Trocas Parciais De Agua


Oluap12

Recommended Posts

Boas

tenho uma duvida a muito tempo porque se muda a agua do aquario???

se os valores dos testes estiver todos bons é preciso?

 

pode parcer uma pergunta estupida mas não consigo encontrar uma resposta lógica para isto :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários são habitats muito pequenos e superlotados. Todos os dias quando alimentamos os peixes introduzimos nutrientes que ficam no sistema. Apesar de termos filtros existem elementos que dificilmente saem como os nitrados (absorvidos pelas plantas ou eliminados pelas bactérias desnitrificadoras que só vivem em locais sem oxigénio), os fosfatos existentes em todos os organismos vivos (que são absorvidos pelas plantas ou algas), ... etc.

 

No caso dos discus é sabido que em fase de crescimento quanto mais água mudamos mais eles crescem. Pensa-se que os maiores e mais fortes segregam uma hormona que inibe o crescimento dos restantes.

 

As trocas parciais de água são uma forma simples e segura de retiramos do sistema este resíduos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tenho uma duvida a muito tempo porque se muda a agua do aquario???

se os valores dos testes estiver todos bons é preciso?

 

pode parcer uma pergunta estupida mas não consigo encontrar uma resposta lógica para isto :mellow:

 

A dúvida permanece, e também eu já me questionei neste assunto.

 

Vejamos então. No meu caso tenho tentado, e até agora tenho conseguido, fazer uma TPA por semana, o problema é que os nitratos e fosfatos ficam a baixo dos valores ideias para as plantas uns bons dias após a troca de água, isto também devido a ter poucos peixes. Fará então sentido eu fazer uma TPA quando tenho os nitratos ente 5 e 10 ppm e os fosfatos entre 0.5 e 1 ppm mesmo que já tenha passado uma semana desde a última TPA?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dúvida permanece, e também eu já me questionei neste assunto.

 

Vejamos então. No meu caso tenho tentado, e até agora tenho conseguido, fazer uma TPA por semana, o problema é que os nitratos e fosfatos ficam a baixo dos valores ideias para as plantas uns bons dias após a troca de água, isto também devido a ter poucos peixes. Fará então sentido eu fazer uma TPA quando tenho os nitratos ente 5 e 10 ppm e os fosfatos entre 0.5 e 1 ppm mesmo que já tenha passado uma semana desde a última TPA?

Alarga o período entre TPAs para 10 dias ou mesmo 2 semanas. "Afina" os valores com as TPAs à medida que a experiência vai ensinando.

Vais ver que mais cedo ou mais tarde os valores vão exigir uma TPA, a começar provávelmente pelo KH ("suporte" do pH) que vai descer a níveis em que torna o pH altamente instável, para além da descida do pH.

Isto para não falar dos nitratos...reprodução excessiva de micro-algas...agentes patogénicos (bactérias, fungos, protozoários (íctio))...Há que :mellow: com tudo isso...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alarga o período entre TPAs para 10 dias ou mesmo 2 semanas. "Afina" os valores com as TPAs à medida que a experiência vai ensinando.

Vais ver que mais cedo ou mais tarde os valores vão exigir uma TPA, a começar provávelmente pelo KH ("suporte" do pH) que vai descer a níveis em que torna o pH altamente instável, para além da descida do pH.

Isto para não falar dos nitratos...reprodução excessiva de micro-algas...agentes patogénicos (bactérias, fungos, protozoários (íctio))...Há que :mellow: com tudo isso...

Cumps.

 

Então achas, tal como eu, que as TPAs devem-se fazer consoante os parâmetros da água e não fazer TPAs sempre que dá na telha, ou como eu já li ai no forum que se se fizesse TPAs todos os dias tanto melhor.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parâmetros da água são de enorme importância para nos guiarmos, sem dúvida. Mas repara que também falei em agentes patogénicos como bactérias, etc que não são mensuráveis. Os únicos testes são um microscópio e um canudo de Biologia. Tens? :D Eu também não. :mellow:

 

Daí ser necessário fazer TPAs mesmo que os valores estejam todos bons, ou próximo disso. Há certos peixes mais sensíveis a parasitas internos (por ex. Discus) que agradecem TPAs mais frequentes. Outros não.

Mais uma vez, vais ganhando experiência com o tempo até entrares em velocidade de cruzeiro. Cada caso (leia-se: aquário) é um caso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas, tal como eu, que as TPAs devem-se fazer consoante os parâmetros da água e não fazer TPAs sempre que dá na telha, ou como eu já li ai no forum que se se fizesse TPAs todos os dias tanto melhor.

 

boas

 

as TPA e a sua frequencia depende do que tens no aqua e do que queres fazer. conheço malta que faz uma vez por mes e conheço pessoas que fazem duas por dia e ambos são quariofilistas experientes e com aqua bem equilibrados.

 

as tpa depende de muita coisa, não há uma formula para todos os aquas...

 

mas no entanto para a malta menos experiente o que se aconcelha e uma vez por semana,eu depende dos aquarios, onde tenho discus faço 3 vezes por semana, noutro comunitario faço só uma e no de invertebrados faço duas...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parâmetros da água são de enorme importância para nos guiarmos, sem dúvida. Mas repara que também falei em agentes patogénicos como bactérias, etc que não são mensuráveis. Os únicos testes são um microscópio e um canudo de Biologia. Tens? :shock: Eu também não. :puppydogeyes:

 

Daí ser necessário fazer TPAs mesmo que os valores estejam todos bons, ou próximo disso. Há certos peixes mais sensíveis a parasitas internos (por ex. Discus) que agradecem TPAs mais frequentes. Outros não.

Mais uma vez, vais ganhando experiência com o tempo até entrares em velocidade de cruzeiro. Cada caso (leia-se: aquário) é um caso.

Cumps.

 

Ah ok, não tinha percebido. Nesse caso tens toda a razão. Dai ser também importante o uso de fertilizantes N e P! eu ainda não tenho porque não achei necessário, visto eles aparecerem com o "tempo", pelos visto enganei-me. Mas vou avaliar o estado das coisas e talvez alargar um pouco o tempo entre TPA!

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A distancia entre os parametros bons e os maus é muito curta, por vezes pode bastar um ou dois dias para fazer a diferença. Não podemos esquecer que muitos factores influenciam a qualidade da agua (quant. de alimento inserido, a quantidade e qualidade da luz, as variações de temperatura, etc.).

 

Outra coisa muito importante alem dos intervalos das TPA's é tambem o tamanho da mesma, á medida que o intervalo aumenta a quantidade tambem aumenta, e não podemos esquecer que os parametros da agua que utilizamos nas TPA's tambem não são sempre os mesmos.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

Aproveito para fazer uma pergunta típica de principiante biggrin

 

Já que se está a falar de TPA's porque razão é que não adianta fazer uma TPA de 3 litros por dia num aquário de 100l ?

É que assim mudava-se na mesma os 20% da água de uma TPA semanal ( que é o mais recomendado) apenas era dividida em doses diárias...

 

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

Já que se está a falar de TPA's porque razão é que não adianta fazer uma TPA de 3 litros por dia num aquário de 100l ?

É que assim mudava-se na mesma os 20% da água de uma TPA semanal ( que é o mais recomendado) apenas era dividida em doses diárias...

 

Boas

 

3 litros para um aqua de 100 não sei, era uma questão de se experimentar e depois fazer testes aos parametros da agua para ver qual a sua alteração.

 

Mas se procurares aqui no forum há exemplos de aquas, em que são feitas TPA's diarias com quantidades de agua bastante reduzidas, encontras até sistemas em que a troca de agua é feita constantemente e de forma automática.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

uma velha maxima TPA's não são demais, é logico que não se vai entrar em loucuras do tipo de 20% 2 ou 3 vezes ao dia. Como em tudo temos que ser racionais. Em plantados as TPA's são importantes porque alem de ajudar a manter os parametros bons tambem fornece elementos importantes para as plantas (micros - corrijam-me se estou enganado)

 

cumps

 

PS: eu tenho um comunitário com muitas plantas de +-100 litros e troco 30% da agua de 7 em 7 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

tenho uma duvida a muito tempo porque se muda a agua do aquario???

se os valores dos testes estiver todos bons é preciso?

 

pode parcer uma pergunta estupida mas não consigo encontrar uma resposta lógica para isto :)

 

Viva,

 

Pensa assim... os peixes mijam lá dentro. Queres melhor argumento para trocares a água? cool0044.gif

 

Neste momento estou com TPAs diárias por culpa dos novos inquilinos mas no outro aquário faço 1 vez por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

Aproveito para fazer uma pergunta típica de principiante :D

 

Já que se está a falar de TPA's porque razão é que não adianta fazer uma TPA de 3 litros por dia num aquário de 100l ?

É que assim mudava-se na mesma os 20% da água de uma TPA semanal ( que é o mais recomendado) apenas era dividida em doses diárias...

 

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos

 

Cumprimentos

Margarida

Porque 10 TPA's de 3 litros retiram muito menos poluentes que 1 TPA de 30 litros!

 

Já agora, fazem-se TPA´s, mesmo que os valores estejam "todos" bons, mais que não seja para manter a água do aquário relativamente próxima da água da torneira (um dia em que seja necessário fazer uma TPA de emergência é mais seguro, por exemplo). Para além disso, como já foi dito, nós não controlamos os parâmetros de tudo o que está na água, pois só temos meia dúzia de testes... há elementos traço (micros) que só os repomos através de trocas de água ou fertilizações (e mesmo assim aposto que não introduzimos tudo).

 

O argumento anterior, dos peixes "mijarem" lá dentro, não é argumento, na minha opinião.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atao a partir de agora vou mudar 15% de agua todos os dias e ver como as plantas e os peixes reagem

Em princípio não é necessário todos os dias, vais aborrecer-te!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fábio gomes tem o dele tão equilibrado que faz TPA's de meses a meses. Mantem os parametros correctos com a fertilização.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fábio gomes tem o dele tão equilibrado que faz TPA's de meses a meses. Mantem os parametros correctos com a fertilização.

 

sim mas não percebo uma coisa pq q quando faço uma TPA os peixes ficam meio marados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fábio gomes tem o dele tão equilibrado que faz TPA's de meses a meses. Mantem os parametros correctos com a fertilização.

Boas,

Como é que ele equilibra o KH? Usa algum buffer?

É que o KH desce com o passar do tempo por efeito da nitrificação do próprio ciclo do azoto. Se descer muito desestabiliza o pH.

Cumps.

 

P.S.: Oluap12, descreve lá a :tongue: dos teus peixes.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No max. de 15 em 15 dias é indispensável uma tpa de pelo menos 25% de água. É preciso renovação de água,mais pelos peixes,de modo a que vivam em condições.

 

Porque um aquário só com plantas (caso esteja equilibrado),pode-se muito bem só fazer tpa's de mês a mês. Mas isto é um aquário só e exclusivamente com plantas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No max. de 15 em 15 dias é indispensável uma tpa de pelo menos 25% de água. É preciso renovação de água,mais pelos peixes,de modo a que vivam em condições.

É o que eu faço. TPAs quinzenais de 1/3 dos aquários.

 

Em tempos deu-me a preguiça e "alonguei" o prazo para 6 meses. Resultado: peixes quase todos mortos, água verde opaca (não turva, opaca).

 

1)-O KH desceu a 0 e o pH deu uma queda dos 6,5 para os 3,5 de um dia para o outro.

2)- Consequente morte de bacatérias nitrificantes com pico de amónia a 3,0 mg/l.

3)- Avaria do esquentador cabecadura e TPA de 90 % com água fria.

Sobrevivente: um LDA 25 com 20 cms, agora com 30 cms. Isto passou-se há 2 anos. Na altura já deveria saber (e sabia cabecadura ) das consequências deste esticar da TPA.

 

Pelo simples efeito de descida do KH, se não for contrariado por um qualquer buffer, deve-se fazer TPAs regularmente, mesmo que todos os outros parâmetros estejam bons e que com a ajuda de um microscópio ( :shock: )tenhamos a certeza que há agentes patogénicos na água em quantidade negligenciável.

Cumps.

 

P.S.: desconfio muito do Easy Balance da Tetra, mas talvez me engane: permite TPAs de 6 em 6 meses. :snipersmile:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.