Nothobranchius Furzeri "soveia" Mzg 06/8


jaca

Recommended Posts

Boas

Numa molha recente de ovos desta população nasceu - me um macho com a cauda vermelha, os restantes têm a cauda amarela, como os pais deste tinham e os restantes irmãos.

Será que aconteceu a mais alguem.

Um abraço

José Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Azevedo, grande divulgador da killifilia nos Açores

 

Que eu tenha conhecimento essa é a primeira ocorrência de um macho com cauda vermelha na população "Soveia" MZG 06/8. Aliás os machos que apanhei nesse local são parecidos com os da localidade tipo (cauda amarela com banda negra) e não apanhei ali nenhum de cauda vermelha (que parecem ser muito raros a Sul do Rio Limpopo). A Norte do Limpopo é que a maioria dos N. furzeri são de cauda vermelha com alguns, raros, machos de cauda amarela sem banda negra (como eu apanhei na localidade "Lagoa de Beniningo I" MZG 06/5). O Alberto Reis está a fazer o registo dessas variações na MZG 06/5 por isso se puderes transmite-lhe estas informações.

 

Desde que mandei o meu site abaixo não consigo inserir aqui as minhas imagens. Algumas estão no site da APK. Em breve, quando o novo site da APK estiver a funcionar, já será possível voltar a ver as imagens todas, incluindo as da viagem (os mapas são úteis para compreender a questão do "Sul e Norte do Limpopo" :crazyeyes:).

 

Um grande abraço aí para os Açores.

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Vasco e Zé (o bastonário da killifilia nos Açurs... :crazyeyes: ),

Na nossa convenção do ano passado apresentei um grupo de cria precisamente da população "Soveia" MZG 06/8 e eram todos de cauda vermelha tal como os irmãos que ficaram em casa.

 

No entanto já ouvi, penso que do Alberto, que lhe estão também a surgir machos amarelos na mesma população.

 

Ele poderá esclerecer

 

 

Abraço

Eduardo Bernardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Vasco e Zé (o bastonário da killifilia nos Açurs... :angry: ),

Na nossa convenção do ano passado apresentei um grupo de cria precisamente da população "Soveia" MZG 06/8 e eram todos de cauda vermelha tal como os irmãos que ficaram em casa.

 

No entanto já ouvi, penso que do Alberto, que lhe estão também a surgir machos amarelos na mesma população.

 

Ele poderá esclerecer

Abraço

Eduardo Bernardo

 

Eduardo boas.

O "normal" era serem de cauda amarela.

Eu aqui tambem tenho pelo menos mais um de cauda vermelha, melhor dizendo vermelha com a orla preta.

Um abraço

José Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece haver alguma confusão porque existem diversas variantes de coloração da cauda - amarelo com orla negra (Localidade tipo e "Soveia"), vermelho com orla negra (segundo Azevedo e Eduardo em "Soveia" mas que eu não vi na natureza), apenas vermelho (todas as populações que eu vi a norte do Limpopo), apenas amarelo (alguns machos na população "Lagoa de Beniningo I", os únicos deste tipo que vi a norte do Limpopo) . O ideal é ilustrar isto com imagens. Se conseguirem fotos da variante vermelha com orla negra enviem-me, por favor. Vou tentar juntar isso e colocar aqui as imagens.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rubem boas

Como ponho aqui fotos dos peixes.

Um abraço

 

Boas Zé,

 

Para colocares fotos aqui, primeiro tens que aloja-las algures na net, como por exemplo em www.megagaleria.com e depois copias os links aqui para o fórum da seguinte forma:

 

[ img ] http : // www . link_de_exemplo . com / foto.jpg [ / img ]

 

Escreves uma frase deste tipo mas sem os espaços que inseri.

 

Se não conseguires, envia-me as fotos que eu coloco-as online.

 

Um abraço aí pos Açores.

 

Tiago

Editado por Tiago Amaral

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui ficam as foto do Azevedo, com a qualidade possível.

 

Acho muito interessante esta variante, nunca tinha visto um furzeri vermelho com a extremidade da barbatana caudal preta.

 

Pic_10966_7.jpg

 

Pic_10966_8.jpg

 

Abraços,

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais