Corydora Panda - Apanhei Uma Cria E Tirei Pessimas Fotos!


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Recentemente tive uma visão daquelas que nos faz dar por bem empregues todo o trabalho que temos com os nossos aquários.Estava a fazer a manutenção semanal ao aqua quando vejo 1 cria de Corydora Panda com 1/2cm a passear calmamente! Comecei à procura e vi outra!

 

Estas crias devem ser da última postura,ovos que eu não apanhei para a maternidade.E contra-senso (ou não): os ovos que coloquei na maternidade fungaram todos...

 

Não sei quantas mais haverá,vi só duas mas poderão haver mais.Na volta vou repensar o modo como tento procriar este peixe,acho que vou simplesmente...não fazer nada!

 

Outra coisa: houve uma postura que safei 5 crias,que estão agora já grandinhas. Quando começam a aparecer problemas de consanguinidade,ou por outra quantas gerações de cruzamentos entre irmãos podem vir sem problemas?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Recentemente tive uma visão daquelas que nos faz dar por bem empregues todo o trabalho que temos com os nossos aquários.Estava a fazer a manutenção semanal ao aqua quando vejo 1 cria de Corydora Panda com 1/2cm a passear calmamente! Comecei à procura e vi outra!

 

Estas crias devem ser da última postura,ovos que eu não apanhei para a maternidade.E contra-senso (ou não): os ovos que coloquei na maternidade fungaram todos...

 

Não sei quantas mais haverá,vi só duas mas poderão haver mais.Na volta vou repensar o modo como tento procriar este peixe,acho que vou simplesmente...não fazer nada!

 

Outra coisa: houve uma postura que safei 5 crias,que estão agora já grandinhas. Quando começam a aparecer problemas de consanguinidade,ou por outra quantas gerações de cruzamentos entre irmãos podem vir sem problemas?

 

 

isso depende muito dos proprios pais, pois nao sabes que grau de consaguinidade é que têm, mas o ideal é sempre nao dixar que elas se cruzem, de qualquer das maneira, porque é que nao trocas (por exemplo) metade por cory novas, assim tens novos sangues a correr e diminuis a probabilidade de incesto...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pinguim! Pois,os Pais comprei-os na Ornimundo,e os pequenos que encontrei ainda são da última postura do casal que comprei,não são já filhos dos irmãos. Se calhar então espero por uma postura mais e depois coloco sangue novo.

 

Olá Daniel Almeida! O aqua onde tenho a criação de Pandas é o ''Nova Helenaa''. Tem 112L,é densamente plantado,PH 6.3. As Cory's apenas vivem com 2 Ancystrus e 15 Cardinais e 3 Ottos. Agora sendo assim tenho o casal,5 filhos nascidos cá dentro da maternidade e 2 ''selvagens''! :D

 

Os pais têm uns 4.5cm.Apenas o que faço é introduzir a água da tpa's um pouco mais fria que a temperatura do aqua nas alturas em que seja possivel elas desovarem. Fá-las sentir-se seguras para largar os ovos.É o mesmo que acontece no ambiente natural delas em que água mais fria é sinonimo de renovação,onde as crias terão mais hipoteses de sobrevivência.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também tenho 4 Corydoras Panda (também compradas na Ornimundo) e gostava de tentar a reprodução.

 

O que queres dizer com "...nas alturas em que seja possível elas desovarem."?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me deparei com uma situação idêntica no meu aquário. Tenho 2 Corydoras Panda e no Domingo passado encontrei uma pequena Corydora Panda e para meu espanto ainda se encontra viva e sempre a trabalhar...

 

O aquário tem 300 litros, PH a 6,8, Temp. 29 e as Corydoras Panda tem a companhia de:

 

- 6 Discus

- Cardume de nariz de bêbado (25)

- Cardume de Cardinais (22)

- Cardume de Rásboras Arlequim (20)

- 3 Corydoras Bronze

- 3 Otocinclus

- 5 Siameses

- 20 Caridinas Japónicas

- Red’s (cada vez são mais, não param de se reproduzir)

- 4 Camarões Madeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André Kid! O que queria dizer é por ex. se elas desovarem hoje,nas próximas semanas não vale a pena induzir a desova,pelo menos as minhas nunca puseram uma postura e na semana seguinte outra. É um periodo de 2 em 2 meses,e +- de memória ''sinto'' que estão prestes a desovar esta semana ou para a próxima.

 

Podem nem o fazer,mas a partir da próxima tpa já irei faze-la com água mais fria.

 

Mas se as tuas nunca desovaram não tens como fazer as ''medições mentais'' dos periodos de desova,logo sempre que fizeres tpa's fá-las com água um pouco mais fria.

 

O segredo é manter a água sempre em condições,para elas sentirem que é seguro desovar.Também é melhor ter companheiros pacíficos,pela mesma razão.

 

Olá Dnf! Que fixe! E a sensação é excelente né? Encontrar assim Pandinhas à solta pelo aqua...Na próxima postura vou deixar os ovos onde estão!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E elas?

Tentei tirar umas fotos aos putos,mas o melhor que consegui foi fazer uma actualização do aqua onde eles vivem...o aqua ''Nova Helenaa''.

 

É que têm meio cm e não os vejo todos os dias...mas eu hei-de conseguir. Vou tentar mais uma vez agora,lá para as 23h já devo ter novidades! bigsmile

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quantas mais haverá,vi só duas mas poderão haver mais.Na volta vou repensar o modo como tento procriar este peixe,acho que vou simplesmente...não fazer nada!

 

oi,

 

eu já tenho cerca de umas 14 pandas nascidas em minha casa, e já tentei de tudo para ter maior numero de nascimentos por postura, deixo-te aqui um conselho não fassas nada, mais vale nascer só uma ou duas por postura do que separares os ovos e não sobreviver nenhuma.

 

já tentei tirar os ovos e deixar numa maternidade ou criadeira dentro do mesmo aquário, já tentei noutro aquário separado, etc... pocas vezes os ovos eclodem e quando acontece acabam por morrer os alvelins ao fin de pouco tempo.

 

neste momento o que fasso é ter dois grupos reprodutores, o primeiro começou com um trio que comprei e o segundo começou com um grupo de 4 filhas do primeiro trio, em aquarios separados de 60 litros só com red's, para que os ovos e os alvelins não sejam comidos.

 

 

Já quanto ao tempo entre posturas, as minhas quase todas as semanas fazem posturas, mas os grupos podem ter mais que uma femea, visto que algumas pandas cresceram sem eu as ter tirado do aquário e agora tenho medo de não conhecer as novas e tirar do grupo os machos ou as femeas que formaram casais.

 

Quanto hà consanguinidade, também estou preocupado, mas não é facil encontrar pessoal com criação de pandas para trocar, pricipalmente na minha zona. Se algum dia vieres para a zona da Guarda podiamos trocar algumas.

 

se alguma vez descobrires um truque para ter maior taxa de nascimentos diz alguma coisa, como já me morreram muitas posturas com tentativas já desisti de tentar.

 

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mdepina! E um abraço ai para a Guarda! Tenho familia ai,nos 30,e na Covilhã também em Orjais.

 

Pois é não é fácil procriar as Panda,as Aeneus é 1000x mais simples,retiro os ovos para uma maternidade e nascem sempre muitos alevins e desses quase sempre todos sobrevivem.

 

As Panda é diferente. Da primeira vez consegui safar 5 crias(as que tenho agora com os pais) e fiz da seguinte maneira: coloquei os ovos com todo o cuidado dentro de um tapperware fechado,agarrado com uma ventosa ao aqua (para não andar a boiar).

 

Depois fazia o seguinte: no inicio do dia colocava 1/2 gotaS de ESHA2000,3 em 3 dias retirava parte da água colocava água nova do aqua e deitava mais duas gotas de ESHA2000. Fungavam muito menos devido à acção do ESHA.

 

Convém também não retirar logo os ovos depois da fêmea os colocar,pois estão muito moles.

 

P.S - Ainda não consegui fotografar os putos,já vi um,mas o aqua é muito plantado é preciso paciência.Mas hei-de conseguir! :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Encontrei mais uma panda pequenita. Fotografá-las é que é mais complicado, estão quase sempre escondidas....

 

pois, eu com as fotos também tenho problemas, não tenho jeito para a máquina nem tenho máquina de jeito, ainda por cima os bichos não param quietos....

 

um dia que passes por aqui diz...

 

já tinha desistido mas se calhar vou arriscar outra vez com essa técnica do taparowere....

 

mas tenho uma dúvida, li aqui algures que os ovos das coridoras e os alvelins nos primeiros dias eram fotosensiveis, e por isso devia-se ter a luz apagada...

 

com esta técnica que desceveste, tiveste a luz do aquário sempre apagada??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...com esta técnica que desceveste, tiveste a luz do aquário sempre apagada??

Desculpa Mdepina,esqueci-me completamente desse pormenor importantissimo! Sim,os ovos são foto-sensiveis e o que faço é colocar Hydrocotyle Leucocephala ou Cardamine Lyrata dentro do tapperware.

 

Eu não coloco plantas flutuantes pois uma vez vi 2 alevins de Panda agarrados às pilosidades de uma planta flutuante especifica (que não me recordo o nome). Pode ter sido coincidência,podem ter morrido primeiro e depois terem ficado agarrados e não terem morrido por causa das pilosidades,mas não arrisco...

 

Qualquer planta estilo ''trepadeira'' que cresça sem precisar de estar fixa no solo dá para o efeito.E os ovos também não precisam de ficar totalmente às escuras,é necessário é que não levem com a luz das lâmpadas directamente.

 

P.S.- Estou a ver que tenho de revirar o aqua todo...nuna mais vi os pequenos...Quando os vi foi na remodelação do aqua,onde retirei toda a Blixa.Ficou um espaço aberto e elas foram ''farejar'' os detritos.Foi ai que as vi...Mas vou continuar a tentar!!! banana rock

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

exprimentei a tua técnica e coloquei lá 5 ovos que tinha no aquário, já lá tenho 4 alvelins de panda, nasceram os 5 mas um morreu, vamos ver se estes sobrevivem....

 

entretanto já tenho mais uma postura em cada aquário, amanhã já passo os ovos para o taparowere...

 

achas mal colocar os novos ovos com os alvelins con 3 ou 4 dias?...

 

essas plantas de que falas pode ser musgo de java? ou se sinplesmente não acendermos as luzes não precisamos das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

exprimentei a tua técnica e coloquei lá 5 ovos que tinha no aquário, já lá tenho 4 alvelins de panda, nasceram os 5 mas um morreu, vamos ver se estes sobrevivem....

 

entretanto já tenho mais uma postura em cada aquário, amanhã já passo os ovos para o taparowere...

 

achas mal colocar os novos ovos com os alvelins con 3 ou 4 dias?...

 

essas plantas de que falas pode ser musgo de java? ou se sinplesmente não acendermos as luzes não precisamos das plantas?

Fixe! E sim podes pôr os ovos com os alevins. Bastante musgo também serve.Não acender as luzes não acho bem,a Fauna também precisa de luz.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui! Apanhei uma das Corydoras que nasceram ''naturalmente'' dentro do aqua.Afinal acho que há mais que 2,pois as que vi da outra vez tinham 0.5cm e esta já tem 2cm... Eu sei que elas nesta fase crescem muito,mas não sei se será a mesma.

 

Aqui vão as pessimas fotos,mas contudo dá para perceber.A partir do meu dedo percebe-se o tamanho dela,é do tamanho da minha unha.Apanhei-a e meti-a dentro de um copo:

 

Img056-2.jpg

 

Img057-1.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Zogli!

Não sao grandes fotos, mas a segunda dá bem pra ver a coryzita :rainbowafro:

Parece ter as guelrras muito vermelhas, é mesmo ou é da foto?

 

Um abraço!

 

penso que se deve ao facto de ainda ser jovem...

 

esta muito fixxe essa cory....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Parabéns Zogli!

Não sao grandes fotos, mas a segunda dá bem pra ver a coryzita ;)

Parece ter as guelrras muito vermelhas, é mesmo ou é da foto?

 

Um abraço!

Não pá,essa Cory confidenciou-me que fica muito envergonhada com ''paperazzi''...

 

Bem,este aquário transformou-se num viveiro de Corydoras Panda! Para além das outras que já tinha avistado(que agora já estão bem maiorzinhas) já vi mais 4 alevins.

 

O que faço agora para os ver é colocar os ovos de artémia no vidro da frente entre as Blixas,eles vão todos alimentar-se lá.4 já eu vi e recentemente ela desovou e estão mais umas quantas quase a rebentar,pois os ovos estão mais escuros,sinal que algo se está a formar.

 

Muito se deve ao facto de ter colocado uma esponja na entrada do filtro,o que impede que alguns alevins entrem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Aqua T! Ela não,elas, alevins formados sem ajuda já contei 6,o que me leva a tentar a reprodução das Corydora Panda de um modo mais simples...não fazer absolutamente nada!

 

É que quando retiro os ovos para um recipiente, a maior parte (ou mesmo todos geralmente) deles funga,por vezes mesmo com a adição de um pouco de ESHA2000 na água do recipiente.Para além disso há sempre a possibilidade de se abrirem alguns ovos na remoção.

 

Deste modo,deixando-os à sua sorte no aquário,os ovos não fungam,não nascem todos é certo,mas a taxa de sucesso é um pouco melhor que removendo-los.Ao certo não sei,pois os alevins são pequenos e só começam a ser vistos algum tempo depois.

 

Uma coisa curiosa nas Panda é que ainda não os vi comerem os ovos depois de desovarem,algo comum entre as Corydoras Aeneus.Nestas tenho de retirar mesmo os ovos para um recipiente,sendo a taxa de eclosão muito superior á das Panda.

 

Curiosidade: neste momento tenho noutro aquário 20 e tal Corydoras Aeneus,em que a mãe delas todas é...uma Cory Albina! Esa Cory Albina nunca teve um filho da mesma cor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais