Sistema De Fertilização Económico


Vasco Matos

Recommended Posts

Boas Rui Kid! O suplemento de ferro terás mesmo de ir a uma loja de aquariofilia. E olha é de aproveitar enquanto vocês ai no Norte ainda conseguem comprar o Nitrato de Potassio,aqui em Lisboa já não se vende...para se transportar esse produto é necessário medidas de segurança que não compensam aos revendedores...

 

Parece que o Nitrato de Potássio é um dos ingredientes para fazer explosivos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Zogli,

 

Eu tinha percebido que tenho de comprar o ferro numa loja da especialidade. O que eu gostava de saber era em que loja é que posso comprá-lo porque aqui pelo Norte a coisa está difícil. Só se arranja ferro juntamente com outros fertilizantes.

É que não me apetecia estar a gastar portes só para um frasco de ferro. A não ser que haja alguém por perto que queira entrar numa encomenda conjunta para este produto.

 

Relativamente ao nitrato de potássio creio que entra na composição do TNT, mas também deve ser usado em tratamentos cardio-vasculares, mas não tenho a certeza disto (sou aquarofilista e não médico ou técnico das minas e armadilhas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde arranjo co2? barato :smile2:

Olá Zion! Para fazeres um sistema de CO2 basta arranjares uma garrafa de 2L, 2 chavenas de açucar, 1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio e 1 de fermento/levedura de padeiro.

 

Tens vários sites em que exemplificam como se faz, e aqui no fórum também,se precisares diz que eu indico-te onde é.

 

Depois podes comprar também uma botija,regulador de pressão,etc,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde arranjo co2? barato :smile2:

Olá Zion! Para fazeres um sistema de CO2 basta arranjares uma garrafa de 2L, 2 chavenas de açucar, 1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio e 1 de fermento/levedura de padeiro.

 

Tens vários sites em que exemplificam como se faz, e aqui no fórum também,se precisares diz que eu indico-te onde é.

 

Depois se quisers investir podes comprar também uma botija,regulador de pressão,etc,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

esta coisa dos fertilizantes deixa-me doida. E que sou pouco metódica e contas e mentira....

O Zogli bem explica mas ta bem ta.... Só de ler :D fico cansada. Se me pudessem dizer marcas a comprar de macros e micros eu comprava e depois tentava fazer alguma coisa. Desculpem la mas com o cansaço que tenho em cima normalmente não consigo perceber isto dos fertilizantes ;) e as minhas plantas e a carteira e que sofre.... estou sempre a comprar plantas e nunca tenho nada de jeito

Digam as marquinhas por favor que eu com o subsidio vou comprar. Ponho menos e não mato os peixitos,,,, mas tanta conta não vou conseguir....

Ajudem la esta preguiçosa assumo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ecavaco! :D Então olha,tens algumas lojas na região de Lisboa onde podes arranjar fertilizantes de qualidade.Tens a Aquaplante em Benfica,a Água Viva também penso que tem,a Templo Aquático em Lisboa e depois a Naturline em Cascais.

 

Precisas de um fertilizante de Potassio,um de Ferro e um de Micros. Nitrogénio(para Nitrato) e Fósforo (para Fosfato) só se o aqua precisar,pois este produz estes nutrientes naturalmente. Testes são necessários. Com estes dois é preciso cautela,aliás com todos,fertilizar moderadamente é a solução.

 

De marcas tens a SEACHEM Flourish, AZOO,Tropica ou também podes encomendar via internet os fertilizantes da Horizonte Aquático.

 

Para o Potassio,como é o nutriente que normalmente mais se gasta,o ideal era ires à farmacia e arranjares o Cloreto de Potassio(KCl). Diluis 200gr. em 1L de água. Eu inicialmente coloco 5ml/dia por cada 100L,em aquas com boa luz,bem plantado e com sistema de CO2. A dose varia também consoante a quantidade de plantas no aqua.

 

Depois então o Ferro e os Micros arranja de marca. Posteriormente o Nitrogénio e o Fósforo,e os testes destes dois nutrientes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 x Cloreto de Potássio KCl - 500g

1 x Ferro2+ G 500ml

1 x Fosfato Monopotássico KH2PO4 - 500ml

isto dá ou preciso de mais alguma coisa ja estou a fazer a encomenda na horizonte aqua mas so acao quando me ajudares a vero que falta certo desculpa lá a chata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 x Cloreto de Potássio KCl - 500g

1 x Ferro2+ G 500ml

1 x Fosfato Monopotássico KH2PO4 - 500ml

isto dá ou preciso de mais alguma coisa ja estou a fazer a encomenda na horizonte aqua mas so acao quando me ajudares a vero que falta certo desculpa lá a chata

Não és nada chata! A finalidade do fórum é esta!

 

Ora tens então o Cloreto de Potassio para fertilizares com Potassio, o Ferro e o Fosfato Monopotassioca para fertilizares com Fosfato.

 

Falta então os Micro-nutrientes e o Nitrato de Potassio(ou um fertilizante de Nitrogénio)para fertilizares com Nitrato e tens tudo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas,

aproveitando este excelente tópico e que muito ja me ajudou na árdua tarefa que é a fertilização houve apenas uma coisa que não consegui esclarecer.

 

Dado que tenho um amigo que possivelmente me conseguiria arranjar KCl liquido, precisava apenas de saber qual a concentração final que obtemos quando fazemos a nossa receita de 200gr de pó em 1L de agua???

 

Ele fez-me a fantástica pergunta de: "cada 10 ml tem 20 mEq. qtos precisas?" :alberteinstein:

 

e eu achei que estava a voltar às aulas de fisico-quimica e resolvi pedir a vossa ajuda. conseguem responder a esta questão. lol

 

obrigado

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom não podia deixar de fazer este update, pois depois de todas as contas que já fiz acho que vou precisar mesmo de partilhar convosco. Talvez o Luis Fortunato fosse muito bem vindo a ler o que vou escrever :D

 

bom então disse-me o meu amigo que a solução que me poderia arranjar são doses de 10ml de KCL com 20mEq.

 

Ora então regressando eu aos cálculos quimicos há mto esquecidos (abençoado google) temos a seguinte dissertação:

 

mEq = (mg x valencia)/(Peso elemento)

 

Peso Molecular KCL

PM K = 39

PM Cl = 35,5

PM KCl = 74,5g

 

Peso Equivalente

PE = PM / Valencia

PE = 74,5 / 1 = 74,5

 

1mEq KCL = 1/1000 x 74,5g = 0,0745g = 74,5 mg

 

logo

20mEq KCL = 20 x 74,5 = 1490 mg/ml

 

1ml - 1490 mg

10ml - x

 

x = (1490 * 10) = 14900mg/10ml

 

1490 mg / 200 litros uteis do meu aquario = 7,45 ppm

 

 

Resumindo

na solução que o meu amigo me consegue arranjar 1ml dá-me 7,45ppm K o que significa que para os 30ppm ideais preciso de aproximadamente 4 ml. É isto meus amigos????

 

sei que é tarde e as contas são algo reboscadas mas acho que correctas....... dêem-me a vossa ajuda.

 

 

já agora com uma solução deste tipo após atingir os 30ppm's ideais, fertilizar com 1 ml diário é muito certo? não tou a ver as minhas plantas a consumirem 7.45 ppm's diariamente, ainda apanham uma overdose! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só por alto, deves ter um erro nas contas...

 

só por verificação:

 

1ml - 1490 mg

1000ml-1490000mg

 

ou seja: 1,49Kg /L

 

parece-me dificil diluir 1,49Kg de KCL, num volume total de 1L, alias...nem sei se 1Kg de KCL sólido cabem em 1L de volume, quanto mais diluido....

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

obrigado pelo teu comentário... achas mesmo que as contas não estão bem???? de facto 1,5kg por litro não me parece possível mas..... que respeitei as fórmulas todas respeitei! :(

 

mais alguém para dissertar sobre este assunto e que me diga se as continhas estão bem ou mal?

 

outra hipótese será sempre começar a administrar esta dose que calculei e ver o resultado.... rezando para que não me mate as plantas.

 

se alguém vir o Luis Fortunato a passear empurrem-no para aqui!!!! :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente, quando assumes que 20mEq KCL = 20 x 74,5 = 1490 mg/ml, penso que o resultado deveria vir em L.

Ou seja, se 1 Eq de KCl tem 74,5g/L, 20 mEq terão 74,5/50= 1,49g/L

O que corresponde a 1,49 mg/ml.

 

Parece-me que seja isto!

 

EDIT: Vou continuar a scontas...

 

ou seja, tens uma solução stock com 1490 ppm e queres fazer uma solução com um volume de 200 L com a concentração de 30 ppm, certo?

 

Sendo assim, e aplicando a fórmula C1xV1 = C2xV2, fica 1490xV1 = 30x200, o que dá 4.03 L.

 

Isto significa que necessitas de 4,03 L da solução qiue o teu amigo te arranja para conseguires os 30ppm nos 200 L do teu aquário.

Parece muito e é. Mas porquê?

Por que a solução que o teu amigo te arranja está muito pouco concentrada.

 

Penso que não me falho nada!

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

pimba...:(

 

será mesmo isso?

 

repara... na solução é dito que 10ml têm 20mEq de KCl.

 

e pelas minhas contas temos

 

1mEq KCL = 1/1000 x 74,5g = 0,0745g = 74,5 mg

 

logo 10ml têm 74,5mg*20 logo sai daqui mg/ml não???

 

posso estar enganado e de facto..... parece-me tb dificil diluir 1,49kg num litro.

 

 

acho que só mesmo espetando no aquario uma ampola de 10 ml e fazer o teste..... lol

 

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas repara, para preparares 1 litro de uma solução com 1mEq de KCl terias que pesar 74,5 mg do produto e perfazer até um litro.

Logo, a concentração ficava 74,5 mg/L e não por ml como referes.

 

Tu dividiste por 1000 para passar de Eq para mEq mas falta-te dividir por 1000 outra vez para passares de L para ml!

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Vasco,

 

li com muita atenção o seu primeiro post.

Fiquei com duas dúvidas. É o seguinte:

 

. em alguns casos refere que se deve usar água destilada. Noutros água, somente. Foi engano ou é mesmo para respeitar essa indicação?

. é assim tão fácil de encontrar estes produtos em farmácias? Ou seja, na maioria delas eles são vendidos?

 

Obrigado pela atenção! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Vasco,

 

li com muita atenção o seu primeiro post.

Fiquei com duas dúvidas. É o seguinte:

 

. em alguns casos refere que se deve usar água destilada. Noutros água, somente. Foi engano ou é mesmo para respeitar essa indicação?

. é assim tão fácil de encontrar estes produtos em farmácias? Ou seja, na maioria delas eles são vendidos?

 

Obrigado pela atenção! :)

Olá plisboa! Olha, eu se tiver água destilada coloco, mas já fiz com água da torneira. Porém, a primeira hipótese é melhor.

 

Sim, eu aqui em Lisboa encontro com muita facilidade mesmo. Vou sempre à mesma farmácia, e encomendam para mim, cloreto de potássio, nitrato de potássio, fosfato monopotássico e sulfato de magnésio.

 

Quanto às concentrações, é simples:

Diluir 200gr. de cloreto de potássio em 1litro de água, cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm a concentração de K por cada 100L de água.

Dissolver 100gr. de nitrato de potássio em 1,2 L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o Nitrato (NO3),por cada 100L de água.

Dissolve 200gr. em 700ml de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.28ppm o Magnésio (Mg) por cada 100L de água.

 

O fosfato tenho de pesquisar que não me recordo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Paulo, existem inúmeras calculadoras na net para fazer fertilizantes de macro-nutrientes.

 

Andei à procura da do Chuck, que é das mais conhecidas, mas não encontrei.

 

Em todo o caso, podes ficar com uma que eu fiz há já bastante tempo, em excel, que te permite utilizar praticamente todos os sais de macro-nutrientes que possas arranjar. Hidratados, anidros, de Sódio, de Potássio, etc...

 

É bastante simples de utilizar. Basta colocares o número de átomos nas células por baixo dos elementos e completar os dados referentes ao volume do aquário e quantidade de água em que queres dissolver. No topo das páginas, tens a indicação de quantos ppm aumenta o teu fertilizante por cada mL de fertilizante adicionado ao aquário.

 

Por exemplo:

 

Vamos fazer um fertilizante de Sulfato de Potássio Anidro (sem moléculas de água). A fórmula química é K2SO4.

Então tens de colocar na célula por baixo do K, 2; na do S, 1; na do O, 4.

 

O meu aquário tem 37,5 litros teóricos. Vamos usar 35 litros. E quero fazer 1 litro de fertilizante que cada mL que eu adicione ao aquário, me aumente o valor de K em 1 ppm. Colocando esses dados todos, obtemos uma massa de K2SO4 que temos de pesar, que é 78,18 gramas de K2SO4.

 

Atenção que tens duas folhas. Na primeira tens de ir variando a massa de composto a pesar até obteres a relação ppm adicionados/mL de fertilizante que desejas. Na segunda, basta-te colocar a relação ppm/mL que ele dá-te logo a massa que deves pesar.

 

Qualquer dúvida, basta perguntar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Vasco, feitas as contas, para 100 litros e utilizando KH2PO4, basta-nos dissolver 34,89 gramas deste mesmo composto num litro de água para obter um fertilizante que por cada mL colocado no aquário, aumente a concentração de PO4 em 0,1 ppm.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais