W ; 100L / 90W ; 200L / 150W. É possível contudo manter certas espécies com menos luz.

 

não mandes regras para o ar sem teres qualquer base para tal. A regra do 1W litro já se anda há muito tempo a bater nela e a dizer que é um guia mas que se deve ponderar e perguntar conselhos antes de montar o aquario, e vens tu e lanças uns quantos valores, que pelo que percebi se podem aproximar pela formula:

 

y= 0.66x + 21

 

o estranho é que anda tanta gente a discutir a iluminação aceitavel para cada tipo de aquario e apareces com uma formula sem qualquer justificação para tal.

 

1º O que é um aquario convencional? os da aquapor?

2º Que plantas tem, em que quantidade?

3º é aquario para crescimento rápido, moderado, lento?

 

enfim...

 

CO2 é necessário? Não é extremamente necessário,mas ajuda a manter as plantas saudáveis e as algas longe.Temos também de tomar decisões,isto é que tipo de aquário queremos ter. Um com plantas de metabolismo lento,e ai a luz não precisa de ser forte e o CO2 é dispensável,e por sua vez fará que a demanda de fertilizantes seja menor.Ou um aquário com outro tipo de plantas,um aquário com um metabolismo mais rápido.

para perguntas erradas, respostas erradas

 

CO2 é necessario? É obrigatorio.

 

sem fonte de carbono sustentavel, a fotossintese não ocorre, e sem forma de capturar energia a planta começa a morrer, alias muitas plantas utilizam o proprio CO2 que produzem na respiração para a fotossintese.

pergunta mais correcta: a injecção de CO2 é necessária ?

 

É importante em alguns aquarios, noutros é completamente dispensavel, podendo ser substituida por trocas gasosas, quer pela injecção de ar por uma bomba de ar, quer pela agitação superficial apenas depende da necessidade de Carbono do aquario, pode ter luz intensa, pode ter até muitas plantas e não necessitar de injecção de CO2, pode ter poucas plantas, luz fraca e necessitar de injecção de CO2. Depende de vários factores, do tipo de plantas, do crescimento pretendido, do restante setup,etc...

 

O CO2 não mete as algas á distância, alias....o cultivo de microalgas intensivo, faz-se com injecção de CO2, afinal são organismos fotossintéticos e precisam de uma fonte de carbono.

 

Um substrato fértil quanto a mim é essencial. No inicio de uma montagem queremos o mais possivel os nutrientes fora da coluna de água,(tpa's frequentes ajudam)e é muito importante as plantas terem uma reserva de nutrientes perto das raizes.

 

quanto a mim e a várias outras pessoas não é essencial, nem sequer necessário, alias há caracteristicas muito mais importantes num substrato do que o facto de ser fértil, se permite a oxigenação, se não compacta, etc...alguns deles bem mais essenciais, mas há varios posts sobre o assunto no forum.

 

Quanto a nutrientes na coluna de agua ou perto das raizes...estás novamente enganado, seria válido para uma planta emersa, que obtem os seus nutrientes exclusivamente pela raiz, e que tem de se manter por si própria(utilizar as reservas) até desenvolver radiculas, ( ou sistemas equivalentes) que lhe permitam a absorçao dos nutrientes, e por isso nos primeiros tempos ter nutrientes junto ás raizes é de todo inutil para elas, no entanto o substrato fértil ou a fertilização liquida permitem que existam nutrientes na coluna de agua, o que faz com que possa existir a chamada absorção foliar e portanto nos primeiros dias e para a planta não ter que utilizar tanto as suas proprias reservas é mais importante ter nutrientes na coluna de agua do que junto ás raizes.

 

Se confiarmos no nosso substrato fértil,não há necessidade de fertilizar na coluna de água durante o 1º mês de vida do aquário.Depois e durante 3 meses fertilizo apenas com Potassio(K) diáriamente e umas poucas gotas de Ferro. Os Micros só começo a fertilizar no 4º mês de montagem,o substrato fértil encarregou-se de fornecê-los às plantas anteriormente. Os Nitratos e os Fosfatos só fertilizo se o aquário (por variadissimas razões) estiver sempre com eles a zero,e isto só a partir do 3º ou 4º mês,partindo do pressuposto que o aquário tem peixes.Lembrem-se: não é preciso sobrecarregar o aqua de fertilizante,vão ao de leve,certifiquem-se que as plantas consomem tudo.Nisto também parto do principio que não há pressa no crescimento da Flora...

 

um substrato fértil não é universal nem cobre as necessidades de todos os aquarios, nem tem a quantidade de nutrientes certos para o vosso aquario especifico, é uma ajuda ( e aqui pode ser muito importante para uns e totalmente dispensável para outros) mas obriga a correcções, quer com fertilização liquida, quer com trocas de agua conforme as necessidades.

 

As indicações dadas quanto aos timings, são ao que me parece válidas para os teus aquarios, e não me parece que possam sequer ser guias quanto mais regra. As fertilizações devem ser efectuadas quando for necessario.

 

Lista de nutrientes:

 

Potassio (K) - Cloreto de Potássio (KCl) comprado na farmácia. Dissolvo 200gr. Em 1L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água.Eu,num aquário densamente plantado com boa luz e CO2, começo a fertilizar com 5ml/dia por cada 100L. Caso seja necessário mais aumentar.Atenção que isto é só uma luz,cada aquário é diferente e o numero de plantas também… Nivel ideal de K :20 a 30ppm.

 

Nitrato (NO3) - Nitrato de Potássio (KNO3) comprado na farmácia,caso haja… Dissolvo 100gr. Em 1,2L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o NO3 por cada 100L. A utilização de testes é muito importante de modo a saber quanto NO3 o aqua produz e aí proceder-se à fertilização ou não. Nivel ideal de NO3: 5 a 10ppm

 

Fosfato (PO4) - Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4)comprado na farmácia. Dissolvo 100gr. Em 1,4L de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o PO4 por cada 100L de água do aqua.De novo os testes muito importantes.Nivel ideal de PO4: 0.5 A 1ppm.

 

Ferro (Fe) - Tem de ser comprado numa loja especializada,existem muitas marcas,sigam as instruções.Nivel ideal de Fe:0.25 a 0.70ppm

 

Micros - Também tem de ser comprado numa loja.Os Micros vêm todos juntos,vejam se o Magnésio (apesar de ser Macro-secundário) está presente na constituição do fertilizante. Caso não esteja:

 

Magnésio (Mg) - Sulfato de Magnésio (MgSO4+7H20). Dissolvo 200gr. Em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta o Mg em 0.28ppm. Caso os Micros não tenham este nutriente fertilizar com 10ml 3x semana por cada 100L. Nivel ideal: 30 a 40ppm.

 

Cálcio (Ca) - Caso a água da torneira seja muito macia,ou tenham caracóis e os queiram manter com uma casca saudável comprar ''Decalcit''em pó na farmácia. No seu interior vem uma colher que cheia trata 500L semanal ou quinzenalmente,aumentando os níveis de Calcio sem alterar o PH do aqua.

 

Desculpem o testamento...Espero ter ajudado e espero que me ajudem a melhorar este tópico.

 

Quanto aos principais nutrientes a adicionar, concordo com a lista, quanto ás indicações de fertilização, não fazem qualquer sentido sem saber que aquario se fertiliza, que plantas, peixes, quantidade de comida, agua que sai da torneira, tpa's efectuadas,etc... recomendo mais a utilização de testes quando possivel ou idealmente o observar das plantas. De apontar no entanto que há outros compostos e outras soluções para fertilizar nomeadamente o do cálcio que me parece de todo inapropriado, primeiro porque se está a aumentar ao mesmo tempo o teor de fosfatos e depois porque o composto base não me parece de fácil dissociação em agua e portanto o cálcio não se torna facilmente disponivel para as plantas, no entanto para caracóis já me parece uma melhor aposta, não a melhor, mas...

 

Pois que existe sei eu. Nem que seja mandar a um lab. Mas tive ontem a googlar, e enconterei umas cenas sobre isso mas como era tarde, li tudo. ;) Tenho que ver melhor.

 

So mais uma coisa. Ficara mais baratos comprar as coisas muma farmacia ou na HA ( Horizonte Aquático ). Na minha so costumas haver tambem, os chamados Gremios ( Lojas para Agricultores ) que vendem um vasta gamas de productos quimicos, tenho que ver se nao fazem bem barato, a tempos fui la comprar 1Kg de Metabisulfito para que nao sabe usa para se por no vinho e para esterilização, muito eficaz. cabecadura banana rock banana rock e dei qq coisa como 3,50€ :puppydogeyes: por um Kg

 

cumps

 

só um aviso no que toca a utilizar produtos manufacturados com proposito de agricultura num aquario, podem ter várias impurezas nada benéficas para a vida aquatica, mas que no entanto são perfeitamente seguras para agricultura, exemplo, azoto sobre a forma ureica, amoniacal, compostos com niveis elevados de cobre, impurezas de fosfatos noutros nutrientes e que podem ser fonte de algas dificil de diagnosticar, etc...

 

 

Se queres que tre diga a diferença entre comprar na farmacia e na HA não deve ser muita.

 

O Potassio é aquele nutriente que compensa mesmo comprar em pó e fazer,pois é o que fertilizamos em maior quantidade.

 

E também é aquele que se calhar menos precisamos de testes.Pois se não fertilizarmos com muita quantidade,as plantas acabam por assimilar tudo,é raro haver em excesso.Mas pode acontecer contudo.

 

Outra coisa que acho é que muitos dos problemas relacionados com algas se devem ao facto do aquário ter substrato fértil e mesmo assim nos primeiros tempos haver uma fertilização liquida,em vez de se fazer o contrário: tpa's para retirar nutrientes da coluna de água.

 

as algas "aparecem" (elas estão sempre lá, mas prosperam) quase sempre que lhe são dadas condições, e normalmente isso acontece quando há desiquilibros de nutrientes, quer sejam a mais de uns quer sejam a menos de outros e por isso, mesmo com substrato fértil, tanto pode ser necessário adicionar fertilizante liquido como fazer trocas de agua.

 

 

O substrato fértil acaba por esgotar com o tempo,não é eterno,a durabilidade é um dos factores da qualidade. Nos primeiros tempos a água por ex. vai estar cheia de Micros,porque todos os substratos ferteis têm Micros.Se ainda vamos meter mais Micros na coluna de água...algas.Portanto também é importante ler a constituição do substrato fértil,saber o que contém.

 

E nos primeiros tempos o que queremos é que as plantas ''montem'' raizes e se adaptem às novas condições o mais depressa possivel,o que queremos é nutrientes lá em baixo,onde as algas não chegam. As tpa's são importantes para retirar o excesso de nutrientes da coluna de água.

 

as algas não são apenas criadas por excessos de micronutrientes na agua, nunca podem, os micros não são "as bases" para crescimento celular.

 

a ultima parte ja foi discutida em cima, mas acrescentar que se as algas não chegam aos nutrientes que estão nas camadas com circulação de agua e portanto oxigenação, quer dizer que o substrato é mau. Um bom substrato tem camadas que promovem a oxigenação e portanto a circulação de agua, ou seja, que arrastam nutrientes para a coluna de agua acima do substrato....e portanto acessiveis principalmente ás plantas e tambem ás algas.

 

A Akadama não é rica em nutrientes, se não me engano tem mais é micros. Como substracto será suficiente.

 

como grande parte das argilas é rica em muitos minerais sobre a forma de micro-cristais, oxidos, etc... agora entraste foi em contradição....os micros, são micro-nutrientes, logo é rica em nutrientes, mas não em macros. De notar que esta é apenas uma das caracteristicas das que tornam a akadama um bom substrato.

 

 

Entao o que posso fazer é comessar logo a fertelizar com macros, desde o principio ? Entao se nao tem macros, posso fertelizar na boa desde o principio, nao é ? nao havera problema com algas !

 

Existem sempre problemas com algas quando existem desiquilibrios de nutrientes, se queres saber se precisas de fertilizar logo? testa...a agua da torneira tem nutrientes, a comida dos peixes tem nutrientes, tensde saber quanto é que as plantas estão a consumir....para saber se deves adicionar ou não.

 

Boas!!

 

O problema de quando se monta um aqua, quer com substrato fertil ou Inerte ( Akadama por exemplo ), é que nos primeiros tempoa as plantas nao tem raizes algumas e outras mesmo tendo nao estao em plena absorçao de Notrientes, logo por consequencia o constituiçao dos Solos Ferteis ou mesmo a nossa orientaçao nao fertelizaçao liquida, pode nao ser a mais adquada para esse processo.

 

Tenho lido alguns artigos relativos a estudos feitos em plantas, nao de aquario, mas penso que quando se trata de plantas alguns principios basicos podem ser semelhantes. Uma das coisas que diziam estimular muito o crescimento das raizes trata-se do Ca ( Calcio ) e KH2PO4 ( Fosfato monopotassico ), mas isto tudo ate determinados parametros. O NO3 por exemplo faz um complemento mas e excessos actua mesmo como inibidor de Enraizamento.

Eu tenho andado a informar sobre isto porque alem dos aqua tenho gosto pela Hidroponia em geral e os aquas nao se tornam assim tao diferentes. Mas ainda preciso aprender mais qualquer coisa.

 

Para evitar acomulaçao excessiva de Nutrientes e mesmo necessario fazer TPA regolares no Inicio de vida dos Aqua a fim de Estimular e Enraizamento e evitar o aparecimento de Algas ou a sua propagaçao.

 

cumps

A akadama não é inerte....inerte é por exemplo areão de rio, areão vulcanico, já por exemplo areão calcário não pode ser considerado inerte num plantado, e pode ser adicionado em quantidade pequenas no substrato para servir como fonte de cálcio em sitios que tenham aguas da torneira moles.

 

É verdade que o Ca e os fosfatos, não obrigatoriamente sob a forma apresentada, estimulam o crescimento radicular, até porque o tecido radicular apresenta necessita deles em maior percentagem do que outros tecidos na planta. O NO3 promove no entanto o crescimento foliar e da massa vegetal aerea, como a planta não pode fazer tudo ao mesmo tempo, faz aquilo que mais facilidade tem em fazer, a não ser que esteja desesperada por fazer uma qualquer função.

 

A Hidroponia patilha muito com o crescimento de plantas no aquario, inclusivamente a fertilização foliar, se bem que em menor escala do que na aquariofilia.

 

As Tpa's regulares podem não estimular o enraizamento se retirarem os fosfatos da agua, ou podem estimular se retirarem azoto e repuserem fosfatos

 

 

A Akadama poderá conter alguns Micros,mas só passado muito tempo é que ficam disponiveis para as plantas,depois da maturação do aquário.Por isso é melhor não contar com os Micros da Akadama.

 

falso... e olha que quando uso akadama os micros que ela tem são uma ajuda preciosa, afinal os micros certos são mais dificeis de controlar, ja que normalmente as pessoas usam todos juntos, e assim a planta pode ir buscar o que precisa e que eu nao dei por via radicular, e no entanto mesmo quando não fertilizo a planta tem sempre uma reserva para ir buscar apesar de não estarem tão disponiveis como os quelatados introduzidos por fertilização liquida.

 

 

O que te aconselho,isto se queres um plantado a sério,é colocar um substrato fértil debaixo da Akadama.

 

e o que eu te aconselho, é a fazeres as coisas como tu achares melhor, se achas que preferes fazer trocas de agua em vez de fertilizar, abusa no substrato fértil, no entanto para regulares vais ter sempre de fertilizar, se achas que não vais andar a plantar e desplantar e portanto a mexer no substrato levantando-o, abusa no substrato fértil, se não queres ter controlo sobre o que as plantas absorvem, especialmente nos macros, abusa no substrato fértil.

 

Se no entanto queres o contrario, não uses substrato fértil.

 

 

E no primeiro mês não fertilizares na coluna de água de todo,ou se preferires só com um pouco de Potassio. Nada de Nitrato,nada de Fosfato. Os Micros irão ser fornecidos pelo substrato fértil.

 

acho engraçado que a akadama não consiga dar micros no principio, mas que os outros consigam....achas que teem micronutrientes quelatados? que os micros não estão cristalizados ou oxidados?

 

 

Exactamente,por isso é que é muito importante um substrato fértil,de modo a que as plantas absorvam os nutrientes pelas raizes.

 

quais raizes no principio? so se meterem o vaso com a lã de rocha no aquario, ou se transplantarem plantas ainda com o substrato á volta, de outra forma, as radiculas vão na sua maior parte ser destruidas, e portanto a planta tem é de reconstruir as raizes antes de começar a absorver alguma coisa por elas, e ou tem outra forma de absorver os nutrientes, ou tem de utilizar as reservas.

 

 

Eu penso que mais vale irmos com calma.Não interessa apressar as coisas para depois termos o aquário cheio de algas que não conseguimos erradicar.

 

A luz é muito importante pois em grande parte é ela que dita a velocidade do metabolismo das plantas.Se colocarmos pouca luz e muitos nutrientes estes acabarão por não ser assimilados devidamente. Com excesso de luz as plantas precisam de mais ''comida''. A solução é arranjar um meio termo,nem muita nem pouca luz.

 

Outra coisa: a simples mudança de aquário/de condições, pode levar qualquer planta a uma transformação,uma ambientação às novas condições.E nesse processo a planta pode passar por uma fase em que nos leva a pensar que se calhar é necessário mais nutrientes ou mais luz,mas pode ser puro engano.

 

excesso de luz, é combatido pela propria planta e não é preciso mais "comida", as plantas teem defesas contra o excesso de luz. A luz não dita o metabolismo das plantas, dita a energia que está disponivel para poderem ou não absorver, o metabolismo das plantas é mediado por hormonas, algumas sensiveis a factores bioticos e outras a factores abioticos, e cujo resultado dita o crescimento da planta. Alguns destes factores são controlaveis mais facilmente outros, só "enganando" a planta.

 

 

Estou a gostar deste topico, e já tirei algumas duvidas :)

 

Mas por um lado estou um pouco confuso :S, relativamente a akadama, a akadama é considera substracto fertil ou inerte ?

é que há pessoal que só tem apenas akadama e entretanto teem um plantado bonito.

 

Pelo que já tive a ler possui micros, mas como Zogli disse, parece que eles so "aparecem" quando o aquario estiver mais maduro, logo a minha confusao poe-se ai, porque se for-mos ver a coisa, ao principio, a akadama nem possui micros, nem macros :S !

 

como já repeti muitas vezes mas pelos vistos muito poucos leem...a akadama é rica em micronutrientes (não em macros), e pode ser considerada um substrato fértil, se fértil é entendido como oposto a inerte. O que não é.

 

Se for entendido substrato fértil, aquele que tem condições propricias á vida, então é um substrato fértil.

 

Um inerte, é algo que não muda e que portanto é quimicamente (nas condições em causa) algo que não muda e não contribui

 

por exemplo a laterite não é inerte e no entanto não é fertil...e é até bastante toxica para as plantas como unico substrato.

 

 

a akadama é inerte. Ao final de algum tempo é que pode ganhar alguns nutrientes, provenientes dos degetos dos animais e das folhas em decomposição das plantas.

 

 

a akadama não é inerte. a akadama tem micronutrientes

Se por defeito ela não contem nutrientes o que a podemos chamar sem ser inerte?? Ou é fertil ou inerte.

 

ela tem micronutrientes. E não, ser fértil não é o oposto de ser inerte.

 

hmm.... é inerte. ;) A akadama so fica com micros ao final de algum tempo penso eu. Mas va...é um solo enriquecido hahaha

 

não é inerte. Pensas mal. e não tambem não é um solo enriquecido, alguns substratos vendidos para aquariofilia são enriquecidos, base de argila e nutrientes para adicionais apra uns tempos...depois voltam a ser argilas na base....algumas delas estruturalmente piores que a akadama. Outros até são pensados e estruturalmente são melhores que a akadama.

 

 

Depende do plantado.

 

Se quiseres blyxas, pogestemon helferi, rotalas, a resposta é sim se fertelizares a coluna de agua. So akadama nao ...

 

Qualquer substrato obriga a fertilização na coluna de agua se o retirar de nutrientes pelas plantas for superior á entrada de nutrientes. Ou no minimo para corrigir niveis, por isso continuando a tua frase, entendendo que estás a dizer que as plantas precisam e nutrientes externos , é nem só akadama nem só outro substrato qualquer.

 

À uns tempos comprei um daqueles kits da sera com os testes mais importantes que são necessários fazer num aquário como: NO2;gH (dureza total); NH3 e NH4; kH (dureza dos carbonatos); PO4; pH só que os tais macros tão importantes para a boa nutrição das plantas, que obviamente contribuem para o bem estar do ecossistema em geral não aparecem, é o caso do K e do Mg por exemplo e já tenho andado a procurar por estes testes e não apanho nada. E, relativamente a essas soluções, ao as introduzir-mos no nosso aqua não poderemos alterar sem querer o valor do pH? É que a reacção de auto-ionização da água é a seguinte:

 

H2O (l)-> H3O+(aq)+OH-(aq)

 

-> Ora, ao adicionar-mos por exemplo o composto Kcl, este ao reagir com a água irá aumentar a concentração de iões OH- , e são estes mesmos que garantem a basicidade de uma solução, tornando assim o pH da solução (aquário) maior. Será então, a meu ver, necessário ter cuidado com as quantidades de fertilizante (específicamente este macro(K)) introduzidas.

 

 

não é relevante nesse aspecto, especialmente para quem faz trocas de agua, afinal o Cl tambem é um nutriente considerado macro nutriente secundário, só que como existe em grande abundancia...ninguem se preocupa com ele.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
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como grande parte das argilas é rica em muitos minerais sobre a forma de micro-cristais, oxidos, etc... agora entraste foi em contradição....os micros, são micro-nutrientes, logo é rica em nutrientes, mas não em macros. De notar que esta é apenas uma das caracteristicas das que tornam a akadama um bom substrato.

 

Lol :? . Tens razão, não me expliquei bem. Queria dizer que não era muito rica em termos de diversidade de nutrientes.

 

 

 

 

Grande trabalhão, ehehehe...

One Fish Standing

Kurichiba

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Viva,

 

:? perante o Mestre Just Me que num unico topico consegui elucidar o pessoal todo e a mim enclusive!!!

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boas amigos...

optimo topico e obrigado a todos os que se dao ao trabalho

de informar e esclarecer principiantes(eu) em plantados....

 

depois de ler este e outros topicos procurei escalas de CO2 e apareceram-me

estas 2 (diferentes?).

por qual me devo guiar....

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

http://bp3.blogger.com/_pyl7omqu5ys/Rk2pgb...-h/co2table.gif

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Para começar quero referir que tudo o que disse aqui comprovei nos meus aquários,por isso quis partilhar.Não é teorico,que de teoria não percebo nada.É na prática.

 

CO2 é necessario? É obrigatorio.

 

Obviamente que o me estava a referir era a um difusor de CO2.E eu sei que tu percebeste. Qualquer planta necessita de CO2. O que eu dizia é que não é estritamente necessário ter um difusor de CO2,com um sistema caseiro ou uma botija,que a Fauna pode assegurar o fornecimento do CO2. Mas é estranho...tivemos uma conversa à uns tempos em que dizias o que eu disse agora,ou seja, antes eu dizia que uma fonte de CO2 era absolutamente imprescindivel...e tu respondeste que era errado,que se pode ter aquários sem uma fonte de CO2,que o CO2 fornecido pelos peixes era suficiente(que foi o que disse agora)...e agora contradizeste de novo? ;)

 

Quanto a nutrientes na coluna de agua ou perto das raizes...estás novamente enganado, seria válido para uma planta emersa, que obtem os seus nutrientes exclusivamente pela raiz, e que tem de se manter por si própria(utilizar as reservas) até desenvolver radiculas, ( ou sistemas equivalentes) que lhe permitam a absorçao dos nutrientes, e por isso nos primeiros tempos ter nutrientes junto ás raizes é de todo inutil para elas, no entanto o substrato fértil ou a fertilização liquida permitem que existam nutrientes na coluna de agua, o que faz com que possa existir a chamada absorção foliar e portanto nos primeiros dias e para a planta não ter que utilizar tanto as suas proprias reservas é mais importante ter nutrientes na coluna de agua do que junto ás raizes.

Não concordo em absoluto.Ou estou enganado ou é extremamente recomendável o minimo de nutrientes na coluna de água nos primeiros meses (e não sou eu que o digo...não sou eu mesmo,são os meus aquas). Já agora quanto tempo achas que uma planta demora a desenvolver radiculas aptas a assimilar os nutrientes da coluna de água de um novo aquário,das novas condições?

 

acho engraçado que a akadama não consiga dar micros no principio, mas que os outros consigam....achas que teem micronutrientes quelatados? que os micros não estão cristalizados ou oxidados?

Estás a comparar a Akadama a um substrato fértil? E outra pergunta,quanto tempo é necessário para os Micro-nutrientes de um qualquer substrato fértil de marca ficarem disponives para as plantas? Não achas que os Micros de um substrato fértil tipo ''Floredepot'',para não dizer outras marcas, não estão preparados para disponibilizarem num minimo tempo possivel os nutrientes às plantas? De modo a nos primeiros tempos não necessitarmos de sobrecarregar a coluna de água com fertilizantes?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Boas Zogli

 

Vou fazer algumas perguntas:

 

1 - Quando se fertiliza, fertiliza-se todos os nutrientes que tiverem em falta?

2 - Qual o espaço entre cada fertilizaçao de macros e micros? Fertiliza-se os macros e os micros todos ao mesmo tempo? Não sera prejudicial para a fauna?

3 - Sendo raro arranjar o teste de potássio como te guias? Como sabes quando tens de fertilizar...

 

Ah, e mais uma coisa, aqui na minha zona o Sera Floredepot custa 10€.

 

Cumps,

Jaime

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

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Olá Jaime!

1. O tipo de fertilização depende do aquário e das suas necessidades,do seu metabolismo,mediante a quantidade de luz,injecção de CO2,etc. Para aquários de baixa manutenção é possivel manter plantas saudáveis fertilizando 1x semana com um fertiliznate que contenha K,Ferro e Micros(incluindo Magnésio),e um pouco de calcio se necessário.Já se queremos as plantas a crescer a olhos vistos,um aquário que tenha um forte metabolismo aconselho uma fertilização diaria de Macros,K sempre,Nitrogénio e Fosforo dependendo de testes de modo a ver que quantidades são produzidas naturalmente pelo aquario de NO3 e PO4, e Ferro diariamente também. Os Micros dependendo da marca diariamente ou semanalmente.

 

2. Eu fertilizo diariamente com os Macros. Os Micros semanalmente,embora haja uma marca (Ferropol 24h) que é também para ser administrado diariamente.O que faço diariamente é deitar o Potassio e o Ferro e Magnésio(caso os Micros não tenham). O Nitrogénio e o Fósforo fertilizo em dias separados,dia sim,dia não.Se as plantas estiverem a assimilar bem os nutrientes,não deitarmos mais do que elas precisam não é prejudicial,pelo contrário.Não há nada melhor para a fauna que a Flora saudável.

 

3.O Potassio é aquele nutriente que a unica forma de as plantas o obterem é se nós lhes disponibilizarmos.É raro estar em excesso e é aquele que tem mais razão de ser fertilizar diariamente.Com conta peso e medida,tal qual como todos os outros.

 

Eu penso que nisto dos plantas não há regras fixas,de modo a podermos dizer que assim é que é,e assim não pode ser feito,ainda há muito aprender neste campo.Cada um fala das suas experiências e da maneira como consegue manter a Flora em melhores condições,e todos em conjunto podemos aprender.Por ex. se eu num aquário de 100L tive bons resultados com 90W de luz,não vou dizer no tópico que 40W,ou 150W de luz é que é melhor.

 

O que eu pretendo mais com este tópico é que o pessoal que consegue bons resultados mostre como o conseguiu,exemplifique as técnicas,se fertilizou nos primeiros meses na coluna de água ou se não fertilizou,se fertilizou fê-lo com que nutrientes,etc,de modo a que quem sabe menos tenha uma luz,para que num primeiro aquário saiam bons resultados.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Para começar quero referir que tudo o que disse aqui comprovei nos meus aquários,por isso quis partilhar.Não é teorico,que de teoria não percebo nada.É na prática.

Obviamente que o me estava a referir era a um difusor de CO2.E eu sei que tu percebeste. Qualquer planta necessita de CO2. O que eu dizia é que não é estritamente necessário ter um difusor de CO2,com um sistema caseiro ou uma botija,que a Fauna pode assegurar o fornecimento do CO2. Mas é estranho...tivemos uma conversa à uns tempos em que dizias o que eu disse agora,ou seja, antes eu dizia que uma fonte de CO2 era absolutamente imprescindivel...e tu respondeste que era errado,que se pode ter aquários sem uma fonte de CO2,que o CO2 fornecido pelos peixes era suficiente(que foi o que disse agora)...e agora contradizeste de novo? :P

 

penso que ao menos podias citar o meu raciocinio e não apenas uma frase, tira-la do contexto e depois dizer que me contradigo... o que eu disse e devias ter citado era:

 

para perguntas erradas, respostas erradas

 

CO2 é necessario? É obrigatorio.

 

sem fonte de carbono sustentavel, a fotossintese não ocorre, e sem forma de capturar energia a planta começa a morrer, alias muitas plantas utilizam o proprio CO2 que produzem na respiração para a fotossintese.

pergunta mais correcta: a injecção de CO2 é necessária ?

 

É importante em alguns aquarios, noutros é completamente dispensavel, podendo ser substituida por trocas gasosas, quer pela injecção de ar por uma bomba de ar, quer pela agitação superficial apenas depende da necessidade de Carbono do aquario, pode ter luz intensa, pode ter até muitas plantas e não necessitar de injecção de CO2, pode ter poucas plantas, luz fraca e necessitar de injecção de CO2. Depende de vários factores, do tipo de plantas, do crescimento pretendido, do restante setup,etc...

 

e penso que o raciocinio está bem explicito, assim como a explicação... se leres outra vez e continuares com duvidas na interpretação poderei esclarecer, até lá peço que leias novamente.

 

 

Não concordo em absoluto.Ou estou enganado ou é extremamente recomendável o minimo de nutrientes na coluna de água nos primeiros meses (e não sou eu que o digo...não sou eu mesmo,são os meus aquas). Já agora quanto tempo achas que uma planta demora a desenvolver radiculas aptas a assimilar os nutrientes da coluna de água de um novo aquário,das novas condições?

 

Podes concordar ou não, estás no teu direito, mas isto não é uma observação de uns quantos aquarios meus, nem é teoria abstracta, são o resultado de teorias fundamentadas em observações feitas por muitos cientistas ao longo do tempo. O tempo de desenvolvimento de radiculas, depende da espécie, de condições das plantas, e das condições do meio ambiente que as rodeia, atirar para o ar números tipo regra é algo que nao vou fazer neste caso pois não faz sentido. Podem criar rapidamente em poucas horas ou nunca as criar morrendo, são tantos os factores...

 

Estás a comparar a Akadama a um substrato fértil?

 

não...a akadama é um substrato fértil.... no sentido técnico e no sentido de ser possivel utilizar num aquario como unico substrato, tal como muitos outros, e que tal como muitos outros vai ser complementado ao longo do tempo por muitas coisas, dejectos, fertilizações,etc...

 

mas acho que devias ter lido melhor, que a resposta a esta pergunta estava lá bem explicita....citando-me:

 

Se for entendido substrato fértil, aquele que tem condições propricias á vida, então é um substrato fértil.

 

E outra pergunta,quanto tempo é necessário para os Micro-nutrientes de um qualquer substrato fértil de marca ficarem disponives para as plantas? Não achas que os Micros de um substrato fértil tipo ''Floredepot'',para não dizer outras marcas, não estão preparados para disponibilizarem num minimo tempo possivel os nutrientes às plantas? De modo a nos primeiros tempos não necessitarmos de sobrecarregar a coluna de água com fertilizantes?

 

 

Primeiro que tudo deixa que te diga, acho pessoalmente o floradepot pior que a akadama, era um daquelas que eu mencionei lá em cima

Respondendo á tua pergunta:

sim ,obviamente que os nutrientes estão no estado livre, conservados dentro de uma capsulazinha microscopica que se abre quando as raizes pedem, esse processo exclusivo de enpacotamento ião a ião é patenteado e utilizado em muitos substratos comerciais, são precisos muitos chineses a trabalhar durante 1 semana para produzir apenas 1Kg de substrato desta maneira, mas vale a pena... ( se calhar ainda não existe esta tecnologia na china?e ficava um bocado caro alimentar vários chineses durante 1 semana só para fazer uma coisa destas...disse chineses porque era preciso uma verdadeira paciencia de chines para o fazer)

 

ou então estão quelatados ou complexados no estado sólido, mas presos ao substrato para não virem para a coluna de agua....( se calhar tambem saia um pouco caro)

 

ou então...

 

podem ser adicionados sob a forma de turfa ou outras matérias orgânicas em decomposição, sob a forma de óxidos ou cristais depositados por sedimentação, ou seja...tão disponiveis como na akadama...

 

ou então podem ser adicionados quase como se fossem comprimidos revestidos de argila, mas aqui as raizes teem de penetrar na argila e demora ainda mais tempo.

 

 

Volto a repetir...no inicio grande parte da absorção é foliar...não radicular... ou seja...fora do substrato utilizando o que está presente na coluna de agua.

 

 

 

 

1 - Quando se fertiliza, fertiliza-se todos os nutrientes que tiverem em falta?

2 - Qual o espaço entre cada fertilizaçao de macros e micros? Fertiliza-se os macros e os micros todos ao mesmo tempo? Não sera prejudicial para a fauna?

3 - Sendo raro arranjar o teste de potássio como te guias? Como sabes quando tens de fertilizar...

 

1-Existem vários métodos de fertilização com provas dadas, aprende sobre os métodos, escolhe um que se ajuste á maneira como tratas do aquario e experimenta, continas a ler e a aprender e quando o souberes ajustas a tua fertilização.

 

2-Idealmente diariamente, ainda mais ideal ao longo do dia com fertilizadores automaticos, se não conseguires, tenta de 3 em 3, se não conseguires, de semana a semana, obviamente quanto mais tempo deixares entre fertilização piores são os resultados, a principal razão:

 

Picos de fertilização e decrescimo ao longo do tempo dos compostos, muito mais susceptivel á criação de algas.

 

3-Olha para as plantas, os sintomas de falta de potássio são fáceis de detectar

 

3.O Potassio é aquele nutriente que a unica forma de as plantas o obterem é se nós lhes disponibilizarmos.É raro estar em excesso e é aquele que tem mais razão de ser fertilizar diariamente.Com conta peso e medida,tal qual como todos os outros.

 

falso, o potássio está presente em plantas, animais, comidas, etc... apenas não está em proporções correctas, ou achas que o potássio se evapora misteriosamente? Os restos de plantas quando morrem e se decompoem o potassio desaparece qual alma? se assim fosse ja deviamos ter uma grande escassez de potássio a nivel mundial...e sabendo que muita gente nao fertiliza com potássio...era estranho que as plantas crescessem nesses aquarios...

 

isto são coisas que passam por uma transmissão errada, e simplista dos conhecimentos... e este texto que se segue é uma prova acabada do mesmo, a justificação da criação de regras sem qualquer base...

 

Eu penso que nisto dos plantas não há regras fixas,de modo a podermos dizer que assim é que é,e assim não pode ser feito,ainda há muito aprender neste campo.Cada um fala das suas experiências e da maneira como consegue manter a Flora em melhores condições,e todos em conjunto podemos aprender.Por ex. se eu num aquário de 100L tive bons resultados com 90W de luz,não vou dizer no tópico que 40W,ou 150W de luz é que é melhor.

 

se tiveste bons resultados em 1 aquario....não faz disso regra... é isso que tens de compreender, o que tu fizeste em casa em meia duzia de aquarios, se calhar ja foi testado inumeras vezes em condições bem mais controladas por inumeros cientistas que buscam uma qualquer resposta infima, e que vão acumulando conhecimento, pequenina resposta a pequenina resposta e que por estranho que pareça ainda não disseram isto é assim. Parece-me gozar com essa gente toda dizer que a partir de meia duzia de aquarios , sem o minimo de condições controladas, sem o minimo de padrões para os resultados, possas vir dizer...

 

Não é necessário sobrecerregarmos o aquário de luz,elas não ficarão mais belas por isso.Eu penso que esta quantidade de luz é suficiente,e aqui falo de aquários com as medidas convencionais: Aqua de 20L / 30W ; 40L / 50W ; 80L / 75W ; 100L / 90W ; 200L / 150W. É possível contudo manter certas espécies com menos luz.

 

Para mim isto apenas quer dizer: eu estou a falar de cor e nem sei, nem tento saber, nem tenho a noção do quanto eu não sei. Não tenho também problemas em dizer coisas erradas e eventualmente prejudicar as pessoas com a minha desinformação, sob o pretexto de ajudar.

 

perdoem o exagero mas parece o discurso Bush : " no Iraque existem armas de destruição em massa, apenas vamos lá porque ele tem armas de destruição em massa"

 

dizer falsidades sobre coisas que se desconhecem sob o pretexto de ajudar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
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Round II :P,;)!!

não...a akadama é um substrato fértil.... no sentido técnico e no sentido de ser possivel utilizar num aquario como unico substrato, tal como muitos outros, e que tal como muitos outros vai ser complementado ao longo do tempo por muitas coisas, dejectos, fertilizações,etc...

O areão também é um substrato fértil depois do aquário estar bem maturado,mas chamar substrato fértil à Akadama acho que é errado e induz em erro quem sabe menos que tu.

 

Volto a repetir...no inicio grande parte da absorção é foliar...não radicular... ou seja...fora do substrato utilizando o que está presente na coluna de agua.

Mas uma coisa é fertilizares com liquidos na coluna de água,outra coisa é as plantas aproveitarem os nutrientes de um qualquer substrato fértil. Contudo no inicio de um aquário devemos a todo o esforço retirar o mais possivel os nutrientes da coluna de água com tpa's não é?...

 

Li o teu texto todo e só vi palavras técnicas. Para quem se está a iniciar e pretende saber mais um pouco acaba por começar como acabou a ler este tópico...sem nada com que se agarrar.

 

Falas só a tentar contradizer o que digo,mas o que não dizes é: se uma pessoa quer montar um aquário e não tem nenhumas luzes de aquariofilia,e quer um aquário onde as plantas não morram passado um mês,nem que o aqua seja invadido por algas,como o fazer de forma simples,que possa ser entendida por quem não conhece os termos técnicos.

 

Diz então o que fazias para ter um aquário luxuriante,com um bom metabolismo.Colocarias substrato fértil? Não colocarias? Fertilizavas desde o primeiro dia com NO3,PO4 e K? Só K? Ferro e Micros? Não fertilizavas de todo durante algum tempo? Ou não existem certas luzes para nos guiarmos,embrulhamos 4 papelinhos e tiramos à sorte? Era isto que gostava de ler da tua parte e não tentares a todo o custo impressionar a contradizer e a dizer palavras técnicas. Isso a mim não me impressiona.Mas pronto,eu sou pouco impressionável... :) Tu no fundo tens a mania que só tu é que sabes,não é Just Me...E por favor...não tornes a comparar-me com Bush.

 

Porque este tópico fi-lo para quem ainda não tem nenhumas luzes de como manter um plantado,Não o fiz para quem tem técnicas próprias.E se quiseres em mp digo-te de onde vêm as minhas bases que são de fundo prático enquanto que as tuas devem ser de ordem mais teórica...Uma não vive sem a outra.

 

Bem vou ler as recomendações da ADA e do seu step by step resumidamente(isto não é uma transcrição,é uma tradução de um texto que estava em inglês/italiano'':

 

''Step 1 - ... é muito importante ter um substrato fértil e trocas parciais para retirar nutrientes da água.O primeiro fertilizante liquido é o de Micros e é para ser administrado no inicio da montagem até ao 3º mês de vida:'' Uma mistura balanceada de elementos traço,vitais no periodo inicial que estimula o crescimento de novas raizes e novos rebentos.

- Formula de elementos traço(Micros). Não contém N,P,K.

 

Step 2 - Depois de cerca de 3 meses de maturação as raizes das plantas aquáticas estão maduras e começam a desenvlover normalmente.Além dos elementos traço (Micros),durante esta fase as plantas precisam de Ferro.

- Formula de elementos traço (Micros) e Ferro. Não contém N,P,K.

 

Step 3 - Para aplicar depois de 12 meses de maturação do aquário. Uma formula com Ferro e Potassio,ajuda a fotosintese e melhora as condições das plantas,que por vezes ficam obstruidas pelo ambiente oxidado.

-Formula com elementos traço(Micros), Ferro e Potassio. Não contém N e P.

 

Green Brighty Special Light's -Formula de elementos traço(Micros),Nitrogénio,Fósfor e Potassio - Para utilizar em aquários que não produzam NO3 e PO4 em abundância.Utilizr somente se o aquário não tiver algas.''

 

Não se esqueçam que o step-by-step da ADA pressopõe que se utilize o substrato fértil da mesma marca...Leiam e tirem as vossas conclusões de como melhorar a qualidade de vida da Flora dos vossos aquários.Outra coisa: não tenho nada a ver com a ADA.

Editado por Zogli

Zog Li

 

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Boas Zogli eu arranjei uns produtos relativamente baratos comprei ferro micros e macros todos da Ocean Nutrition e ficou em 20 euros as embalagens teen 125ml e para o meu aquário de 200litros tenho fertelizantes para 62 dias por 22 euros e sendo assim tenho tudo o que precisso de fertelizantes por 11euros/mês

 

 

Agora tenho é que ver se são bons pois a comida eu posso confirmar que é boa agora os fertelizantes estou a experimentar.

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Olá RACCAR! Depois tens de me explicar melhor isso..Onde os arranjaste?

 

E o teu aqua está a ir bem?

Zog Li

 

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Olá RACCAR! Depois tens de me explicar melhor isso..Onde os arranjaste?

 

E o teu aqua está a ir bem?

 

 

Boas Zogli passa pelo site da ocean nutrition e podes lá ver os produtos ao clicares em cima do frasco tens lá os nutrientes de cada frasco

Cada frasco de 125ml fica em média a 7,25€, e compreios em vialonga numa loja de animais onde o dono da loja que até agora só tinha encomendado comida mas é comida para tudo o que é peixes, a nivel de comida posso-te garantir que é muito boa tanto a congelada como a outra em frascos e saquinhos etc.... só visto, e para supresa das supresas apenas com 3 dias de fertelização diária a minha HZ está a começar a nascer folhas novas sem estarem estragadas (parece que vou ser eu a ganhar a batalha),ainda é cedo para dizer alguma coisa mais concreta mas até agora estou a gostar.

 

 

Os frascos de 500ml de fertelizantes o dono da loja vai ver em quanto fica para ver se vale a pena encomendar

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Bem, Zogli, tenho que te dar os parabéns pelo excelente tópico. Andava aqui completamente á toa com isto das fertilizações e tiraste-me muitas dúvidas. Fazem falta mais tipos como tu aqui no fórum.

Esclarece-me mais uma dúvida que eu tenho. Depois de começares a fertilizar com micros, continas a fertilizar com o ferro á parte também? É que como os micros já têm ferro...

 

Um grande abraço.

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Olá Steve O!

No inicio começo a fertilizar com pouco,mas sim,meto Ferro à parte dos Micros. O Ferro presente na maioria dos Micros pode não ser suficiente para as necessidades das plantas,dependendo claro do tipo de aquário.

 

É preciso vermos a quantidade e tipo de plantas,a quantidade de luz e se temos ou não um sistema de CO2.Tudo isto influencia a quantidade de fertilizante que temos de pôr. Nunca exagerar é o mote.

 

Quero dizer que este é simplesmente o sistema de fertilização que eu uso,é a maneira como trato os meus plantados. Com este tópico não quis afirmar que é assim que se faz,apenas exemplifiquei como eu faço,o objectivo era esse.

 

Agora cada aquário é diferente,e por isso é necessário adaptar os metodos às circunstâncias.

Zog Li

 

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  • 2 semanas depois...
Boas ,

Não há problema com os peixes ao fazer esta fertilização ??(cloreto de potassio,etc )

 

Não, desde que saibas minimamente o que estás a fazer. Desde que não despejes fertilizantes com concentrações gigantescas.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

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Não, desde que saibas minimamente o que estás a fazer. Desde que não despejes fertilizantes com concentrações gigantescas.

Exactamente,há que ter o minimo de bom-senso de modo a só fertilizarmos com o que as plantas necessitam.As doses de fertilizante a colocar tem de ser calculadas,e na equação tem de entrar a quantidade de luz, se há um sistema de CO2 ou não e a quantidade de plantas que o aqua tem.E se as plantas estão saudáveis também os peixes estarão.

 

Para os menos experientes é dificil no inicio saber por ex. quantos ml de Potassio colocar.

 

Por ex. no meu aqua de 112L,com sistema de CO2 e 110W de luz,ou seja um aqua com um metabolismo forte,dou diariamente 7.5ml de K,numa concentração em que diluo 200gr. de KCl em 1L de água(1ml = 1ppm por cada 100L de água). ; 2.5ml de Ferro da AZOO ; 2 gotas/dia de Micros da FERROPOL 24h

 

Dou também 2.5ml de N da SEACHEM e 1ml de P dia sim dia não(KH2PO4) da Horizonte Aquático.

 

Isto é o que o meu aqua precisa.Se não tivesse um sistema de CO2 e tivesse menos 40W de luz,se calhar não precisaria de tanto fertilizante. As doses de N e P a colocar variam então bastante de aqua para aqua,pois para além de todos os factores que indiquei,ainda temos de pensar no numero de peixes,tipo de filtragem,etc.

Editado por Zogli

Zog Li

 

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Boas vou montar um aqua plantado de 150cm (+/- 500l úteis) e como devem calcular a parte económica interessa-me bastante.

Estive a ler este tópico (que está bestial) e surgiram-me algumas questões da química.

 

Ao adicionar-mos KCl não vamos adicionar cloro ao aquário? Porque a dissolução deste químico resulta em K+ e Cl-.

 

Quando juntamos KNO3 ou Fosfato Mono-Potássico não estamos a juntar nitrato ou Fósforo e potássio ao mesmo tempo? Se sim porque fertilizamos ainda com KCl?

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Boas,

 

Pode-se guardar as soluções caseiras em garrafas de água ou de sumo?

E tapa-se a garrafa ou pode apanhar ar?

 

Cumps,

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

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Olá Rui Kid! Sim quando por ex. estamos a adicionar Nitrato de Potassio estás a adicionar Nitrato e Potassio,as percentagens de cada um não sei de momento mas posso ir ver.Por isso se quisermos ser rigorosos temos de contar com isso.

 

Quando ao Cloreto de Potassio (KCl) penso que é a melhor solução pois de todas as hipóteses (Sulfato de Potassio, Nitrato de Potassio e Cloreto de Potassio), o KCl é a que apresenta a maior percentagem de K. Quanto ao facto de haver perigo para a Fauna podes estar descansado.Se fertilizarmos com conta,peso e medida não há problema.

 

Olá Jaimepn! Sim eu guardo as soluções em garrafas de plástico, tapadas claro. E vou abastecendo um recipiente mais pequeno,o recipiente onde vem o pó do composto.

 

Uma pequena observação acerca de aquários que tenham camarões: é preciso ter em atenção que um aqua de camarões não deve ter um sistema de fertilizações pesado.Devemos pensar que várias especies destes invertebrados são sensiveis a fertilizantes, elevados Nitratos,Fosfatos, e alguns Micros que em excesso (cobre por ex.) podem levar à morte.

 

Os Red Cherry's são menos sensiveis que outros camarões como Crystal Red por ex. Por isso quando planeamos um aqua que pretendemos ter uma criação de camarões devemos pensar numa Flora que não seja muito exigente,quer em luz,CO2 e nutrientes.Um aqua de camarões deve ser o mais ''low-tech'' possivel e se possivel.

 

O que não quer dizer que seja impossivel ter um aqua bonito,devidamente fertilizado com Red Cherry's por ex.,é preciso é monitorar de modo a não haver excessos.

 

Outra coisa muito importante: muito cuidado com os quimicos de limpeza. Spray's ambientadores fora de questão e mesmo a limpeza de moveis etc, deve ser feita com o minimo de quimicos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

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  • 3 semanas depois...

Para todos os tripeiros que estejam à procura de Cloreto de Potássio, Nitrato de Potássio e Fosfato Monopotássico, podem encontrar tudo na Farmácia da rua Serpa Pinto, Junto ao antigo canil. Comprei 500gr de cada e ficou tudo por cerca de 30 aérios (dá para fazer uma pipa de adubo).

 

Contudo o suplemento de ferro é que está difícil de arranjar. Alguém sabe onde comprar aqui pelo Norte?

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